Yamaha cria um motor elétrico adaptável a quase todos os tipos de veículos
Por várias vezes já se referiu que um dos grandes negócios do futuro são os motores elétricos universais. Nesse sentido, várias marcas estão já a desenvolver aqueles que poderão servir força motriz a qualquer carro. Há uns meses foi apresentado o motor da Swindon e agora é a Yamaha a criar um motor adaptável a quase todos os tipos de veículos.
A empresa para testar o seu motor instalou-o num desportivo Alfa Romeo 4C.
Yamaha fabrica motor elétrico universal
A Yamaha anunciou hoje estarem abertas as encomendas para o seu novo motor elétrico de alto rendimento. Esta é uma unidade compacta de 272 cv (200 kW) com a qual a empresa quer oferecer aos seus potenciais clientes uma solução personalizada e flexível no desenvolvimento de veículos eletrificados.
A unidade de potência utiliza tecnologias avançadas de fundição e goza de alta eficiência fundamental para maximizar o alcance de um automóvel elétrico. Além disso, a unidade será facilmente adaptada a todos os tipos de veículos. Nesse sentido, a empresa espera colocar o seu motor quer nos veículos de duas rodas, quer nos automóveis.
Segundo a empresa, esta iniciativa faz parte da estratégia "A Transformar a Mobilidade" da empresa japonesa. A Yamaha atualmente investe fortemente na mobilidade elétrica com a sua gama de motos. Relembrar que recentemente a marca apresentou uma família completa de veículos elétricos, incluindo ciclomotores, motos, bicicletas, cadeiras de rodas, etc...
Alfa Romeo 4C recebeu o novo motor da empresa nipónica
Para testar o seu novo motor elétrico, os japoneses retiraram o motor térmico de um Alfa Romeo 4C e substituíram pela nova unidade elétrica. Este Alfa Romeo 4C é um desportivo que vem de fábrica com 240 cv. É um peso leve de dois lugares, de médio porte, com um chassis de fibra de carbono que a Alfa Romeo deixou de produzir no ano passado.
O transplante colocou debaixo do capot um motor PMSM cuja potência varia entre 47 cv e 272 cv. Este pode ser utilizado como um kit de eletrificação em todos os tipos de veículos. No caso do protótipo desenvolvido pela Yamaha, parece claro que a marca queria destacar o aspeto mais orientado para o desempenho do seu motor, já que o Alfa Romeo 4C é um modelo com um conceito muito radical.
Dados técnicos ainda são poucos
A informação existente é ainda muito pouca. Sabe-se que a Yamaha não forneceu dados técnicos sobre o desempenho alcançado pelo "seu" Alfa Romeo 4C. Contudo, a marca indicou que o motor também é válido para modelos com tração às quatro rodas (utilizando duas unidades, uma localizada em cada eixo).
Ainda não se sabe se a Yamaha tem algum cliente interessado no seu novo sistema elétrico, embora, dada a sua ligação à Toyota, não seria estranho esperar uma colaboração entre os dois gigantes no futuro. Conforme temos visto a Toyota está agora a tecer numerosas alianças com várias empresas japonesas para acelerar o desenvolvimento da sua gama de carros elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Yamaha
Fonte: Yamaha
Neste artigo: elétricos, motor elétrico, Yamaha
Nice
Conseguiram estragar o Alfa Romeo
Melhoraram sim foi a sua fiabilidade 🙂 🙂 🙂
Onde é que adquiriu a sua “especialização” em Alfas? Trabalha no ramo?
Talvez agora a Alfa comece a ser uma marca de jeito..
Porque
Neste momento aqueles que conheço e têm alfas não se queixam.
tenho um colega que teve um 156 era sempre chapa 180 e nunca teve problemas.
Outro especialista em Alfas. LOL
Conseguiram fazer o melhor Alfa Romeo de sempre, isso sim.
Minha paciência, com erros de pouca inteligência., não são preocupantes , mas o pouco volume é engolido pela eloquência. Sinto muito !
E as baterias vão pô-las onde?
No mesmo sítio onde vão instalar o motor: algures no carro …
vêm a arrastar atrás do carro…
É tudo muito bonito mas em Portugal ( neste país mais atrasado, com toneladas de papelada), isso é uma opção não viável…
O processo de legalização sai tão caro que nem vale a pena ninguém pensar nisso.
Tive já a procura disso e a legalização deve ficar na casa dos 5000€
like
O problema não é o custo, é a complexidade burocratica, em termos de custo nem a 700 euros chega.
Basta ver uma simulação no site da evolutionsbc.pt que uma conversão para um citadino ( C3, Smart,etc) com autonomia de 80km ( de rir), com motor de 41CV(hahahah).
Fica em 14.7 mil €
Um Tuk Tuk com 80km de autonomia + motor de 10CV ( deve vir com pedais, para o condutor ajudar nas subidas)
10 mil €
O estado quer é que se compre carros novos, não está nem aí para as conversões.
Agora com os elétricos, será que compensa comprar um em 2 mão?? ( E depois ter o azar de precisar de 10mil€ de baterias)
Ou será que as pessoas preferem comprar um carro ( um brinquedo Zoe, etc) ou um Mercedes 250d com 205CV todo luxuoso por dentro com 4 anos??
Ou um Dacia novo em folha a GPL dor metade do preço full extras?
Tuk Tuk com motor de 10 cv dão bailinho a qualquer um a combustão, os cavalos pouco ou nada interessam, aliás, é o que menos a pessoas querem saber.
Isso era bom para clássicos… Mas pelo preço certo.
Exactamente! Para mim é onde estas conversões vão ter o seu maior sucesso… Tenho lá em casa um Mini clássico que com este motor ficava um verdadeiro brinquedo de fim de semana!
Agora… não esquecer que estamos no início… toda esta tecnologia daqui a 10 ou 15 anos vai estar a um preço bem mais acessível!
Não estás nem de perto no início. O início faz mais de um centenário.
Sim muito acessível, neste momento para converter o teu mini era cerca de 13mil € com o motor de 41CV e 80km de autonomia.
Os 13 mil€ não vale o valor comercial do teu carro.
Agora se juntarem os 13mil+ o valor do teu mini, já compras um carro novo em folha 0km
Mas o novo não é um clássico.
Há uma empresa a fazer isso! https://ouo.io/tU4M5J
É muito bom ver empresas históricas como a Yamaha a apostar em tecnologias revolucionárias de veículos eléctricos!
Não é revolucionário. Já existe faz largos anos. É apenas bem vindo.
Isso dá quantos pontos de energia no Crossout ?
Excelente para reduzir o numero de carros a irem para sucatas porque tem um motor danificado e nao compensa trocar o mesmo.
Hahaha, quem vai meter 13 a 19 mil € num carro velho só em motor e baterias?? Por esse preço meterem tudo material novo, arranjas o carro todo, pintura interiores. E ainda te sobra muito dinheiro para combustível
Quem precisa de um carro e quer gastar pouco. Sim, no fim de gastar dinheiro no combustivel faz o quê ? compra outro certo ? Portanto, é sempre dinheiro a rolar. lool