Tesla teve de recuar no Full Self-Driving por problemas com os carros
A aposta da Tesla no seu Full Self-Driving tem sido grande. A marca quer criar um sistema verdadeiramente autónomo e que dispense de forma completa o condutor, pelo menos em algumas situações de condução bem identificadas.
Com uma versão de testes já a ser usada por muitos, ainda que de forma controlada, este está já a ser avaliado. Foi precisamente nestes testes que surgiram problemas que levaram a Tesla a recuar e a retirar a mais recente versão.
O interesse no Full Self-Driving tem sido cada vez maior. Depois algumas questões sobre quem teria acesso a esta novidade da Tesla, tudo ficou finalmente esclarecido, ainda que muitos tivessem de pagar para a poder usar.
Ainda assim, os testes demoraram a ser tornados públicos, tendo os condutores sido avaliados pela sua qualidade de condução. A mais recente informação dá agora conta de que os testes com a mais recente versão do Full Self-Driving tiveram de ser alterados pela Tesla.
Seeing some issues with 10.3, so rolling back to 10.2 temporarily.
Please note, this is to be expected with beta software. It is impossible to test all hardware configs in all conditions with internal QA, hence public beta.
— Elon Musk (@elonmusk) October 24, 2021
A versão que estava em utilização, a 10.3, lançada há poucos dias, começou a ter um comportamento estranho, tendo rapidamente sido revertida. As queixas dos condutores acumularam-se e rapidamente a Tesla concluiu que tinha mesmo de ser interrompida.
Do que era descrito, os carros da Tesla estavam a criar falsos alarmes de colisão, reagindo a estes da forma esperada. Claro que este problema tornava impossível a utilização dos veículos. Havia ainda situações em que os carros tentavam virar à esquerda em semáforos.
10.3.1 rolling out now
— Elon Musk (@elonmusk) October 25, 2021
Após avaliar esta situação, a Tesla resolveu o problema e já retomou a disponibilização desta versão junto dos seus carros elétricos. A versão 10.3.1 é atualmente a que está a ser servida para os carros e provavelmente estará livre de problemas.
Apesar de não serem esperados, estes problemas fazem parte dos testes. Os utilizadores sabem que estas situações estão presentes. O próprio elon Musk alertou para isso num dos seus tweets recentes, em que deu conta do problema.
Este artigo tem mais de um ano
Não tarda as ações estão a 10 USD.
Era uma versao beta…
Não interessa pois ele mentiu. E os shareholders sabem isso. Não que mude muito.
Mentiu onde?
É uma versao beta, nao é um produto final.
Já se passaram quase 24 horas desde o teu comentário, os shares da empresa estao mais altos do que aquilo que estavam quando comentaste.
Sim, mas só com um split é que isso aconteceria.
Ainda bem que sei conduzir…
Convém
O que acontece quando o sistema for hackeado?
Noticia: “Condutor de tesla morre!! Causa da morte: O tesla foi hackeado!!”
Full self driving? Qual sera o primeiro governo de malucos a autorizar algo que tem ainda muitos anos para sair de BETA?
Possivelmente o mesmo governo que autoriza que uma companhia coloque na estrada um software BETA fazendo dos utilizadores “crash test dummies” de carne e osso.
A questão nem é ser beta. A tesla só tem o apelidado A.I. de nível 2. Precisam de nível 5 para ter o que chamam de condução autónoma.
Eles não “recuaram”. Recuar implica voltar atrás. Exceto que como não inham, nem têm, A.I. classificado como Self Friving, então não voltaram nada atrás.
Não conseguiram foi, ainda, avançar.
Tenham tento e precisão.
E continuam a brincar com sistemas BETA na via pública.
Aprendam a conduzir e ninguém precisava de FSD a não ser que tenha alguma deficiência. 99% dos condutores não precisam desse sistema.
Há cento e tal anos não deviam ter deixado uns cromos andar a experimentar com motores no lugar de cavalos.