Tesla vende cada vez menos Model S e Model X. Então porque continuam a ser fabricados?
O Model S da Tesla desde há 10 anos para cá conquistou e mudou o mercado automóvel. Foi considerado mesmo Carro do Ano, assustou a indústria e marcou uma posição entre as propostas mais poderosas. Contudo, quer o Model S, quer o Model X cada vez vendem menos. Então... porque insiste a Tesla em continuar a fabricar estes carros?
O Tesla Model S é hoje mais rentável, apesar de vender menos
Quando a Tesla lançou o Model S este carro trouxe velocidade, conforto e tecnologia simplesmente inigualáveis ao segmento automóvel. Os designers da Tesla aproveitaram a natureza compacta dos motores elétricos - e baterias que se encaixam perfeitamente no chão – para criar um carro com um espaço tão extraordinário que até permitia colocar bancos traseiros voltados para trás.
O preço não era "amigável", mas o carro era desafiante e nalguns países facilmente conquistou as pessoas que, tendo em conta a facilidade de aquisição e pagamento, esgotaram stocks atrás de stocks. Com o tempo, a produção foi aumentando. Em 2017, a Tesla vendia mais de 100 000 unidades por ano do Modelo S e do seu irmão SUV, o Modelo X. Mas assim que o Model 3 e o seu homólogo SUV, o Modelo Y, apareceram, as vendas dos Teslas maiores e muito mais caros diminuíram drasticamente.
É fácil perceber o porquê. Os Model 3 e Y são simplesmente muito mais económicos. Atualmente, um Model 3 começa nos 39.990 euros. Um Model S começa nos 106.990 euros. Da mesma forma, o preço do SUV Model X começa nos 115.990 euros e o Model Y (um SUV menor) começa nos 45.490 euros.
Também é verdade que em comparação com a maioria dos modelos de automóveis, os Model S e X já passaram da idade da reforma. Portanto, não é de admirar que representem uma parte tão pequena das vendas anuais da Tesla, cerca de 5% no ano passado.
Isto levanta uma questão. Porque é que a Tesla continua a fabricá-los em vez de os abandonar para se concentrar em alternativas mais populares?
A resposta é simples: estes modelos mais antigos continuam a proporcionar lucros fiáveis - e isso pode ser ainda mais necessário agora que a Tesla recorre a cortes de preços para aumentar as vendas.
Não estará na hora de reformar estes modelos?
Conforme referiu Jake Fisher, chefe de testes de automóveis da Consumer Reports, o Model S, para além de estar a envelhecer, já não é tão bom como era quando era o melhor de sempre. Além disso, os concorrentes estão a lançar modelos com capacidades parecidas, mas mais recentes, modernos e a preços mais atraentes.
Fisher disse mesmo que a Tesla piorou o Model S ao perseguir números de desempenho bruto em detrimento do conforto.
Tenho a certeza que o carro dá voltas em Nurburgring [pista de corridas] mais depressa, mas a condução é pior, é mais ruidosa. Fizeram compromissos para conseguir o melhor desempenho, mas isso torna o carro menos habitável.
Disse Jake Fisher.
Embora as vendas possam ser pequenas em comparação com o Model 3, esta não é realmente a forma correta de olharmos para esta realidade. A Mercedes-Benz também vende muito menos carros classe S do que a classe C, que é mais acessível. Mas a Mercedes não está prestes a deixar de fabricar o Classe S.
De facto, dentro da sua classe competitiva, os Tesla Model S e X são bons vendedores. No ano passado, ultrapassaram largamente os veículos elétricos de luxo numa gama de preços semelhante, como o BMW i7, o Audi E-tron e o Mercedes EQS, de acordo com dados da Cox Automotive.
Estes veículos são todos muito mais recentes do que o Tesla S ou X, mas quando se trata de rentabilidade, a idade tem as suas vantagens. Segundo Brian Moody, CEO da Autotrader, nesta altura das suas longas vidas, os Tesla Model S e X tornaram-se um fluxo de lucros bastante constante.
Quanto mais tempo um fabricante de automóveis puder continuar a vender o mesmo modelo, mais dinheiro pode ganhar com este enorme investimento inicial. E é dinheiro que a Tesla pode utilizar para avançar com novos projetos atuais, como a Cybertruck.
Parece futurista, parece da época. Não tem nada de antiquado, apesar de ser um carro com 10 anos. Dito isto, acho que provavelmente estão a deixar muito em cima da mesa ao não alterarem o design.
Disse Ed Loh, diretor de conteúdos da MotorTrend à CNN.
Este artigo tem mais de um ano
Porque são os únicos carros bonitos e bons da Tesla? O 3 e o Y estão mal construídos e falta-lhes genica.
Discordo. O model 3 é um carro bonito. Quando à genica..quem compra um carro eletrico nao está certamente precupado com grandes acelaradelas.
LoL
https://youtu.be/vcn7tvESreI
Eu tenho um elétrico, um e-tron, e é um rapaz cheio de genica. Não sei do que falas.
Máquina o e-tron.
Com o M3P passo pelos e-trolhas sem apelo nem agravo. E quando querem acompanhar ficam sem bateria…
Falta genica a um 3 ou um Y ? Não deves ter conduzido nenhum, ou então esperas o desempenho do X Plaid num carro que custa quase um terço
Antes de comprar o e-tron conduzi qualquer um deles, X, 3 e Y. O Y entra ar dentro do carro. Parece um renault kangoo. O 3 é baixo e o X parece uma camioneta das crianças.
Em performance têm um pico muito interessante mas são desprovidos de personalidade e atitude. Para conduzir um PC coloco o meu num skate e está feito.
Estamos a comprar carros completamente diferentes.
É o mesmo que comparar um Porsche a um Audi ou a um VW.
Sei Grupo VW, disser que vende só 5% de Porsches.. não achava nada mau os resultados de venda
Um model S Plaid é que era…
Não é isso que eu vejo nas estradas portuguesas!
E cá vêm os especialistas…
O tempo dirá…
Caso não saibam os Tesla são dos poucos eléctricos que tem ganho várias competições… até fora da sua classe …
Estes carros são considerados de luxo, têm fabrico sazonal … e apenas são feitos em Freemont… logo existem períodos fracos e períodos fortes …
Já agora, sabiam que os “antigos” eléctricos não eram classificados como carros aptos para autoestrada… procurem lá no Google quem criou o primeiro motor eléctrico apto para Autoestrada …
Não foi a BMW…
De luxo não tem nada, aliás são considerados demasiado caros pra qualidade.
Luxo é simplicidade, excelentes motores elétricos, excelente software e grande autonomia. Luxo não é ter 325 botões e ter um interior que parece uma árvore de natal.
Quando vi o MS 8 anos pela primeira vez, parecia um Maserati e, como o homem diz, o carro ainda é futurista. Por que mudar, daqui a 20 anos o S&X ainda será futurista. Vocês procuram um Mercedes E350 2011, que é um carro de aparência elegante e bem projetado. Todos os Mercedes hoje são chatos em formato de ovo, principalmente o EQE, mais ovos e sem alma. Se o E350 2011 fosse lançado hoje para substituir o EQE, as pessoas ficariam tipo uau, os novos mercedes parecem fantásticos do que aqueles velhos Mercedes em forma de ovo. A polícia da moda feia/bonita precisa se esconder em algum lugar.
E a polícia de “qualidade de construção” também precisa se esconder em algum lugar.
São plataformas de desenvolvimento atualmente, serve para mostrar o topo que a marca oferece e para ficar bonito no rankings de tops como o carro de produção mais rápido dos 0 aos 100 e assim…
Aliás o desenho do chassis por exemplo tem decisões tomadas que seriam impensáveis em produção em escala elevada, pois embora altamente benéficas são igualmente trabalhosa…
Neste momento só quem é endinheirado e tem um carregador em casa é que pode ter um carro elétrico.É a minha sincera opinião.Daqui lá uma pessoa que é pobre ter dinheiro para comprar um.Mas nem é esse o problema.O problema é não ter como o carregar.Imaginem eu,por exemplo.Onde vivo tenho que deixar o meu carro pra aí a uns 20/30 metros da minha casa,e andar por um caminho de terra no meio de um lameiro.Como é que eu tenho hipótese ?? Não tenho.Nem jamais terei.Já me consciencializei disso,é impossível.E aqueles que vivem em prédios ?? Ui,então esses nem se fala.Imaginem alguém num desses prédios antigos a viver num 4° andar,sem garagem no prédio,e a ter que ter uma extensão de dezenas de metros para deixar o carro a carregar durante horas à noite.E todos os dias ?? Isso é massacrante.Ou alguém tira algo da “lâmpada mágica” para resolver isto de carregar as baterias dos carros elétricos ou então… E depois quero ver um dia como a rede nacional elétrica se comporta quando isto já for massificado.Será que vai aguentar ?? Imaginem uma cidade como Lisboa,com centenas de milhares de carros elétricos a carregar todos ao mesmo tempo à noite ?? Ui,aí é que vão ser elas.
Até podes ter garagem no prédio, e quantas pessoas colocam o carro na garagem?
Por norma as garagens são para encher de lixo e depois o trabalho que dá por o carro na garagem.
Sem falar que passar extensões pelas promandas dos prédios é proibido, imagina que há um curto circuito e pega fogo num estendal, quem é que vai assumir o prejuízo?
E claro tentar passar uma extensão num prédio sem que passe a frente da janela de alguém também pode não ser fácil.
ui imagina uma cidade como Lisboa nos dias de verão terem as pessoas todas com o ar condicionado ligado de dia e de noite.
Mito da garagem, sim é muito mais barato carregar em casa; quem não tem carrega num carregador rapido conforme abastece o carro ou os carros a combustão são atestados em casa?
Rápidos são, mas isso qualquer eléctrico com mais de 500 CV é. Agora feios, vazios e um interior de baixa qualidade comparados com os alemães.
Uma teoria muito bonita mas, a realidade nua e crua é que simplesmente a Tesla não tem capacidade para desenvolver dois novos modelos e adaptar a linha de produção aos mesmos, seja que produto for a Tesla demora uma enormidade de tempo a colocar no mercado, vejam os casos da Cybertruck e do Semi. A Tesla não vai demorar muito a cair!
Dizer isso da marca que mais lucra com vendas de carros, e que em 10 anos passou de mosquito a fabricante de carros mais valiaosa do mundo, ultrapassando a Toyota e a Mercedes é um bocado anedótico
Tesla ultrapassou Audi e BMW e Mercedes são os próximos este ano de acordo com Electric Viking… É Tecnologia (OTA para atualizar Teslas mais antigos e torná-los tecnologicamente iguais aos novos), motores de alto desempenho e carros mais seguros do mundo. A Europa e o Japão não têm capacidade para o fazer… os alemães com a sua madeira de nogueira e interiores pintados de prata bem aparafusados não importam.
https://youtu.be/yBJ8XhHyXA4