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Tesla: Sistema Full Self-Driving causa acidente com um Model Y

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Tadeu says:

    Para que serve a certificação de veículos quando os veículos andam a circular com sistemas que não passam de protótipos, colocando todos os outros em risco?

    • Ricardo M. says:

      Os carros americanos não necessitam sequer de inspeções periódicas em todos os estados… A certificação é para a entrada em mercado, só pode medir critérios pré-estabelecidos de segurança e mesmo só assim já é vista como uma burocracia governamental que interfere com a liberdade das pessoas e empresas. Culturas diferentes.

  2. Há cada gajo says:

    Por isso é que o Musk se pôs a vender ações…

  3. xyr says:

    Full Self-Driving ou Fool Self-Driving ?

    • Vítor M. says:

      Nada disso, o sistema é fantástico. Apenas ainda não está capacitado com tecnologia que permita essa “confiança” e há condutores a colocar a sua vida em risco e a de terceiros. Fora isso, ainda não há nenhuma outra marca que ombreie com a Tesla neste capítulo.

      • Há cada gajo says:

        A Mercedes vai avançar com sistema de condução autónoma de nivel 3 na gama EQS.

          • Lelo says:

            “A Mercedes-Benz garantiu a aprovação regulatória para a utilização dos seus sistemas de condução autónoma de Nível 3 na Alemanha, tornando-se na primeira marca do mundo a cumprir com os requisitos legais exigidos para sistemas com aquela complexidade técnica para automatização de condução.”

          • Miguel says:

            Lelo, mas conseguiu na própria Alemanha que concerteza quer incentivar a sua marca a evoluir.
            A Tesla fez o mesmo na América e foi o que foi…
            A ver vamos como corre. Na minha perspectiva, espero que não tão bem…

      • Tiago Santos says:

        Está errado Vítor, brevemente estará no mercado o sistema de Mercedes que é verdadeiramente de nivel 3 e que permite ao condutor estar efetivamente a fazer outra coisa sempre que o carro circule a menos de 60km/h. Conduzo diariamente um model 3 com full self driving, e posso garantir que o sistema de Tesla está bem longe disso. Fica aqui uma referência: https://www.caranddriver.com/news/a38475565/mercedes-drive-pilot-autonomous-germany/

        • Vítor M. says:

          certo Tiago, mas o brevemente estará… é futuro. Eu falo no presente, mas sei o que está a dizer. Claro que não espero outra coisa do mercado tecnológico, claro que não e as grandes marcas não vão ficar eternamente a ver a Tesla dar caras. Mas, até ao momento, o melhor que existe é da Tesla.

          Também é normal que dentro de poucos anos outras empresas, depois de verem o que a Tesla conseguiu, deem um passo adiante. Mas até agora quem desbravou todo este caminho foi a Tesla.

          Sobre essa tecnologia, sim eu já tinha visto, penso que escrevemos quando começou há uns anos a ser desenvolvida e aguardo com muita curiosidade. 😉

        • Toni da Adega says:

          Eu posso garantir que qualquer sistema actual seja HW ou SW é completamente fraco e obsoleto em comparação com os sistemas futuros.

        • José says:

          O que é que andas a fumar Tiago?

  4. zakarias says:

    Aquela IA ainda tem muito que aprender …

  5. Luis says:

    A verdadeira IA ainda não existe, ainda estamos a centenas ou milhares de anos de distância de a ter. O que temos hoje é o Deep Learning e Machine Learning que estão muito longe da perfeição e nunca serão perfeitos. A moda de meterem IA em tudo para vender, é uma aldrabice.

  6. Samuel MGor says:

    Para conduzir um tesla e não ter acidentes é necessário o FSD desligado e ter os pés nos pedais e as mãos no volante 😛

  7. Ricardo Gomes says:

    FSD Level 5 e apenas com camaras numca sera possivel e mesmo FSD Level 3 apenas sera possivel com bom tempo e um pouco nublado (sem Sol estremamente forte ou chuva ou neve). já esta na altura de acabarem com essea mentira duma vez por todas. Até mesmo com Lidar e todos os outros sensores sera extremamente dificil chegar a FSD Level 5 se não impossivel… a unica solução passa por modificações nas estradas, software identico em todos os veiculos e bem mais simplificado.

    • TslaBull says:

      Veremos…

    • TslaBull says:

      Na minha humilde opinião considero título do artigo incorreto, não podemos afirmar que foi causado pelo FSD, até prova em contrário. Não seria a primeira vez que acontecia o condutor acusar a sistema sem estar ativo para se livrar de custos. Mas o software recolhe muita informação, vamos ver o que eles dizem

  8. Miguel says:

    A Tesla leva o desenvolvimento destes sistemas como quem desenvolve o Windows 11.
    Manda para fora, e os early adopters são beta testers mesmo sem consentimento.

    Um carro pode matar pessoas, este tipo de desenvolvimento tem de ser feito in-house e jamais deveria ser publicitado como é.
    Para terem menos falhas catastróficas a Tesla agora avalia os condutores e decide quem será o Beta tester, sem saber um desses bons condutores pode encontrar uma situação como acima e morrer.

    Um carro não é um gadget, devia ser proíbido fazer testes na estrada com pessoas normais sem consentimento.

  9. falcaobranco says:

    E se verem pelo twitter, o outro condutor tambem vinha a filmar e já reportou á Tesla, ainda sem resposta.

    O incidente foi dia 22/11.

    Eu continuo na minha, para mim é a maior estupidez do mundo colocarem os carros em modo full driving…ainda hj gostava de tentar perceber o porquê de quererem colocar esta tecnologia em prática, quando já se provou que além de ter problemas, não tem senso e sentido nenhum.

    • TslaBull says:

      Se estes sistemas podem salvar vidas ( como os números demonstram) acho que vale a pena continuarem a melhorar o software! É óbvio que tem as suas falhas como qq tecnologia quando é nova! É uma questão de tempo

  10. wtvlol says:

    FSD, Fake Self-Driving.

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