Netflix está a utilizar focus group para melhorar os seus conteúdos
A Netflix está a passar por um momento pouco famoso e tem de mexer os cordelinhos para captar a sua audiência de volta, destacando-se dos demais. Para isso, está agora a dar-lhe mais voz.
A plataforma de streaming estará a utilizar focus group para reunir a opinião dos utilizadores.
A Netflix está a adotar uma estratégia para melhorar os seus conteúdos, valorizando as opiniões dos utilizadores. A plataforma está a utilizar focus group, para mostrar aos espectadores os conteúdos antes de eles serem lançados, reunindo sugestões e feedback.
Ao longo de seis meses, os utilizadores convidados pela Netflix terão assistido a vários conteúdos e preenchido um inquérito para indicarem o que gostaram, o que odiaram e o que mudariam.
A Netflix confirmou que está a adotar a estratégia dos focus group, embora apenas esteja a dirigi-los nos EUA. Os grupos têm estado ativos há cerca de um ano e terão estado a assistir a conteúdos inéditos.
Aparentemente, esta estratégia é usada há décadas em grandes produções cujo objetivo é chegar ao maior número de públicos. Por exemplo, o final do Terminator 2 foi alterado após um focus group ter rejeitado a versão apresentada inicialmente.
Ora, tendo em conta as potencialidades desses focus group, a Netflix está a utilizá-los para garantir que os seus conteúdos originais são bem recebidos. Além disso, poderá servir como arma para recuperar utilizadores que tenham abandonado a plataforma.
Embora as motivações da Netflix não sejam conhecidas, a verdade é que a plataforma de streaming tem estado sob pressão e, por isso, poderá estar a mexer-se no sentido de melhorar o seu serviço.
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Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Variety
Neste artigo: conteúdos, focus group, netflix
Está ou vai? Porque se está não está a resultar porque os conteúdos vão de mal a pior…
O Focus group é americano, para mim é má notícia..
Também tenho medo que o focus group tente forçar ainda mais as ideologias do costume
yah… um gajo tem de gramar com as ideologias woke
Pois o “overwoke” levado ao extremo.
A ser verdade é simples, não te inscrevas…
É um pouco estranho a Netflix estar a preocupar-se com o que as pessoas nos EUA pensam numa altura em que perdeu grande parte do conteúdo interessante para outras plataformas concorrenciais e as pessoas começaram a perder o interesse na plataforma.
Gostava de ver a MEO, VODAFONE e NOS a criarem cada uma um focus group após algum operador físico novo aparecer que tenha ofertas móveis tão boas que os clientes simplesmente mudam-se para a nova operadora mal os seus contratos terminarem, mesmo que os operadores actuais estejam dispostos até a aumentar o preço do serviço acrescentando novos cartões ao pacote e assim, ou incluíssem mais 1 ou 2 GB por mês de dados para os primeiros 3 meses de um contrato de 24 meses… após a pessoa garantir que vai mesmo mudar para o novo operador.