Vendas de veículos elétricos poderão aumentar 17% em 2025: mais de 20 milhões de unidades
As vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in deverão aumentar pelo menos 17% este ano, atingindo mais de 20 milhões de unidades. Estes números são impulsionados pela extensão dos subsídios de troca de automóveis na China, de acordo com previsões divulgadas hoje.
A Europa, o segundo maior mercado de veículos elétricos do mundo, deverá retomar o crescimento nas vendas graças à implementação de metas de redução de emissões de CO2 e à disponibilidade de modelos mais acessíveis. No entanto, o ritmo de crescimento será mais lento em comparação com 2023, afirmou Iola Hughes, chefe de pesquisa da Rho Motion.
Porque é relevante?
Os fabricantes de automóveis encaram 2025 como um ano transformador, uma vez que a Europa introduzirá novas metas para fomentar a adoção de veículos elétricos, enquanto a China continuará a alargar os seus subsídios. Simultaneamente, os Estados Unidos poderão ver retrocessos nos seus objetivos de eletrificação devido às políticas da administração Trump.
Na China, as vendas de veículos elétricos deverão superar a previsão anterior de um crescimento de 17% em 2025, consolidando ainda mais a sua posição dominante no mercado graças à extensão dos subsídios, estimou a Rho Motion. Em 2024, as vendas de veículos elétricos no país registaram um aumento recorde de 40%, atingindo os 11 milhões.
Os elétricos na China, Europa e EUA
Os veículos elétricos fabricados na China continuarão a confirmar as tendências de 2024 na América Latina, onde já alcançaram uma quota de mercado superior a 80%. Também deverão crescer nas regiões Ásia-Pacífico e em mercados emergentes, segundo as previsões da empresa.
Para a Europa, prevê-se um aumento geral de 15% nas vendas, face aos 3 milhões de veículos elétricos vendidos no ano passado.
Ainda assim, os fabricantes de automóveis enfrentam o risco de multas de cerca de 10 mil milhões de euros por incumprimento das metas de emissões da UE, apesar de adquirirem créditos de emissores de veículos elétricos através de pools.
Este valor compara-se com estimativas anteriores de 15 mil milhões de euros, que não consideravam desenvolvimentos recentes na indústria e novos mecanismos de compensação de emissões.
Nos Estados Unidos, a Rho Motion prevê um crescimento de 16% nas vendas de veículos elétricos em 2025, apesar do impacto limitado das mudanças políticas de Trump. Contudo, estas alterações poderão ter consequências a longo prazo, incluindo, no pior cenário, uma queda de 47% na procura de baterias para veículos elétricos até 2040.
Leia também:
“…As vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in deverão aumentar pelo menos 17%…”
“e híbridos plug-in” Sim, sem duvida. Já os elektros vão continuar a descambar por aí abaixo.
Pois, mas o título diz: “os veículos elétricos deverão crescer 17%, mais de 20 milhões de unidades” e depois passa-se par o texto e já são os “veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in (PHEV)”.
Diga-se em abono da verdade que vários sites fazem exatamente o mesmo.
É a habitual confusão porque facilmente se confunde os “veículos elétricos (VE)” com “veículos 100% elétricos (BEV)”. E os padres dos elétricos ainda aumentam para “veículos eletrificados”, que junta outros híbridos elétricos (MEV) (e os FCEV, a hidrogénio, mas que são poucos) e, ainda, para os “movidos a energias alternativas”, que junta os híbridos GPL.
Há é aquele pequeno problema de a UE ter concluído que os PHEV, em média, gastam tanto ou mais combustível que os carros só com motor de combustão interna.
Quanto à referência de que na América Latina, os elétricos “já alcançaram uma quota de mercado superior a 80%” creio que é – tiveram um crescimento anual nas vendas superior a 80%.
Exato, tanto que a venda global de EV em 2024 foi de 17.1 milhões, os 20 milhões correspondem apenas a EV.
… EV somando os BEV e os PHEV.
O site Rho Motion só fala em EV sem outra discriminação, mas os outros sites dizem o mesmo que o post acima – que os 20 milhões é a soma de BEVs e PHEVs.
Aqui falam claramente que são BEV.
https://rhomotion.com/news/over-17-million-evs-sold-in-2024-record-year/
Vc é mesmo atrofiado.
A maioria desses carros são PHEV portanto a combustão.
Tanto não são que está lá o que são.
Além disso se juntassem todos no mesmo total, não eram a maioria, porque venderam bem menos os PHEV.
Não está nada.
O que lá está é que na China se venderam 11 milhões de EV.
Acha normal?
Quer o rankin?
BYD 4.272.145~40%
Tesla 426.600-
Geely 955.000-Chery 1.057.000-Changan 809.000-
Tirando a tesla tudo tem PHEV.
Agora pense.
Ou não, tanto que está a aumentar.
Está pois, a aumentar para baixo.
Não, a aumentar mesmo.
Só os PHEV q são carros a combustão.
Não, são híbridos plug-in, dai ninguém lhe chamar combustão, só você devido aos seus preconceitos e desconhecimentos.
A gente sabe.
A D. UE já se está a preparar para triplicar as emissões a esses popós e é de amigo pq a realidade é que poluem mais que os seus semelhantes a combustão.
Com o aumento da oferta elétrica e redução da oferta a combustão, é mais do que normal esse aumento
Não existe redução de oferta, mas sim aumento de mais uma opção.
Quando os fabricantes se veem obrigados a desviar recursos para a electrificação automóvel… parece-me óbvio que ficam disponíveis menos recursos para o que era habitual fabricarem, logo a oferta do que era habitual tem obrigatoriamente de diminuir.
O que já existia já estava desenvolvido, e com fábricas a trabalhar, portanto não gastam mais dinheiro nessa parte.
O JL agora sai-se com truísmos… ora, muito obrigado!
Só lhe disse um facto.
Facto completamente irrelevante e sem sentido para o caso. É como dizer que o que está vivo já nasceu, que o que caiu ao chão já esteve fora do chão, que a noite é escura por não ter luz… e outras tais verdades que se tornam até cómicas quando ditas tal como o JL disse as suas.
Sem sentido como, foi você que disse que tinham de investir em tecnologia existente, isso sim não faz sentido.
Se as verdades não vos convém, é negar, como alguns fazem.
Pratos e copos são tecnologias existentes. Se calhar é melhor que deixem de investir nelas para que a filosofia do JL vingue e passe a comer do chão e a beber com a língua como os animais. Afinal, para quê investir em tecnologias já existentes, não é mesmo?
Mas espere aí, não são os seus adorados eléctricos também tecnologia já existente? São, então aplica-se na mesma a lenga-lenga do JL, tal e qual, sem tirar nem pôr: se já existem eléctricos, já estão desenvolvidos e também com fábricas a trabalhar, portanto também não precisam de gastar mais dinheiro nessa parte.
Não precisam de investir naquilo que já produzem, só precisam se quiserem aumentar a produção ou evoluir o produto.
Eu não falei em tecnologias.
Não são meus adorados, são aquilo que são, além disso não existiam, já viu baterias de estado sólido em veículos ? Pois é, não existe.
A diferença é que uma tecnologia evolui, porque é nova e outra já está mais que explorada, por isso não ter havido quebra de oferta.
O JL mais as suas verdades marteladas à sua vontade…
Só as tecnologias de eleição do JL é que evoluem, todas as outras devem estar estagnadas nesse seu mundo!
Olhe que o horizonte é bem maior do que aquilo que vê aí do seu cantinho.
Conhece outra que tenha evoluído ? continuam com os mesmos problemas.
Eu olho o horizonte, você é que não.
Como em tudo na vida há pros e contras e os VE não são exceção, acho que as ajudas às empresas é uma vantagem poderem deduzir carros de 5 lugares se forem VE e com isso vão mantendo as vendas se acabar com esta medida acho que vai haver uma quebra nas vendas.
Acho que a compra de VE tem de ser bem analisada, em particular se pode ou não carregar em casa, na minha modesta opinião essa é a pergunta chave.
“Acho que as ajudas às empresas são uma vantagem.”
Não achas que seria mais vantajoso aplicar todas essas ajudas, tanto para empresas como para particulares, no alargamento das ofertas e opções da rede de transportes públicos? Não seria mais eficaz para a redução das emissões e para a construção de uma sociedade mais verde apostar nos transportes públicos, em vez de promover o uso de carros?
Além disso, uma empresa que tem uma frota geralmente é uma empresa que gera bastante dinheiro, por isso não me parece justo dar apoios a empresas com um grande volume de capital. As PME, por norma, não esbanjam dinheiro em frotas de automóveis, até porque não têm esse capital disponível.
No caso dos particulares, a situação é ainda pior, porque os apoios são concedidos apenas a quem compra carros elétricos. Sejamos honestos, achas que é o pobre que compra carros elétricos? Mais uma vez, estamos a alimentar com subsídios quem já tem dinheiro.
Sou 3000% contra qualquer tipo de apoio à chamada mobilidade verde. Não é justo, é discriminatório e não resolve nenhum problema. Todas essas verbas e apoios deveriam ser canalizados para investimentos no bem comum e para benefício de TODOS: mais transportes públicos, mais horários e melhores condições. Isto traduzir-se-ia em mais pessoas a deixarem o carro em casa, o que resultaria em menos poluição.
Sim, tens razão. Mas acho que é mais uma questão cultural. Muita gente recusa-se a usar os transportes públicos e só gosta de usar o carro nem que seja para fazer um trajecto de 1 km.
Também concordo que seja uma questão cultural, é um facto. No entanto, a oferta e a qualidade do serviço prestado em Portugal (principalmente no interior) não ajudam muito a mudar as mentalidades das pessoas.
Tenho quase a certeza de que, se a rede fosse alargada com qualidade e mais horários, seria meio caminho andado para essa mudança de mentalidades. Até porque o custo de andar em transportes públicos é muito mais baixo do que usar carro próprio, e ambos sabemos que o povo português não nada em dinheiro.
É verdade que haverá sempre um ou outro que prefere andar de carro, e está no seu direito. Contudo, acredito que, se houvesse melhorias significativas no campo dos transportes públicos, reduziríamos muito o número de carros na estrada ao invés de andarem com esta maluqueira dos carros elétricos e de apoios com dinheiros públicos a pessoas e empresas que não precisam.
@Fusion, a questão dos transportes públicos nas grandes cidades onde a qualidade do ar é pior há transportes públicos com “fartura: a questão é mesmo cultural, andamos anos e anos a sermos ” empurrados” para o transporte pessoal e agora vai demorar algum tempo até as pessoas voltarem a deixar o carro em casa.
Eu acho que com o passe dos transportes públicos devias ter acesso aos parques de estacionamento juntos das estações, acho que ajudava.
Quanto aos apoios às empresas o pessoal pensa ou pago impostos e fico sem os € ou compro um Ve e ando com ele e ” pago” impostos.
Eu vou a Lisboa regularmente para tratamentos médicos e vou de mota e o que mais vejo é uma.pessoa por carro horas e horas parados nas filas todos os dias, se isto não é motivo suficiente para incentivar o uso dos transportes.
excelente comentário, é exatamente isto.
Então podem começar por tirar os incentivos aos a combustão, que são a maior parte.
Nos a gasolina não tens apoios e nos diesel só nos comerciais se não estou em erro, não sei se os diesel até aos 25 mil euros ainda é possível deduzir, e no combustível só o diesel e se não estou em erro só 25%.
Tem pois, ainda há pouco tempo havia aqui um artigo sobre isso.
E você deixava o carro em casa ?
Eu deixo quando vou para Lisboa, vou de mota 🙂 🙂
Não é para si a pergunta. Hehe
Fico um pouco confuso quando leio “elétricos poderão aumentar 17% em 2025” e depois leio noutra noticia “”beco sem saída” nos veículos elétricos”, “a procura natural é relativamente baixa”.
https://tinyurl.com/europatrasada
O que tem a ver a opinião de um gajo que já nem é presidente de nada com o assunto ?
Sabe mais de olhos fechados que vc com eles abertos e o homem,agora que já não tem nada a perder, tem toda a razão. Apresenta a verdade bastas x’s aqui relatada que vc passa a vida a refutar em nome do KKKlanElektro.
Se sabe porque não está lá a mandar ?
Portanto pode dizer o que lhe vier ã cabeça e arranjar desculpas para tudo e mais alguma coisa, entendo.
E você é presidente do quê? É que para despejar opiniões não há igual!
Sim, o Carlos Tavares agora que já não é presidente deixou de perceber do assunto… LOL
Não deixou de perceber, mas agora diz o que quer para sua defesa, é como aqueles que são despedidos.
Também pode agora ter uma opinião mais pessoal e menos motivada pela agenda a cumprir.
Ele não tinha de cumprir agenda nenhuma, afinal era o CEO de uma empresa.
Curioso como o homem em 2017 virou de bestial a besta nos anos seguintes e agora já é bestial outra vez. Loooool
Faltam incentivos sérios na compra de carro elétrico semelhantes ao país vizinho Espanha. Aqui o incentivo é ridículo, limitado a 1000 veículos (como?), limitado até 38.000€ (qual o carro que se compra com esse valor, sendo o único carro da família?), limitado a ter de se dar um carro para abate com mais de 10 anos. Que raio de incentivo elétrico é este? Portugal como sempre no seu melhor a complicar o descomplicado.