Netflix vai reduzir a qualidade do streaming para aliviar as redes de dados da Europa
Com cada vez mais pessoas em casa, a garantir a quarentena e a evitar a propagação do Covid-19, as redes de dados dos operadores estão a crescer na sua utilização. Este é um potencial problema, pois iria impedir o acesso à Internet.
Para aliviar um pouco estas redes, o Netflix resolveu tomar agora uma medida. Irá reduzir a qualidade do seu streaming para assim aliviar as redes e garantir que estas não têm problemas. É uma medida temporária, mas de grande impacto.
As redes de dados estão saturadas
Um dos efeitos imediatos da quarentena é o aumento dos consumos de Internet. As pessoas precisam de estar ocupadas e assim aproveitam os serviços de streaming como fonte de entretenimento. O efeito pode ser negativo, ao colocar stress nas infraestruturas dos operadores.
A União Europeia, antevendo problemas, resolveu tomar medidas e encetar contactos com os grandes fornecedores de conteúdos. A ideia é encontrar forma para que as estruturas suportem este aumento, sem prejuízo para os utilizadores.
Important phone conversation with @ReedHastings, CEO of @Netflix
To beat #COVID19, we #StayAtHome
Teleworking & streaming help a lot but infrastructures might be in strain.
To secure Internet access for all, let’s #SwitchToStandard definition when HD is not necessary.
— Thierry Breton (@ThierryBreton) March 18, 2020
A Europa quer evitar problemas aos cidadãos
Em concreto, a Comissão Europeia terá pedido à Netflix e a outras plataformas de streaming que operam na Europa para baixar a qualidade dos seus serviços e exibirem vídeos com menor definição. Assim evitam o colapso das redes devido ao congestionamento provocado.
No caso do Netflix a medida ideal e necessária está encontrada e vai ser implementada muito em breve. Esta surgiu após uma conversa entre o comissário europeu Thierry Breton, responsável pelo mercado interno da UE, e Reed Hastings, o CEO da Netflix.
Netflix vai diminuir a qualidade do streaming
Assim, o Netflix irá reduzir a qualidade do seu streaming durante os próximos 30 dias. Ainda não se sabe qual será o nível de redução, mas a informação partilhada revela que irá permitir uma redução de 25% no tráfego deste serviço nas redes europeias.
Esta não deverá ser a única empresa a tomar esta medida. O próprio Facebook já admitiu que está com taxas de utilização massiva dos seus serviços e outros vão em breve estar no limite da sua capacidade.
Este artigo tem mais de um ano
Então tem que fazer um desconto acima de 30% se pago 4k não tem lógica ver em 720p.
Até se esperava uma política social mais forte por parte destas empresas nesta altura grave da nossa história.
Na verdade não pagas para ver em 4k… pagas para ver em 4k “quando disponível”, está escrito nas condições do serviço. Mas concordo contigo que num cenário de redução da qualidade imposta pela empresa de forma igual para todos, deviam suspender os planos atuais e cobrar o mesmo a todos.
Não entendes que é uma medida para um bem maior? Não estamos em tempos de pensar em umbigo próprio. Agora vai lá comer as tuas sardinhas e atum e utilizar os teus 100 rolos de papel higiénico.
Ele entende, tu é que parece que não leste bem. Pelo bem maior, a Netflix devia reduzir os preços, só lhe ficava bem e mostrava que se preocupava com as pessoas ficarem em casa.
Sim. Vai acreditando que estas empresas fazem isto pelo “bem maior”. Não te esqueças de continuar a dar-lhes o teu dinheiro.
O que irá acontecer muito provavelmente será continuar a haver transmissão em 4K, mas com bitrate bastante limitado.
E ainda Querem 5G. Os servidores não aguentam com o que temos…
Basta o contéudo do streaming passar por QoS, Traffic shapping, ou afins, e estão geridas as prioridades de tráfego.
E já se nota isso à uns dias, não começaram depois do aviso.
Como dito acima, também seria simpático atribuir um desconto de acordo com o contrato de cada cliente.
Noutro dia o stream só estava a dar em SD… tal era o uso do Netflix por Portugal 🙂
é o “teletrabalho”
Por favor, deixem o chaturbate em paz!
Liga uma VPN e o traffic shapping deixa de existir.
eu fico estupefacto com a bondade que se tem assistido tanto por parte de utilizadores como de empresas… isto afinal é tudo boa gente!
Já se nota há alguns dias que a qualidade não é a mesma.
Para mim a qualidade está sempre no topo! Eu sou da opinião que os torrentes são sempre a melhor opção para ver filmes e series, já para não dizer que se encontra filmes com maior qualidade do que no Netflix paga quem quer….
Tanto a Netflix como o YouTube já anunciaram a mesma medida.Acho muito bem. 🙂
Porque simplesmente não reduzem temporariamente o plano dos subscritores? Quem tem 4K passava a HD, com a respectiva actualização da mensalidade.
Liguei hoje para a netflix e não existe nenhuma confirmação oficial de redução de qualidade. Eles dizem que se houver pouca qualidade do stream é por causa das Isp’s. Testei neste momento e em todos os conteúdos 4k funcionam sem problemas
Realmente quando as pessoas pensam no proprio umbigo… estão a fazer isso para que a internet a nível mundial não colapse… e estão a falar em não ver conteudos em 4k … sinceramente a nossa mentalidade nunca vai evoluir…
Compreendo a situação e aceito a decisão mas também me parece que se tenho a assinatura Premium para 4K então não me devem cobrar o valor total enquanto durar esta redução de qualidade.