Youtuber converte a bateria de um Nissan Leaf 2017 numa bateria solar para a sua casa
Um youtuber teve a ideia engenhosa de reciclar a bateria de um antigo Nissan Leaf para a converter numa solução de armazenamento de energia residencial. Este projeto não só demonstra a versatilidade das baterias dos veículos elétricos, como também sublinha a importância da reciclagem e da sustentabilidade no âmbito energético.
Converter bateria de um elétrico em armazenamento energético residencial
As baterias dos carros elétricos, como as do Nissan Leaf, estão desenhadas para armazenar eletricidade, pelo que, teoricamente, podem ser reutilizadas para outros propósitos. Já existem veículos elétricos no mercado capazes de alimentar uma casa e acessórios específicos que permitem aproveitar esta funcionalidade. No entanto, atualmente, a maioria destas soluções são dispendiosas e requerem um investimento significativo.
Para superar esta barreira económica, o criador do canal de YouTube Dala’s EV Repair utilizou a bateria de um Nissan Leaf de 2017 para construir o seu próprio sistema de armazenamento de energia doméstico.
Este projeto não só se destaca pela sua inovação, como também serve como um exemplo prático de como as peças dos veículos elétricos podem ser recicladas de forma eficiente.
Especialista em Bricolagem e Mobilidade Elétrica
O youtuber por detrás de Dala’s EV Repair não é um novato no mundo da bricolagem de veículos elétricos. O seu canal conta com numerosos vídeos dedicados à mobilidade elétrica, explorando como os componentes destes veículos podem ser utilizados para facilitar o dia a dia e poupar dinheiro.
O projeto da bateria doméstica encaixa perfeitamente nesta temática, procurando sensibilizar sobre as técnicas engenhosas para reciclar as peças dos carros elétricos.
Num dos seus vídeos, o especialista reutiliza a bateria de um Nissan Leaf para alimentar a sua oficina, que já contava com painéis solares no telhado com uma potência total de 7 kW.
Esta combinação de energia solar e armazenamento em bateria permite um fornecimento elétrico constante e renovável.
Reaproveitar a Energia Renovável
Para realizar este projeto, o criativo teve de aplicar os seus conhecimentos em eletricidade, eletrónica e informática. O sistema desenvolvido utiliza a bateria recuperada do Nissan Leaf para armazenar a energia produzida pelos painéis solares e alimentar vários dispositivos elétricos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O sistema inclui um inversor Fronius Gen 24 e um microcontrolador LilyGo ESP32. Além disso, o youtuber desenvolveu um software para gerir todos os componentes do sistema, o que demonstra o nível de habilidade técnica necessário para um projeto desta magnitude.
O programa, denominado "Battery-Emulator", está disponível no GitHub para que outros possam utilizá-lo em projetos semelhantes.
Este software não só é compatível com as baterias do Nissan Leaf, como também com as de outros veículos elétricos como o Nissan e-NV200, Tesla Model S, 3, X e Y, e Hyundai Kauai. Juntamente com o inversor e o microcontrolador, a instalação inclui vários acessórios adicionais para assegurar um funcionamento seguro e eficiente.
O futuro começa assim: armazenar energia residencial
Embora seja difícil prever se este tipo de instalações se tornará comum, o conceito é sem dúvida apaixonante e tem o potencial de atrair muitos seguidores. Projetos como o do Dala’s EV Repair demonstram que, com criatividade e conhecimentos técnicos, é possível desenvolver soluções sustentáveis e económicas para o armazenamento de energia, contribuindo assim para um futuro mais verde e autosuficiente.
A reutilização de componentes de veículos elétricos pode desempenhar um papel crucial na sustentabilidade energética. A conversão de uma bateria de Nissan Leaf num dispositivo de armazenamento energético residencial não só é uma solução inovadora, como também uma amostra do potencial das energias renováveis e da reciclagem no lar.
Claro é o futuro das baterias dos eléctricos transformarem-se em baterias domesticas eu já ando para ir ao ferro velho ver se encontro um híbrido para lhe comprar a bateria e meter cá em casa, uma bateria de um eletrico em fim de vida faz uma óptima bateria domestica
è uma boa ideia, mas o problema é que a maioria dos electricos vao parar ao ferro velho por danos na bateria.
Desde quando a bateria vai para o ferro velho ? onde elas estão ?
Umas são retiradas e outras não, saõ vendidas com os carros.
Aproveita:
https://www.olx.pt/d/anuncio/tesla-model-3-2019-long-range-IDHpa1d.html
São todas, nenhuma sucata não certificada para as receber as vai receber, e se as receber faz o mesmo que esse.
Obrigado, vou ver esse anuncio e se consigo usar essa bateria.
O que não faltam é anúncio de teslas ás peças, inclusive baterias.
Mas vai á sucata de sacavém.
Assim que tiver um pouco passo lá.
Isso tá muito caro, o vendedor quer 4400 pela bateria e o @JL compra novas por 3900€
Onde é que disse que comprava uma bateria model 3 por 4400 ?
Como vê tem de dar a mão à palmatória.
Então por qt compra?
Pelo menos metade (de 13500) mais barata que aquela da factura da Tesla vc diz que compra.
Então q sentido faz estar a considerar uma peça vital de ferro velho, sem garantia e sabe-se lá acondicionada em q condição por 4400 que é o q ele lhe vai pedir?
Tem ali o preço e tem muitas mais, eu falei que comprei uma de um Nissan por 3 mil. E até já se encontra mais barato.
Faz o mesmo sentido que comprar um motor, uma centralina, uma caixa, e há centenas de lojas a vender, se não se vendesse não existiam.
Uma centralina são 40€, não são 4000€
Estive a dar uma vista de olhos ao esquema. Claramente carros que foram dados como perda total pelas seguradoras devido à famosa falta de acesso à bateria.
Alguém vai comprar os carros e atamaca-los e vende-los no mercado de 2ª mão. Quem comprar que se amanhe.
Mais uma razão para não comprar elektros usados:
https://m.olx.pt/d/anuncio/tesla-modelo-3-dual-motor-long-range-de-2020-autonomia-530km-IDIfg8i.html?ad_reason_recommended_items=653795722,653846872,655438380,654484356,654361515,655064670,634622977,655090450,654979844,654358836,654149706,652624945,655438473,655550105,655174144,654829667,654817229,655386795,655225561,650590021,655503870,655382910,654559550,651144033,651768654,655417056,637837475,655064100,655504550,653253814&reason=ip%7Ccool_rec_platform
São 40 euros onde ?
Se tem falta de acesso formem-se e vejam os manuais de serviço.
Essa é a mesma razão para não comprar carros a combustão em segunda mão. Até porque esse está em garantia.
Foi o preço que vi por lá que pesquisava mais Telasbalem do indicado pelo @Anung.
Não estou interessado numa centralina.
Eu também encontra muita coisa.
Chevrolet volt ou Opel Ampera
Primeiro isto
Não é novidade já há que faça ista de baterias de vários modelos.
Segundo a bateria de hibridos nao dá para fazer nada disto, o maximo que podes fazer é reaproveitar algumas celulas depois de as testar, mas mesmo assim não vai dar!
As baterias usadas nunca usam 100% da capacidade delas:
Primeiro
Porque já não existe, segundo porque é perigoso, e porque vai destruir a bateria a longo prazo!
Então por exemplo de uma bateria de 50kw vais aproveitar nos maximos 25kw e mesmo estes25kw vao ter um soc entre os 80% e 20%
Depende do sistema de gestão e do estado de saúde delas.
A que tenho veio de um carro que tinha cerca de 300 mil KMS e ainda aproveito 80% da capacidade original dela, é possível chegar mais acima, até porque o carro também não usa toda a capacidade, mas prefiro assim para maior duração.
A do TiBastos com 50000kms deve estar a 99,9%. Nem se percebe pq aquilo não da para mais q 39kms.
Mas não tem 50 mil.
Decidiu inventar mais uma vez ?
Então tem quantos?
Com 50 mil comprou ele em 2019, em 9 meses fez 7 mil KMS , agora é fazer a conta.
Ui… dif de 7000 KMS.
Então 57000 q seja loooloool. MyGog como se nivelam tão por baixo.
Então estamos em 2019 mês 9 ?
Estamos a analisar uma viatura à data q está foi filmada e reportada.
Neste momento não sabemos o paradeiro da viatura nem o que aconteceu depois dos vídeos.
Para mim já está enterrado num aterro há muito tempo.
Ela foi filmada já este ano. Para quê inventar ? Acha que isso o leva a alguma lado ?
Tanto que sabemos que temos um video dele deste ano a falar sobre isso, que você agora decidiu ignorar.
Para si, mas felizmente isso não conta nada.
Não é bem uma novidade…
Alias, é o que muitas pessoas andam a fazer. A mitica historia do “e agora o que se fazem com estas baterias velhas todas? Lixo não é?” cai por agua a baixo, porque não ha bateiras usadas de carros elétricos. É dificílimo arranjar uma. Visto que mesmo usadas, a amperagem que ainda aguentam, é mais do que suficiente para o consumo de uma casa.
Seja como for, pode ser que atraves do Youtube, isto venha a elucidar mais pessoas 🙂
Basta um QI não inferior a 100 para saber que uma bateria velha de carro ainda é capaz de armazenar dezenas de kWh. Só quando nem para instalações domésticas servir é que se pode pensar em reciclar os materiais.
Ok, então quando quiseres saber algo sobre baterias velhas pergunta-me, terei todo o gosto em explicar-te.
Entretanto vou ali afiar as navalhas para espetar imperiaistas.
Já uso baterias velhas dos carros há anos. Elas perdem potência de arranque mas continuam a armazenar energia.
Só uma nota, baterias de arranque não são boas para armazenamento de energia, porque não são deep cycle.
Para o que quero serve bem. Gambiarras para quando vou acampar.
Para isso serve, mas não espere tirar muito delas.
Para o resto tenho o gerador
@Anung, não ficava mais leve levar antes pilhas ou lanternas já com bateria?
Carregar as baterias é obra a não ser que queiras abrir o apetite 🙂 🙂
Tenho um carregador. Levo-as já carregadas dentro da carrinha. Aguentam umas boas noites de luz. Se tinha as baterias não precisava de gastar dinheiro.
Nenhuma destas baterias de electricos é deep cycle! Quem as compra tem de saber que de uma bateria de 50kw no maximo vais usar 20kw em segurança.
Todas as baterias de tração são deepcycle, mesmo que sejam de chumbo, não há excepção.
Para agradar a todos, porque não converter motoserras em geradores de electridade isso sim é que era.
Há uma empresa portuguesa sedeada em Castro Daire que já o faz pelo menos há 3 anos…
Numa bateria danificada existirão sempre alguns módulos bons, mas a grande maioria da baterias reaproveitadas vêm de carros acidentados e as oficinas, em principio têm de enviar obrigatoriamente os materiais substituídos para reciclagem.
Resta resta ver se o investimento compensa.
Enviam para centros de recolha que as escolhem, as células que têm 0 volts vão para reciclagem, as que têm tensão vão para projectos de segunda vida, existem empresas por cá a fazer isso e que as recebem dos centros de recolha.
@JL, mais uma vez recorro a ti em busca de sabedoria 🙂 🙂
https://www.leroymerlin.pt/produtos/energias-renovaveis/kits-de-energia-solar-fotovoltaica-fora-de-rede/kit-solar-litio-pack-zero-ax270l-xunzel-20kwhd-bateria-5kwh-inversor-5kw-wifi-90769260.html
o que achas deste sistema, no outro dia tinha-te enviado da mesma marca mas com baterias de chumbo, pelo menos foi isso que disseste, o que achas deste?
Mais uma vez obrigado pela tua ajuda
Para lhe dar uma opinião mais correta era melhor ter uma ideia dos consumos que vai ter, ou pelo menos uma ideia dos gastos.
Engraçado que o mesmo produto na Leroy de Espanha é 1000 paus + caro!
https://www.leroymerlin.es/productos/energias-renovables/energia-solar-fotovoltaica-aislada/kit-solar-litio-pack-zero-ax270l-xunzel-20kwhd-bat-5kwh-invers-5kw-wifi-soportes-90769260.html
@Barão acho pouco uma bateria de capacidade nominal de apenas 5 kWh que deve ter uma capacidade usável de apenas 3kwh.
Ainda por cima é material chino que ng conhece e deve perder metade da capacidade logo no 1⁰ ano.
Ou seja, Td a correr bem, carregavas para 10kms no elektro e jantavas à luz da vela e depois lavavas a loiça à mão.
Compra mas é uma Powerwall com 10 painéis por 12500€.
Pelo menos já há algum conhecimento e comunidade.
E já dá para carregar o carro para 30kms e jantar à luz de uma lâmpada de 25W.
Errado, a capacidade útil da bateria é que é 5 kWh.
Então mas não são os chinos que fazem boas baterias ?
Baterias lfp perderem capacidade num ano? Se falasse perder 10 % em 5 anos ainda vá..
Compra mas é mais o caro. Loool
Depende dos chinos.
Ah ok, então quer dizer que se forem não chinos também depende.
Pode até ser mas não é fácil. Os chinos é q têm a faca e o queijo na mão.
Por acaso não têm.
E depois numa certa empresa numa determinada zona do país, uma ou duas vezes por ano há incêndios convenientes… sabe-se lá porquê…
Há ? quais ?
Procure
Pois, não encontrou não é.
Assim é fácil falar pelos cotovelos.
Também tenho uma.
Só agora … A minha já é alimentada dum leaf já vai 2 anos xD
Só querem saber da bateria. Ng se importou com o facto de um carro de 2017 já estar nas couves 🙁
Não está, andam é a fazer upgrades para baterias de 60kw
Levou um upgrade, o carro é dele, e até já lhe aumentou a potencia para 150 kW.
O gajo é habilidoso.
Dá no mesmo. Em vez de fazer a vida com uma bateria e poluir só uma vez. Agora usa 2 baterias e polui o dobro.
P.S. se trocou é pq o carro q no fundo é a bateria, já estava nas couves….6 aninhos vejam lá eheh
Errado, sabe lá o que aconteceu ao outro carro ?
Além disso está a dar aproveitamento a um bem.
Poluir o dobro ? Então mas as baterias não consomem combustível nem óleos nem filtros, todas essas coisas que você diz que são criadas em árvores.
Acho que você não entendeu ou faz-se….
Ele arranjou uma bateria de 62 kWh de outro leaf e meteu no leaf dele de 24, a do de 24 foi para o solar.
Isto é apenas repetir aquilo que já sabe, mas pronto, os seus donos devem exigir que diga essas coisas.