Vendas de Veículos Elétricos disparam em Portugal! Tesla lidera
A pandemia por COVID-19 tem afetado negativamente os mercados. O segmento dos veículos automóveis tem sido um dos mais afetados com Portugal a registar os piores resultados desde a Troika. No entanto, nem tudo são más notícias. Segundo números recentes, a venda de veículos elétricos disparou em março tendo sido registado um aumento de 30.4%.
Conheçam em detalhe os resultados.
As vendas de Veículos Elétricos (VE), quer de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), quer de Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle) cresceram fortemente este mês de março, revela a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos). Segundo a publicação no seu site oficial, a Associação revela que o crescimento homólogo foi de 30.4%, fechando, assim, o 1.º trimestre deste ano também com um crescimento homólogo de 4.3%.
Em relação aos veículos 100% elétricos foi registado um crescimento consolidado nestes primeiros três meses do ano com 1.627 unidades vendidas. De igual modo, o crescimento dos Híbridos Plug-In consolida-se, tendo sido vendidos 3.406 veículos, muito por força do grande aumento da oferta atual de novos modelos nesta categoria. No primeiro trimestre de 2021 foram vendidos um total de 5.033 veículos elétricos novos.
As vendas de veículos 100% elétricos nos primeiros três meses do ano ainda se encontram abaixo das respetivas vendas homólogas.
De relembrar que em 2020 as vendas foram principalmente afetadas nos meses de abril e maio devido às restrições severas que foram aplicadas em Portugal
Em relação aos Híbridos Plug-In a situação é bem diferente. Os veículos Híbridos Plug-In têm servido como porta de entrada para a mobilidade 100% elétrica para muitos dos seus utilizadores.
Veículos Elétricos: Marcas mais vendidas em março de 2021
Segundo a UVE, a Tesla lidera o ranking de marcas que mais veículos elétricos vende em Portugal. E março foram vendidas 162 viaturas da empresa de Elon Musk. Segue-se a Peugeot com a venda de 103 unidades, e a Nissan, com 71 veículos vendidos.
A fechar o pódio, com um modelo que já se encontra no mercado há mais de 10 anos, o Nissan Leaf, apesar de algumas alterações estéticas e de motorização.
No segmento dos veículos elétricos Híbridos Plug-In, tem-se mantido constante e inalterável com os três primeiros lugares do pódio a serem distribuídos pelas marcas que têm um maior leque de oferta nesta categoria. A Mercedes-Benz com vendas de 500 unidades no mês e de 1.246 unidades acumuladas no trimestre mantém o 1.º lugar destacado, seguida da BMW com 293 vendas no mês e de 592 no trimestre, e a fechar o pódio a Volvo com 177 unidades entregues no mês e 463 no trimestre.
Este artigo tem mais de um ano
Menos de 1000 VE vendidos (949) não faz uma boa quota de mercado…
Que bom. Mas não por causa de mim de certeza. A memezada que os compre primeiro.
Ninguém te obriga a comprar seja o que for.
Porque é que quem compra é “memezada”? Porque tem possibilidades de o comprar e tu não? Tens que trabalhar pra isso, e depois compras um também 😉
Tenho um colega que recebeu o Tesla Y, que comprou em Janeiro de 2019. Tudo estava perfeito, até que lhe tiraram 5700 euros, em Outubro, por causa de um software que a Tesla disse que ele tem usado sem ter pago. Depois de muitos mails, lá aceitaram que a cobrança era indevida e em Março de 2021 devolveram-lhe os 5700 euros.
Para quem pagou 88200 euros pelo carro, esperou mais de um ano para o receber, cobraram-lhe um valor, sem avisar, não está nada contente, que foi cancelar o cartão de crédito que tinha, criando um novo, para evitar mais alguma cobrança.
Pois!
Eu tenho ações da Tesla, mas não tenho carros Tesla.
O model Y só começou a ser entregue em 2020 ahahah
Tesla Y em Janeiro de 2019?
88200 euros?
Pagou o valor e só recebeu o carro passado um ano?
E não sabe que pode pedir o cancelamento de ordens de cobrança sem necessidade de substituir o cartão?
Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.
Deve ter sido pré-encomenda!!
Nunca fica em 88200 euros.
Mas a pérola é a do cartão de crédito.
As pé encomendas só abriram em Março de 2019. As entregas na Europa estão previstas para Agosto deste ano. Ele está claramente a inventar e espalhar desinformação.
E isso foi em Portugal, ou no país das maravilhas?
Ainda diz q andamos em crise N parece
Quem compra eletricos neste momento é pessoal com guito. Ainda estão muitos caros. A crise não afectou a compra de carros novos principalmente para quem precisa de comprar um novo. Acredito que a mercado de usados tenha sido mais atingido.
Não necessariamente pessoal com “guito”.
Devido à absurda tributação autónoma, a uma empresa fica muito mais económico comprar um elétrico que um a combustão.
O governo comprou DEZENAS de carros elétricos que estão atualmente enfileirados, provavelmente sem carga, mas muitos sequer sonham disso.
Dinheiro imprescindível para apoio dos afetados pelo confinamento, contudo o BES das aviações e companhias limitadas… enfim.
Como dizia o Sócrates: Eu só sei que nada sei.
A maior parte dos Teslas que andam por aí não saõ de pessoas individuais…são de empresas 😉
Sim, assim como a maioria dos BMW, Mercedes, etc.
claro, se forem novos são na maior parte de empresas…BMW híbridos então são quase todos.
Não é de admirar. Muitas empresas estão a comprar híbridos, por vezes com motor a gasolina (híbridos a díesel são poucas as marcas a ter essa oferta). E quando chegar o Dacia elétrico, vai vender que nem paezinhos quentes.