PplWare Mobile

Teste à autonomia real de 140 carros: nos elétricos todos mentem, uns mais, outros menos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Luis Henrique Silva says:

    Algum produto dura o tempo de bateria que a fabricante diz? Enfim, tudo vai do uso que se dá que cada pessoa usa, seja que produto for nunca é real o tempo de duração de carga de bateria.

  2. Anung says:

    A trindade do mobilidade electrica (JL, Realista e Rui) já vêm a alertar para isso desde há algum tempo.
    Segundo eles, a melhor forma de calcular a autonomia real é acrescentar 150km de autonomia. Qualquer carro dom 400km wltp faz 500km na situação real.

  3. José F says:

    Os anúncios dos fabricantes são sempre superiores.

    O carro elétrico mais avançado do mundo é o BYD.
    Portugal e China fazem negócios desde o início do século XVI.

    Elon Musk tem três nacionalidades, a sua mãe e família adoram Portugal.
    Espero que os seus Teslas sejam apreciados e comprados em Portugal como na Austrália.

    Para recordar https://www.segurancamaxima.pt/11-marcas-de-carros-portugueses/

  4. Pedro says:

    Os fabricantes não mentem (linguagem jornalística deplorável e a evitar, mas pronto), anunciam consoante o standard da região WLTP, NEDC, EPA, etc. Sendo que uns testes são mais apertados do que outros.

    O objetivo é que a autonomia anunciada por todos os fabricantes seja realmente comparável. Se o teste não é apertado suficiente para o uso real, o problema é do teste.

    No entanto, e sendo dono de um carro elétrico, é tudo muito relativo. Se eu fizer só cidade e pouca autoestrada até consigo mais que o anunciado. Fazer um teste de 93 km em baterias que dão 300-600 km também não é um teste muito fiável pois os vários fabricantes têm curvas de carga/descarga diferentes, com margens diferentes e as percentagens que o carro apresenta não são comparáveis entre marcas. Aliás, até dentro do mesmo modelo, se o BMS (sistema de gestão da bateria) tiver uma versão de software diferente, essa curva de carga da bateria poderá ser diferente.

    Conclusão, um teste de 93 km é péssimo para tirar qualquer tipo de conclusões. Muito menos que os fabricantes “mentem”.

  5. Joaquim M says:

    A questão não mentir ou não mentir, porque nos carros a combustão a situação é a mesma e depende muito da utilização que se dá ao carro.
    No entanto, fica sempre mal a qualquer marca que num determinado percurso igual para todos, que o seu carro apresente valores muito inferiores aos anunciados e outros apresentem valores quase iguais aos anunciados.

  6. JL says:

    Um A3 só consome 21% mais daquilo que anuncia .

    https://realworld.org.au/vehicles/2024-audi-a3/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.