Verge TS é um motociclo elétrico do presente com inspirações na ficção científica
Nesta altura de "soft reset" do mundo, era importante olhar para o passado e equacionar se não devemos avançar para o futuro de forma mais célere. Sim, estamos a falar dos veículos elétricos, estamos a falar de cenários mais amigos do ambiente, mas igualmente mais desafiantes do ponto de vista tecnológico. A Verge TS é um motociclo com motor elétrico incorporado na roda traseira.
A empresa finlandesa Verge Motorcycles concluiu a homologação da versão definitiva do Verge TS. Vem aí a revolução nas duas rodas!
Motociclo elétrico que tem um motor na roda traseira
A empresa finlandesa Verge Motorcycles mostrou o design de produção da Verge TS. Esta é uma motocicleta elétrica inovadora com o motor integrado na roda traseira e sem um cubo que elimina a habitual tração por correia. Conforme foi veiculado pela marca, a produção em série do modelo terá início na Finlândia e o seu preço para o mercado europeu será de 24.990 euros (sem IVA).
Portanto, se está convencido, então saiba que já pode reservar o veículo através do seu site, deixando um depósito de 2.000 euros.
Moto elétrica que vai dos 0 aos 100 km/s em 4 segundos
Após ter recebido a homologação da União Europeia, a Verge Motorcycles confirmou igualmente as características técnicas definitivas do seu motociclo elétrico. A moto Verge TS tem um motor elétrico - escondido na jante traseira sem cubo - capaz de desenvolver uma potência de 80 kW (107 CV) e um binário de 1.000 Nm. Assim, com esta arquitetura, a empresa refere que o veículo atinge uma velocidade máxima de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.
A empresa não revelou a capacidade da bateria. Contudo, esta garante que a Verge TS terá um alcance de aproximadamente 300 quilómetros em cidade e 200 quilómetros na estrada. Para o método de carga elétrica, este veículo utiliza um conector CCS e poderá ser totalmente recarregado em quatro horas. No entanto, recorrendo ao seu sistema de carga rápida o tempo total será de 40 minutos. Segundo a marca, é possível obter 100 km de autonomia a cada 15 minutos de carga.
Máquina totalmente computorizada e com um ecrã central no "depósito"
Conforme podemos ver nas imagens, esta curiosa moto elétrica tem um ecrã de informação que não está localizado no guiador. Este está situado no que num motociclo de combustão seria o depósito de combustível. Aí, um ecrã LCD mostra informações básicas como velocidade, carga da bateria, regeneração ou alcance restante.
Além disso, existe mais software disponível, como, por exemplo, o navegador GPS. A ligação permanente à cloud permite-lhe adicionar novas funções e atualizar o seu software via OTA. Com estas tecnologias disponíveis, o condutor pode remotamente interagir com a moto para monitorizar a carga e configurar vários parâmetros.
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Este artigo tem mais de um ano
Só falta o preço estimado…
Mas ao menos deste ao trabalho de ler o artigo, está lá o preco
Fraquinha… A minha Hornet tem 96 cv e também faz dos zero aos 100 em 4 segundos… e dá 240… E custa em segunda mão mais ou menos € 3000,00… A parte mais interessante são os 300 Km de alcance… se for verdade…
Vejam lá esta do Nepal:
https://www.returnofthecaferacers.com/electric-motorcycle/yarati-electric-cafe-racer/
Máquina. Resta saber quando começam a povoar as ruas. O ganho em paz sonora será incrível.
E vai ser só motards a serem abalroados por carros.
O propósito do barulho nas motas, muitas vezes, não é só porque sim. É para se fazer sentir a presença para muitos automobilistas distraídos.
Vais fazer poluição sonora com o escape akrapobicho (eu tive um akrapovic original e em baixas fazia menos ruído que o de origem na hornet) para que te ouçam? Mais vale usar a buzina sempre é de vez em quando…
25000€€ + iva ??! Um roubo descarado…
Tem o aspecto correcto, s potência e aceleração suficientes, mas leva um banho de qualquer mota com a mesma potência, o preço esse é proibitivo.
E um motor eletrico (so tem torque) e pra ser sustentável não rapido teoricamente
“At $26,950, Verge’s first model won’t be cheap but the pricing aligns with the premium packages offered by competitors. The full Ohlins suspension and a dual-disc Brembo braking system up front helps justify the MSRP. “
Compro a minha hornet e meto eu os ohlins e os brembo e sobra prai 15000 para comprar uma bmw 1000r em segunda mão
Custo da inovação. Os primeiros vão pagar mais. É sempre assim. Um dia irá ficar tão barata como a mais barata que existe hoje.
Mais inovadora que a BMW 1000 R quando ela saiu não havia (foi a primeira a ter tudo electrónico nas ruas) e custava à volta de € 25000,00 (mais € 10000,00 que as outras 1000cc) mas tinha 200cv e 170kg e dava 300 e dos zero aos 100 em 2,1 (acho eu) … É como dar € 10000,00 por uma bicicleta, ridículo (menos peças móveis, menos engenharia) mas é o capitalismo não há nada a fazer…