Venda de carros elétricos continua em alta! Conheça as marcas preferidas em Portugal
As vendas de carros elétricos continuam em alta em Portugal e o último trimestre voltou a mostrar isso mesmo. Nos primeiros 3 meses de 2024, foram vendidos 5038 veículos elétricos. Acrescentando os valores das vendas dos veículos da categoria plug-in, então o valor atingiu as 8161 unidades. Estes são valores elevados e com um crescimento grande.
Em março, registaram-se 4100 veículos 100% elétricos novos, importaram-se 938 e o total foi de 5038 veículos 100% elétricos novos e importados em Portugal. A única variação a diminuir é a quantidade de veículos 100% elétricos importados, que ficou ligeiramente abaixo da marca do mês anterior.
No primeiro trimestre, já foram vendidos, em 2024, mais veículos 100% elétricos em Portugal do que durante todo o ano de 2020: 10.558 veículos 100% elétricos. Aqui enquadram-se modelos de todas as categorias de ligeiros e pesados, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. Adicionalmente, o primeiro trimestre de 2024, foi o melhor dos últimos 5 anos.
No domínio dos veículos ligeiros eletrificados, houve, de facto, uma diminuição da variação relativamente aos meses anteriores, com um aumento de apenas 10,06%. Ainda assim, as quotas mensais e anuais mantêm-se estáveis em torno do valor de 30%, representando um em três veículos vendidos eletrificado.
Em março de 2024, pelo quinto mês consecutivo, a Tesla é a marca mais vendida de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos e no total acumulado de 100% elétricos e híbridos plug-in. Esta marca tem uma margem considerável para o segundo lugar ocupado pela BMW, seguida da Mercedes-Benz, Citroën e Volvo.
Nas restantes categorias de veículos rodoviários, no acumulado de 2024, a Toyota mantém a liderança no mercado dos veículos ligeiros de mercadorias, seguida da Peugeot, Ford, Citroën, Maxus e Dacia. No segmento dos veículos de duas rodas – motociclos e ciclomotores –, a BMW recupera o primeiro lugar de vendas, seguida de perto pela Super Soco.
Estes números são claros e mostram que a aposta em Portugal continua a ser nos carros elétricos. Cada vez mais os consumidores olham para estas propostas como uma alternativa e as vendas representam isso mesmo. Espera-se que este cenário se mantenha e até cresça, fortalecendo este mercado.
Neste artigo: Carros, carros elétricos, elétricos, Portugal, venda
Mais uns meses e a BYD já começa a aparecer nesse ranking dos BEV e mais 1 ano deve estar no topo.
No Brasil estão no topo, só em 2023 venderam 10.000 carros e nos primeiros meses de 2024 já iam com um aumento de 470% em relação ao ano de 2023.
Quando se parte do zero, qualquer subida é nessa ordem de grandeza.
Nem mais.
Se num ano vender 10 e no ano seguinte vender 100, aumentou 1000%
O aumento é real e inevitável, até porque os carros a gasóleo estão a desaparecer dos catálogos e os a gasolina não servem para quem anda muito.
Está em número 1 de vendas dos eléctricos no Brasil.
Onde está a BYD? Não vejo nada.
Até hoje só vi 1 na estrada e desconfio que seja carro de serviço do concessionário.
Parece que em quase 1 ano já registaram 1000. Deve ser a frota dos caetano boys.
O Brasil é um mercado completamente diferente do português, em tudo. Extrapolar sucesso no Brasil para Portugal é no mínimo ingenuidade.
espero que as pessoas mandem passear as chinezices…. andam a limpar os recursos mundias e a armar-se fortemente para enfrentarem os vizinhos e no futuro os ocidentais…mandem esses vigaristas que roubam as inovações de terceiros sem qualquer escrupulo. Os milionários de olhos em bico são do pior que existe
Já na Europa não foi o que aconteceu. A queda foi grande e quer dizer que vai cá chegar.
Veremos, uma das causas será o preço alto dos eléctricos novos e do receio da falta de estrutura de carregamentos. Com a queda dos preços e da chegada dos carros chineses mais baratos o cenário poderá mudar.
A estrutura de carregamentos, infelizmente vai ser sempre inferior às reais necessidades, sucede em todos os países, até mesmo na Noruega. Mas ninguém vai investir em rede de carregadores sem haver mercado para tal. É uma pescadinha de rabo na boca.
Exacto, é uma questão de tempo. Será um fenómeno como as bombas de gasolina.
Na a Noruega não, a maioria deles estão as moscas.
Leia lá novamente…..
mercedes é a unica marca que interessa, seja em que segmento for
LOOOL “Oh Anabela…vai-me dar o fanico consigo…”
Então diga lá qual é o seu. Carro de empresa não vale.
Como estão às moscas se a maioria dos carros em circulação são a combustão?
Só mesmo em PT meca de todos os subsídios.
Até na Noruega do orgulho elektro venderam menos de metade no mês passado a comparar com MAR de 23.
Este ano ainda não há incentivos, só mesmo o IVA.
Errado, na Noruega voltou a subir
Portanto sempre se confirma que os diesel voltaram a despencar 18%
Então o ISV ou semelhante, Hummm?
Ou há moralidade ou comem todos!
O isv é um imposto pelas características do carro, temos pena.
Tanto existe moralidade que cumprem os requisitos.
Noruega baixou de 19300 em 2023 para 9700 carros em Março de 2024.
“Desepencar” foi os elektros que levaram uma cacetada de -11.3% a comparar com o mesmo mês de 2023.
Não há subsídios que lhes valham loool
E os diesel levaram com – 18% em toda a Europa, um despencar ainda maior.
Vc esquece sempre q qq mild hybrid, hibrido ou PHEV a gasóleo passa logo para o clube elektro loooloool
EVangelizacão do padre ZéBigodes, ámen! looolooolool
A evangelização aqui é a sua, já que em temas de eléctricos vem sempre falar de combustão.
Ainda há PHEV, mild hybrid e hybrid a gasóleo ? Raio, as malta gosta mesmo de ser enganada…
Eu? Olhe lá bem para o espelho e procure quem foi buscar os 18% em relação ao gasoil eheheh
Sim tem mild-hybrids a gasóleo a pontapé ex. Mazda e tem PHEV a gasóleo a pontapé, ex. Mercedes
Pois fui, e vou voltar a ir cada vez que você insistir que os eléctricos caíram mais.
Curioso, não conheço nenhum mild hybrid a gasóleo.
Tem aqui.
https://www.razaoautomovel.com/testes/teste-ensaio-review-hyundai-i30-diesel-mild-hybrid/
Não é só o i30. Gamas acima tb têm.
Que grande problema arranjam quem o compra. looool
Se entendeu o que o yamahia disse, então devia ter entendido o que eu disse, mas como gosta de baralhar tudo e ter razão, começa com essas retiradas sem sentido.
Eu não tenho paranoia nenhuma, quem tem são vocês que não sabem interpretar dados e ainda inventam.
A interpretação entre veiculos vem dele, ou não leu o comentário dele ?
Mas enfim, continue lá com a sua falta de interpretação, que até gozo de ler. LOL
Tu não és ignorante…isso é mesmo doença.
O meu comentário nem foi neste post. Ninguém comparou carros onde respondi. Estás todo tolo dessa cabeça. Não te trates não.
Tanto que foi comparado que está aqui por cima, alguém comparou sim.
E sim, enganei-me onde coloquei o post.
NÃO. Não foram comparados carros onde comentei. Tens um transtorno rapaz.
Quem tem é o Hugo, estão sim comparações aqui por cima, eu não disse que foi o Hugo.
Mas como já é costume, não sabe ler.
Não te faças de burrinho que começo a ter pena. Tu respondeste a MIM falando de comparações. Mas afinal entendes Português ou é preciso um desenho?
Quem tem pena são as galinhas,
Lamento que não tenha visto a comparação, ela está lá.
Escusa de vir com nomes e adjetivos, isso não o faz melhor nem pior, nem altera nada.
NÃO ESTÁ mentiroso. Aprende a ler.
Está mentiroso, vê se aprendes a ler.
Epah não sejas criança. NÃO está onde eu comentei, lá por teres respondido noutra conversa não tenho a culpa de seres azelha…
Mas a comparação está nesta conversa criança.
No comentário inicial não houve comparação de elétricos vs combustão, na minha resposta também não mas tu insistes em afirmar que sim e mesmo depois de teres respondido “fora do sítio” continuas a comportar-te como um autêntico miúdo de 5 anos. Que espetáculo LOLOL Isto tudo entre anónimos na internet, imagino no dia a dia. Deves ser adorar e chorar por mais 😀
Tanto foi que ainda lá está. Se não sabe ler o problema é seu.
Se eu tenho 5 você está a comportar-se como um de 3, que só faz birras.
Está, só não dizes onde LOL…ou vais acabar por dizer algo que nada tem a haver com o que eu comentei inicialmente e originou este enxurrilho de estupidez.
epito: procura ajuda para esse comportamento compulsivo. Não é normal alguém ser tão teimoso por pormenores sem interesse absolutamente nenhum. É doença e o primeiro passo é assumi-la.
O erro da posição do comentário já foi assumido, no entanto aqui foi feita comparação.
Sim realmente não se entende porque você andam sempre com esse comportamento, até porque a conversa aqui nem era consigo, depois ainda chama compulsivos aos outros ? Estranho, está mesmo mau.
Não te chamei compulsivo. Afirmei que o és e com razões para tal. Então comentas no post x, respondendo e referindo claramente o meu post y mas a falar do post x (que por acaso até é mentira…apenas te está a dar jeito para o “NÃO” assunto) e ainda dizes que o assunto não era comigo….e achas que és normal? LOL Opah tu procura ajuda LOLOL
Saltar na localização é ser compulsivo ?
Tem a certeza que sabe português ?
Eu não sou normal, sou super. Looool
Procuro ajuda para ?
Pára de fazer perguntas. És absurdo. Tanta conversa para não teres dito absolutamente nada. Literalmente nada. Ficaste exatamente no mesmo ponto do comentário inicial em que dizes algo que, pelo menos até agora, não explicaste que sentido faz ou o que tem a ver com o que eu disse.
Quem está a ser absurdo é o Hugo, além disso é persistente e teimoso.
E o Hugo disse alguma coisa ? nem responder às perguntas conseguiu.
Já foi explicado várias vezes, mas como sempre você não entende ou faz que não entende.
Teimoso? Foste tu que respondeste ao meu comentário. EXPLICA DE UMA VEZ O QUE QUERIAS REALMENTE dizer ou cala-te e assume que nem tu próprio já sabes do que estás a falar LOLOL
A tua conversa é SEMPRE a mesma. Os outros não percebem e “já explicaste”…só que não. és só maluquinho e achas que se enrolares a conversa ficas com a razão ou lá o que é. O chamado “sonso”. Fazes-te de entendido e desentendido conforme te dá jeito.
Eu não lhe respondi a nada, eu fiz um comentário relacionado com o tema.
E sua é pior ainda, além de desviar do assunto ainda inventa.
Os outros já perceberam ? ah então também está na mente deles ou é um médium ?
Quem está a enrolar conversa é o Hugo, e ao que parece gosta de andar enrolado em conversa, não deve ter nada para fazer além de fazer estas figuras, enfim.
Eu fiz-me entendido, dai ter explicado o que era preciso.
Eu enrolei onde? Estou desde início a pedir que expliques o que quiseste dizer com aquilo lolol. Tu fizeste um comentário que até então NÃO está relacionado com o que EU referi. Insistes em não explicar onde está a relação e dizer que “já explicaste”. Mentir é feio miúdo.
Eu já expliquei o que queria dizer com o meu comentário, por isso é que é também teimoso porque continua a insistir no mesmo.
Eu não menti em lado nenhum.
Não, não explicaste a relação do teu comentário com o que eu comentei, que foi o que originou esta “treta” toda da tua parte. Fim.
Expliquei sim, está aqui:
https://pplware.sapo.pt/motores/venda-de-carros-eletricos-continua-em-alta-conheca-as-marcas-preferidas-em-portugal/comment-page-1/#comment-3416616
Continuas a não atingir que não comparei vendas dos diferentes tipos de veículos LOOOL
Tenta outra vez…
E onde eu disse que o Hugo comparou vendas ?
“E onde eu disse que tu disseste?”
É este o nível dos teus comentários LOL Vai-te encher de moscas maníaco.
O assunto é básico: Eu falei de algo…tu respondeste algo que não entendi o sentido e nem tu consegues explicar mas no fim queres estar certo não sei de quê LOL Fim.
Meu nivel ? não, esse é o seu, eu explico logo de inicio para não haver duvidas, mas você não entende, lamento.
Não preciso de moscas para nada, felizmente a minha zona tem poucas. LOL
Por não ter entendido é que expliquei mais pausadamente, se mesmo assim não entendeu, então só com desenhos, que aqui é complicado postar.
Se estou certo ou não, não interessa, eu dei a minha opinião e até a expliquei, mas para alguns parece ser complicado.
Eu entendi TUDO. E entendi que logo no primeiro comentário não estavas a falar do mesmo que eu nem o yamia.
Tanto que estava que o refutei e ele respondeu.
Você é que andou sempre a leste… que já é costume.
Respondeste no tópico errado a um assunto que até ver não tem relação absolutamente nenhuma com o que eu disse…mas continuas a dizer que “refutaste” e “explicaste”. TU nÃO ENTENDESTE do que eu estava a falar e ponto ifnal LOLOL. És patético
Errado, a ele respondi no mesmo tópico.
EU ENTENDI O QUE DISSE e ponto final.
O patético aqui é o Hugo que continua com a mesma teimosia de sempre.
Entendeste…mas decidiste responder com percentagens de vendas de elétricos LOOOOOL
O assunto era mesmo esse.
Enfim, continua “a leste”
O assunto era venda de elétricos no geral, nunca foi comparado com combustão. A única comparação feita foi entre países. Está lá escrito para quem souber ler. BURRO.
Será porque na Noruega esse “pico de vendas” já aconteceu?…nah isso seria demasiado óbvio.
Onde 91% dos novos são eléctricos, se houve queda é porque todos sofreram do mesmo, que é o que os números apresentam.
Mas alguém falou em “não” elétricos? Nem sei do que estás a falar.
Eh não falei em não eléctricos.
Irra és mesmo desequilibrado rapaz. Então para que referiste a percentagem de elétricos se os “não” elétricos nem fazem parte da conversa.
Volto a repetir: NEM SEI DO QUE ESTÁS A FALAR. Reformula em vez de fazeres mais afirmações offtopic.
O desequilibrado é você, já que veio com a conversa de ter acontecido pico de de vendas, ora se a esmagadora maioria são eléctricos, se houve queda e mesmo assim continuou a aumentar a cota, quer dizer que se baixou, baixaram todos.
Chegou lá agora ?
E mais, além de terem caído todos, se a cota de eléctricos aumentou, quer dizer que os não eléctricos ainda caíram mais.
Vamos lá ver uma coisa oh cromo.
Eu acho que entendi o que o yahmia disse e acho que se percebe o que eu respondi mas em relação à tua conversa ainda não percebi onde queres chegar…não entendo o que isso tem a haver com o assunto mas creio que a tua paranoia com os VE’s nem te permita fazer interpretações corretas do que lês, pois nunca me passou sequer pela cabeça fazer qualquer comparação entre tipos de veículos.
“Chegou lá agora ?”
Se não entende é porque tem falta de alguma coisa, porque já expliquei várias vezes.
É costume portanto. “já expliquei várias vezes” LOLOL
Claro, é mesmo que venderes garrafa de agua em lisboa ou em africa é obvio que em africa vende mais porque é mais escasso. As vendas de carros na Noruega os elétricos representam 82% é obvio que mais dia menos dia o numero de vendas vão estabilizar na Noruega isso já está a acontecer.
Em portugal é obvio que continua a aumentar ainda há poucos, e as pessoas não são parvas basta olharem para o preço dos combustíveis e os aumentos constantes
Falando de carros no geral, PT em MAR vende 23000 carros. Noruega como é pais pobre só vende 7000.
Não era você que dizia que lá tinham muitos carros ? Agora já se vendem menos ?
Têm muitos a combustão guardados. Não se desfazendo deles ,não precisam de comprar. É s melhor política em prol do ambiente usar o que já existe até ao tutano.
É isso que mostram as vendas na Noruega.
A melhor política é usar até ao final da vida, mas isso não quer dizer que os tenham, podem ter vendido a quem os use.
Ao contrário de alguns por cá que mantém os carros parados a consumir recursos sem os usar.
A Noruega tem metade da população de Portugal portanto é normal que em números brutos se venda mais em quantidade em Portugal do que na Noruega.
É o mesmo que no Brasil vender-se mais carros em número que Portugal e Noruega juntos apesar da diferença económica. (O Brasil vendeu só de janeiro a fevereiro 25.000 unidades).
*Digo, 9700
No primeiro trimestre já cai nos 90.2%
90% de menos de metade WOW
Já vai nos 90.2 % de cota.
Isso quer dizer que também se venderam menos de metade a combustão.
Com esta tendência decrescente de vendas, Em 2025 vendem 1 carro por mês elektro e atingem a meta dos 100% de vendas elektras.
É uma boa noticia, sendo assim nessa altura já não se vendem diesel e os a gasolina estão pela hora da morte.
E os stands fecham.. Com está decaída de vendas não vale a pena ter a porta aberta.
Pelo menos os que vendem diesel, já que vendem quase 1/5 a menos.
O que vale é que os elektros só duram 2 anos, proximo ano já está tudo a renovar a frota.
Não esquecer que o parque automóvel da Noruega já é mais de 80% BEV
Lá para Agosto vou comprar o novo veiculo, o meu do ano 2000 está nas últimas, estou indeciso entre o modelo a escolher não sobre o tipo de combustível, esse será gasolina sem margem de dúvidas.
Quando alguém diz que não tem dúvidas em algo geralmente está errado, mas pronto cada um sabe de si para mim nem me cabe na cabeça comprar agora um carro a gasolina os preços estão caríssimos e é aumentos semanais, no mínimo dos mínimos é a GPL mas para mim hj em dia é só elétricos ou hibridos plug in, atualmente gasto 20€ em eletricidade para fazer 1000km por mês no meu plug-in
Só quem é rico é que se pode dar ao luxo de comprar carros a gasolina…
Ou “Só quem é rico é que se pode dar ao luxo de comprar carros…” elektros e carregar nos postos públicos!
Ah sim isso tens razão comprar elétrico para carregar em postos públicos para alem da dor de cabeça que é perdes 80% da poupança agora para quem pode carregar em casa é uma solução muito mais económica sem sombra de dúvidas
Situação apenas ao alcance de uma pequena franja da população. É essa franja aproveitar enquanto as regras não mudam, poder carregar em casa ao preço de bem de 1ª necessidade, não pagar ISV, não pagar IUC etc
Mas um dia tudo vai mudar. Nas costas dos outros vemos as nossas.
Eléctricos podem carregar em qualquer lado, os a gasolina só abastecem em postos públicos.
Pequena não, da grande maioria que os compra.
Que são uma minoria. lool
Eléctricos em qq lado?
Como faz no meio do mato?
Que são a maioria.
No mato ? Com um gerador.
E como abastece no meio do mato ? Com um jerrican ?
Por isso mesmo os eléctricos serem os mais versáteis.
Sim com jerrican. Já não seria a 1ªvez e em casa tb.
Gerador no meio do mato acho difícil, a não ser que o leve atrelado comó outro lool
Qt à versatilidade, estamos conversados:
https://www.instagram.com/reel/C5nqwmJtgeZ/
LOOOLOOOLOOOLOOOL
Não era a primeira vez ? claro, com veiculos a combustão é sempre aquela coisa de não saber o que têm no depósito, aconteceu-me algumas também, felizmente os mais novos já são mais precisos.
Sim, quanto a versatilidade não há igual aos eléctricos, qualquer coisa os mete a andar, até uma descida dá para carregar energia para chegar a casa.
Quem lhe disse que fiquei sem gasolina? Humm?
Por acaso já sabia que a 1ª bomba onde iria passar (CEPSA Pegoes MonteAlegre) estaria fechada às 5:30H. Pelo que de véspera enchi 2garrafas de água com gasosa e fixei à mochila com fita americana. Parecia o rocketMan looolooolool Assim que calculei que já tinha espaço no depósito foram os 3 litros lá pra dentro e siga até ao Couço sp no grito, weeeee
Ui, tanto planeamento para andar a gasolina, pensava que dizia que isso era coisa de eléctricos. LOOOOOOL
Com uma elektra nem passava da Apostiça Looolooolool
Chegava, pode não haver lá gasolina, mas carregadores há perto.
Não há e no meio dos pinheiros muito menos. O que atava à mochila para aumentar a autonomia?
looolooolool
Nem gasolina.
Um garrafa de gasolina não atava de certeza, é preciso ser doido para andar com gasolina na mochila, se não entende o perigo, enfim.
Não é nada. Parece que ainda estou aqui a falar csg. Verdade? E não foi uma foram duas.
Teria mais receio se viesse de Espanha com o porta bagagens cheio de jerricans com gasosa.
Ali sei que ao menos ng me iria bater no veículo.
Não adianta comprar o tempo a carregar com ir à bomba porque não vou fazer 500km de uma só vez e não.
Portanto é mais lento ir à bomba do que carregar em casa…
Só se não olhares à grande diferença de custos de aquisição para carros do mesmo segmento e da mesma marca.
Por exemplo VW Golf 29,8k vs ID3 42,1K.
São só apenas 12,3k de diferença…pouca coisa! Pelo valor de um ID3 compras um Golf e um Sandero!
Atenção q o ID3 está mais para o polo do q para o Golf.
ID4=Golf
ID7=Passat
ID4 = Golf ?
Tem a certeza que conhece o Golf e o Polo ?
Yup.
Só se estiver a falar do golf variant.
Nop
O ID3 é um B_SUV ,e o ID4 é um C_SUV. O Polo e o Golf são hatchbacks B e C tb.
Esta moda/febre SUV não os faz os elektros subir de categoria . Aliás basta olhar para os interiores do ID3 para perceber q não têm categoria nenhuma.
O ID3 é um SUV ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Bom, mais vale parar já por aqui.
Pois é. Esta moda de carros esticados devia ser proibida.
Esticados para onde ? o carro é mais pequeno em comprimento que um golf.
Esticam-nos em comprimento e altura para caber a bateria..
Ridículo. Nem os posteriores da coxa assentam como deve ser nos bancos de trás.
Mas ele é mais pequeno que o golf.
Curioso porque tenho um carro com uma bateria muito maior que o id3, e mais baixo até que o golf, e quando se fala de espaço então, tem o dobro do golf variante.
Estou a falar do desconforto de não conseguir assentar o posterior da coxa qdo sentado no banco traseiro. Não estou a discutir se há mais ou menos espaço no S em relação à Variant.
Qual desconforto ? O banco é diferente quer ver ? Loooool
E os preços do Megane Eletrico com os a gasolina e gasóleo?
Fico à espera.
Que porreiro!
Eu gasto 130 euros mensais para fazer esses 1.000kms.
Ou seja, em 5 anos vou gastar 6.600 euros a mais do que se tivesse um carro elétrico, e em 10 anos, mais 13.000 euros.
Que carro elétrico consigo eu comprar com 13.000 euros, alguém me diz?
Com isto tudo, terei passado 15 minutos por mês a preocupar-me com o abastecimento do carro, sem mais preocupações.
Meus caros, não vão na cantiga de que isto “verde” é que é bom, bonito e barato.
Podem começar as críticas, mas cada um faz como acha melhor, e ainda bem que assim é!
“Eu gasto 130 euros mensais para fazer esses 1.000kms.”
Tens o pé pesado.
Que desperdício , 130€ já chegava para a terça parte da mensalidade do Smart.
Sim, mas não me consigo deslocar num carro com 1,33 rodas.
Pé pesado? Carro a diesel de 2006 com combustível premium.
Faço 6,7L/100 porque sou amigo do ambiente e mantenho o filtro de partículas. Aí está o meu contributo para um mundo “verde”.
Loool, afinal os diesel não fazem 5.
Em cidade com algum transito/filas, não faz de certeza. O Luppo e outros semelhantes eram capazes de fazer, mas resolveram dar cabo deles, agora queixem-se
@Paulo, o Smart elektro tem 4rodas e é suficientemente grande pa caber a bateria looolooolool
Nem em cidade nem em AE, apenas em nacionais e a empatar o trânsito como é costume.
Se o lupo era tão bom, porque não comprou um ?
Vc anda picado. Lool
A farpa para emoldurar é sp a empatar:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwqs4XB7EmuiJbT2g
EN? realmente o que se vê mais é elektros a velocidades de EN nas AE. A pergunta que me faço é o porquê de não seguirem pela nacional? Sp poupavam algum nas portagens. Eheheh
Looolooolool
O Luppo é só para exemplificar a brilhante decisão de meia de mentecaptos que agora vão de vela. Já vão tarde.
Aí está a prova que dão os a combustão que andam devagar.
Também acho, porque não vão pela nacional, é que assim até poupavam dinheiro para o combustível que anda caro.
O lupo não serve para exemplificar nada, ele não existe porque não vendia, se não o compram não serve de exemplo para nada.
Não tem nada a ver com decisões, tem a ver com as opções dos clientes , as marcas não produzem aquilo que os clientes não compram.
Tenha tino.
Nenhum político que queira chegar a tempo de “ver a novela” anda de elektro.
Quer melhor prova?
E com o novo governo nada muda, na tomada de posse nem um elektro para amostra.
Deixe de sonhar
Em relação ao Luppo e aos pequenos diesel a UE tratou dos aniquilar (tornar inviáveis comercialmente) com normas estúpidas que obrigavam a tecnologias de retenção demasiado caras para um utilitário.
A escolha foi deles. Preferiram anular carros a gastar 2 5 l/100 em prol de carros a gastar o dobro.
Excelente politica ambiental, sem duvida. Loool
Se bem reparou preparavam-se para fazer o mesmo aos pequenos a gasolina com o EUR 7 mas tiveram azar. E o azar foi tanto que vão de vela e já vão tarde. O PPE já ganhou isto. Temos pena .
O lupo morreu antes destas novas regras, morreu em 2005, portanto escusa de estar a inventar regras e regrinhas e tretas, se assim fosse vendiam-o fora da Europa, e não aconteceu.
As novas regras beneficiam mais os pequenos do que os grandes, porque é bem mais fácil meter um carro pequeno a consumir pouco do que um grande.
O real problema é que ninguém quer carros pequenos e de pouca potência, essa é a verdade.
LOOOOL, ainda há quem acredite que mudança de poleiro vai mudar alguma coisa.
Mas o que isso tem a ver ? também é politico ? então porque não anda de jato particular ?
Não é mais do que uma comparação absurda.
Portanto o politico não anda de electrico nem na tomada de posse foram comprar carros novos para mostrar, que bom, deviam ir ter comprado ? Se não dá não se usa, agora fazer de conta não vale a pena, mas enfim, esse é o argumento dos antiquados.
Esse motor 1.2TDI perdurou até pelo menos 2012. Veio a UE com a norma EuroV, e matou-o. Depois veio os 1.0 no Toyota Aygo e Citroën. Veio a UE com a norma EUR VI e matou-os.
Mas a UE não importou em matar o Bronco ou Hummer e outros q tais.
Rua hipócritas que já vão tarde.
Ainda não percebeu pq não andam de elektro?
Olhe é por isto, com um elektro não iria conseguir.
https://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/pais/2021-11-02-Ministro-reage-a-reportagem-da-SIC-e-explica-por-que-razao-seguia-a-200-km-h-601ad5d5
Acorde pá Looolooolool
Sim, se fosse elétrico até poderia ter sido pior, já que têm mais performance.
Acorde pá, o mundo evoluiu.
Isso não faz o minimo de sentido, a euro V entrou em Janeiro de 2011 e ainda se vendiam após isso.
Tanto matou que até é uma marca que faliu.
Não há hipocrisia nenhuma, essa foi de quem albardou as regras.
EurV foi em 2011? Bate certo, o 1.2 manco a diesel foi descontinuado em 2012.
Qto ao resto, qdo verificar um político a cumprir a agenda, às velocidades a q parece estarem imunes, com um elektro, tente novamente.
Não, não bate, se foi produzido depois da norma, não bate.
Mas devo vender o meu porque os políticos não usam eléctricos ? Ah deve ser por isso que usa diesel ?
Depende do político, nem todos viajam pelo país.
E quando querem velocidade usam outros meios.
Verde? eu quero lá saber se é verde ou azul eu quero é saber da carteira e se achar que 7 mil euros em 5 anos é pouco é contigo mas eu com 7 mil euros de 5 em 5 anos levo a família toda numa ganda viagem
Vocês falam como se o custo de um carro elétrico seja apenas o gasto com os abastecimentos.
Usem o excel.
Partam da v/ situação atual, coloquem o custo do carro, os abastecimentos durante 10 anos ou o número de anos que acham que o carro vai durar.
Eu falo assim, porque neste momento tenho carro, e se fosse comprar elétrico, tinha de considerar o valor da compra, porque se não trocar, não tenho o custo da compra, apenas o do combustível e revisões, que sai sobejamente mais barato ao fim de 10 anos do que mandar abater o carro atual e ir comprar um novo.
Para quem não tem carro, deve fazer as mesmas contas, duas tabelas em excel com o custo do carro e despesas durante 10 anos, e depois ver qual sai mais barato.
Isto para quem faz contas.
Quem gosta de carros repletos de tecnologia, nem sequer vai considerar fazer o excel.
Mas o Paulo teve o custo do carro.
Então e esse foi dado ?
Tens o MG4, para 1000km mês deve gastar uns 50€ se carregares no lidl ou similares, claro se fosse em casa, podia ser zero ou facilmente abaixo dos 20€.
o MG4 custa novo 27k, credito de 20k a 96 meses prestação de 255€.
se me disseres, quero trocar de carro para poupar… Não ganhas nada em trocar, se a pergunta for, precisso de um carro e quero novo, eletrico só perde em circustancias muito pequenas para gasolina/gpl e é nos segmentos tipo B, no C está em paridade e no D já são tipicamente a opção mais em conta.
No LIDL gasta 100€ por cada 1000 kms.
Qt à qualidade desse MG, o melhor é nem falar.
Nem perto disso, pois, não pode falar daquilo que não conhece.
Conheço, conheço! Sai a 0,50€ o kWh, fora a que é dissipada!
É como o gasoil, até pode sair a 2 euros.
Ou a 3€/litro, depende da vontade de quem carrega impostos!
Nem sei do que estão à espera.
Não estão há espera, até porque estão a subsidiar para ficarem mais baixos.
* digo 13.200
e quanto custo o carro? se calhar o preço dá para comprar 2 a gasolina, tambem so compensa se carregares em casa, vai carregar nos postos publicos durante um mês e depois diz se foram os mesmos 20€
E quanto custa a gasolina em casa ?
Depende da capacidade do jerrican.
Ah o jerrican é que define o preço. Looooool
Claro. Jerrican de 20ltsx1.5€=30€, se for de 10 lts só custa 15€ looolooolool
O gasoleo é a empresa que paga
No meu caso a eletricidade também são as empresas que pagam, eu casa também já não pago.
Eu carrego na empresa…
Tesla model Y e mega encantado, acima de tudo hardware e software fiáveis (até agora e tenho colegas com vários modelos com centenas de milhares de km, mais antigos e super bem). Cada duas por três novos updates de software grátis e por OTA com melhoramentos, novas funções…topo!
Tesla’s, BMW’s e Mercedes no topo ?? Viva o luxo. Agora é que se vê tudo. São carros “baratos”, se são.
Pudera, para empresas saem ao preço de Clios.
É o negócio da china dos tempos modernos em PT
E então? Já estás a dizer que a causa da compra ou não de um VE é o preço (como se fosse uma novidade para alguém)?
Isso quer dizer que sendo barato já equacionas comprar? Onde fica o teu argumento sobre ter de recarregar de 20 em 20km?
A empresa compra e passado 3 ou 4 anos vende ou tenta vender ainda com lucro. Depois compra outro/outros e o ciclo repete-se.
Pois, como sempre fez nos diesel.
Nos diesel muitas vezes depois o proprietário pagava o valor residual para ficar com o carro.
O VE depois não vale nada devido ao preço de novas baterias. São para esquecer ou para incautos ou para quem não tem donheiro para comprar VE novos
Onde? Repito, diesel sp pagaram ISV a peso de ouro e IUC.
E precisa de novas baterias porque?
Onde estão esses que não valem nada com essa idade ?
E segundo os ambientalistas de verdade, e não os que se vêem aqui, e o FMI, deviam pagar muito mais.
A mesma razão que os diesel, comprados por empresas que são a maioria, ficavam mais baratos que gasolinas, e ainda beneficiam de 50% do IVA do combustível, e ainda o IVA das manutenções.
Os Diesel sp pagaram o ISV e o IUC pela medida grande.
Sim, porque são super poluentes.
Menos que os elektros.
Menos não, mais, e até mais que os a gasolina.
Por acaso não. A razão de não haver mais diesel híbridos é precisamente pq são mais eficientes e menos poluentes em termos de CO2 q os gasosas.
No entanto QQ dos 2, actualmente , é menos poluente que o seu equivalente elektro.
Antes pelo contrário, a razão pela qual não há mais híbridos a diesel é que a eficiência não é tão grande e dão imensos problemas, conhece algum híbrido diesel que dure ?
Comece pelos da Peugeot, 508 rxh, tanto que o modelo novo nem tem híbrida.
Gasóleos não precisa de hibridar para conseguirem cumprir as normas de emissões vigentes. Já os gasosas precisam sempre ou qs sempre.
Ah agora já não precisam.
Claro que não, basta aldrabar as emissões e todos conseguem.
Por acaso a maior aldrabice até vem dos híbridos PHEV que raramente são usados em modo elektro.
Por serem mais pesados q o seu homólogo puro a combustão, acabam por consumir mais e consequentemente poluir mais que estes últimos.
Então não é aldrabice, é mau uso. Portanto têm de aumentar os impostos nos combustíveis.
Errado, eles até consomem menos, o problema é que não os carregam para consumirem 3.5 vezes menos.
E qual a percentagem de carros comprados por particulares VS empresas?
Menor que nos diesel.
Já cá anda o que responde a si próprio. É uma anedota… O que vale é que já não tem qualquer credibilidade.
Quem é esse ?
Não tem ou você não consegue refutar os seus argumentos ?
Você sim, é tão credível que nem consegue usar o mesmo Nick cada vez que cá vem. Enfim, triste figura.
Todos os carros são elétrico…. Não conheço nenhum que arranque sem Bateria…
O meu arranca sem bateria, no entanto com bateria é mais fácil e prático não fazendo ainda assim dele um carro elétrico.
Já testou ?
Testar para que efeito? A bateria não faz falta só para o arranque. Apenas disse que o meu motor trabalha sem bateria.
Trabalha se tiver lá a bateria, se a retirar já era…
A mercedes do meu irmão ficou parada há dias na estrada, porque a bateria foi abaixo, teve algum tempo parada e não aguentou.
Nunca disse que andava tirando simplesmente a bateria ou que era viável fazê-lo. Apenas que o meu motor arranca e trabalha sem uma bateria instalada. Os contornos para que isso aconteça é outro assunto.
Mas se não testou não sabe, portanto está apenas a inventar.
Primeiro diz que arranca, depois já não faz falta só para o arranque.
Já agora agora, um electrico só precisa da bateria para o arranque, depois pode tira-la.
Já testaste? LOL
Deixa de ser rídiculo. É por causa disso que é um VE? Por ter arranque elétrico? Uma conversa começa com um tema…não é por mudares de assunto que deixas de ser estúpido…
Ridículo está você a ser, a afirmar algo que ainda não testou.
Não é por ter arranque elétrico, é por ter vários sistemas que dependem de eletricidade e de tensões constantes.
Ninguém mudou de assunto, o assunto aqui sempre foi de carros eléctricos, e vai continuar a ser.
O assunto aqui sempre foi “Todos os carros são elétrico…. Não conheço nenhum que arranque sem Bateria…”
Ignoras uma afirmação daquelas e para variar, estás a embicar com pormenores de um exemplo que dei que obviamente não é chapa cinco e não basta tirar a bateria…se assim fosse ninguém usava bateria (sinto vergonha alheia por ter de fazer estas conclusões perante alguém tão iluminado como tu). Mas uma coisa te garanto: meto o motor do meu carro a trabalhar sem bateria, já um elétrico sem baterias nem AI nem UI. Nada. Zero. Podes tirar o motor, rezar, fazer o que quiseres…NÃO TRABALHA.
Se foi porque é que mudou de assunto ?
Tanto não ignorei que lhe perguntei se já tinha testado.
Tanto se usa que ela anda lá.
Quem fez conclusões sem nexo foi o Hugo, que afirma algo que depois nega que tenha testado, mas enfim, como não reconhece o erro, fala fala e não diz nada .
Então força, meta e partilhe um vídeo com isso.
Eu também garanto aquilo que disse.
Um electrico até com um booster daqueles pequenos funciona.
Tal como um a combustão, também não trabalha, você é que está convencido que sim, a não ser que esteja a falar de um ciclomotor 50cc da idade da pedra que pega com pedal. LOOOOOOOOOL
Irra. E ele a marrar.
Um elétrico funciona sem baterias? BATERIAS. Não me venhas tentar passar o pé com a conversa dos costume do “eu disse BATERIA”.
Não interessa de que motor estou a falar. Disse e repito que o meu motor funciona sem qualquer bateria. Se têm de ser feitas adaptações ou funciona bem ou mal ou sequer anda não é para aqui chamado. Um motor elétrico não funciona sem corrente elétrica.
Nos automóveis fala-se de motores, senão a partir do momento em que tem luzes, bombas de combustível etc eram todos elétricos.
Se um carro é elétrico por ter arranque elétrico então não existem híbridos?
Estás-te a fazer de mais ignorante do que quem fez a afirmação inicial. Puxa a conversa para onde quiseres…mas sê maluco sozinho…
Mas alguém disse que funciona sem baterias ?
Já se esqueceu que um elétrico tem 2 baterias ?
Aqui o ignorante é você, que afirma algo que não sabe se funciona, eu pelo menos disse que algo funciona porque já testei.
Um carro a combustão precisa de uma bateria para estabilizar a corrente, mesmo no fim dele estar a trabalhar, se desligar, o mais certo é ele começar a falhar e entretanto para.
Portanto afirma algo que não sabe e não testou e depois ainda chama ignorantes aos outros. Enfim..
Já agora, para entender mais de automóveis, o que define o tipo de motorização, é o tipo de motor que dá torque ás rodas, quantos motores ou sistemas tem antes das rodas não interessa.
Até pode ser alimentado a bugalhos, se é um motor elétrico que mexe as rodas, o carro é elétrico.
Obvio que a declaração do Raul está errada e em lugar algum disse que ele estava certo, eu apenas me referi a si se já tinha testado aquilo que alega, e já sabemos que não, portanto aqui o ignorante é você.
Como é que eu adivinhei que ias pegar por aí…tanto que frisei bem BATERIAS. A tua “pancada” é tão previsível LOLOL Vai marrar com os teus amigos que eu não ganho pra aturar malucos rapaz…
Para entender mais de automóveis? LOOOL Não me ensinaste absolutamente nada, infelizmente e como era previsto.
Eu não peguei em nada e não tenho pancada nenhuma, pelo menos parecida com a sua se inventar só porque sim.
Eu marro com quem eu quiser. Loool
Tanto que ensinei que duvido que volte a dizer os mesmos disparates.
Sim, normalmente é previsto que alguém venha com disparates e depois apareça alguém que meta os pontos nos i’s, é para isso que servem as caixas de comentários, além de vomitarem opiniões infundadas.
Mas quais disparates oh tóino? Um motor a combustão trabalha a combustão. Ponto. Se tem componentes elétricos para o auxiliar é outra história.
Um motor elétrico não trabalha sem bateria. Fim.
Marras com quem quiseres não…investes com quem quiseres. Cada vez que respondes aos meus comentários é a falar de pormenores linguísticos ou técnicos quando o assunto é bem mais básico que isso mas lá está…tu é que interpretas bem os textos e os outros são burros.
O rídiculo é teres partido do pressuposto que o meu primeiro comentário era tão linear como…”afinal as baterias não são necessárias para nada LOL.
Não te devo explicações de se já testei ou deixei de testar o que quer que seja. Disse o que disse e é válido. Se queres discutir cenários em que não é válido não estou minimamente interessado.
A questão inicial era básica e está discutida. Questões de eletromecânica ficam para entendidos como tu que com alguma sorte nunca substituíram o que quer que seja num carro.
Conheço pessoalmente alguns. Sabem a teoria toda…mas com jeito empanam por causa de um pneu furado 🙂
Oh toino, o disparate é simples:
“O meu arranca sem bateria, no entanto com bateria é mais fácil e prático não fazendo ainda assim dele um carro elétrico.”
“Já testou ?”
“Testar para que efeito? A bateria não faz falta só para o arranque. Apenas disse que o meu motor trabalha sem bateria.”
Primeiro arranca sem bateria, depois já não faz falta para o arranque, portanto no arranque faz falta.
Se não testou não sabe se trabalha, é assim tão simples admitir que errou e que diz disparates sem saber aquilo que está dizer ?
As baterias são necessárias, tanto que até o confirma, mas enfim, como gosta de falar muito, dizer pouco, parece que as palavras que coloca aqui é só para a malta se divertir, porque factos não têm nada.
Era bom p q fosse…a dinâmica está decrescendo, Março 2024 já houve 21 países na Europa cujas vendas BEV caíram em termos homologos. Os mercados BEV estão assentes nas empresas com elevados benefícios fiscais…na realidade a evolução do número d infraestruturas d apoio BEV é fraca…custos de abastecimento público são caros…os países q retiraram os apoios a compra BEV das empresas, vendas caíram mt…Tesla perdeu mt valor bolsista no início do ano…UE já não sabe o q fazer, é possível q haja um reposicionamento da UE face ao automóvel, sob pena de perdermos a indústria europeia p os chineses…São milhões de empregos e a estabilidade social q estão em causa na Europa…poderia continuar,
Errado, caiu em 14 países e caiu para todas as tecnologias.
https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-5-2-in-march-2024-battery-electric-13-market-share/
Errado, tanto que se vendem mais a privados do que a empresas, ao contrário do que acontece nos diesel que a maioria é para empresas.
São caros comparando com o carregamento em casa, mais barato que combustível.
Obvio que cairam muito, os que iam para comprar, compraram antes dos incentivos acabar, é o que mostram os números e até o que acea diz.
Sabe o que fazer, é continuar com a mesma política. Os chineses só têm de se adaptar, já que querem fazer o mesmo que os europeus fizeram na terra deles, onde curiosamente as marcas europeias estão a atravessar as mesmas dificuldades.
Sim, poderia continuar a inventar, já que outra coisa não fez.
21 países q em março decresceram vendas BEV (usei a mesma fonte q tu)
1- Áustria 8,2 %
2- Croácia 71,7
3- Chéquia 34,6
4- Estónia 16,4
5- Finlândia 35,6
6- Alemanha 28,9
7- Grécia 24,2
8- Irlanda 41,4
9- Itália 34,4
10- Letónia 34,0
11- Lituânia 18,4
12- Países Baixos 1,1
13- Polónia 10,9
14- Roménia 35,7
15- Eslováquia 9,9
16- Eslovénia 38,2
17- Espanha 2,8
18- Suécia 33,7
19- Islândia 83,7
20- Noruega 48,2
21- Suíça 1,0
Se formos por ai, a gasolina baixaram em 26 paises e a diesel em 23.
Como disse antes, houve uma queda em todas as tecnologias.