PplWare Mobile

União Europeia vai proibir a venda de carros a gasolina e gasóleo já a partir de 2035

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Jane Doe says:

    “já…”
    Ainda faltam uns anitos.

  2. Profeta says:

    Ja ? E so passado uma decada e mais uns anitos. Parecia tao perto mas afinal tao longe.

  3. Hugo a carvão says:

    Acho muito bem. Proíbem a venda de carros a combustão, mas depois compram toneladas de produtos chineses que foram produzidos com energia proveniente do carvão, muito bem!

  4. J Martins says:

    Gosto quando lançam datas arbitrárias só para mostrar serviço. 10-13 anos.. o que é preciso acontecer para isto ser real:
    – é preciso os governos investirem numa boa, ou melhor, excelente rede de transportes publicos. Uma rede que vai desde os autocarros e, claro, uma boa rede ferroviária e de alta-velocidade.
    – é preciso que o custo monetário dos carros eletricos deixe de ser menos apelativo para um familia do que comprar um clio em 3ª mão.
    – É preciso ter uma boa rede de produção de energia dado que vamos ter cada vez mais coisas ligadas à tomada. O Solar claramente não chega, o eólico idem. Barragens não dá para tudo e com cada vez mais secas será menos viável e ficarão apenas como reservatórios de água em grande parte do ano (já vimos isso acontecer já este ano em PT). A malta tem ainda medo de apostar no Nuclear e a fusão ainda está em prototipos. Ou seja, vamos racionar energia? Baixar o nosso nivel de consumo? Duvido.. a nossa vida é feita cada vez mais online e não vejo a malta da Meta ou da google desligar servidores para poupar energia durante umas x horas. (e a malta entra em panico quando o facebook vai abaixo uns minutos.. que fará racionar..).

    De novo, acho que nestes temas construimos sempre tudo pelo telhado. Como podemos dizer às pessoas “larguem os carros a combustivel” quando não têm grande alternativa? Nem toda a gente vive no centro da cidade, onde tem tudo ao pé de casa. Além disso, vão aceitar trocas de um carrinho de 2017 para comprar um eletrico com a mesma autonomia entre abastecimentos (600km, nem sou assim tão exigente) sem eu ter de dar a casa à troca? Duvido muito.
    Há anos que dizem que os custos iriam diminuir mas, como vemos, basta um Putin andar em guerras e a china andar a fechar cidades por causa do covid para que o mundo entre em “colapso” económico. Até 2035 não vejo estes investimentos a serem feitos (não há dinheiro) e não vejo a qualidade de vida do comum mortal português a mudar assim tanto para que consiga comprar um carro eletrico.

  5. mamba says:

    enquanto os preços dos elétricos forem o que são, duvido muito disto.

  6. Fusion says:

    É tudo a comprar carros de combustão em 2034, vão valer uma fortuna no futuro.
    Em relação ao resto, a minha casa em 2022 não tem garagem e duvido muito que vá ter em em 2035.
    Viver neste incrível estado social não me permite comprar carros de 20k para cima, vai valendo os carros em segunda ou terceira mão, ah e transportes públicos é para esquecer, vivo no interior do pais (não tenho a sorte de estar numa daquelas cidades em que oferecem transportes públicos com os meus impostos).

    • Kramas says:

      Eu vivo perto da capital e de pouco me servem os transportes publicos existentes, e o passe a 40 euros, é que a diferença entre ir de veiculo próprio ou de transporte publico é mais de uma hora e ter de usar 3 autocarros que dão uma volta enorme, sem contar que por vezes os mesmos não aparecem, isto para fazer apenas 12km se for pelo caminho mais curto.

      • Grunho says:

        Dentro da capital e limítrofes, para fazer percursos de 12 kms ou menos, não faz falta nenhuma o veiculo próprio ou até o transporte publico. Faz falta a bicicleta eléctrica, que percorre 12 kms em 45 minutos. Praticamente grátis em energia.

        • João Duarte says:

          Nem toda a gente tem de ser como tu. Se estiver a chover como fazes? Se estiveres que te deslocar a horas de muito calor como fazes? Se tiveres que ir a algum lado durante o percurso como fazes? Eu tenho bicicleta, trotinete e mota para me deslocar em percursos menos longos, mas não posso achar que toda a gente tem de ser como eu. Vivo a cerca de 20Km de Lisboa e nas estradas que percorro é impensável fazê-lo de bicicleta quando vou para o trabalho. Estradas nacionais em que de bicicleta é impensável andar e que se tiver de ir de transportes para Lisboa tenho de apanhar 3 autocarros.

          • Grunho says:

            Está-se mesmo a ver que na Dinamarca e na Holanda nunca chove e que é isso que os faz andar de bicicleta… E que é às 8 horas ou 5 e tal da tarde que faz mais calor. Mais de 80 ou 90% dos comuters de Lisboa vivem a menos de 12 kms do trabalho e não precisam de circular por estradas nacionais perigosas. Se só viessem para Lisboa os carros de quem vive a 20 Kms ou mais era a cidade mais descongestionada do país. E mesmo esses faziam uma operação bem sucedida se à entrada encostassem os carros e seguissem de trotineta, deixando a fila toda para trás.

    • Rui says:

      Partilho do mesmo drama e já falo à muito tempo aqui no fórum nesse aspecto.
      Quem vive no interior não tem alternativa ou tem carro para trabalhar ou alguém tem de o sustentar!!!!!!
      Não faz muito sentido eliminarmos os carros a combustão e depois não termos alternativas viáveis para quem faz muitos km ou não tem 40 ou 50 000€ para dar por um eléctrico decente (o Clio eléctrico de 30 000 é mais pequeno que um Dacia de 10 000!!!!!!!)
      Já para nem falar em transportes muito mais poluentes que esses sim não vemos alternativas credíveis, como os aviões e os navios.

      • Mauricio says:

        Pois, mas parece que vamos todos sofrer e bem.
        Alguns vão Imigrar para países produtores de petróleo, sempre teem combustível.
        E esses países que produzem petróleo, vão se tornar os Países mais evoluídos do mundo, porque vão puder ter muita industria, etc, ao passo que nós vamos nos transformar numa espécie de “monges dos prados verdejantes”, e por causa disso andamos a ṕé..vamos voltar a criar animais e a trabalhar os campos á unha, nada de agricultura mecanizada.

    • SANDOKAN 1513 says:

      “Fusion”,faço minhas todas as suas palavras.Todas,todas,todas.

    • Louro says:

      @Fusion,
      Em 2034 já serao poucas as marcas a vender carros a combustao, talvez os modelos mais fraquitos.
      Também tenho dúvidas que alguém vá querer comprar carros a combustao (a menos que estejamos a falar de clássicos usados para o ocasional passeio de fim de semana), até porque até lá, as restricoes que irao ter e os impostos a pagar por IUC e equivalentes vao ser tao altos que ninguém os quer.

      Para além disso, o que vamos assistir, quase de certeza é a muita gente a converter os seus ICE em electricos aumentando assim as suas vidas e eficiencia, baixando por consequencia a sua pegada ecológica.

      • eugostoedoverao says:

        @Louro , infelizmente o mundo não gira a sua volta , e lá por o sr ter veiculos electricos , não quer dizer que outros tenham ou queiram ou seja a melhor opção. há mais mundo para alem do seu. a utopia que falam de eliminar os veículos a combustão e proíbir e não sei que mais , é apenas uma propaganda para levar as pessoas a aderir a essa moda, na prática levará longos anos a acontecer a transição completa e em alguns casos num futuro proximo essa transição nunca acontecerá , apenas porque não ha alternativas .

  7. Kramas says:

    Diz a comissão que em 2035 todos os carros devem ter zero emissões??? também vão banir os electricos, é que estes também porduzem muitas emissões, além de usarem mais recursos naturais do que os de combustão para serem construidos.

    Mais uma decisão de burocratas que vivem numa bolha e desconhecem a realidade dos países, os automoveis estão sempre a levar porrada como sendo os maus da fita, no entanto as emissões estão a aumentar anualmente com tendência a aumentar.

    A digitalização que tanta gente advoga só contribui para o aumento das emissões e do consumo de energia, além de que vamos passar todos mal na europa por conta destas decisões que acabam por ter influência quase zero a nivel mundial, dado que actualmente a europa produz cerca de 9% das emissões de CO a nivel mundial. Os outros continuam a aumentar e a viver melhor que nós.

  8. lumia says:

    Os carros a combustão não vão acabar, o que vai acabar é o uso de combustíveis fósseis! simplesmente vão passar usar combustíveis sintéticos!

    A eletrificação é presente, os combustíveis sintéticos são o futuro!

    https://www.razaoautomovel.com/2022/05/gasolina-sintetica-1-euro-combustivel-efuel

    • Blackbit says:

      Acho que esses foram também excluídos…
      “Nesta votação foi também tomada a decisão de banir os carros novos que funcionam com e-fuels. Marcas de topo como a Porsche pretendiam que estes combustíveis sintéticos não são derivados do petróleo investem neste tipo de combustível para que carros clássicos possam continuar a circular.”

  9. B@rão Vermelho says:

    Aceito a medida despois de proibiram os navios, primeiro os de recreio seguidamente os de transporte de mercadorias.
    Eu tenho serias duvidas que o sistema atual de baterias seja o futuro

    • LA says:

      Os navios e os aviões. Fora os camiões, que também são usados, porque não temos uma linha ferroviária decente, para transporte de mercadorias.

      • B@rão Vermelho says:

        A parte dos navios é a nível mundial, não estou a falar do nosso retângulo, 10 navios poluem mais que todos os carros do mundo.
        Anda a bem pouco tempo no programa 60 minutos fizeram um estudo nas cidades que têm portos e os níveis de poluição é medonho, em algumas cidades italianas e gregas até os telhados das casas estavam impregnados de rezidos saídos das chaminés do barcos, e os índices de cancro nessas cidades era muito maior do que no resto do pais

        • J Martins says:

          Acho que já reinventaram o “barco à vela” para contornar este problema 😀

          • Mauricio says:

            olha por acaso umas velas por cima dos carros electricos, quando viesse vento, para ajudar a puxar o veiculo, e já agora uns pedaisl, quando as pilhas acabarem é tudo a dar ao pedal..
            Já estou a imaginar, numa autoestrada, dois carros ao despique, a ver quem pedala mais 😀

  10. Vagueante says:

    Se o combustivel que a Porsche apresentou e está a desenvolver for para a frente e viavel (ainda muito caro), poderia resolver estes problemas. Como substitui completamente os actuais combustiveis fósseis e pode ser utilizado nos actuais automóveis a redução de mais de 80% em CO2 tornaria os vellos ICE mais ecológicos que os electricos… Haja vontade.

    • Louro says:

      Os ICE nunca serao mais ecológicos que os electricos.

      Nao tens a mais pequena das hipoteses para que isso algum dia venha a ser verdade.

      • eugostoedoverao says:

        @Louro , os elétricos são mais ecológicos para quem tem painéis solares em casa a gerar eletricidade, como é o seu caso, para carregar os mesmos, para quem utiliza a rede publica de energia, isso é para rir , muito…

  11. AlexS says:

    A Tirania a avançar na União Europeia a cada dia que passa.

    • Mauricio says:

      Podes crer, tudo para tentar curvar os avanços tecnológicos que a Rússia está a fazer 😉
      Eles já estão a produzir motores e aviões de ultima geração, e até já conseguem produzir asas para aviões de materiais compósitos com aspect ratios de inimagináveis 11.5!

      Quem vai pagar a conta é sempre o mesmo desgraçado, o tone zé!
      Quando acabarem as pilhas, encostas o veiculo na autoestrada, e continuas viagem á boleia, vais andando á pé até haver alguém que te dê boleia.
      Vai ser uma loucura!
      Eu vou comprar uns 3 veículos a diesel, e armazena-los na minha garagem, que com muito cuidado e se não houver acidentes talvez me aguente uns 35 anos?
      Vai ser uma loucura, abro um negocio de taxi, para andar só na autoestrada a apanhar os artistas dos automóveis das pilhas, vou cobrar 40€ por cada 10km!
      Vai ser claro só para quem quer, quem não quer vai a pé..

  12. secalharya says:

    O mercado de EVs vai cair como LUNA daqui a uns anos.

  13. ZeDasCabras says:

    Vai ser preciso muito ”petróleo branco” para as baterias dos VEs… como é o terceiro mundo que vai ser esburacado não importa muito…. mas a poluição chega cá na mesma.

  14. PTO says:

    Acho piada a estas declarações, previsões e acordos feitos com base em wishful thinking.

    Não existe ABSOLUTAMENTE ninguém que possa prever o que se vai passar daqui a 2 anos quanto mais daqui a 13.

    A União Europeia pode nem sequer já existir nessa altura e se ainda existir, as prioridades em relação à mobilidade e ao ambiente podem ser outras diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.