Tesla triplicou as vendas de carros na Europa na primeira metade de 2019
O mercado automóvel tem estado a mudar muito nos últimos anos. A chegada dos elétricos veio alterar os padrões de consumo e as novas propostas são hoje uma alternativa que muitos optam no momento da compra.
Esta realidade tem estado a ser mostrada em especial na Europa agora que o Model 3 da Tesla chegou. As suas prestações são tão boas que a Tesla triplicou as vendas dos seus carros na Europa na primeira metade deste ano.
Segundo os dados apresentados agora pela JATO, a Tesla está a crescer no mercado europeu de forma única.
Em especial o Model 3 teve 11 256 registos só no mês de junho. Este foi também a berlina premium mais vendida no espaço europeu.
Tesla triplicou as vendas na Europa
A Tesla teve ainda valores mais elevados no geral. Em junho a marca vendeu 14 106 carros na Europa, o que representou um crescimento de 250%, quando comparado com o mesmo mês de 2018. A marca conseguiu, todavia quebrar a tendência geral de quebra de vendas.
A popularidade da Tesla tenha crescido rapidamente na Europa, principalmente graças aos prémios que a marca recebeu e ao grande aumento nas vendas no ano passado.
Mais importante é o declínio no mercado e o interesse em veículos elétricos que parecem ser principalmente o resultado da queda de vendas dos carros a diesel.
O declínio dos diesel no velho continente
Para além destas prestações da Tesla e dos elétricos, há um fator a ter em conta no mês de junho. Em particular destaca-se o resultado dos veículos com motores diesel. Estes tiveram uma quebra de vendas de 21%. No extremo oposto, temos os veículos elétricos a crescer 20% nesse mesmo mês.
Model 3: caso raro no cenário do mercado dos carros
Embora a quota de mercado dos EV's na Europa seja de apenas 7,5%, os resultados mensais são promissores, especialmente ano após ano. Os veículos movidos a combustíveis alternativos aumentaram as suas vendas durante 2018 quase 2%.
Enquanto isso, os veículos movidos a gasolina aumentaram apenas 3% e os carros a diesel caíram 5%. Os veículos elétricos, ainda assim, aumentaram 104% em relação ao ano passado.
Esta é mais uma prova cabal de que a Tesla está numa fase de crescimento acelerado. O mercado europeu recebeu de braços abertos esta marca e em especial o Model 3. A troca dos veículos tradicionais pelas propostas elétricas é real e está a acontecer de forma rápida.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: JATO
“Esta é mais uma prova cabal de que a Tesla está numa fase de crescimento acelerado. O mercado europeu recebeu de braços abertos esta marca e em especial o Model 3. A troca dos veículos tradicionais pelas propostas elétricas é real e está a acontecer de forma rápida.” …tanto entusiasmo sem fundamento. A Tesla, como novo player do mercado, está simplesmente a ocupar o nicho de mercado que ajudou a criar. Continua e continuará a dar cartas no nicho que ocupa, só isso.
É muito complicado para um português comum dar esse salto. Primeiro porque os EV são caros, e os mais baratos têm pouca autonomia. Poucos podem carregar em casa, pois a maioria mora em apartamentos que nem garagem tem. Os postos de carregamento de rua são lentos, caros e muitos nem funcionam. O investimento inicial é caro, e o carregamento também é caro, ou não fosse a electricidade em Portugal a mais cara da UE. Acaba por ser mais um nicho de mercado para quem pode. O comum mortal continua com o seu carrito a gasolina ou a gasóleo.