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Vendas de carros elétricos disparam em Portugal, desafiando a tendência europeia

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Fraquinhos says:

    Com a miséria de estradas que temos em Portugal, os carros novos ficam uma desgraça em menos de nada. As nacionais e municipais já não vêem asfalto novo desde o tempo do Estado-Novo. Tantos impostos e nenhum retorno.

    • Vítor M. says:

      Não exageremos 😉 é verdade que as estradas locais não são uma maravilha, mas por essa Europa fora, também não é tudo um mar de rosas. E antes que suscite qualquer dúvida, sim, farto-me de conduzir por essa Europa fora e apanha-se de tudo, estradas boas, más, sem manutenção e em países “ricos”. Olha, por exemplo, na Alemanha, Berlim é um CAOS, Paris é um CAOS, Roma é uma CAOS, Madrid… aquelas M30, M40 e M50 são um suplício, sempre em obras e com acessos miseráveis. Depois nas periferias… são como cá, há de tudo (menos as periferias de Paris, essas são muito piores que cá). Em termos de autoestradas, olha… a Bélgica é como cá (mas com muitos mais radares de velocidade). Áustria tem autoestradas como as nossas, mas destaca-se pelas boas vias nas zonas mais rurais, mais periféricas. Há de tudo, e estamos a falar de países e cidades consideradas mais ricas.

      Se falta fazer mais? Muito mais, Portugal de facto precisa de melhores estradas municipais, mas não é essa desgraça que falas… longe disso!

      • Fraquinhos says:

        Na Europa já conduzi em Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha e Grécia. De todos, os Países Baixos é onde há as melhores estradas. Sejam AE, nacionais ou locais. Desde Groningen até Limburg é tudo igual. Não há filhos e enteados. Asfalto top, sempre com marcações e tecnologia de última geração a acompanhar, como sensores nos semáforos.
        Concordamos então em discordar, porque mantenho a minha ideia. As nossas estradas nacionais e municipais são miseráveis. Não digo isto a comparar com os outros. Digo-o a olhar para o que temos. Buracos, asfalto com mais de 30 anos em alguns casos, marcações nem vê-las a não ser em ano de eleições. O que está melhor é na sinalização. Isso melhorou nas últimas décadas.

        • Vítor M. says:

          Reforço que não somos os melhores, mas sublinho que longe de sermos os piores. E não estamos tão mal como pintas, mas podemos ter muito melhores estradas, nisso concordo.

          • Fraquinhos says:

            Onde vivo aproveitaram os subsídios da UE para criarem saneamento básico em todo o concelho. Resultado, estradas que até nem estavam más de todo, passaram a estar porque na reposição de pavimento limitaram-se a fazê-lo na linha dos esgotos. Podiam ter aproveitado para repavimentarem, pelo menos, a faixa intervencionada, mas o amadorismo é tanto que vão deixar para outras núpcias.
            Experimenta fazer o IC 2 entre Leiria e Coimbra e depois dá-me feedback. Nessa região posso apontar-te também n municipais que parecem os panos antigos cheios de remendos de m. Marcações nem vê-las. Limpeza das estradas idem. Há rotundas em que dá para tirar carrinhas cheias de brita.

          • Vítor M. says:

            Repara, o que eu disse e sublinho, é que não temos uma rede viária de topo, não temos, principalmente as vias camarárias, mas isso não quer dizer que, face ai que existe por essa Europa fora, sejamos assim tão maus. Não estamos bem, isso não, mas longe de estarmos maus como pintaram. Até no interior temos boas vias. Muitas e boas autoestradas, as vias rápidas circundantes em muitas malhas urbanas são bem boas, quando comparadas com muitas de países ditos ricos da Europa.

            Mas há muito ainda por melhorar. Isso ninguém tem dúvidas.

          • Realista says:

            Saneamento > Estradas.

            Podes circular nos buracos, na m**** é mais difícil.

      • Croft Lara says:

        Se acha que as estradas de Portugal não estão tão más, das duas uma: ou anda só pela autoestrada e em Lisboa; ou nunca saiu de Portugal. Tirando as boas autoestradas, o resto está num patamar de país de segundo mundo, a câmbio de terceiro mundo.

        • Vítor M. says:

          Hehehe eu só este ano já fiz mais de 50 segmento de avião, percorri mais de 5 mil quilómetros nas estradas desta Europa (fora de Portugal), com os mais variados carros, alguns ainda nem chegaram ao mercado, e conheço este país de lés a lés (salvaguardando ainda muitos locais que tenho já prometida uma visita), quer de carro, quer de bike. E conheço “bem” a nossa realidade (apesar de haver muito por onde ainda não passei…. nem tu 😉 . Também é como a dos outros países. Por isso te digo, não está tão mau como pintam, nem tão bom como desejaríamos. Mas há muito a melhorar, isso há, o nosso clima tem deixado marcas. Mas nos outros também. Podemos não estar no topo, mas não estamos como pintas.

    • PeterJust says:

      Então compra usado

  2. Mr. Y says:

    @JL
    Pára lá com isso de comprar carros! Estás a ir contra a tendência.

  3. David Guerreiro says:

    Acho muito bem, estou farto do barulho de certos automóveis a combustão fazem, e principalmente de motos que mais parecem terramotos em andamento.

  4. Pastor says:

    Tanta quantidade de cepos por metro quadrado.

  5. PTO says:

    Como habitual, cá estão os híbridos a vender mais que os EV’s. Nada de novo, portanto, os portugueses continuam a preferir a autonomia e a conveniência dos híbridos.

  6. Cacador de PorcosdoPujab says:

    Finalmente os portugueses acordam, na minha rua tudo o que não era eletrico levou umas belas pedradas e riscadelas

  7. Luís Santos says:

    Não sei se hei-de acreditar … O marketing é muito bom nesse tipo de fazer acreditar nessas vendas espetaculares.. Devia ser feita um triagem ao que se vende para as empresas de leasing e aluguer de automóveis e empresas e depois ver o que sobrou para os particulares… A situação política não é tão boa para haver um boom na venda de automóveis ….

    • Realista says:

      Basta olhar em teu redor… cada vez vejo mais elétricos à minha volta.
      Aliás até já ando a ver mais frequentemente BYD nas estradas.

    • JL says:

      Os que se vendem para empresas não é para as pessoas ?

      Já existem números, 80% são para empresas, mas em todos eles, sejam combustão ou eléctricos.

  8. Unknown says:

    A minha prenda de Natal vai ser o novo Avenger, a gasolina, claro, mas não fiquem tristes pois também vou comprar um a pilhas para o pequeno poder dar umas voltas no terraço.

  9. Tafc says:

    Enquanto houver benefícios fiscais as empresas vão continuar a comprar alguns. Quem paga é sempre o zé povinho…

  10. Jakim Manel says:

    Eu tamém “disparava” e comprava um carro elétrico se não tivessse que vender um rim, ou se fosse PME, (vá mais P, mais abundante em Portugal), pessoa coletiva os stands esticam a passadeira vermelha.

  11. freakonaleash says:

    Quase que aposto que 75% são matriculados a empresas!

    • JL says:

      Por acaso são 80% e em ambas as tecnologias, sejam eléctricos ou combustão, basta ver a entrevista da razão automóvel a um dos entendidos do sector.

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