Vendas da Tesla estão a cair a pique na Europa! Quais são as razões?
A Europa passa por momentos estranhos. Da política à economia e às vendas de automóveis, está longe de ser otimista e, sem dúvida, o maior interveniente no jogo dos veículos elétricos está a ter um ano difícil. As vendas da Tesla estão a cair a pique na Europa e estas são as razões.
Onze meses em 2024, a Tesla registou uma diminuição de dois dígitos nos registos, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), que divulgou números oficiais de novembro. A Tesla ainda é o maior fabricante de veículos elétricos na Europa e nos Estados Unidos, mas o seu domínio está a enfraquecer deste lado do Atlântico.
No mês passado, a Tesla registou uma diminuição de 40,9% nos registos na União Europeia face ao mesmo mês do ano passado. O número de registos passou de 31.810 em novembro de 2023 para 18.786 no mês passado, marcando uma queda na quota de mercado de 3,6% para 2,2%. No acumulado do ano, a Tesla teve 211.405 registos na UE, menos 15,2% do que as 249.265 unidades do ano passado.
A história é semelhante quando os membros da Associação Europeia de Comércio Livre e o Reino Unido são incluídos na mistura. Nestes mercados, os registos da Tesla desceram 28,4% em novembro, passando de 36.563 unidades no ano passado para 26.191 unidades este ano, o que fez com que a quota de mercado da construtora norte-americana descesse de 3,4% para 2,5%.
No acumulado do ano, os registos da Tesla na UE, EFTA e Reino Unido caíram 13,7%, de 327.635 unidades em 2023 para 282.692 unidades este ano. A quota de mercado diminuiu de 2,8% para 2,4%. Só na UE, que conta com 27 Estados-membros, a quota de mercado da Tesla caiu de 2,6% nos primeiros 11 meses do ano passado para 2,2% este ano.
As perdas da fabricante automóvel podem ser atribuídas a uma série de fatores, incluindo a atitude cada vez mais polémica do seu CEO, Elon Musk, e a diminuição dos incentivos governamentais. Alguns Estados europeus reduziram a quantidade de dinheiro oferecida para a compra de um novo elétrico, enquanto outros eliminaram os incentivos.
A queda significativa da Tesla nos registos europeus deixou em grande parte a indústria inalterada. Considerando o grande volume de automóveis elétricos vendidos pela Tesla, os registos no seu conjunto diminuíram apenas 1,4% na UE, EFTA e Reino Unido de janeiro a novembro e, na realidade, aumentaram 0,9% em novembro em comparação com o ano passado. Só na UE, os registos diminuíram 5,4% no acumulado do ano e 9,5% em novembro.
Comprar ou deixar de comprar um Tesla pelas atitudes de Musk, é uma idiotice. Já agora deixo de ir ao Pingo Doce porque não gosto do penteado do CEO.
Exatamente!
Não é uma questão de penteado. Leste/ouviste algum CEO de outra empresa dizer alguma coisa parecida sobre um país e o seu governo como diz Musk?
A última, sobre a Alemanha e as próximas eleições: “Só a AfD pode salvar a Alemanha”.
As reações dos políticos alemães:
– “Alice Weidel, a candidata do AfD a chanceler, acolheu com entusiasmo o apoio de Musk. “Sim! Tens toda a razão, @elonmusk! Por favor, veja a minha entrevista sobre o Presidente Trump, o legado socialista de Merkel, a destrutiva União Europeia Soviética e o declínio económico da Alemanha!”
– Dennis Radtke, membro do Parlamento Europeu da CDU, de centro-direita [e provavelmente o próximo chanceler], classificou os comentários de Musk como “irritantes e inaceitáveis”, acusando o bilionário de se ter intrometido nas eleições alemãs. Classificou ainda Musk como uma “ameaça à democracia” e criticou o X como uma plataforma de disseminação de desinformação.
– As repercussões no X: https://x.com/elonmusk/status/1869986946031988780
Enganei-me no candidato da CDU – é Friedrich Merz, que rejeita qualquer aproximação à AfD.
Já ouvi um CEO de uma famosa marca a dizer muitos disparates, e até a confirmar afirmações ditas pelo Elon Musk.
Que “Só a AfD pode salvar a Alemanha”, ou que “A guerra civil é inevitável” no Reino Unido por culpa de Keir Starmer, o primeiro-ministro?
Qual foi o CEO de outra famosa marca?
Falso, eu prefiro gastar o meu dinheiro de maneira inteligente.
Não é o que todos julgam fazer ?
Os eléctricos chineses são bem melhores que os Tesla.
Na tenologia das baterias sim, em tudo o resto tenho as minhas duvidas
ambos são chinesices, por isso não duvides
A Tesla tem sido abençoada na Europa… Não tem metade da oposição que outras marcas “estrangeiras” que conquistam cota de mercado às marcas ditas “europeias”… A opinião pública geral chama chinês a um BYD mas não chama “americano” a um Tesla…
deviam era chamar lixo aos dois
Não entendo porquê, é onde tem o mercado mais pequeno.
Já repararam que a maioria que compra Tesla não é para poupar em combustível nem por motivos ambientais?
Então é para quê?
Os Europeus e a Europa, gracas ás pancadas dos nossos desgovernantes perderam poder de compra, assim ficam-se pelas marcas chinesas.
E nao é só nos carros…
Pancadas ? Vejo outros continentes a fazer o mesmo e até melhor.
Juniper?
É porque são carros muito bons com 300 ou 600 CV de potencia (que é algo que todos nós necessitamos), muito confortáveis, livres de problemas, boas garantias, officinas atenciosas, etc…
Por acaso são isso tudo.
eu também não vou comer doces de natal
Está tudo farto daquele desenho de sapo!
Parabéns Sr. Pedro Simões, conseguiu o que queria, bastou-lhe meter Tesla no titulo e o artigo até poderia ser de batatas, que o pessoal ia logo começar a cascar na Tesla.
Meninos leiam o post todo sff, foi a industria elétrica toda, não foi só a Tesla… O Musk continua o mais rico do mundo, continua tudo igual para vosso desgosto.
Tem calma, quer dizer, quando a indústria toda estava a subir, tu dizias que era às costas da Tesla. E alguns até se espolinhavam se não fosse referido que era a Tesla quem deveria receber as medalhas desse impulso. E ai de quem não escrevesse o nome da Tesla. Nos grupos dedicados aos padres e seguidores da marca.. o infiel era exorcizado.
Agora que a coisa não está famosa, não convém dizer que a Tesla está mais fraca, que capta menos a atenção do cliente, que a marcas como a BYD, Renault, Mercedes, MG, BMW… já conseguem captar interesse outrora dedicado só à Tesla e que afinal a Tesla não é aquela coisa de condução autónoma que foi vendida no início. 🙂 E não, nós adoramos a Tesla, assim como toda a indústria automóvel, da Dacia, à Mercedes, passando pela Hyundai, BMW, Porsche, Citroën, Audi, VW, Toyota, Renault, Alfa Romeu, Honda, Alpine, Volvo, e muitos outros.
Portanto, esses argumento infantis (Musk continua o mais rico do mundo, continua tudo igual para vosso desgosto) servem para ti, para nós é igual ao litro. O importante é a informação ser devidamente explicada ao leitor e consumidor.
E não era??? ou achas que é com os ZOE ou eq-tron que a venda de EV’s subiu???
Então se gostam de todas as marcas porque não meteram simplesmente venda de ev’s caiu a pique? Porquê colocar especificamente TESLA????
Acho que entendeste perfeitamente que a do Musk continuar o mais rico do mundo não foi para ti mas se servir a carapuça 🙂
E calma digo eu, se vocês têm orgulho no tipo de jornalismo que fazem, é com vocês, eu como leitor sempre posso escolher ler ou não. Foi uma critica construtiva, algo que aqui é raro…
E só para finalizar, concordo 200% contigo que atualmente tens mais diversidade e concorrência com a Tesla e isso também influenciou bastante a baixa das vendas, agora acho extremamente pouco profissional estarem com este tipo de jornalismo click-bait, que é coisa que vocês não precisam! Sempre foram um site de referência no que toca á tecnologia, por isso não vejo razão para este tipo de situações.
Aaaa e agora não é a queda da Tesla que indicia a queda do mercado? Queres ver que são os ZOE ou os e-tron? 🙂 Contudo, estás enganado quanto ao arranque da necessidade dos elétricos.
Sabes que isso não é de todo para mim, até porque o facto de Musk ser o mais rico do mundo, não faz dele enquanto sujeito uma pessoa interessante ou até útil. Enquanto empresário e empreendedor, sim isso é revelador. Mas não faltam super ricos totalmente inúteis. Não te agarres ao dinheiro.
Quando ao orgulho na informação produzida, isso é claro. Temos o melhor público, os melhores leitores e por isso a informação tem de ser clara, direta e verdadeira. Mesmo que tu não gostes da verdade, mas são factos. E, contra factos 😉
A adoção de carros elétricos como parte das políticas para reduzir emissões é motivada principalmente por regulamentos internacionais e regionais, como os descritos abaixo:
1. Acordo de Paris (2015)
– Objetivo: Limitar o aquecimento global a menos de 2°C, com esforços para mantê-lo abaixo de 1,5°C.
– Impacto: Incentivou os países a criarem metas nacionais de redução de emissões (NDCs – Contribuições Nacionalmente Determinadas), muitas das quais incluíram a transição para veículos elétricos.
2. Legislação Europeia
– Regulamento de emissões de CO₂ para veículos ligeiros:
– Fixou limites cada vez mais rígidos para emissões médias de CO₂ por quilómetro nos carros novos vendidos.
– Meta para 2030: redução de 55% nas emissões médias de CO₂ em comparação com 2021.
– Proibição de venda de carros com motores de combustão interna novos a partir de 2035 (na maioria dos países da UE).
– Pacto Ecológico Europeu (“European Green Deal”): Promoveu a eletrificação do setor automóvel como parte da neutralidade carbónica até 2050.
3. Regulamentos nos EUA
– Clean Air Act (EPA): Estabeleceu normas de emissões que favoreceram a adoção de tecnologias mais limpas.
– California’s Advanced Clean Cars Program: Impulsionou a venda de veículos de emissão zero (ZEVs), obrigando fabricantes a aumentar a oferta de carros elétricos.
4. Políticas na China
– Programa NEV (New Energy Vehicles): Incentivos diretos para a produção e aquisição de veículos elétricos, incluindo subsídios e quotas obrigatórias para fabricantes.
– Meta: Ser neutra em carbono até 2060, com uma transição massiva para VE até 2035.
5. Outras iniciativas globais
– Aliança Global de Descarbonização de Transportes: Vários países se comprometeram a eliminar gradualmente veículos com motor de combustão interna.
– Metas de zero emissões em cidades: Muitas cidades, como Paris e Londres, implementaram zonas de emissões reduzidas, incentivando o uso de carros elétricos.
Estas leis e regulamentos incentivam a transição para VE através de incentivos fiscais, subsídios para compra, infraestruturas de carregamento e proibições futuras de combustíveis fósseis.
Boas festas 😉
será porque os carros são feios e foleiros?
eu não os acho minimamente interessante, para além de serem eléctricos, o que é que têm de mais apelativo?
não é mais bonito um bmw i5?
As pessoas compram carros só por serem bonitos ?
JL, ainda vais a tempo de vender o teu e perder 50% do valor. Daqui a uns meses perdes 90%.
Não está à venda, e continuo à espera que me diga onde posso comprar mais 2 com essa desvalorização.
Nada que não se estivesse á espera. Acabam os subsídios e não se vendem BEV.