Testámos o XPENG G9. E não estávamos preparados para este “game changer”
Ah e tal, é apenas mais um carro chinês. Entre muitos. Pois não é verdade. O XPENG G9 é uma mudança de paradigma no segmento premium dos SUV elétricos e vai estabelecer a fasquia pela qual muitos construtores vão ter de se guiar. Fomos para a estrada com esta máquina e trazemos agora as nossas impressões.
Quando a XPENG anunciou a chegada do G9 ao mercado europeu, muitos questionaram se mais uma marca chinesa conseguiria destacar-se num segmento cada vez mais saturado dos SUV elétricos premium. Após uns dias ao volante deste impressionante exemplar, pode afirmar-se categoricamente que conseguiu. E de que maneira.
O G9 não é um carro que grita por atenção. Conquista-a subtilmente. Com os seus 4,89 metros de comprimento e uma silhueta fluida, que resulta num impressionante coeficiente de arrasto de apenas 0,272, este SUV chinês demonstra que a eficiência aerodinâmica não precisa de sacrificar a elegância.
O teto panorâmico em vidro, com isolamento térmico e proteção UV, confere uma sensação de amplitude ao habitáculo que raramente encontramos nesta categoria.
Os pormenores exteriores revelam uma atenção meticulosa ao detalhe. Os puxadores das portas ocultos, as portas sem moldura ou a bagageira elétrica mãos-livres são apenas alguns dos elementos que elevam a experiência de utilização quotidiana.
Interior: o santuário digital
Abrir a porta do G9 é como entrar numa nave espacial desenhada por alguém que compreende verdadeiramente o conceito de luxo funcional.
O cockpit é dominado por três ecrãs de generosas dimensões: o painel de instrumentos digital de 10,25", o ecrã de controlo central de 14,96" e, numa jogada ousada, um segundo ecrã de 14,96" dedicado exclusivamente ao passageiro da frente.
A qualidade dos materiais é genuinamente surpreendente. Os bancos em pele (com opção de napa) oferecem aquecimento, ventilação e, nas versões mais equipadas, até função de massagem em quatro posições.
O banco do condutor possui oito posições de regulação, incluindo apoio lombar de quatro vias, garantindo uma posição de condução impecável mesmo nas viagens mais longas.
O sistema de gestão térmica inteligente X-HP2.0 com bomba de calor, aliado ao sistema XfreeBreath de purificação do ar com filtro, transforma o habitáculo numa bolha de conforto climatizado que nos protege das adversidades exteriores.
Espreite o teste de isolamento acústico da cabine do XPENG G9
O cérebro por detrás da beleza
É na tecnologia que o G9 verdadeiramente se distancia da concorrência, numa experiência multimédia fluida e responsiva que rivaliza com os melhores gadgets do mercado. O assistente de voz "Hey XPENG" reconhece comandos em quatro zonas distintas do veículo, permitindo um controlo verdadeiramente intuitivo.
Mas é no capítulo da condução autónoma que o G9 mostra as suas verdadeiras credenciais. Com doze sensores ultrassónicos, sete câmaras de alta perceção, cinco radares de ondas milimétricas e quatro câmaras de visão envolvente, este SUV vê literalmente tudo à sua volta.
A assistência ao estacionamento automático melhorada (EAP2.0) e a função de saída automática (AEP) transformam as manobras mais complexas numa demonstração de precisão cirúrgica.
Três personalidades, uma filosofia
O G9 está disponível em três configurações distintas, cada uma com a sua personalidade bem definida. O Standard Range, com bateria LFP de 75,8 kWh úteis e autonomia até 460 km WLTP, posiciona-se como a opção de acesso, sem comprometer o essencial.
O Long Range eleva a fasquia com bateria NCM de 93,1 kWh e autonomia até 570 km, enquanto o Performance adiciona um motor de indução dianteiro para os seus impressionantes 551 cavalos e aceleração 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Independentemente da versão escolhida, todos os G9 partilham a mesma capacidade de carregamento rápido DC até 300 kW (260 kW no Standard Range), permitindo carregar de 10 a 80% em apenas vinte minutos, um feito notável que coloca este SUV chinês ao nível dos melhores europeus.
Ao volante, o G9 surpreende pela maturidade da sua condução. A suspensão independente de braços triangulares à frente e multi-link atrás (com molas pneumáticas inteligentes e amortecedores eletromagnéticos no Performance) oferece um compromisso exemplar entre conforto e dinâmica. O centro de gravidade baixo, típico dos veículos elétricos, confere-lhe uma agilidade inesperada para um SUV desta dimensão.
O XPENG G9 não é apenas mais um SUV elétrico chinês a tentar conquistar o mercado europeu. É um statement, uma demonstração inequívoca de que a China não está a copiar. Aqui, está a inovar, a surpreender e, francamente, a ensinar.
Com um preço posicionado estrategicamente abaixo dos rivais alemães, a partir de 49.990 euros (+IVA), oferecendo tecnologia de ponta e qualidade de construção que desafia preconceitos, o G9 representa uma proposta de valor difícil de ignorar. Este é o futuro da mobilidade elétrica premium e chegou mais cedo do que esperávamos.








































Porquê não puseram o preço? Só dizem que é mais barato que os carros alemães, mas ficamos todos sem saber quanto custam
Está lá o preço.
Lê o ultimo parágrafo:
(…) a partir de 49.990 euros (+IVA)
Preços com IVA em Portugal:
– Standard Range: 62.790 €
– Long Range: 66.980 €
– AWD Perfomance: 77.690 €
Quand se fala da invasão de létricos chineses baratos não são propriamente estes.
Rivais alemães (com extras podem ultrapassar os 100.000 €):
– Audi Q8 e-tron; 81.411 €
– Mercedes-Benz EQE SUV: 84.000
– BMW IX: 87.000 € (com uma versão a lançar de 72.900)
É tudo um disparate de preço.
Quer fazer um exercício ? Quanto custou o seu quando era novo ? Depois compare, e vai ver que este é mais barato.
Vai-te dar a resposta em escudos.
Se me der a resposta em escudos, então era mesmo mais caro, tenho aqui uma tabela de preços de 1996, um Opel corsa dos mais baratos custava o equivalente a 33 mil euros hoje.
O meu carro foi comprado em 2013. Talvez não te lembres, mas o Euro entrou em 2002. É possivel que não te lembres. Ainda usavas fraldas.
Como se diz que os carros elétricos não duram 20 anos é de estranhar alguém andar com um carro mais recente que isso…
Eu não sei quanto tempo duram os carros elétricos. E quanto aos outros também não. Depende de quem se senta ao volante. Acho que é apenas um dado estatístico, nada mais. Está muito dependente do fator humano.
O teu bajolo foi mais caro?
Compraste um Model X ou S acima dos 100.000€?
Não, esses eram os performance, os não performance 85 nessa altura andavam pelos 80 mil.
Já fiz. Não é mais barato.
Como insiste em não deixar a marca e modelo não podemos verificar, mas pelas características, tenho as minhas dúvidas.
Insisto ? Desde quando vou aqui partilhar dados pessoais ? Se há à qual dou muito valor é à minha privacidade. Você só acredita se quiser. Claro que você escolhe sempre não acreditar. As escolhas são suas. Você fez uma pergunta e eu respondi. A resposta não é igual ao que você assumiu até mesmo antes de a saber, por isso não quer acreditar. Tenho pena. Mas você é um caso patológico.
Onde disse para partilhar dados pessoais?
Onde meti em causa a privacidade ?
Claro, por isso não acredito.
Não responde porque tem medo de ser confrontado.
Posso assumir muita coisa com o que disse aqui, resta-lhe ficar na sua negação.
Qual é a especialidade para saber que é um caso patológico ?
Devia entreter-se a consultar doentes pela internet. Loool
Porque carga de água é que agora o carro que eu tenho, comprado em 2013, teria de ser, a preços de hoje, mais barato do que o carro que está aqui em discussão ? A sua sapiência quer explicar ?
Mais caro, queria eu dizer.
Porque na altura eram mais caros, isto tendo em conta os ordenados.
O meu carro, como já disse, a preços de hoje, não é mais caro que este XPeng.
Mas não tem de o ver ao preço de hoje, tem de o ver ao preço que custava.
Hoje o mesmo carro é muito mais barato, se é mais que este, não sabemos.
Volto a repetir: se hoje tivesse de comprar o meu carro pelo preço que me custou em 2013 teria de pagar menos do que se quisesse comprar este XPeng. E estou a considerar o valor corrigido pela inflação. Usei o simulador da Pordata (por isso a expressão a “preços de hoje”). O que quer mais ? Você insiste na duvida porque é incapaz de aceitar outra ideia que não aquela que já tem formatada.
Para um carro com tanque de 70 litros, duvido, mas diga qual é o carro e depois arranjamos algo identico.
O valor sugerido pela inflação não serve, porque os carros aumentaram de valor com as novas normas.
Quero que diga que veiculo é, assim tiramos as dúvidas com dados verdadeiros.
Eu aceito todas as ideias, e não aquelas que são vazias e sem nada.
Está a dizer que o que eu disse é vazio ? É claro que você duvida. É claro que você não aceira nada que o contrarie. Mesmo que eu lhe dissesse qual era o carro, você arranjaria forma de não ter de dar a mão à palmatória. Pois fique com a duvida que eu fico com todas as certezas.
Isso só confirma que está com medo de ser confrontado.
Confirma que você tem problemas muito grandes para resolver. Boa sorte.
Para mim o facto de você ter medo não é problema nenhum para resolver, só ficávamos mais esclarecidos, mas isso não é um problema, pelo menos para mim.
Você preferirá sempre as suas fantasias e duvidará sempre daquele que o contraria. Esse é o facto inegável. E é um dos grandes problemas que você tem de resolver. Não conte comigo para isso.
Eu não tenho fantasias, por isso mesmo não acreditar em apenas frases sem sentido e sem conteúdo, prefiro sempre factos, como é o caso do artigo.
Não tenho problema nenhum para resolver, repare que até concordo com o artigo, não vejo problema nenhum, só não concordo com alguns comentários que metem aqui sem testarem de facto os seus veículos, dai terem medo de apresentar os dados, já que o mais normal é acabarem com essas fantasias.
Você fez um pergunta cuja resposta já estava por si direcionada (“Depois compare, e vai ver que este é mais barato.”). No entanto, a minha resposta foi totalmente contrária à sua ideia pré-formatada. E depois, o resto está à vista. Ficou perturbado porque não admite poder ter uma ideia errada, como tem. Quer provas, quer dados e coloca em causa. Isso são só problemas, muitos problemas mesmo que você tem por resolver.
Vou admitir sim, quando me apresentar factos que assim o confirmem, até lá não vou admitir.
Não tenho problema nenhum para resolver, não reparou que tenho a certeza do que disse ? Portanto problema resolvido, até alguém me mostrar o contrário, que não foi o seu caso.
Claro que tem problemas para resolver. Você demonstra-o a cada comentário. Você continua a achar que tem certeza do que disse. Iniciou um processo de autoconvencimento e tem um choque com a realidade. Depois não consegue lidar com isso. Para mim está mais do que resolvido. Sempre esteve. Já para si, está à vista que não, pois começa o choradinho por provas, evidencias, etc. Até já começo a ter pena de si. É triste não é ?
Eu não tenho choque nenhum com a realidade, a única realidade aqui é a que você quer fugir, portanto mais uma vez não coloque os seus problemas nos outros, não fuja nem arranje desculpas.
Quem não está a lidar com isso é você, senão não se escondia e assumia aqui a realidade dos factos.
Não tenha pena, porque não sou eu que estou em negação, é você, e ainda por cima está com medo.
Esse é o seu conforto: eu é que tenho medo, eu não digo a verdade, eu estou-me a esconder. eu arranjei desculpas, etc, etc. Você escolheu esse conforto. Os medos são seus. Você quer que eu seja isso tudo porque tem medo que a verdade seja aquela que eu lhe disse. E sabe porque isto começou ? Porque obteve uma resposta que não foi do seu agrado. Só isso. Ficou abalado. E assim continua. Divirta-se com isso. Eu cá tratava-me.
Vai vir com comparacoes de carros usados ou então, com um Dacia ou algo do genero
Tudo que não seja Dacia é um disparate de preço
Correcto, mas desses disparates todos o carro chinês é o menos disparatado para o bolso.
Tenho 1 G9 LR e posso dizer que estou mesmo muito satisfeito.
Efectivamente estes não fazem parte dos baratos, mas fazem parte dos bons.
O software é bom (foi atualizado pela 3 vez, este ano, em Agosto), os materiais, o conforto, a qualidade de construção, condução são bons, mas não sei (e espero não ter de saber ) como é que a que estão a nivel de reposição de peças (em acidente ou avaria)
Ai esstá o meu maior receio dos carros chineses, precisamente o pos-venda (peças e tempo de reparação) e mão de obra especializada para tratar destas novas marcas no mercado europeio.
A marca é representada pela Salvador Caetano em Portugal…
pior, salvador caetano pior serviço pos compra que alguma vez tive….
Podem não ser baratos, mas é uma diferenca de preco de 20.000€
Seria 30% mais barato sem as taxas proteccionistas europeias.
nada como um bom carro a combustão…
… para se deixar no stand em troca por um veículo elétrico.
A VW tem uma participação na XPeng.
4,99% e acordo de partilha de tecnologia.
É só mais um carro chinês… e muito barato, à medida do bolso de qualquer português, sem dúvida!
Esse tom jocoso, até percebo. É um facto que hoje, os elétricos em geral, estão caros para o bolso da maioria dos portugueses. No entanto, este, em termos de tecnologia que os compõe, oferece o que outras marcas oferecem em veículos acima dos 100 mil euros. E isso faz toda a diferença. Mas, claro, tudo isto se paga bem, mais a tarifa que a UE colocou em cima dos produtos vindos da China!
O resto…. bom, o nosso mercado é pequeno, tem consumidores com baixos salários e estamos numa ponta da Europa, com apenas fronteira para o mar e para Espanha. Em tudo, seja num carro, num telefone, numa casa, até mesmo num pacote de férias, teremos sempre muita gente a comprar os mais caros, muitos a tentar gerir a vida com o que têm disponível no bolso, e depois há muita gente que não sabe se quer, se não quer… e para qualquer marca, o nosso mercado é um enorme desafio.
” No entanto, este, em termos de tecnologia que os compõe, oferece o que outras marcas oferecem em veículos acima dos 100 mil euros”
Neste caso não é só a tecnologia que é muito superior, também a qualidade de construção e dos materiais não fica, no mínimo, muito abaixo dos grandes
Como sabes? É engraçado dizerem isso e depois os “grandes” são feitos lá na China 😉 e alguns partilham até as máquinas.
Atualizem-se. Inicialmente, é verdade que os chineses copiaram mal a tecnologia europeia, depois copiaram bem e hoje já nos ultrapassam. Aliás, eu ouvi na apresentação de tecnologias de fabrico, numa das maiores marcas europeias, que atualmente usam o método chinês, para fabricar os seus automóveis.
Não percebeste o que eu disse (e sei porque tenho um G9):
– O Xpeng G9 é a nível de tecnologia e extras é equivalente a grandes marcas de 100.000;
– a nivel de qualidade de construção e de materiais (que eu gosto muito) não posso dizer com toda a certeza que o Xpeng G9 é equivalente a essas marcas. Uma coisa posso dizer: quem entra num G9 e experimenta o G9, se não conhecer e lhe disserem que é o novo carro de uma grande marca, não vai ficar chocado com o preço de 100.000
É isso mesmo.