Volkswagen quer lançar um carro elétrico urbano por menos de 20.000 euros
O preço dos carros elétricos ainda é, para muitos, proibitivo. Por isso, para algumas fabricantes, o segredo poderá residir mesmo aí. A Volkswagen, por exemplo, quer lançar, em 2027, um carro urbano elétrico por menos de 20.000 euros.
Pela tecnologia, que ainda é recente, e pelos seus componentes, que ainda são caros, os carros elétricos são, para mutas carteiras, uma extravagância. Ao longo do tempo, e por forma a torná-los acessíveis a toda a gente, considerando o fim das vendas de carros novos com motor de combustão interna, as fabricantes vão apresentando alternativas mais baratas.
A Volkswagen, por exemplo, em 2027, quer trazer para os consumidores um carro elétrico urbano por menos de 20.000 euros. Este ambicioso modelo, que tem sido mencionado pela imprensa como ID.1, entrará em cena para competir com propostas como o Dacia Spring.
Esta é a verdadeira Liga dos Campeões. Temos de fazer um carro que seja acessível.
Disse Thomas Schaefer, CEO da marca Volkswagen.
Na sua perspetiva, a disponibilização de opções mais baratas e acessíveis será fundamental para a popularização da mobilidade elétrica, esbatendo a ideia de que os elétricos são apenas para as elites.
Para que o preço estipulado seja possível, a Volkswagen adaptará várias escolhas. Por exemplo, a plataforma. O futuro elétrico urbano, que estará posicionado abaixo do ID.2, não utilizará a plataforma modular MEB Small. Em vez dessa, estará equipado com uma alternativa de baixo custo, sobre a qual ainda não há muitos detalhes. Sabe-se, contudo, que a responsável pelo seu desenvolvimento será a Škoda.
Mais, a produção. Além de se pretender que seja altamente automatizada, contrariamente ao ID.2 e outros, que serão montados, em Espanha, este elétrico low-cost será fabricado na Índia, onde a mão de obra é mais barata.
Não importa onde se produz o carro, se é na Alemanha, na Europa de Leste, no Sul da Europa. O que interessa é que a sua construção demore, no máximo, 15 horas.
Para já, de acordo com Christian Vollmer, diretor de produção da Volkswagen, o foco está nos (grandes) pormenores: "qual será o tamanho da bateria, quanto tempo durará, qual será a cadeia de abastecimento e o balanço de dióxido de carbono dessa cadeia de abastecimento, à entrada e à saída?."
Este artigo tem mais de um ano
Esta VW está especialista em dar conversa…
Que lancem em vez de estar sempre a prometer para 2026/27 e o mais certo é vir depois.
A Dacia não andou com tretas e demorou menos.
A DACIA comprou o SPRING na China: https://www.youtube.com/watch?v=WX0dzOxg9Cw&t=1180s
o dacia já existia como renault no brasil com motor a combustao
Só por isso, fica logo fora de hipótese. E a justificação do CEO é totalmente errada. Não interessa onde é produzido?? Interessa sim. Se for produzido na Índia, não cria empregos na Europa, directos e indirectos, não gera impostos, não gera descontos para a SS.
What o spring não é produzido na china, e já agora espero que não tenhas telemoveis então
O Sprint é um perigo ambulante. Mal por mal venha o Sandero a metade do preço.
*Spring
É um perigo ambulante porquê ?
O Sandero só é electrico durante 1 segundo. Não serve.
@JL: https://www.euroncap.com/en/results/dacia/spring/44197
Então e depois ? o sandero só tem mais uma, faz-o assim tão mais seguro ?
Vai a CARWOW.ES no YT e vê o vídeo acerca do DACIA SPRING, onde consta o modelo-base, chinês, que leva o logo da DACIA. E vê também o grau de reparabilidade do modelo. Carro descartável.
O carro é reparável, a dacia é que não está a fornecer peças. O que pode incorrer nalgumas multas pesadas, já que todos os carros vendidos na Europa têm de ter fornecimento de peças.
Não é melhor separar os assuntos ?
A questão é que aquilo é fraquito. Um pontapé e desmancha-se todo.
Vê o vídeo com olhos de ver!
No video dizem que foi um acidente, um pontapé é considerado um acidente ?
https://www.notebookcheck.info/Mais-de-1-700-Dacia-Spring-foram-recolhidos-devido-a-problemas-com-o-carregador.716730.0.html
Boa, olha ai a Dacia a mostrar que é como as GRANDESS.
Estou curioso para saber que aparelhos é que tu tens em casa telemoveis e tablets não deves ter de certeza o que é que interessa onde é feito, a tesla faz carros nos EUA Europa e china
Mas em Portugal, o governo tratará de aumentar esse valor com impostos, taxas, taxinhas…
Não entendo a VW, eles já tinham esse carro e chamava-se VW UP. Simplesmente só tinham de produzi-lo em larga escala…
Arrependeram-se porque não lhes dava as margens que queriam. É sempre assim: enquanto conseguirem vender os caros e suculentos, não vendem os baratos. Só passam a produzi-los quando o mercado dos caros começa a ficar saturado e a alternativa é fechar linhas.
Yap
O VW UP existe em elétrico com o nome e-up e vende-se em vários países europeus e sul-americanos.
Nunca percebi porque não se vende em Portugal.
Ainda assim, em França custa a partir de 28m€, portanto a imagem usado neste artigo deve ser meramente ilustrativa.
*usada
Vai ser a treta do costume. A Volkswagen lança-o a um preço de 17 mil euros e quando chega a Portugal é vendido por 24 mil, se tivermos sorte.