Vendas de carros elétricos disparam em Portugal, desafiando a tendência europeia
O mercado automóvel em Portugal continua a mostrar sinais fortes de recuperação, com um crescimento de 6,1% nas vendas totais em setembro. Contudo, o destaque maior vai para o desempenho acima do esperado dos carros elétricos, que superaram todas as expectativas.
As vendas de carros elétricos disparam em Portugal
Os dados revelados pela ACAP indicam um aumento impressionante de 43,9% nas vendas dos carros elétricos, atingindo um total de 4053 unidades. Este número contrasta com as 2816 unidades vendidas no mesmo período do ano anterior, demonstrando um claro interesse crescente dos consumidores portugueses por esta alternativa mais sustentável.
Olhando para os números com mais detalhe, verifica-se que no acumulado do ano - de janeiro a setembro de 2024 -, o mercado automóvel português cresceu 4,6%, atingindo as 181.479 unidades. Dentro deste total, os veículos 100% elétricos representaram 29.068 unidades, correspondendo a um aumento de 13,3% face ao período homólogo de 2023.
Já os híbridos convencionais também registaram um crescimento expressivo, com 26.063 unidades vendidas (+13,6%). Os híbridos plug-in (PHEV) apresentaram um crescimento mais modesto, com 20.586 unidades vendidas (+6,3%).
Portugal desafia a tendência europeia negativa
Enquanto em Portugal as vendas de carros elétricos aceleram, a nível europeu verifica-se uma tendência diferente. A retirada de incentivos em alguns países, como a Alemanha, beneficia as vendas de híbridos plug-in (PHEV). Em Portugal, ainda que os PHEV beneficiem de incentivos fiscais semelhantes aos elétricos para clientes empresariais, as suas vendas caíram 10,7% em setembro.
O forte crescimento nas vendas de veículos elétricos em Portugal coloca o país numa posição de destaque na Europa. Este cenário demonstra o compromisso com a descarbonização do setor dos transportes e a aposta numa mobilidade mais amiga do ambiente. A crescente oferta de modelos elétricos, a melhoria da infraestrutura de carregamento e os incentivos governamentais têm contribuído para este sucesso.
Além dos fatores mencionados, o aumento da consciencialização ambiental, a crescente autonomia dos veículos elétricos e a redução dos custos de utilização também impulsionam as vendas. A tendência de crescimento do mercado de elétricos em Portugal parece estar consolidada, com expectativas de que continue a superar as vendas de veículos com motor de combustão interna nos próximos anos.
Com a miséria de estradas que temos em Portugal, os carros novos ficam uma desgraça em menos de nada. As nacionais e municipais já não vêem asfalto novo desde o tempo do Estado-Novo. Tantos impostos e nenhum retorno.
Não exageremos 😉 é verdade que as estradas locais não são uma maravilha, mas por essa Europa fora, também não é tudo um mar de rosas. E antes que suscite qualquer dúvida, sim, farto-me de conduzir por essa Europa fora e apanha-se de tudo, estradas boas, más, sem manutenção e em países “ricos”. Olha, por exemplo, na Alemanha, Berlim é um CAOS, Paris é um CAOS, Roma é uma CAOS, Madrid… aquelas M30, M40 e M50 são um suplício, sempre em obras e com acessos miseráveis. Depois nas periferias… são como cá, há de tudo (menos as periferias de Paris, essas são muito piores que cá). Em termos de autoestradas, olha… a Bélgica é como cá (mas com muitos mais radares de velocidade). Áustria tem autoestradas como as nossas, mas destaca-se pelas boas vias nas zonas mais rurais, mais periféricas. Há de tudo, e estamos a falar de países e cidades consideradas mais ricas.
Se falta fazer mais? Muito mais, Portugal de facto precisa de melhores estradas municipais, mas não é essa desgraça que falas… longe disso!
Na Europa já conduzi em Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha e Grécia. De todos, os Países Baixos é onde há as melhores estradas. Sejam AE, nacionais ou locais. Desde Groningen até Limburg é tudo igual. Não há filhos e enteados. Asfalto top, sempre com marcações e tecnologia de última geração a acompanhar, como sensores nos semáforos.
Concordamos então em discordar, porque mantenho a minha ideia. As nossas estradas nacionais e municipais são miseráveis. Não digo isto a comparar com os outros. Digo-o a olhar para o que temos. Buracos, asfalto com mais de 30 anos em alguns casos, marcações nem vê-las a não ser em ano de eleições. O que está melhor é na sinalização. Isso melhorou nas últimas décadas.
Reforço que não somos os melhores, mas sublinho que longe de sermos os piores. E não estamos tão mal como pintas, mas podemos ter muito melhores estradas, nisso concordo.
Onde vivo aproveitaram os subsídios da UE para criarem saneamento básico em todo o concelho. Resultado, estradas que até nem estavam más de todo, passaram a estar porque na reposição de pavimento limitaram-se a fazê-lo na linha dos esgotos. Podiam ter aproveitado para repavimentarem, pelo menos, a faixa intervencionada, mas o amadorismo é tanto que vão deixar para outras núpcias.
Experimenta fazer o IC 2 entre Leiria e Coimbra e depois dá-me feedback. Nessa região posso apontar-te também n municipais que parecem os panos antigos cheios de remendos de m. Marcações nem vê-las. Limpeza das estradas idem. Há rotundas em que dá para tirar carrinhas cheias de brita.
Repara, o que eu disse e sublinho, é que não temos uma rede viária de topo, não temos, principalmente as vias camarárias, mas isso não quer dizer que, face ai que existe por essa Europa fora, sejamos assim tão maus. Não estamos bem, isso não, mas longe de estarmos maus como pintaram. Até no interior temos boas vias. Muitas e boas autoestradas, as vias rápidas circundantes em muitas malhas urbanas são bem boas, quando comparadas com muitas de países ditos ricos da Europa.
Mas há muito ainda por melhorar. Isso ninguém tem dúvidas.
Saneamento > Estradas.
Podes circular nos buracos, na m**** é mais difícil.
Se acha que as estradas de Portugal não estão tão más, das duas uma: ou anda só pela autoestrada e em Lisboa; ou nunca saiu de Portugal. Tirando as boas autoestradas, o resto está num patamar de país de segundo mundo, a câmbio de terceiro mundo.
Hehehe eu só este ano já fiz mais de 50 segmento de avião, percorri mais de 5 mil quilómetros nas estradas desta Europa (fora de Portugal), com os mais variados carros, alguns ainda nem chegaram ao mercado, e conheço este país de lés a lés (salvaguardando ainda muitos locais que tenho já prometida uma visita), quer de carro, quer de bike. E conheço “bem” a nossa realidade (apesar de haver muito por onde ainda não passei…. nem tu 😉 . Também é como a dos outros países. Por isso te digo, não está tão mau como pintam, nem tão bom como desejaríamos. Mas há muito a melhorar, isso há, o nosso clima tem deixado marcas. Mas nos outros também. Podemos não estar no topo, mas não estamos como pintas.
Então compra usado
@JL
Pára lá com isso de comprar carros! Estás a ir contra a tendência.
É verdade. Lool
Acho muito bem, estou farto do barulho de certos automóveis a combustão fazem, e principalmente de motos que mais parecem terramotos em andamento.
Deveria ser obrigatório o controlo sonoro de lambretas e motorizadas… pqp!
Tanta quantidade de cepos por metro quadrado.
O problema é que eles estão certos, o que faz de ti um cepo…
Os que compram, ou os que não compram?…. ou os que comentam?
O problema é que existe cepos que não tem tusto…
É verdade, ainda assim continuam a comprar a combustão.
Como habitual, cá estão os híbridos a vender mais que os EV’s. Nada de novo, portanto, os portugueses continuam a preferir a autonomia e a conveniência dos híbridos.
Deve ser por pouco tempo, na Europa estão a cair mais que os 100% eléctricos
Finalmente os portugueses acordam, na minha rua tudo o que não era eletrico levou umas belas pedradas e riscadelas
Há muita gente que gostava de ter mas não pode, eu que já conduzi digo que trocava se pudesse.
Eu só me arrependo de não ter trocado à mais tempo…
Já somos 2.
Se fizerem tem que ser a vista de todos e não as escondidas
Não sei se hei-de acreditar … O marketing é muito bom nesse tipo de fazer acreditar nessas vendas espetaculares.. Devia ser feita um triagem ao que se vende para as empresas de leasing e aluguer de automóveis e empresas e depois ver o que sobrou para os particulares… A situação política não é tão boa para haver um boom na venda de automóveis ….
Basta olhar em teu redor… cada vez vejo mais elétricos à minha volta.
Aliás até já ando a ver mais frequentemente BYD nas estradas.
Os que se vendem para empresas não é para as pessoas ?
Já existem números, 80% são para empresas, mas em todos eles, sejam combustão ou eléctricos.
A minha prenda de Natal vai ser o novo Avenger, a gasolina, claro, mas não fiquem tristes pois também vou comprar um a pilhas para o pequeno poder dar umas voltas no terraço.
Top!
Enquanto houver benefícios fiscais as empresas vão continuar a comprar alguns. Quem paga é sempre o zé povinho…
Tipo os diesel ? nesses quem paga ? os a gasolina ?
tenho 1 a diesel de empresa, gasta pouco, espetaculo
Beneficio fiscal não passa necessariamente por o zé povinho pagar… basta não cobrarem imposto sobre algo.
Eu tamém “disparava” e comprava um carro elétrico se não tivessse que vender um rim, ou se fosse PME, (vá mais P, mais abundante em Portugal), pessoa coletiva os stands esticam a passadeira vermelha.
Quase que aposto que 75% são matriculados a empresas!
Por acaso são 80% e em ambas as tecnologias, sejam eléctricos ou combustão, basta ver a entrevista da razão automóvel a um dos entendidos do sector.