Xpeng e Volkswagen vão construir uma rede de carregamento ultrarrápido
A Xpeng Motors e a Volkswagen anunciaram, esta segunda-feira, um acordo para expandir a sua parceria em cooperar em redes de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos, na China.
Num comunicado conjunto, citado pela Reuters, as duas empresas assinaram um acordo para abrir as suas respetivas redes de carregamento rápido aos clientes da outra. Estas incluem mais de 20.000 postos de carregamento em 420 cidades da China.
Além desta parceria em matéria de carregamento ultrarrápido, na China, as empresas irão, também, explorar a construção conjunta de postos de carregamento ultrarrápido com a mesma marca.
A relação entre as duas empresas não é nova, tendo a Volkswagen comprado 4,99% da Xpeng por cerca de 700 milhões de dólares. Na altura, a ideia passava por colaborarem no lançamento de dois modelos de carro elétrico da marca alemã até 2026.
Em abril deste ano, a Xpeng anunciou um acordo com a Volkswagen para desenvolverem e integrarem, conjuntamente, a última geração da Arquitetura E/E da Xpeng na CMP - China Main Platform da Volkswagen, na China. A arquitetura desenvolvida deveria equipar os veículos elétricos da marca Volkswagen produzidos na China a partir de 2026.
Esta parceria, que poderá ir além da China, eventualmente, procura responder a um mercado que tem reclamado sobre o preço associado aos carros elétricos.
Leia também:
e na europa, a vw não investe ? depois que não se queixem que as pessoas compram automóveis aos “chinocas”
Infelizmente se/quando chegar à Europa e ousarem entrar em Portugal, vão bater de frente contra o monopólio da Mobi.E – um sistema que promove o suposto desenvolvimento com postos em que se paga e bem o OPC ao minuto, ou ao kwh, ou ambos, a somar ao CEME, o acesso às redes, à EGME, ao IVA etc, tudo para promover uma bom carregamento livre de transparência para que o utilizador regresse sem saber em realtime quanto pagou…
Há uma rede de postos de utilização bem mais simples (e bem mais barata) em Portugal, mas o referido monopólio impediu a evolução e consequente o alargamento à utilização por outras marcas. Mais um sistema diferente de toda a Europa e devido aos mesmos responsáveis…
OutroChegano, a VW faz parte do consórcio que desenvolve a rede europeia IONITY: https://www.ionity.eu/ionity/about
Informe-se antes de mandar postas-de-pescada.