Vendas da Tesla estão finalmente a aumentar, mas ainda a um ritmo muito lento
O desempenho da Tesla na maioria dos mercados tem estado abaixo do esperado. A marca tem diminuído as suas vendas e perdido posição de destaque em muitos mercados. Os mais recentes resultados trimestrais foram revelados e, depois de dois trimestres menos positivos, as vendas da Tesla aumentam finalmente, mas ainda a um ritmo muito lento.
Vendas da Tesla estão a aumentar
Depois de dois trimestres consecutivos de queda, as vendas de veículos da Tesla estão finalmente em alta. A marca revelou ter produzido 469.796 veículos durante este período que terminou em setembro, um aumento de 9,1% face ao terceiro trimestre de 2023. Revelou ainda que entregou a clientes 462.890 carros elétricos durante o terceiro trimestre de 2024, um salto de 6,3% face ao terceiro trimestre de 2023.
Estes dados foram também uma melhoria medida relativamente aos números do trimestre anterior. A produção aumentou 14,4%, em comparação com o segundo trimestre de 2024. Ao mesmo tempo, as entregas aumentaram 5,8%. A Tesla fabrica e vende mais carros elétricos do que no início deste ano.
A Cybertruck pode estar a ajudar neste cenário, mas a Tesla não divulga os números de vendas da sua pickup elétrica que tantos atrai. Na maioria da sua produção e entrega estão ainda os Model 3 e Y, com 443.668 unidades produzidas e 439.975 vendidas no terceiro trimestre. O resto, incluindo o Model S, X, Cybertruck e Tesla Semi, estão agrupados na categoria “outros modelos”.
Produção | Entregas | |
Model 3/Y | 443.668 | 439.975 |
Outros modelos | 26.128 | 22.915 |
Total | 469.796 | 462.890 |
Ainda cresce a um ritmo muito lento
Esta mudança de cenário não significa que a empresa não tenha desafios pela frente. As vendas globais de carros elétricos continuam a crescer mais lentamente do que há vários anos, com os clientes a migrarem principalmente para veículos híbridos. A Tesla, que apenas fabrica carros puramente elétricos, pode estar em alguma desvantagem em comparação com outros fabricantes.
A empresa enfrenta também uma concorrência crescente, contra empresas como a BYD, Geely e outras. Estas têm registado números recorde de vendas de carros elétricos. Por não divulgar números detalhados, fica impossível identificar e comparar o desempenho da marca face à concorrência com maior detalhe.
A Tesla divulgará os seus resultados detalhados do terceiro trimestre a 23 de outubro. Antes disso, no dia 10 de outubro, a empresa irá revelar o seu muito esperado robotáxi, onde Elon Musk irá fazer a sua grande aposta para o futuro da marca, em novas áreas, cada vez mais interessantes.
Será que é desta que entendem que as contas da Tesla é a cada final de trimestre ?
Assim é mais fácil para a Tesla fazer trafulhice.
Então porquê ?
Porque este pessoal nao deve saber fazer contas. Imagina a confusao que deve fazer a este pessoal somar os valores de cada trimestre.
É verdade.
Há uns anos não eram ninguém e todos os dias estavam na falência, agora entregam meio milhão de carros em 3 meses e está fraquinho ahahah como a banda muda
Entretanto a Toyota tem 7 meses de quebras nas vendas, mas não é considerado tendência…
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/toyota-global-output-falls-7th-straight-month-august-2024-09-27/
(E agora caiu 20% em Setembro só nos EUA).
https://www.msn.com/en-us/money/news/toyota-motor-reports-u-s-september-sales-down-20-3-to-162-595-vehicles/ar-AA1rATTO
#VaiTudoFicaBem
O PTO precisa de ver este post.
Para quê?
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/toyota-delay-us-ev-production-2026-amid-slowing-sales-nikkei-reports-2024-10-02/
Está tudo bem…
Pelo que disse em baixo.
Sinceramente, já nem vale a pena responder diretamente pois os sinais estão bem à vista.
https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-nacional-janeiro-setembro-2024-fonte-energia/
Alguém consegue explicar como é que uma empresa falid ainda pode vender?
Falida todas as semanas eu nunca na minha vida vi uma empresa falir tantas vezes e olha que a TAP dá luta, quem me dera ter uma presa tão falida que vendesse meio milhão de carros em 3 meses
Quando as torradeiras da Tesla chegarem ao nível de vendas abaixo, então falamos. Para já são mesmo muito fraquinhos, meio milhão em 3 meses são migalhas, à beira dos principais construtores mundiais. O Musk tem MUITO que palmilhar para chegar sequer a beliscar estas marcas.
– “A fabricante de automóveis Toyota Motor anunciou que vendeu 11,23 milhões de veículos em 2023, um novo recorde anual, mantendo a liderança mundial de vendas, pelo quarto ano consecutivo. A produção global do grupo japonês também aumentou 8,6%, para um recorde de 11,52 milhões de veículos.”
– “A rival alemã Volkswagen vendeu 9,24 milhões de veículos no ano passado (mais 12%), enquanto a sul-coreana Hyundai-Kia manteve o terceiro lugar, com 7,3 milhões de unidades vendidas em 2023 (mais 6,7%).”
A Tesla não tem torradeiras, só a a Toyota e outras.
Então mas agora já vão buscar os números de 2023 ? Porque não fala da performance da Toyota neste momento ?
Esses sim, com muitas torradeiras ambulantes.
Os Teslas ardem bem! Que torradeiras!
Tipo os Maserati ? e os diesel em Portugal ? parece que não.
Tendêncioso ir buscar números de 2023 quando este anos a Toyota teve uma quebra enorme nas vendas mas não deixa de ser curioso que os numero mudam de figura consoante o ponto de vista.
A Tesla este anos vai a caminho dos 2 milhões de carros vendidos em comparação com 11 9 e 7. Eu acho óptimo a Tesla só tem 6 modelos contando com o Semi e cybetruck todos eles bem acima dos 40 mil € e todos eles eléctricos sem mais nenhuma opção, e mesmo assim estão em 2 milhões a subir a cada ano que passa a comparar com os 9 da Vw que é uma marca histórica com mais 20 modelos de todas as maneiras e feitios com o mais baixo a começar nos 20k eu diria que ou a tesla está a vender muito ou a VW está a vender pouco.
e não é VW é VW group, logo estamos a falar de mais de 50 modelos…
Ai queres 2024? Cá vai.
A Tesla ainda tem de “comer muita broa” para chegar sequer ao top 10. Até a BYD vendeu mais. 😀 😀 😀
“The Global Auto Brands Ranking
Sourcing local Minister of Transportation or deputy agencies, we collect new light vehicles registrations, country by country, brand by brand, in 159 markets worldwide. Extracting data for our Global Auto Database we are able to report on this ranking as several others.
Considering cumulative data up to August 2024, the Japanese Toyota was still the best selling brand and has been for the past 10 years, with 5,99 million vehicles, a 0.4% year-on-year growth.
Volkswagen, in 2nd position, held 5.9% of the global market, having sold 3,22 million vehicles (+1.8%).
In third place Honda -up 2 spots- with 2,47 million units sold and a 2% year-on-year growth.
In fourth place Ford sold 2,46 million vehicles (-0.1%), followed by Hyundai with 2,42 million sales (-2.6%), Chevrolet at 2,09 million (+1.6%), Nissan with 2,08 million (+2.5%), BYD -up 1 spot- with 1,99 million units sold (+24%). BYD is an EV specialist still selling ICE vehicles (representing over the half of company sales). In 2019 BYD ranking was the 49th in the world!
In 9th place ranked Kia -down 1 spot- with 1,89 million sales (-3.2%). Closing the top 10, in 10th place, BMW -up 1 spot- reported 1,51 million new registrations (+6.7%). “
Portanto a Toyota está para dar um grande trambulhão no final do ano, no final do mês 8 pouco mais que passou metade das vendas do ano passado.
De certeza que falta ali a Lexus, a Daihatsu e a Hino.
Ah, agora já temos de arranjar mais marcas para ver se não vai tanto.
São marcas Toyota com targets definidos.
Também podemos considerar então os satélites e foguetes da spacex ?
Sim junta tudo Auto Europa japonas junta tudo e depois compara com umas marca recente com 6 modelos no mercado 2 deles nem na Europa estão todos a começar acima dos 40 mil euros só para os números da Tesla parecerem pequeninos porque vocês já perceberam que comparação justa estão bem lixados.
Ps: A comparação justa é tirar os 6 modelos mais vendidos de cada marca acima de 40k porque comparar um renault clio ou um vw polo tenham paciência se a Vw não vendesse mais estavam muita mal
@Yamahia
Estás certo. As vendas por fabricante englobam todas as viaturas desse fabricante. No caso da Toyota a contabilização diz respeito à Toyota Motors, que inclui a Lexus, Daihatsu e Hino.
Andas-te andas-te e conseguiste dar-me ainda mais razão primeiro números bem abaixo do que tu tinhas dito do ano passado, 2º a Yesla este ano deve ficar bem próximo dos 2 milhões que é a par da maioria do top10 e é uma marca que tem 6 modelos contra marcas com mais de 20 modelos e com carros a começar nos 20k enquanto o Tesla mais barato começa nos 40k portanto não sei onde quiseste chegar cada vez te enterras mais.
Já agora porque não vês isso por carros é que o model Y continua a ser dos mais vendidos apenas atrás de carros de gama baixa como clios e 208
Chama-se “transição” por algum motivo…
É que ninguém no seu perfeito juízo diz que um fabricante – qualquer que ele seja – que começasse logo a produzir 10 Milhões de vendas por ano.
Era ridículo o brutal investimento em fabricas para ter essa capacidade de produção em tão pouco tempo e mesmo as maiores construtoras do mundo possuem essas produções porque foram ampliando o seu imobilizado ao longo de várias décadas… e alguns já o acumulam fazem séculos como a Ford.
Agora olhar para a BYD ou Tesla que chegaram ao mercado em 2003/04 e em duas décadas consegue atingir produções de 2 milhões de unidades cada – e ainda para mais num mercado estabelecido e muito concorrencial – e não dão sinais sequer de parar, é de se lhe tirar o chapéu.
Aliás a Toyota só em 1975 é que passou a barreira do 1 milhão de veículos produzidos anualmente e ligeiros de passageiros precisou de mais uma década. E mesmo se tivermos em consideração a componente tecnológica na produção de veículos vemos que a Toyota só atingiu 2 milhões de unidades por ano em… 2002. Quase 65 anos após a sua fundação.
https://www.toyota-global.com/company/history_of_toyota/75years/data/automotive_business/sales/sales_volume/overseas/index.html
Quanto mais se olha para o que estas novas empresas fizeram e a forma como entraram no mercado mais brilhante a abordagem se torna e esse brilhantismo contrasta com a passividade e laxismo de empresas como a Ford, Toyota, GE ou VW que não conseguiram acompanhar as alterações de mercado ignorando ou passando-lhes ao lado e agora o resultado está à vista.
“Agora olhar para a BYD ou Tesla que chegaram ao mercado em 2003/04 e em duas décadas consegue atingir produções de 2 milhões de unidades cada”
Onde é que a Tesla atingiu os 2 milhões?!
Qt à BYD, já viste este filme?:
https://youtu.be/mqTYDPIupuA?si=sTYgQ6ZWk1m3A2D7
Tipo os BMW e Audi que foram abandonados nos EUA ?
Ou temos de tirar esses números das vendas ?
Eu não contestei que a Toyota teve uma quebra este ano, apenas te forneci o que pediste: números de 2024. E esses números dão razão ao que escrevi no meu post inicial, que foi, resumindo, que quando as torradeiras da Tesla chegarem ao nível de vendas da Toyota e da VW, então falamos.
Para já são mesmo muito fraquinhas, nem aparecem no “mapa” do Top 10. Até os chinocas da BYD venderam mais que a Tesla este ano e olha que no ano passado estavam no 49º lugar em vendas.
Muita broa, a Tesla tem de comer muita broa para lá chegar, isto se alguma vez lá chegar. 😀 😀
Mas a Tesla não tem torradeiras, só a Toyota, como faz isso ? A Tesla vai vender carros a combustão ?
PTO
Não vale a pena já percebi que é uma questão limitação continuas a comparar o incomparável e dar razão a mim, uma marca nas condições da tesla estar em 49º e ter um dos carros mais vendidos é simplesmente incrivel.
O que tu estás a dizer é como se eu tivesse uma marca de carros que tem 1 modelo que começa nos 80 mil € e de repente era o 20º carro mais vendido e vendia 1 milhão de unidades e tu dizes isso como se fosse mau porque a vw vende bem mais ahahahah mas pronto fica lá com a tua
Se já estamos no ponto em que a tesla com 4 modelos na europa estamos a compara-la com a Vw e a Toyota é porque estão mesmo muito muito bem
@Filipe
Nem ler português sabes. Onde é que eu disse que a Tesla estava em 49º no ano passado? Vai lá ler outra vez e verás como a BYD papou a Tesla de um ano para o outro. E sem vaselina, 😀 😀
E para que fiques esclarecido, quem comparou a Tesla com a Toyota foi o Realista, na resposta que deu ao Nuno, logo no inicio dos comentários à notícia. Foi ele que meteu a Toyota na discussão. Eu limitei-me a dar seguimento.
Tens de prestar mais atenção, estás nervoso e depois nem percebes quem disse o quê. 😀 😀 😀
Não estou a dizer que foste tu estou a dizer que numa discussão do pplware estamos a comparar a Tesla à Vw e à toyota portanto se já está neste ponto acho que estão muito bem.
Eu gosto a BYD portanto se a quiseres trazer ao barulho por mim tudo bem sim vai papar tudo e todos carros mais baratos espero que arrase os europeus todos que andam a gozar com o ze povinho à anos e a BYD ainda tem híbridos, secalhar vão sofrer agora com as taxas mas vamos ver por mim quem trouxer carros mais baratos é sempre bem vindo
@Filipe, penso q os híbridos não vão “sofrer” com a taxa.
Toyota nos EUA, só no mês de Setembro caiu 21% nas vendas.
Portanto não falta muito para vermos um cantar diferente vindo da Toyota….
https://www.carscoops.com/2024/10/toyota-sales-plunge-21-in-september-marking-fourth-straight-month-of-decline/
E estatisticas de venda de modelos VE, tens? Provavelmente a Toyota também é lider de mercado.
Por isso mesmo é que a Tesla ou as marcas chinesas de EV não são concorrentes ás marcas europeias. Se vendem menos é para ignorar
@Toni
Não é verdade. Tanto são concorrentes que até impuseram taxas às marcas chinesas.
A Tesla é um pequeno fabricante, mas os grandes fabricantes não podem ficar a dormir.
@JL venho pedir a tua ajuda ..
Estou nos Açores e aconteceu isto:
https://acores.rtp.pt/local/eda-apela-aos-consumidores-de-sao-miguel-moderacao-no-gasto-de-energia-eletrica/
Malvados dos carros elétricos. E logo grupos a fuel que só deitam perfume cá para fora.
+1 Ser Lideres mundiais dos veiculos electricos dá nisso. Encheram a ilha com milhares de VE agora não tem electricidade.
Se fossem uma ilha sem VE podiam fazer o que outras ilhas fazem. Como esta https://pplware.sapo.pt/motores/142-anos-depois-reino-unido-encerra-oficialmente-a-sua-ultima-central-eletrica-a-carvao. Reino Unido como não tem VE até se podem dar ao luxo de encerrar centrais electricas
“e apela à moderação do consumo principalmente entre as 9h00 e as 21h00.”
Geralmente que tem carro elétrico carrega no horário contrário, das 21 às 9h…
Então nos Açores há muitos ve ? Então é melhor aqui no continente reduzirmos os gastos por eles ?
Portanto comece por sua casa, já que está tão preocupado.
Loool
a cena é que não há, quando lá tive de férias a ultima vez fui ver o preço em postos publicos e era arrepiante, depois fui ver o preço kwh nos açores e não era melhor que no continente.
Para alem disso solar é menos rentavel por haver menos sol em média.
Para dificultar ainda mais os EV, o preço da gasolina e diesel é significativamente mais barato.
O eletrico é mais rentavel, mais demora mais tempo a ser totado, pois a malta lá faz poucos km tipicamente.
Mas têm algo a favor, não se podem queixar da autonomia.
Nos acores podiam apostar mais na energia Geotérmica. Limpa, barata e completamente autonomos em termos energéticos
Portanto podem carregar os carros das 21h às 9h como se não houvesse amanhã.
As pessoas têm vida.
Quem tem EV tem muito tempo para perder.
+1 há quem passe 24h por dia fora de casa.
E sempre a conduzir, nem param para comer.
Têm muito menos tempo a perder, já que carregam quando usam o tempo para outras coisas.
Porque não se perder tempo a trocar o óleo a cada 15.000km, não se perde tempo se o carro entra em regeneração do filtro de partículas, não se perde tempo a deixar o carro ligado quando chegam ao destino para deixar arrefecer o turbo, não se perde tempo de manhã a andar devagar de manhã porque o carro não aqueceu, não se perde tempo a ir de próposito a uma bomba….
LoL
Sem dois grupos da central do caldeirão bem que podem começar a soprar para as ventoinhas para produzir energia.
E logo a central do caldeirão que consome fuel óleo pesado…. Malvados dos Açoreanos sempre a serem inimigos do ambiente.
Até dessa forma conseguem ter menos emissões.
A maioria não tem condições para carregar em casa, logo têm que carregar durante o dia nos públicos ou no local de trabalho, se autorizados a isso.
Então porquê? Mostre lá esses números?
Nos Açores e Madeira mora tudo em prédios velhos ? É isso ?
Loooooool
Da última vez que estive em S. Miguel só me lembro de me sentir pequeno no meio de tanto arranha céus…
E eu fiquei alojado no hotel do casino.
Yá deixam a janela aberta para passar o cabo até ao carro. Isto se a instalação aguentar as horas necessárias para carregar o elektro.
Sim, claro.
O que mais se nota em S. Miguel são os arranha-céus.
Sentia-me mais seguro abrir a janela do alto de um apartamento num arranha-céus. Pelo menos podia dormir mais sossegado. Seria mais difícil o acesso a eventuais intrusos.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbE5rCQmNU9-P_WQMA
Em que ilha isso fica ?
Ilha super lotada, milhares de pessoas a viver em predios sem garagens, a juntar a isso milhares de VE nas ruas a é claro que se acaba a electricidade. Seria impossivel isso não acontecer. A unica solucao é retirar pelo menos 500.000 elektros das estradas de Sao miguel
O que é que essa noticia terá a ver com o carregamento de EVs ?!
Enfim…
Fácil de compreender tudo de mau que acontece é culpa dos EV
Falta de energia? culpa dos EV
Acidentes? culpa dos EV
Incendios? culpa dos EV
Poluicao? culpa dos EV
Falta de estacionamento? culpa dos EV
Filas de Transito? culpa dos EV
Aumento de energias Renovaveis? culpa dos EV
Sem EV nada destas coisas existiam.
Existem mais, os especialistas na área conseguem explicar melhor
Mesmo.
Sem infraestrutura de carregamento é mais difícil vender os carros.
Pelo menos era o que diziam os padres elektros.
Agora que há infraestrutura a desculpa é que a infraestrutura carrega devagar. E não se vendem mais elektros por causa disso.Até a Ionity já carrega devagar.
Nunca estão satisfeitos estes padres.
Já agora convinha ler a noticia porra o período de pior cenário é entre as 9 e as 21 que são as horas em que se carregam menos VE
Resumindo e baralhando:
-Precisam vender 710.000 carros no Q4 para atingirem a meta dos 2 milhões traçada para 2024.
A decrescer desta forma tb não vai conseguir o objectivo traçado para 2030 que é vender 20 milhões de carros por ano.
Decrescer? No minimo dos minimos mantêm o resultado do ano passado que foi 1.8 milhões
Ele não sabe o que significa reducão do crescimento. Julga que é vender menos
E é vender menos, é vender menos que no período homólogo anterior.
Basta saber um pouco de estatistica, se o crescimento pode baixar mas é positivo nunca pode vender menos.
Se algo num período homólogo tiver um crescimento de +10% das vendas, e neste período tiver um crescimento de +5% houve uma reducão de crescimento.
Em numeros
P1 – 100 unidades
P2 – 110 unidades (+10%)
P3 – 116unidades (+5%)
Vendi mais 5% que no período homólogo anterior, não vendi menos simplesmente houve reducão do crescimento em relacao ao crescimento de 10%.
Onde é que P3 vendeu menos que em P2???
Porra PTO tu hoje estás imparável custa assim tanto pensar durante 2 segundos antes de responder?
Então o crescimento diminuir significa vender menos, possa eu até gostava de estar do teu lado mas assim fica dificil.
Então se o meu puto num ano crescer 10cm e no ano a seguir só crescer 7 o crescimento abrandou mas o cabrão do puto não ficou mais pequeno
A estatística lida com a probabilidade de um acontecimento ocorrer.
Isto é matemática básica…
Para atingirem a estagnacao , 1.8 milhões de veículos, terão que vender meio milhão no Q4.
Penso que nc atingirem essa fasquia. Seria realmente um feito altamente suspeito e revelador de channel stuffing.
Vamos aguardar para ver.
Portanto neste Q3 venderam 462 se vendessem mais 38 seria estranho ? What?
Seria estranho se tivessem vendido 3 unidade no Q3 isso sim seria estranho venderem meio milhão no Q4.
Já agora no Q4 de 2023 venderam 484,507 seria realmente bastante suspeito atingirem 500 um ano depois caso até para a NASA investigar porque é mesmo muito estranho.
E já agora channel stuffing no negocio de carros nem faz sentido, sabes o espaço que ocupa um carro já olhas te bem para os stand da Tesla os poucos que tem?
Ps: É normal das marcas venderem mais no Q4 porque à sempre um esforço para cumprir objectivos portanto de um modo geral a melhor altura para comprar carros é no Q4 que é onde costuma haver mais promoções vá levas esta de borla de alguém que trabalhou na caetano do prio velho durante 10 anos
“sabes o espaço que ocupa um carro já olhas te bem para os stand da Tesla os poucos que tem?”
A Tesla não guarda esses carros nos stands, como é óbvio.
A Tesla guarda-os em fábricas abandonadas e parques de estacionamento, vias publicas e mesmo em terrenos baldios. Tudo serve.
Sim a Tesla tem dezenas de fábricas antigas abandonadas ( fecharam todas quando faliu). Cabem umas centenas de milhares de carros. Basta passar por lá e ver.
@Yamahia tipo a Audi e VW e Toyota como estão neste video ?
Ah espere, este é famoso local onde diziam que estavam 10 mil electricos abandonados novos, o que é uma mentira.
https://youtu.be/uD8qqEx4G18?t=400