Xiaomi patenteia tecnologia de identificação de semáforos para condução autónoma
A Xiaomi está na corrida dos carros elétricos e acredita que não chegou atrasada. A empresa há muito que demonstra intenção de criar soluções para este segmento e está a trabalhar no seu próprio sistema de condução autónoma.
A empresa acaba de anunciar mais um passo neste sentido com uma nova tecnologia patenteada de identificação de semáforos.
Xiaomi focada no segmento de veículos elétricos
O grupo Xiaomi tem vindo a apresentar algumas movimentações que dão conta que está cada vez mais direcionado para o segmento automóvel. Ainda hoje, surgiu na imprensa chinesa a notícia de que Lei Jun, CEO da Xiaomi, está a deixar o cargo de presidente da Xiaomi Electronic Software Company e, há poucos meses, abandonou o mesmo cargo da Xiaomi Youpin.
Lei Jun já afirmou mesmo que o mercado de veículos elétricos é a única escolha da empresa e é o caminho a seguir. O relatório financeiro do último trimestre mostrou que a equipa de I&D é composta já por mais de 1.000 funcionários. Além disso, os esforços de VEs custaram à empresa cerca de 88,3 milhões de dólares.
Mais um passo importante para a condução autónoma
Além disso, a Xiaomi já prometeu que o seu primeiro carro elétrico será lançado em 2024 e, depois de apresentar o seu sistema de condução autónoma Xiaomi Pilot Technology, este projeto é reforçado com a tecnologia patenteada de identificação de semáforos.
Através dos sensores e câmaras do carro, o sistema pode recolher imagens de estado de luz em multi-frame, determinar a sequência de tempo do semáforo e analisar o estado de condução do veículo na frente. Isso irá melhorar a precisão e a segurança do sistema de direção autónoma.
Além disso, a Xiaomi também destacou de uma patente "Sistema de direção automatizada e métodos de controlo, dispositivos, veículos e equipamentos", juntamente com outros cinco planos relacionados, limpeza de câmaras dos veículos e um chip de previsões de trajetória. A fase de integração do software deve estar concluída em outubro.
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Muito lindo…mas com chuva intensa ou nevoeiro à noite…..?
Não me acredito que o olho humano seja melhor que uma câmara, em condições atmosféricas extremas, para detectar as cores nos semáforos. No entanto, nessas alturas, o aconselhável será o condutor tomar o controlo.
Não basta para tal emitir um sinal de rádio com a identificação e estado do semáforo? Tipo um “transponder”?
Eu não acredito que os elétricos tenham futuro. Acho mais uma moda passageira e as empresas vão perder milhões de dólares nessa aventura.
Como não tem futuro? Sabes que irá ser proibida a venda de carros novos a combustão na UE a partir de 2035? A transição já está em curso…
Podes argumentar que surgirão alternativas aos eléctricos que usem fontes de energia ‘verdes’. Mas os motores serão eléctricos, certamente.
Não estou em desacordo contigo, mas atenção..também as centrais a carvão iam ser fechadas..e este ano na Alemanha e em França (salvoerro..) já foram reabertas com esta situação energética que estamos passar. Não digo que seja para sempre, mas hoje em dia, rapidamente se dá o dito por não dito..uma confusão.
Com situações de guerra e tudo o que isso acarreta, é fácil dar o dito por não dito, e voltar atrás…
Sou a favor dos veículos autónomos. Acredito que vai acabar a azelhice na estrada e diminuir drasticamente o número de acidentes a médio prazo.
Venham eles, já vêm tarde!
Bonito vão ser as ultrapassagens nos veículos autónomos… Ou não vai haver?? 🙂
Não falo em estradas com mais de uma via, falo em estradas normais, sem contínuo…