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Tesla: Ter rádio AM/FM nos Model S e Model X custa 520 €

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Seal says:

    Incrível Melga !! (pra conhecedores).

  2. Rafael Santos says:

    Boa mike

  3. TT says:

    Ridículo tal como carro e a marca!

    • Pedro says:

      O AM/FM vai ser abolido nos próximos cinco anos. Já foi, inclusive, em alguns países da Europa como a Suécia. Na Suécia ainda persistem os dois sistemas mas as rádios já fizeram a transição para o digital. Ridículo é ainda usarmos nos nossos carros sistemas dos anos 40 como o AM/FM que estão cheios de ruído e retiram qualidade ao áudio.

      Ou não ouve rádio pela internet? Posso pressupor, portanto, que não tem qualquer subscrição de música como o Spotify, Google Music, Apple Music, etc. etc. etc. Correto?

      Aquele abraço!

      PS- Chama-se evolução tecnológica. E ainda bem que algumas marcas têm coragem de fazer isso. Daqui a cinco anos o padrão vai ser esse: AM/FM custa 520€. Digital = 0€.

      • Paulo JC says:

        @Pedro
        “Ou não ouve rádio pela internet? ”
        Sugiro que experimente fazer uma viagem pelo país. Especialmente pelo interior.
        Depois avalie novamente a sua própria pergunta.

      • B@rão Vermelho says:

        E então para quem gosta de ouvir notícias, debates, reportagem etc. a rádio não é só música, e ao preço que à internet móvel custa em Portugal não é para todos

      • Técnico Meo says:

        Aprenda o conceito Kiss. Jeep it stupid simple. Radio analógica, é simples, muito funcional, sem necessidade de processadores para desmodular sinal, sem delays. A estática é um excelente indicador de sinal e permite muita coisa.num sinal digital ou o sinal abre ou não abre de todo. Os emissores têm muito mais facilidade em fazer deploys de sinal em analógico em caso de emergência / catástrofe. Rádios antigos toda gente tem em casa. A rádio analógica continua a ter um papel muito importante em caso de emergências pela sua simplicidade e larga implementação. Outra expressão que deva aprender é que se está a funcionar bem , não se deve mexer. A implementação da dab está a ser um fracasso e sem adesão, ninguém quer saber ou gastar mais dinheiro. E por fim, os primórdios da internet foram o rádio. Sabia?

      • Antonio says:

        sim .. compreendo o que dizes .. os que podem usar a tua ” evolução tecnológica.” .. ficam bem .. os outros que se danem .. olha para a TDT .. vai para o interior se tenta ver algo …

        Claro que tu não necessitas da TDT … moras numa grande cidade , tens rendimentos para poderes ter todo ….tens fibra , netflix , amazon .. whatever .. os outros que se danem

        já agora qto pagas á senhora que te vai limpar a casa e te passa a roupa a ferro ? .. o minimo dos minimos né .. claro .. tu é o centro do universo … fica bem …

      • rui says:

        o substituto do am/fm é o DAB que está também no mesmo bolo, e já é utilizado em alguns países da europa

      • Peace says:

        Enquanto tiveres os paizinhos a pagar-te as contas todas tá-se bem.
        Sabes o que tb tira qualidade ao áudio e injeta ruído? As estradas…
        Btw, quando conduzes tens de dar mais atenção à estrada e ao que te rodeia do que propriamente à qualidade do áudio.
        Já oiço falar do DAB à mais de 20 anos, nunca vingou. No fundo para quê quando o FM funciona e é barato? Se achas que vais ganhar muito com o DAB, desengana-te.
        Estás-nos a comparar com um dos países ricos da Europa. Já viste bem onde moras? Eu bem sei que somos um país de cagões que gostam de viver acima das suas reais possibilidades…
        E gostas muito de te armar em inteligente, mas ler tá quieto, é que nem as gordas:
        “Radio AM, FM ou DAB+ custa 520 € para um Tesla Model S e Model X”

      • Robin says:

        Depende do cangalho de radio que tens.
        Tenho um Blaupunkt AM/FM de topo e não tem ruido o Alpine AM/FM tb não devem ser os teus ..

  4. informado says:

    EHEH! Compro um citroen AMI eléctrico por 6 mil euros 🙂

  5. Keyboardcat says:

    Para ser honesto nunca vi nenhuma marca oferecer a opção para atualizar o hardware do carro. Por isso não acho esta oferta nada má.

    A maioria das pessoas que possuem modelos de carros mais antigos e queiram atualizar a unidade de info entretenimento normalmente só têm duas opções. Comprar um carro novo ou instalar uma unidade aftermarket (o que muitas vezes não ficam tao bem integradas como as de origem).

    Por isso sim, 3000€ com custo de instalação não é muito barato. Mas tendo em conta que isto inclui um computador, ecrã novo e claro as futuras atualizações de software, não é assim tao caro como pensam.

    • Seal says:

      De certeza que na Andorra é mais barato.

    • Cicrano says:

      Comprei um radio com DAB+, ecrã tactil de “12 que faz tudo o que diz respeito a multimédia (mp3,video, netflix, amazon prime, etc,etc) e custou apenas 150€ e a instalação fiz eu e está perfeita.
      Essa tua teoria nem lógica tem…

      • Polo says:

        Lol deve ser bonito o rasca chinoca

      • Keyboardcat says:

        Um “radio”, não a unidade central de entretenimento do carro. Estas unidades controlam tudo, desde ventilação, câmaras, ajuste de bancos e todas as outras funcionalidades do carro.

        Como te disse não é barato, mas não compares isso a substituir o rádio por um sistema chinês rasca com android que não vai ter atualizações passados 2 anos.

        Eu nunca vi nenhuma marca a oferecer tal upgrade. Imagina teres um classe A de 2015 e poder instalar a unidade do modelo de 2020 por exemplo.

        E como diz a notícia, isto é opcional. Se quiseres podes manter a unidade de origem. Funciona perfeitamente e tem todas a funcionalidades sem custos adicionais.

  6. SANDOKAN 1513 says:

    Quem compra um Tesla é porque tem poder de compra(e muito !!).Está-se agora a marimbar se dão mais 520 euros por isto ou por aquilo.Por esse dinheiro eu comprava um carro em 2° mão enquanto esses dão-se ao luxo de pagar esse pequeno extra de ter um rádio AM/FM no seu carrão.É verdade ou não ?? Infelizmente é. 😐

  7. Cicrano says:

    Ridículo.
    Depois o quando o carro for vendido retiram todos os updates ao novo proprietário.
    Tá certo…

    • IonFan says:

      E leres o artigo? Onde é que diz que são retirados updates?

      • Cicrano says:

        E pesquisares antes de abrir a fossa?

        • IonFan says:

          Já deu para perceber que a elegância é proporcional à inteligência.

          Ps. Não era suposto haver aqui algum tipo de moderação?

          • EDPRR says:

            Você é que é tão informado que não sabe que é useiro e vezeiro da Tesla fazer updates automaticos quando detecta que o veiculo mudou de dono e remove os updates pagos pelo dono anterior. Ou seja, você compra um Tesla por X, paga extras de Y e o carro passa a valer, teoricamente, X+Y. Você vende-o, o gajo que o comprou regista a alteração no sistema da Tesla, o carro leva software atualizado e as atualizacoes que custaram Y ao dono anterior e que valorizaram o veiculo fazem pufffff e vão à vida.

            https://observer.com/2020/02/tesla-software-updates-jailbreak/

          • IonFan says:

            @EDPRR, primeiro não são os updates que se pagam, são funcionalidades extra. Segundo, nesse caso concreto, os extras nunca foram pagos pelo dono anterior 😉

            Quando aconteceu isso e os extras estavam pagos, a Tesla regularizou.

            Não ler só as noticias do “observer” ajuda a não se dizer disparates…

  8. Xlut says:

    Os fans da TESLA dizem que isto é normal e aceitável. Como estão todos de palas montadas para a marca, não conseguem ver que estão a ser esprimidos por uma empresa que não aprecia o seu cliente.
    Podem ter das melhores baterias, é verdade mas também é verdade que são automóveis com uma qualidade de construção e conforto idêntico a um pequeno familiar por um preço de uma grande familiar das marcas premium. Gostos não se discutem mas não digam que é a melhor coisa que anda por aí porque não é.
    Tem um preço elevado para a qualidade do veículo e a “poupança” nos consumos paga-se a peso de ouro na aquisição. Um Golf/Opel/Peugeot/KIA/Ford etc… custm cerca de 25.000€ e ainda sobra muito dinheiro para combustível antes de chegar aos 60.000€ de um TESLA (valores redondos). Não tem o problema das baterias avariarem e se tiverem de ser substituídas ao fim de 4 ou 5 anos, custarem quase tanto como um carro novo. Já para não falar de todas as variantes que existem nas outras marcas e não existem na TESLA.
    Oficinas da TESLA para uma assitencia no imediato, continua a ser uma miragem. Apoio ao cliente é péssimo. Mas como é TESLA está tudo bem… ?
    Depois ainda cobram pelas actualizações de Software? Ou para manter uma funcionalidade que já vinha com a viatura ainda temos um acréscimo de 520€. Independentemente se daqui por 5 ou 10 anos a tecnologia morre, a verdade é que exigem 520€ para manter algo que já tinham para além dos mais de 2000€ para uma actualização de um componente. Tenho sérias dúvidas que o ecrã custe os 2000€. As actualizações de Software em todas as marcas (excepção da TESLA) são GRATUITAS…. dahhhh…. A isto se chama prestar um serviço de qualidade…. A TESLA desconhece isso.
    Se comparar-mos o Model S com um Mercedes E/Audi A6/BMW 5. A qualidade de construção é pura e simplementes incomparável. Os Model S ficam muito abaixo nas categorias de conforto, prazer de condução, qualidade dos materiais, etc…. Só têm baterias e pouco mais. Novamente os preços de aquisição de ambos estão longe o suficiente para que com um veiculo convencional se consiga fazer 500.000 Kns e mesmo assim ficar mais barato do que comprar um Model S.
    Parabéns à TESLA por conseguir pegar num produto mediano, apenas realçar a única coisa que tem de positivo em relação a todas as outras marcas e conseguir vender o que vende. Grande trabalho de Marketing. Pena é que continue a ludribiar muita gente com a referência duma viatura de topo quando não o é, nem o será tão cedo.
    Cumprimentos

    • IonFan says:

      Tens uma solução simples para todos estes problemas: Não compres um Tesla 😉

      • Xlut says:

        É verdade. Não comprei, comprei algo que na minha opinião é melhor e não precisei de investir mais de 60.000€ num automóvel. Mesmo que fizesse 50.000 Kms por ano, não conseguiria dispender tanto dinheiro. Mas este tem uma qualidade de construção superior, melhor conforto e uma assistência exemplar. Coisa que a TESLA não tem, infelizmente.

        • IonFan says:

          Parabéns! Só não percebo é como é que alguém tão satisfeito com o seu carro, sente necessidade de vir escrever um texto destes…

          • Xlut says:

            Pelo prazer de trocar opiniões.
            A minha vida e a minha opinião é evolutiva, para tal, o contributo da opinião dos outros é importante, para que a minha opinião evolua ou quanto mais não seja, para provar que a minha opinião é a mais correcta….
            Se este é um local de partilha de opiniões, devemos de seguir esse lema.
            Não refiro que seja o seu caso mas se alguem fica incomodado com os meus comentários, não precisa de os ler….

          • IonFan says:

            Ok, é uma justificação plausível.

            Agora só falta a opinião ser baseada em factos e não em títulos de noticias.

          • King Baniram says:

            @Ion
            O Musk tem bodyguards , nao precisa de mais…

            Só tu é que podes ter opinião? e só a tua é que tá certa?

            Só não percebo, como é que alguem tão satisfeito com o seu carro, sente a necessidade de vir escrever em tudo o que são comentarios negativos…

          • IonFan says:

            @King Baniram, qual foi a parte do “Ok, é uma justificação plausível.” que não percebeste?

            Todos têm o direito de ter a sua opinião. Mas é importante que seja baseada em factos e que não espalhem desinformação.

            Tanto estou satisfeito com o carro que não me vês em noticias sobre outras marcas a fazer comentários negativos. Há uma grande diferença entre alguém que defende uma marca e é movido pela satisfação com um carro que tem, e quem vem demonstrar insatisfação com o carro dos outros.

          • José Fonseca Amadeu says:

            IonFan, és como aquelas pessoas que têm um Zoe e estão satisfeitas por isso não vêm cá fazer comentários negativos.
            Cada um sabe de si, eu pessoalmente sinto pena de quem não sabe o que é um carro e de quem opta pelos electricos pela falsa permissa do “green”.

            Sou um entusiasta do off-grid e quando ponderar um electrico será unicamente pela poupança no bolso, no entanto não tenho ilusões, por agora o negócio é péssimo, por isso fico-me pelo meu electrificado com 100 km de autonomia + diesel.

          • IonFan says:

            @José Fonseca Amadeu, as pessoas que têm Zoes não têm o direito de estar satisfeitas? É isso?

            Consegues provar que os eléctricos são menos “green” do que um ICE ou híbrido?

            O meu negócio está a ser óptimo. Até estou a poupar ligeiramente mais do que o esperado. Em 6 anos vou apanhar a diferença de 30.000€ para o diesel que era a outra opção.

            Fiquei curioso por saber qual é o plug-in a diesel com 100km de autonomia eléctrica. É só para perceber se o negócio foi bom 😉

          • Seal says:

            Este Amadeu, em todo o seu esplendor, diz que pagou + – 100k por um GLE 2.0 L a gasoil…Enfim.

    • IonFan says:

      E onde é que está escrito que cobram pelas actualizações de software? Só esta parte já é suficiente para se perceber o pouco que sabes sobre o assunto…

      • Xlut says:

        Posso não perceber muito mas percebo mais do que tu…
        “esta atualização está disponível para 2.590 €”
        “algumas das funcionalidades proporcionadas pela atualização do sistema de informação e entretenimento requerem uma subscrição do pacote Conectividade Premium.” Pelo menos sei ler que o serviço Premium tem um custo apesar de não estar referenciado aqui no artigo…. daaaaaa…..
        Só não indica se o valor é com IVA ou ainda falta o IVA.
        Por este valor, dá para cobrir o custo do hardware novo (ecrã) mais a mão-de-obra e obviamente a actualização do Software que está incluída no preço. É só fazer contas. Também sei fazer e tu sabes?

        • IonFan says:

          Se calhar não sabes mais que eu…

          A actualização de que o artigo fala é a de hardware. Os updates de software na Tesla são gratuitos e remotos, incluindo a navegação, mesmo para os carros que já têm 8 anos. Conheces alguma outra marca que faça isto?

          O MCU que a actualização troca só está em carros anteriores a Março de 2018 e, por isso, com Conectividade Premium gratuita até ao fim da vida do carro.

          • Xlut says:

            Nunca disse que sabia mais do que tu.
            Apenas comentei a noticia.
            Levando em conta a tua observação, ou a noticia está mal redigida/incompleta, ou a tua informação está incorrecta.
            Independentemente do resto, as contas são simples: 2590€ por um ecrã novo. Se as actualizações de Software são gratuitas como dizes, então o logo TESLA tem um valor elevado. Boa sorte com o teu TESLA…

          • IonFan says:

            @Xlut, Não? Então o que é que “Posso não perceber muito mas percebo mais do que tu…” quer dizer?

            E não é um ecrã novo. É toda a unidade de controlo. O preço do material automotivo não é o mesmo do material que se põe numa sala de estar. Está sujeito a condições extremas dentro do carro. Só compra quem quer.

          • Xlut says:

            É simples. É apenas um ecrã novo, verdade que tem de ser adaptado à realidade de um automóvel mas continua a ser apenas um ecrã. As unidades de controlo estão no automóvel e essas não estão a ser substituídas. O ecrã lê a informação das mesmas e “apresenta” o estado ao condutor/utilizador. Obviamente, o ecrã tem o seu processador e memória independente mas as informações disponíveis no ecrã são lidas dos diversos componentes/computadores do automóvel.
            Pode e acredito que tenha um conhecimento alargado da TESLA mas dos componentes e de como funciona no automóvel, seu bem do que falo.
            Exemplo simples e prático. O indicador de conta quilómetros que lemos apenas lê e regista a informação que recebe do componente que lê a distância percorrida pela unidade de tempo. Não é no painel de instrumentos que está esse componente mas sim no automóvel. Como este exemplo, todos os outros se aplicam da mesma forma. Só assim, todas as marcas (e não apenas a TESLA) conseguem ter uma fiabilidade aceitável para terem autorização para circular nas estradas.
            Numa afirmação sua tem razão. Só compra quem quer. 🙂

          • IonFan says:

            @Xlut, o ecrã inclui a unidade de controlo. Chama se mesmo MCU (Media Control Unit). É onde está o armazenamento, processador, memória, e por ai fora. O objectivo é mesmo substituir essa parte para ter mais performance. O ecrã só vem agarrado.

            É só pensar um pouco. Se fosse só o ecrã, não se perdia o rádio…

            Quer um conselho? Pesquisar antes de postar resolvia muito disparate aqui escrito.

    • Seal says:

      E é um sobe e desce de preços como lhe dá na real gana ( model S, 3, FSD…)

      • IonFan says:

        Os preços dos carros têm descido. O preço do FSD é que tem vindo a subir. Mas é compreensível porque cada vez tem mais funcionalidades. A receita é a mesma: se não se gosta, não se compra 😉

    • George M. says:

      Yeah OK… MB, Audi e BMW têm interiores jeitosos como se fossem desenhados por Liberace fantochada, Tesla é Premium e oferece tecnologia de outro mundo. A Tesla vai esmagar a indústria automobilística alemã. I can’t wait!

  9. Infetado says:

    Era só para avisar a navegação para terem cuidado sobre o que dizem da Tesla. Ah…cheguei tarde…

  10. IonFan says:

    Para o pessoal que acha caro “um ecrã” que na realidade até é um pouco mais que isso, fica aqui o custo de apenas o computador de infotainment de um BMW serie 7 (sem mão de obra): https://www.fixparts-online.com/en/bmw-car-infotainment-computer-65129283431.html

    • Xlut says:

      Lá está. Um preço elevado por um ecrã. Tanto critico a TESLA como a BMW ou outra marca qualquer. A substituíção de um equipamento destes não deveria de ser levado em conta o R&D mas apenas o custo do equipamento em si porque estamos a substituir um com defeito ou danificado.
      Mas o mais ridiculo desta noticia em si (520€ para manter o Radio AM/FM), apesar de ser facultativa, é a perda duma funcionalidade que já tinha sido adquirida.
      O preço é sempre discutível.

      • IonFan says:

        É o preço que é.

        Tenho é a certeza que não se fazem noticias com o da BMW…

        O Radio é à parte porque, ao contrário do MCU antigo que o tinha incluído, neste novo é um módulo diferente.

        • Cicrano says:

          Sim… trás um chip que custa à volta de 30 cêntimos que possibilita poder ouvir rádio FM/AM.

          • IonFan says:

            Das duas uma. Ou o carro está em garantia e a actualização é gratuita, incluindo o rádio, ou então está fora da garantia e o proprietário pode optar por o módulo que o Cicrano vai vender por 30 cêntimos. Acho que tens ai um belo negócio 😉

        • Abreu says:

          E incrível a maneira como a Tesla xupa o dinheiro dos utilizadores, deviam fazer um estudo!

          O tempo que chegamos.. 520 EUR para dar rádio FM… Telemóveis de mil e tal euros sem carregadores…

          Isto anda tudo de pernas por ar!

          • IonFan says:

            Só compra quem quer. Só actualiza a MCU quem quer. Quem actualizar já sabe o que ganha e o que perde, neste caso o rádio, e que são mais 520eur para o ter. É uma escolha de cada um.

            Para quem tem um MCUv1 avariado fora da garantia, ou recorre a terceiros para reparar, ou paga o MCUv2 mais o rádio, se fizer questão de ouvir.

    • José Fonseca Amadeu says:

      Falta referir que um série 7 é mais caro que um model S ou Y.

    • José Fonseca Amadeu says:

      Aliás, não só é mais caro como é considerado segmento de luxo.
      O musk ainda tem de comer muita pipoca para ser considerado segmento de luxo, por isso é que existem empresas que fazem independentemente interiores de luxo para teslas, problema é que mesmo mudando o interior não mudas tudo o resto.

  11. Seal says:

    O roubo que encontro aqui é o preço de AM/FM. Quanto ao resto, nem discuto…

  12. Xlut says:

    Atenção que o IonFan defende a TESLA como se fosse funcionário da mesma.
    Tenho lido os diversos comentários e fico com a impressão direta que para o IonFan só existe a TESLA. Nada é melhor que a mesma.
    A TESLA tem imensos defeitos por ser uma marca nova. Há que dar o mérito da inovação nas baterias e de estar a empurrar FINALMENTE para a eletrificação do automóvel.
    As grandes dúvidas são: o custo em CO2 na fabricação das baterias vs o seu beneficio.
    A equiparação dos seus modelos às restantes marcas.
    A falta de diversidade de soluções.
    Para quem gosta, e isso não se discute, pode ser uma boa marca para eles.
    O que não aceito pelas diversas razões já apresentadas e muitas mais, é apelidar a marca como a melhor…
    Não são e se quiserem ser um dia, não é com a politica de queres exturquir o cliente usando o Marketing como arma de eleição.
    Esta noticia, apesar de mal redigida não deixa de realçar o desprezo que a marca tem pelos seus clientes.

    • Vítor M. says:

      Não, a notícia está bem redigida, pode é não estar conforme tu queres, conforme se nota pelo restante texto que escreveste (que não temos nada a ver, nem nos interessa essas guerras clubisticas).

    • IonFan says:

      Eu sou proprietário e accionista da Tesla. Não sou funcionário nem tenho qualquer relação pessoal com nenhum funcionário.

      Como é óbvio, as pessoas sentem-se motivadas a comentar sobre os assuntos que lhes interessam. Quem defende a marca tem os seus motivos, tal como quem ataca os tem. Se realmente tens lido os meus comentários, devias ter percebido que a maioria são respostas a ataques. Ou seja, a pergunta que deveria ser feita é porque é que há tanta gente disposta a vir para aqui atacar uma marca que nunca lhes fez mal e, principalmente, porque é que atacam os proprietários que, segundo a sua própria lógica, são as supostas vitimas desta suposta vil empresa.

      Tu no mesmo comentário escreves “Para quem gosta, e isso não se discute, pode ser uma boa marca para eles.” e “O que não aceito pelas diversas razões já apresentadas e muitas mais, é apelidar a marca como a melhor…”! Afinal discute se ou não o que cada um acha da marca?

      Em nenhum de todos os comentários meus que leste me viste a dizer que nada é melhor que a Tesla, mas se o dissesse, seria a minha opinião. Podes aceitar ou não essa opinião. É contigo e na realidade não me interessa. O que me interessa é que comentários como o fizeste há pouco, cheios de falsa informação e factos distorcidos, não fiquem sem resposta.

      Se tens a capacidade para aceitar que tens dúvidas, também devias ter a capacidade de perceber que as deves esclarecer antes de comentares como se fossem certezas. Em vez disso escreveste uma serie de coisas que simplesmente não são verdade. Isso é que é grave

      Se achas que a marca está a extorquir os clientes usando o Marketing, que por acaso é algo irónico de se dizer de uma marca que gasta zero dólares em anúncios, podes vir aqui: https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx

      • King Baniram says:

        @Ion,

        A tua experiencia nao é equiparavel aos restantes. Tiveste a sorte de o teu veiculo nao vir defeituoso, mas e se viesse?

        Tudo bem que com o teu carro nao há problemas, mas há N noticias e N utilizadores a queixarem-se do mesmo. Mas o que dá a entender de todo o teu discurso, é que como nao acontece contigo, a marca é perfeita e sem problemas… Todos os utilizadores descontentes e nem precisam de ser utilizadores, basta sentares num carro do mesmo segmento (A7/8, Series 5, E e por ai fora) que percebes a diferença de qualidade… Mas tudo o que vejo vindo de ti, é que a Tesla é mais premium que essas que citei!

        Queres defender a marca, tas no teu direito, mas só acho que devias saber aceitar a opiniao dos outros, pois a tua experiencia não é igual à minha, e a minha não é igual a tua.

        • IonFan says:

          Mas o que é que isso tem a ver com o facto do Xlut ter escrito várias coisas que não são verdade? Ele não escreveu a dizer que o Tesla dele vinha com defeitos…

          Nunca me viste a desmentir que os carros têm defeitos. Só me vês a desmentir que seja pior do que a média, mesmo nos mesmos segmentos. Se fores aos forums das outras marcas, o que não falta é gente com problemas. A diferença é que isso não faz noticia.

          A minha experiência é boa. Quem não teve essa sorte, a Tesla resolve. Podes ver muita gente a queixar se dos defeitos, mas não vês ninguém a queixar se que a Tesla não resolveu. Já vi (e há casos públicos), outras marcas chamadas de “Premium” a não assumirem nada depois do carro sair da porta do stand.

          Eu não troquei um desses carros pelo Tesla, mas conheço quem tenha trocado e está satisfeito 😉

          Cita um comentário meu a dizer que a Tesla seja mais premium que a Audi, BMW ou Mercedes. Vá, faz o meu dia 😉

          Tanto tenho eu que aceitar a tua opinião como tu tens que aceitar a minha. Mesmo assim não me vês a discordar com opiniões, mas sim com os seus fundamentos. Quero lá saber se gostam da Tesla ou não. Felizmente não tem faltado gente a gostar o suficiente para comprar… Agora, podes pedir me muita coisa, mas aceitar que alguém venha para aqui dizer que a Tesla não presta porque cobra os updates de firmware enquanto os outros não (!?), ou que as baterias só duram 4 ou 5 anos, isso não.

      • Xlut says:

        Então como acionista, o que escreves aqui é Marketing.
        Eu não escrevi mentira nenhuma e referi bem que era a minha opinião.
        Fico agradecido por considerares a minha opinião válida e que a tentes refutar mas esqueces que tens de apresentar factos.
        Como acionista da marca, deverias de ter um pouco mais de atenção à maneira como escreves, pois hoje não sou cliente e se o poderia ser amanhã, provávelmente já não serei por os seus acionistas não respeitarem as opiniões dos demais. Cumprimentos

        • IonFan says:

          LOL, sabes ou menos qual é o papel do accionista numa empresa? Vou dar-te uma ajuda: não é funcionário nem é vós da empresa…

          – “60.000€ de um TESLA (valores redondos)”. É mentira. Um Tesla custa neste momento 50.884,20€ (50.000€ em valores redondos). Está no site da Tesla.

          – “se tiverem de ser substituídas ao fim de 4 ou 5 anos” – É mentira que as baterias só durem 4 ou 5 anos: https://electrek.co/2020/06/06/tesla-battery-degradation-replacement/

          – “custarem quase tanto como um carro novo” – É mentira. Na Tesla, as baterias custam cerca de 25% do valor do carro novo: https://www.currentautomotive.com/how-much-does-a-tesla-model-3-battery-replacement-cost/

          – “Oficinas da TESLA para uma assitencia no imediato, continua a ser uma miragem.” – É mentira. A Tesla tem duas oficinas em Portugal e assistência em viagem própria.

          – “As actualizações de Software em todas as marcas (excepção da TESLA) são GRATUITAS” – É mentira que que as actualizações de software sejam pagas na Tesla. É mentira que as actualizações são gratuitas em todas as marcas. A actualização, ao contrário dos Tesla, é feita em oficina que cobra mão de obra. A prova? O meu Tesla ontem recebeu uma actualização na garagem a custo 0 enquanto o meu ICE está com o software desactualizado porque a oficina cobra mão de obra e os mapas custam e não é pouco após os 90 dias iniciais.

          – “um veiculo convencional se consiga fazer 500.000 Kns e mesmo assim ficar mais barato do que comprar um Model S” – É muito provavelmente mentira. Um diesel que gaste 5l/100km custa, aos preços de hoje, 6,30€ por cada 100km, ou seja, 31.500€ para 500.000km. Um Model S gasta uns 2,20€ por cada 100km, ou seja, 11.000€ para 500.000km. É só por aqui um Mercedes E/Audi A6/BMW 5 que só custe 62.500€ (83.000€ do Model S menos os 20.500€ de “combustível”) e só gaste 5l/100km, e podemos concordar que esta é verdade.

          Está bom assim de factos?

  13. Paulo Santana says:

    Que grande mentira

  14. Xnelox says:

    Bom e barato!! Já agora, os 500€ dá para apanhar todas as rádios ou existe uma subscrição de pacotes de canais rádio? É que ouvi dizer que só vem de oferta a antena 2

  15. Xlut says:

    Só para concluir.
    Tesla Model S 100D. A pessoa comprou por 121000€ e nos primeiros 6 meses, o carro esteve mais tempo em Madrid, na oficina do que a circular.
    Depois disso, as visitas à oficina são trimestrais…. Na maioria das vezes, tem um custo associado pois não está coberto pela garantia…. Desde problemas de direção, suspensão e outros sistemas que deixam de funcionar até ao exemplo de querer abrir o carro e não poder.
    Quem ouvir falar este dono do Tesla, ele diz que é o melhor carro do mundo e toda gente percebe o porquê. Ele sente a necessidade de explicar que deu 121.000€ por um veiculo que tem dado imensos problemas e que apesar de todos os defeitos, que são mais que muitos, continua a ser um bom carro. A opinião dele é válida para ele mas ele não tem um bom carro, isso não tem senão não estava tanto tempo na oficina.
    Nota: Ele também subscreve as actualizações Premium que não são gratuitas….

    • IonFan says:

      @Xlut, ainda bem que entraste nos pormenores. Assim dá para perceber o quanto estás a inventar.

      Primeiro, desde que a Tesla começou a vender em Portugal que há serviço cá. Só se a pessoa que conheces gosta de ir a Madrid só porque sim.

      Segundo, “Desde problemas de direção, suspensão e outros sistemas que deixam de funcionar até ao exemplo de querer abrir o carro e não poder”. São todos problemas abrangidos pela garantia. Isto soa a pesquisa no Google, mas vou acreditar que foi com “A pessoa”…

      Terceiro, a lei está do lado de alguém que faz vistas “trimestrais” à oficina. Pode pedir a resolução do contrato e pedir outro carro ou o dinheiro. Mais uma vez esta pessoa demonstra o hábito de se “flagelar” sem necessidade…

      Quarto, não existem ” actualizações Premium”. Existe conectividade premium e, mesmo sem ela, os carros recebem exactamente os mesmos updates. O MCUv1, que é do que se trata este artigo, foi descontinuado em Março de 2018, todos os Model S e X tinham conectividade premium gratuita nessa altura. Isso só mudou para encomendas a partir de dia 1 de Julho de 2018.

      • Xlut says:

        A viatura foi adquirida no 2º trimestre de 2018.
        Tu, como acionista é que não consegues ver a realidade. A pessoa em questão foi o meu “patrão”. Já não trabalho lá desde 2020. Eu como analisava a facturação, verifiquei todas as facturas da TESLA e fiquei muito desiludido com a atitude da mesma.
        A razão de ir a Espanha era porque a oficina em Portugal (Lisboa) não tinham ainda formação em como resolver aqueles e outros problemas.
        Só para acrescentar. Tive de ligar para um número nos EUA por causa do conversor de parede que estava a dar problemas e a viciar a bateria. Demoraram mais de 1 mês para aceitar o problema e enviar um técnico (empresa sub-contratada em Portugal) para tentar resolver o mesmo.
        Aceita que a TESLA tem imensos defeitos e em vez de os criticares, como acionista, deverias de tentar perceber o que aconteceu e tentar minimizar o problema. Mas a incopetência da TESLA neste dominio é total. Não é exclusivo da TESLA este problema de não prestar um bom serviço ao cliente, no que diz respeito a assumir culpas na resolução de peças/equipamento com defeito mas a TESLA, por não ter uma representação minimamente aceitável, torna pequenos problemas em enormes problemas.
        Estás sempre a enumerar os únicos atributos da TESLA mas esqueces-te de todos os defeitos, tais coom, qualidade global vs preço, garantias, assistência pós-venda (esta continua miserável) e por aí fora.
        Nunca tirei valor aos TESLA mas longe de serem uma excelente aposta.
        São viaturas para quem quer estar na “berra” da tecnologia mas com isso acarretam compromissos dificieis de assumir na maioria dos casos para investimentos superiores a 60.000€

        • IonFan says:

          Quanto mais escreves mais te enterras…

          “Tu, como acionista é que não consegues ver a realidade”? Os accionistas ficam, por via de um qualquer fenómeno, impedidos de ver a realidade?

          As oficinas de Espanha têm exactamente os mesmos recursos que as daqui. Aliás, muita da mecânica do Model S é da Mercedes e, portanto, até há oficinas da Mercedes cá que conseguem arranjar “direção, suspensão e outros sistemas”. No máximo a bateria teria que ir para a Holanda porque é o único local da Europa onde abrem os packs para reparar. Nessas circunstâncias é emprestada uma bateria ou um carro para o proprietário não ficar sem viatura.

          Espero que não tenhas visto lá as facturas da conectividade premium também…

          A Tesla troca o carregador de parede em caso de avaria. Mais, um carregador de parede não consegue viciar a bateria. Primeiro porque as baterias de lítio não têm o efeito “memória”, também conhecido como “viciar”. Segundo, porque o verdadeiro carregador está dentro do carro e é este que controla a carga. O “carregador” de parede é só uma ficha com alguma electrónica para mediar relação entre o carro e a rede da casa (ou pública).

          Aceito que a Tesla tem defeitos. Nunca disse o contrário. Não aceito que tenha mais ou menos defeitos que os outros, baseado nas queixas que chegam às noticias.

          Tens exemplos desse não “assumir culpas na resolução de peças/equipamento com defeito”?

          “Nunca tirei valor aos TESLA mas longe de serem uma excelente aposta”? Então quem é que escreveu isto: “A isto se chama prestar um serviço de qualidade…. A TESLA desconhece isso”? Ou isto: “Só têm baterias e pouco mais”? Ou isto: “Parabéns à TESLA por conseguir pegar num produto mediano”? Ou mesmo isto: “Pena é que continue a ludribiar muita gente com a referência duma viatura de topo quando não o é”?

          • Xlut says:

            Obrigado pela ajuda a passar este dia.
            Diverti-me imenso com os teus comentários e falsidades.
            Neste momento desactivei a alerta de novas mensagens, podes escrever o que quiseres que não vou ler mais.
            Estás enganado quanto à assistência. Só porque não tiveste problemas não invalida que os outros não os tenham.
            A TESLA é realmente uma marca mediana com um bom pack de baterias mas isso não chega para fazer um bom carro. Ponto final.
            O serviço pós-venda, é horrivel. Boa sorte com a tua empresa accionista.

          • IonFan says:

            @Xlut, fazes o que quiseres quanto às notificações

            Quanto às falsidades, eu expliquei demonstrei as tuas. Consegues demonstrar as minhas?

  16. Pásiçocego says:

    Só para desinformar…
    Fui a um conhecido site nacional de venda de automóveis, e coloquei uma pesquisa para carros com preço até 3.000 euros.
    Os resultados da pesquisa devolveram-me 1.336 carros.
    Será que trazem todos rádio AM/FM?

    • IonFan says:

      Não é desinformar. Se é um facto, é informar.

      Já que estás numa de pesquisa, procura ai um carro novo da mesma gama e performance de qualquer Tesla (à tua escolha) e que seja mais barato. Se facilitar, não interessa se tem ou não rádio 😉

      • Pásiçocego says:

        Dentro da performance, podia – por exemplo – referir o Hyundai Kauai. (se por performance, estivermos a incluir a autonomia)
        Agora dentro da mesma gama, depende do que entende por mesma gama… Acho que isso é um bocado subjectivo e fica quase ao critério de cada um. Há quem prefira ter um Lexus do que um Mercedes e vice-versa…

        • IonFan says:

          Eu estava a falar de qualquer carro, não só eléctricos.

          Mesmo assim o Kauai, que é um bom carro, não tem a mesma performance nem é da mesma gama. O Kauai com mais performance tem 200cv (e custa 46.000€), enquanto que o Model 3 com menos performance tem 280cv (e custa 50.000€). A gama/segmento do Model 3 é o D (Mercedes C Class, BMW série 3, Audi A4, etc). Não é ao crédito de cada um

          • IonFan says:

            *Não é ao critério de cada um.*

          • King Baniram says:

            Tipico condutor de Ibiza de 98, só gosta de andar em frente 😀

            E para alem da cavalagem e binario, que mais tem? Um interior que perde a comparar com o mesmo segmento, chassi horrivel para a potencia que tem… se algo correr mal numa viagem, arriscas-te a ficar apeado e mandar vir o reboque… Acho que a unica vantagem de um Tesla é a sua potencia, fora isso, é um VE banal…

            Por 50mil€, tens M2 e RS3… acho que nao vale a pena comparar qual é o melhor pacote, ou vale? O unico argumento da tua parte, seria a economia no combustivel, mas lá está, ficar apeado por falta dela é tramado :/

          • King Baniram says:

            Parece que um Cooper Work chega para o Performance do model 3 😀

            https://youtu.be/7BMoprNXZZg

          • IonFan says:

            @King Baniram, tanto o A3 como o série 2 são do segmento abaixo e custam, um 80k e outro 76k. Tenta de novo

            Já te mostrei videos em que o Model 3 está a par dos desportivos do mesmo tipo, como por exemplo o M3 ou o C63. Também já te mostrei esse vídeo que mandaste mas, infelizmente, a tua inteligência não te permitiu perceber que o JCW se foi embora porque o telemóvel caiu para debaixo do acelerador…

            Continuar a insistir nesse assunto da “desportividade” (ou lá como lhe chamas), só mostra a tua falta de honestidade.

          • King Baniram says:

            La está, tudo o que ves nesse video é acelaraçao… Atao e as vezes em que o carro nao virou pq o condutor era bom? Entao e os travoes e amortecedores?
            Incrivel é que só em reta é que chegou perto de um mero John Cooper Work… Nas curvas, sempre para tras.

            O Performance do Model 3 tambem é superior aos 50mil€. Sendo que um mero JCW chega, mete ai o S3, chega e sobra para o teu performance…

            Engraçado atacares a minha intelegencia, quando quem comprou um Tesla foste tu e equiparas-te a grandes desportivos… Rapaz, um pingo de humildade fazia-te bem. A tua maquina não é a melhor, tira o cavalinho da chuva. Nao faças birras, como as do costume lol

          • King Baniram says:

            Inteligencia*

            Não vá usares essa e o facto de me estar a borrifar para como escrevo lol

          • King Baniram says:

            Falta de honestidade a onde? Tu é que te gabas que a Tesla é muita boa porque tem carros com 300cv… Se é muita boa como dizes, ao menos que fizesse melhor figura e nao ficasse atras de um Cooper Work! Por amor de deus, se nem acompanha um Mini, queres mesmo acompanhar os big boys…? tem juizo !

            Que venham os videos que tanto falas… Que venham as famosas drags ! Pois só nessas é que existe alguma relevancia, e mesmo assim…

            Que venham as drags!

            https://youtu.be/zeZP1EsyunY

          • IonFan says:

            @King Baniram, qual foi a parte do telemóvel ter ficado preso debaixo do acelerador que não percebeste? Achas que dá para ser rápido em curva com objetos debaixo dos pedais?

            E qual foi a parte de, depois de tirar o telemóvel dali, ter feito o resto da volta atrás de um GT3 RS que te escapou? O piloto só se queixa dos travões, mas isso é fácil de resolver. Nunca o vês dizer nada da suspensão ou do chassis.
            Só é triste ter que te explicar várias vezes isto e mesmo assim continuares a insistir. Como não te interessa, fazes por esquecer.

            Vai ver outra vez o vídeo e aproveita para ouvir o que o condutor, que tem muito mais experiência do que eu ou tu com desportivos, está a dizer do carro.

            Aproveita e vê também o Model 3 a bater o BMW M3 em pista, sendo os dois carros conduzidos pela mesma pessoa. Ou vais dizer que o M3 também não é um desportivo?
            https://youtu.be/DSRWKxytW40

            Mas alguma vez me ouviste a dizer que é melhor? So digo (e provo) que, ao contrário do que tu dizes, é um desportivo e comporta se como tal.

            Nunca me vais ver a usar um erro ortográfico na argumentação. Para mim os erros ortográficos não tiram valor a argumentos

          • King Baniram says:

            O Tesla só sabe é fazer oversteer… e isso é notavel no video que coloquei e ainda mais naquele que puseste. Isso para mim só diz que é um carro inseguro para as velocidades praticadas. Que eu saiba, não é suposto isso acontecer num AWD e é por isso que parece super descontrolavel. Uma pessoa que nao tenha maos ou que seja apanhada de surpresa, e com esse torque todo não é nada dificil que aconteca, poderá causar um acidente… 0 segurança. E um carro desses, é tudo menos desportivo. Mesmo o oversteer do BMW, que é suposto acontecer, é de notar que é mais smooth.

            Vê se um Audi se comporta da mesma forma que um Tesla…

            Quanto ao Mini, antes mesmo de ficar com a carteira presa, é notavel que o Tesla está com dificuldades para ultrapassar o Mini. Lá está, chega à curva e dá tanto oversteer que o condutor nao pode puxar. Ring não é sempre em frente e ai é que vemos se um carro é feito para a tal desportividade ou não.

          • IonFan says:

            @King Baniram, então a sobreviragem do Model 3 é perigoso mas o do BMW não? Qual é a diferença? O símbolo à frente protege?

            Caso não saibas, aquilo que se vê no ecrã é o track mode v2. Permite escolher se queres o carro com tendência para sub ou sobreviragem. Se não sabes o que o piloto escolheu, como é que podes falar sobre o comportamento do carro?

            E ainda mais interessante. Segundo a tua opinião, um carro com sobreviragem e que seja difícil de controlar por uma pessoa que não tenha mãos, é tudo menos desportivo. É impressão minha ou acabaste de despromover carros como um 911 de desportivo?

            E então o mesmo Model 3 que acompanha um GT3 RS não consegue ter andamento para o JCW? Devem vir de dimensões diferentes. O que eu vejo é o Model 3 a apanhar o JCW em 5 ou 6 curvas depois de ter partido sem sequer o ver. Depois acontece o episódio do telemóvel e a partir dai faz o resto da volta atrás de um GT3 RS. Nada mau para um carro se “desportividade”

          • IonFan says:

            @King Baniram, é falta de honestidade porque continuas a bater numa tecla que já te demonstrei antes que não é verdade. Como se ficar atrás de algum carro fosse ou não motivo para um carro ser desportivo.

          • King Baniram says:

            @Ion,

            Uma moto tambem acompanha um carro, precisa é de boas retas para o ultrapassar, mas quando chega uma curva… foi isso que aconteceu no video. Nas retas é o maior e até faz lá a graçola de o gajo do mini poder vir a tar espantado, mas depois nas curvas simplesmente nao acompanhou. Sem duvida que ia ultrapassar, a pista é grande e tem boas retas, mas num ambiente misto e com retas curtas, o Tesla simplesmente nao conseguiu. E para um carro com 300cv, mais 70cv que o Mini(assumindo que seja a de 230cv), acho demasiado mau a luta que dá.
            E como o gajo disse no video, o carro nao está preparado para ambientes de pista. Maus bancos, travoes e amortecedores… Fora que o chassi já é o que sabemos…

            Sim, o BMW é permitido porque é um carro de traçao traseira, é feito para andar de lado. Quando o Model 3 for igual, poderá ter todo o oversteering que quiser, enquanto for um AWD, é só mau sair de cu como sai, é que nem sai de cu, sai mesmo de lado… super esquisito.

          • IonFan says:

            @King Baniram, ai é nas retas? Então porque é que na parte mais sinuosa do traçado é que o Tesla consegue acompanhar o Porsche?

            E a pista do teste do top gear? Também é só retas? Ou o M3 deixou de ser desportivo porque não te convém?

            E quantas vezes te tenho que explicar que não sabes como é que o carro estava configurado para afirmar que tem sobreviragem? O meu, que não tem aquele modo, é bastante equilibrado, até porque o carro tem 50/50 de distribuição de peso.

            O Model 3 desse vídeo é um performance. Não tem 300cv, tem 550cv. Só por aqui já dá para perceber que está noutra liga em relação ao JCW. E já agora, espero que um piloto experiente como tu, saiba que no Ring em dia de pista aberta não se pode quase ultrapassar carros que não dêem passagem. São regras de segurança da pista. Sabes disso, certo?
            Podes comprovar aos 6m15s que ele levanta o pé para não ultrapassar. Tens uma barra por baixo da velocidade que indica a aceleração ou travagem e claramente está longe do máximo. Tanto que o não passa dos 220 e eu sei que este carro chega facilmente aos 260 (limite electrónico).

            E estás a basear a tua avaliação do comportamento do carro exactamente rm quê? Da última vez que verifiquei, nunca tinhas conduzido nenhum?

          • King Baniram says:

            Prestaste tanta atenção ao video, que nesse exato momento, é quando está para vir uma curva e o condutor do Tesla sabendo do belo cangalho que tem nas maos, trava e nao arrisca a ultrapassagem… Digas o que disseres, factos sao factos e estão a tua frente.

            Mais me ajudas, 550cv e nao ultrapassa um JCW 😀

            Bem Ion vou dormir, ja vi que mesmo com videos e um deles escolhido por ti, preferes ficar em negaçao que aceitar a realidade. Para a proxima, enaltece antes nas drags, ai aposto que não terás JCW para te aterrorizarem 😀

          • IonFan says:

            @King Baniram, mas qual travar para a curva? Aquilo e a Kottenborn… Faz se a fundo. Eu já tinha percebido que não pescavas nada do assunto, mas agora ficou claro.

            E a parte da pista do top gear? Esqueceste te de falar nisso. É que aí não há regras de ultrapassagem nem o factor piloto.

            Também te esqueceste de dizer onde é que testaste o carro para dizer que é um “cangalho”.

            Vai lá dormir. Com um pouco de sorte sonhas com Teslas e amanhã voltas com a dose de bilis resposta.

          • King Baniram says:

            @Ion, Topgear? Tudo porque ficou 1 segundo a menos que o BMW? É um testo sem duvida, tas é a esquecer-te que é um piloto que está por de tras, e nao o comum mortal.

            https://youtu.be/IXkEEF76OZE

            Bem, nem sei o que diga… Para um carro que acompanha GT3s, e o condutor está a dar o seu maximo, foi papado pelo RGB e ainda deu direito a um misto(Branco e azul)… Daqui abocado só falta eu mostrar um arco iris a papar o teu popo, e mesmo assim, nao vai querer cair na realidade.

            Os Teslas atuais, sao tudo menos desportivos. Com a chegada lá do novo pocket rocket que vai sair, talvez tenha alguma desportividade, pelo menos mal seria se mesmo com um chassi desportivo, o carro continuasse uma valente bosta.

            Só tu é que nao queres ver, e acabei de te mostrar com videos, e um deles até foste tu que puseste. Meu caro, como es capaz de ser tao cego e continuar a dizer que o model 3 é desportivo?

            Em todos os videos falam do mesmo, travoes e a suspensao nao valem um chaveiro, e ainda assim, insistes que é um carro desportivo, enfim… Depois de ser papado pelo RGB nunca mais comentava neste blogue 😀

          • IonFan says:

            @King Baniram, então quando se testa dois carros nas mesmas condições e pelo mesmo piloto, deixa de contar? Bela lógica…

            Nesse video vejo o Tesla a acompanhar um GT3 RS até ficar com fadiga nos travões (o calcanhar de Aquiles do Tesla, como já disse). Depois disso passam vários GT3 RS (que me parecem preparados e, por isso, provavelmente até nem têm pneus de estrada). No mesmo período o Model 3 continua a passar outros carros, entre os quais um Megane RS (o “S” é de “Sport” ;)).

            Não sei bem onde é que queres chegar, mas se o facto de um carro ser passado por um GT3 RS significa que não tem um comportamento desportivo, então estás a “despromover” 95% dos “desportivos” que por ai andam, incluindo o M2 e RS3 que deste como referencia num comentário…

            Todos falam dos travões e da suspensão, é verdade. Os travões mereciam mais performance em pista, é um facto, mas na realidade do dia a dia é completamente inútil porque a maioria da travagem é regenerativa. Mas do que ouvi sobre a suspensão não era por ser má mas sim macia para um carro com aquela potência. O Performance até vem de fábrica mais rijo, mão te podes esquecer que a função principal do carro continua a ser no dia a dia.

            Vê os tempos registados aqui: https://fastestlaps.com/models/tesla-model-3-performance
            Não é que interesse muito porque acho que, nem isto, nem qualquer tipo de argumento lógico, te vai convencer que o carro tem um comportamento desportivo. Há muito tempo que não estás a usar a razão para justificar a tua posição. Fica para memoria futura que é consistentemente mais rápido que os M da BWM.

            Faz um favor a ti mesmo. Pede um test drive e testa o carro. Se tiveres coragem de, depois disso, vir aqui dizer que o comportamento não é desportivo, eu admito mudar a minha posição.

          • Pásiçocego says:

            @IonFan e @King Baniram desculpem lá, mas este “Post” era meu… 🙂
            Eu nem ligo nada a estas coisas, só vim ver a bola e largar uma posta de pescada para animar a malta…
            Mas como ao fim de semana tento desligar-me da tecnologia… então hoje cheguei aqui ao pplware e vi que o meu “Post” tinha sido vandalizado por vocês…
            Já agora, informo que eu não tenho nada a ver com estes assuntos… tenho uma Toyota Avensis T27 SW 2.0 D4D, que é uma escolha impecável para a minha família.
            Abraços e protejam-se!

          • IonFan says:

            @Pásiçocego, tu és quem tem mais razão nisto tudo. Um carro é para servir um propósito. Cada um escolhe o que mais lhe convém.

            Mas já sabes que agora vais levar por tabela… É que o Avensis é “papado” por um Porsche 911 GT3 RS 😀

  17. AlexX says:

    É um modelo de negócio válido na actualidade, o cliente paga 50 mil por um carro com o mínimo e básico. Carro esse com qualidade idêntica dum carro a combustão de 25 mil com rádio e alguns extras a correr bem. Depois paga, se quiser, pelos extras que lhe interessar ter no Tesla.
    Quem não quiser pagar os 500e mas quer ouvir a bola pode sempre levar um rádio a pilhas.

  18. Infetado says:

    Eu avisei…isto ia dar molho. Quando o “ismo” cresce, dá nisto !

  19. Sérgio J says:

    Nos EUA existem centenas de rádios AM, dedicadas a notícias, debates, etc. Estas estações nunca irão fazer a transição pois seria demasiado cara. Esta é uma das razões porque nunca mudaram para o FM

    A maior parte dos adultos usa o rádio no carro como companhia. A música em determinados momentos é boa, mas um bom debate, um programa com locutor ou simplesmente notícias fazem muito mais companhia.

    Eu tenho Spotify premium e muitas vezes uso song rádios online. Mas grande parte das vezes ouço programas com locutor.

    Já agora nos USA é mais usado o HD rádio do que DAB. além disso temos ainda o XM (Sirius) que é rádio por satélite.

  20. George M. says:

    O que GM, Ford, Mercedes etc. gastam em propaganda para mostrar como seus carros são bons, a Tesla constrói uma GigaFactory. A maioria dos proprietários de Tesla está em seu segundo e terceiro Tesla. Teslas são carros fantásticos que vendem sem propaganda. O começo do fim está chegando para os pobres alemães quando o Gigaberlin opens.

  21. Hugo Sá says:

    Além de esta notícia ser duvidosa (eu tenho um tesla e posso comprovar isso) já ninguém usa esta “tecnologia”. Isto é só um motivo para os haters falarem mais nada

  22. WTF?! says:

    Ah ah ah a Tesla é a Apple dos carros. Espetáculo.

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