Vendas da Tesla na Europa afundam para valores mínimos dos últimos 4 anos
A Tesla passa por um período muito complicado. As posições extremas do seu líder e a associação a Donald Trump têm levado a uma opinião negativa e a ataques a stands e carros da marca. Associado a isso estão as vendas, que agora atingiram valores nunca pensados. Na Europa atingiram mínimos dos últimos 4 anos.
As vendas da Tesla em França e na Suécia caíram pelo terceiro mês consecutivo em março. Isto contribuiu para os números de vendas mais baixos do primeiro trimestre nos dois países desde 2021 para a marca de carros elétricos de Elon Musk.
Os registos de março da Tesla caíram 37% em França, para 3.157, num mercado em queda de 15%, de acordo com a associação industrial francesa Plateforme Automobile. Na Suécia, as vendas da Tesla caíram 64%, para o 911, segundo dados de registo da Mobility Sweden. As vendas da Tesla caíram noutros mercados europeus. Na Dinamarca, os registos caíram 66%. Na Noruega, as vendas caíram 1%.
Vendas da Tesla em março aumentaram em Itália, Espanha e Portugal
Espanha e Portugal contrariaram a tendência, ajudados pela maior procura de veículos eletrificados, incluindo carros totalmente elétricos, como os modelos Tesla, e híbridos. Em Espanha, as vendas da Tesla aumentaram 34% em março, embora as vendas da empresa durante o primeiro trimestre tenham caído 12%. Em Portugal, os registos da Tesla subiram 2%, mas caíram 26% no trimestre.
A Tesla também teve um bom mês de março em Itália, com registos 51% superiores, mas 6,8% inferiores no trimestre. As vendas trimestrais caíram 41% em França, 55% na Suécia, 13% na Noruega, 56% na Dinamarca e 50% nos Países Baixos. A quota de mercado da Tesla em França caiu para 1,63% no primeiro trimestre. Perdeu terreno para a BYD e outros fabricantes chineses, cuja quota de mercado total subiu para 3,19%.
O futuro da marca e a concorrência
Os analistas esperam que os dados de outros mercados europeus desta semana forneçam mais pistas sobre os números de entrega global do primeiro trimestre do grupo e o sentimento dos consumidores em relação à marca. As candidaturas para os principais mercados europeus, incluindo a Alemanha e o Reino Unido, serão divulgadas no final desta semana.
Atualmente, a Tesla enfrenta uma série de desafios na Europa. Tem uma linha menor e mais antiga, enquanto os fabricantes de automóveis tradicionais e as marcas chinesas lançam novos modelos elétricos, geralmente mais baratos. Os fabricantes de automóveis da Europa tentam capitalizar o declínio da Tesla com vários modelos mais baratos, incluindo o R5 E-Tech da Renault de 25.000 euros e o citadino Citroen e-C3 da Stellantis de 23.300 euros.






















doubletap é uma referência mais conhecida em zombieland, mas só falta essa execução para arrumar esse assunto, finalmente, depois vão só faltar os outros
A tesla que não se preocupe. Para o ano vai ser pior
Já se sabia que isto iria acontecer aliás antigamente competia com 0 marcas pois ninguém na Europa vendia eléctricos, agora todas as marcas vendem eléctricos.
E para não falar nos chineses eléctricos que chegaram em força por isso acredito que a Tesla ainda va sofrer mais um pouco até estabilizar.
A BYD é o exemplo como se consegue mais com menos, mesmo a nível de tecnologias eles está sempre a inovar.
É normal, a concorrência aumentou a Tesla est´
a a pagar talvez pelo próprio politica da marca manter o carro por vários anos sem alterações.
A ideia que tenho é os Tesla são para um mercado do pessoal mais novo, que dá muita importância a parte tecnológica da marca, o pessoal mais velho dá mais importância a qualidade de construção e conforto, o que estou a dizer não é fundamentado em nada a não ser a minha interpretação do que vejo.
Mas o carro foi agora renovado e a qualidade de construção foi a maior melhoria, juntamente com refinação da eficiencia.
Acima de tudo a vantagem da BYD é ter carros num segmento mais baixo, com preços mais em conta pois são mais pequenos e baratos.
@Rui, foi agora renovado mas a quanto tempo não era?
Não é à toa que as marcas fazem renovações estéticas de 2 em 2 anos, digo eu, para aumentar a procura, como sabes há pessoas que gostão de ter sempre o modelo mais atualizado.
Em relação BYD para o meu gosto pessoal os carros são feios, mas é apenas o meu gosto pessoal ou a falta dele. 🙂 🙂
PS @Rui estamos apenas a conversar e por isso a pergunta que te fiz da renovação é legitima e não provocadora.
as marcas fazerem renovações estéticas de 2 em dois anos tem a ver com a indução do consumo, uma espécie de obsolescência programada que tem como objetivo induzir a compra de um novo veículo quando tal seria absolutamente desnecessário
esteve cerca de 4 anos no mercado sem mudanças significativas, isso está em linha com outras marcas, mas houve mudanças no carro desde então, novos sensores, bomba de calor melhorada, aumentos de autonomia inclusive e versões diferentes de motorizações.
O model 3 vendido em 2019 e 2023 não eram o mesmo carro de todo.
E nem estou a falar de melhorias a nivel de software que isso é muito visivel para os donos, mas passa ao lado quem está de fora.
@MLopes, por isso mesmo é que referi a politica da Tesla em manter os carros por mais tempo sem mudanças, e por isso as vendas estarem mais baixas, se reparares há por aqui muitas opiniões agora com os novos modelos a serem lançados a coisa pode dar a volta.
Mas consegues algum carro melhor que o Tesla pelo mesmo preço? Talvez a BYD….talvez!
Não pondo em causa o que dizes mas o melhor é relativo.
Eu pessoalmente partilho da tua opinião, acho que o Tesla em relação ao preço é uma boa compra, mas por algum motivo as vendas estão a descer, não acredito que seja só pelas “tontarias” do Musk.
Concorrência, coisa que não tinha.
Se fosse o melhor negócio aos olhos de todos os compradores, a concorrência não impediria que Tesla continuasse com as boas vendas…
Os carros são compras emotivas para 90% do mercado, a maioria da malta compra algo porque gostou, não porque fazia sentido…
Com a fama que a Tesla angariou acho que mais facilmente beneficiava dessa emotividade do que as marcas concorrentes…
no ano passado já tudo isso era verdade e os números da tesla não foram maus por isso parece que há aí um fator novo que se está a ignorar 😉
Dentro de dias sabe-se os números de março de outros países como a Alemanha, mas não há motivos para serem diferentes dos dois primeiros meses.
Hoje é o “dia da libertação”, em que Trump vai anunciar mais taxas alfandegárias e provavelmente confirmar as já anunciadas, para entrar em vigor amanhã, de 25% sobre os automóveis importados – e componentes (exceto se fabricadas no México e no Canadá, adiadas para maio), a juntar às de 25% sobre o aço e o alumínio.
Isto afeta sobretudo as marcas alemãs, como a VW, com fábricas de montagem no México que exportam para os EUA. No fabrico na UE para exportar para os EUA são mais afetadas as marcas do Reino Unido.
Alguns números da ACEA de 2024:
– Mais de 20% das exportações de veículos da UE vai para os EUA
– 9% das exportações de veículos dos EUA vão para a UE
– Quase 15% das exportações de carros fabricados na UE para os EUA eram BEV
– Os fabricantes europeus exportam entre 50% e 60% dos veículos que fabricam nos EUA
Trump está convencido que resolve tudo com taxas aduaneiras, como seja, para as evitar os fabricantes vão construir fábricas nos EUA e criar emprego. Mas a decisão de investimento de uma fábrica destas demora anos, não tem efeito imediato. O efeito imediato é a subida do preço a pagar pelos consumidores, com que diz não estar preocupado. Vai criar a maior das confusões, prejudicando a economia da Europa e a dos EUA.
Quando em 25 de fevereiro de 2025 escrevi que “Pelos vistos o Elon Musk não é assim tão bom gestor como parecia…” e “…Quando os acionistas se fartarem, correm com ele da Tesla e da SpaceX, como correram com o Bill Gates da Microsoft e com o Steve Jobs da Apple.” vários disseram que era inveja e blá, blá, blá.
O relógio está a contar… tic, tac, tic, tac
a vida do @JL dave andar a absorvê-lo muito mais do que o normal, já nem comenta artigos sobres a tesla 😉
Comento estes tal como outros.
Já agora, aquilo que eu previ aconteceu mesmo, as vendas em Portugal aumentaram em Março 2025.
Ainda me lembro quando a conversa da Tesla era não fazer concorrência e sim mudar o paradigma e incentivar as marcas a produzir elétricos, agora estão à rasca? não percebo
A Tesla era o rei com um só olho quando todos eram cegos… só que agora há menos cegos…
A Tesla foi pioneira em várias coisas, não tinha quase concorrência, e era a marca mais moderna.
Agora existe mais opções a preços mais acessíveis ponto.
Mas quais cegos ou meio cegos, a Tesla antes de aparecer a xiaomi e BYD e etcs, era o melhor carro elétrico que poderias comprar ponto.
Deixem de ser haters meu, msm que não gostem do Elon, o homem já fez coisas más, mas também já fez coisas muito boas e todos temos que reconhecer o bem e o mal.
Ninguém é perfeito, nem o Trump nem o Elon, e de todo que concordo com tudo o que eles falam/dizem mas jesus vocês é só dar hate.
Quem te disse que é hate, eu reconheço que a relação preço/qualidade da Tesla é boa, mas para muitos de vós não se trata de reconhecer isso. Para muitos de vós não é admissível criticar a Tesla, nem aceitam/percebem que exista quem goste/ prefira outras marcas. Vejo tanto ou mais fanatismo nos lovers como nos haters.
Então explica lá porque era rei com um só olho quando todos eram cegos?
Que queres dizer com isso?
Fácil, na minha opinião claro, a Tesla teve a virtude de fazer uns CARROS, que não considero nada de especial, a vários níveis, numa altura em que não havia nada de jeito (uns leaf e zoe, talvez). Misturando esses carros com um marketing muito favorável criou a imagem de que era a MARCA, e na altura era mesmo. Quando as outras marcas se capacitaram, tarde, muito tarde, que tinham que apostar nos EV’s a coisa demorou, mas aos poucos estão a entrar… já não são cegos, abriram pelo menos um olho.
A tesla nunca fez marking.
Portanto as outras marcas também não eram nada de jeito até apostarem em eléctricos ?
Nenhuma tem de apostar em eléctricos, é uma opção de cada uma, se foram por aí é porque eles próprios decidiram que era a melhor alternativa.
Se não fosse a Tesla não estaríamos nem de perto com o nível de elétricos que temos neste momento por isso agradeçam e deixem-se de tretas.
Certo, um EV é só motores eléctricos e software, até parece que a Tesla inventou todo o carro.
Mas isto vai mudando consoante interessa, há 1 ou 2 anos atrás só se falava na condução autónoma dos Tesla, mas nos últimos tempos… tiveram que passar a conversa para a eficiência dos motores e baterias…
Porquê estar sempre a falar de algo que não é legal ?
Talvez já há mais de um ano disse-te que não voltava a comentar qualquer post teu, por isso, isto não é um comentário ao teu post, mas apenas um lembrete de que não te adianta perderes tempo a comentar os meus posts.
Afinal tudo o que diz não vale nada, já que nem para si consegue cumprir as promessas que faz.
E não vale a pena dramatizar com ” já há mais de um ano disse-te”, até porque nem 3 meses se passaram.
Ou seja, tanta palavra para dizer que não tem resposta.
Não tenho elétrico mas se tivesse a eficiência dos motores e baterias seria mais importante que a condução autónoma. Por isso dar mais importância a esse facto para a maioria das pessoas é mais útil. Quando á questão da condução autónoma também acho que alguém pensou que aquilo seria mais rápido do que realmente foi. Parece até a força aérea dos EUA com os seus caças avançados
Os Teslas desvalorizam 20% por ano! Quem comprou novo…estudasse!
Então não era 80% em 2 anos ? já baixou ?
Ainda assim onde estão com essa desvalorização ?
20% por ano. Isso quer dizer que só com de 5 anos são dados. Vou já buscar 1. Só por curiosidade onde estão ao fim de 5 anos quando já nada valem?
Olha a matemática… perde (ou perderia se fosse verdade) 20% do valor anterior, não do valor inicial… por exemplo, para preço novo de 40k tinhas 40k ->32k ->25.6k ->20.5k ->16.4k ->13.1k
Como vês não deu zero…
A matemática do secalharya também não é muito boa, primeiro eram 80% em 2 anos, agora já baixou…
Percebo o seu ponto. No Reino Unido, um aspecto negativo é o custo elevado dos seguros para carros elétricos, especialmente quando comparados com outros veículos elétricos da mesma categoria. Suponho que isso esteja relacionado com o custo das reparações. Por exemplo, o seguro de um BMW ou Mercedes electrico equivalente pode custar metade do de um Tesla.
Os seguros por lá são caros, ainda me lembro no Top Gear um deles tinha os Escort RS e pagava 7 mil libras de seguro, dasss
Tinha taxa de arregassativo.
Se o Elon Musk sair da casa Branca. Vão ver como daqui a uns. Meses voltam a subir