Tesla: Sistema Full Self-Driving causa acidente com um Model Y
A Tesla é uma empresa que desenvolveu um novo conceito de condução. Se os humanos não foram "talhados" para conduzir, pelos muitos acidentes que patrocinam, então a máquina deverá assumir esse encargo. Contudo, ainda não será tempo para o carro e a computorização ter essa responsabilidade. Aliás, há vários exemplos de acidentes que mostram isso mesmo, o Full Self-Driving (FDS) beta ainda não é de confiança.
Há um novo vídeo que mostra um Tesla Model Y quase a conduzir para uma colisão frontal.
"Condução autónoma" da Tesla ainda não é de confiança
Há vários exemplos que dão conta de algumas anomalias que interferem negativamente na condução dos carros Tesla. Há mesmo condutores portugueses que se queixam que, mesmo sem estarem a usar o piloto-automático, o carro guina em direção ao perigo. No entanto, o caso de hoje é bem mais complicado.
Segundo informações partilhadas num vídeo, é possível ver um Model Y a fazer uma curva longa e suave numa estrada de duas faixas. À medida que outro veículo se aproxima do Tesla na via oposta, o Model Y endireita a sua direção para enviar o elétrico num caminho para uma colisão frontal.
O condutor reage rapidamente para retomar o controlo da máquina que estava a usar o Full Self-Driving Beta. O condutor conseguiu controlar o seu Model Y e não embateu de frente.
No entanto, a urgência necessária para evitar a colisão frontal causou ao condutor uma correção excessiva. O homem perdeu o controlo do Model Y e o veículo deslizou para fora da estrada. Percorreu um pequeno terreno e conseguiu parar perto de uma casa.
A descrição do post do YouTube indicava que a estrutura e a suspensão do elétrico foram significativamente danificadas.
— fly4dat (@fly4dat) December 11, 2021
Poderia ter havido consequências mais graves
Enquanto a "exagerada correção" do condutor tirou o Model Y da estrada, o acidente não teria acontecido se a FSD Beta tivesse mantido o veículo dentro dos limites da faixa de rodagem.
No início deste mês, Tesla introduziu uma nova atualização para a beta do Full Self-Driving. Segundo a empresa, esta versão traz melhorias na deteção de objetos. No entanto, estes testemunhos mostram que ainda há muito trabalho a fazer, e que as novidades ainda precisam de melhorias para a deteção de veículos em sentido contrário.
Este exemplo mostra que, sendo uma versão beta, não deverá ter o controlo do carro e nem deverá haver distração do condutor. Estes dois fatores poderão gerar uma combinação perigosa quando o veículo circula nas estradas públicas.
Neste exemplo, caso o condutor não tivesse uma intervenção atempada, as decisões do carro poderiam ter sido fatais para ambos os condutores.
Este artigo tem mais de um ano
Para que serve a certificação de veículos quando os veículos andam a circular com sistemas que não passam de protótipos, colocando todos os outros em risco?
Os carros americanos não necessitam sequer de inspeções periódicas em todos os estados… A certificação é para a entrada em mercado, só pode medir critérios pré-estabelecidos de segurança e mesmo só assim já é vista como uma burocracia governamental que interfere com a liberdade das pessoas e empresas. Culturas diferentes.
Por isso é que o Musk se pôs a vender ações…
Não teve nada a ver, mas quem não estiver atento às áreas de ação de Musk e, vá lá, também tem de acreditar nalgumas teorias conspiratórias, dirá que foi por causa disso sim 😉 Mas tu sabes que não foi.
Eu não sei de nada. Apena constatei factos : este video foi divulgado e Musk vendeu ações. Se estão ligados, pois não sei. Tu sabes Vitor ?
Não, ainda não consegui falar com ele, diz sempre “já devolvo a chamada”, mas ainda nada.
Instala o whatsapp que é uma aplicação nova para mensagens. Vais ver que ele responde. O teu telefone dá para instalar apps, não dá ?
Eu com ele é via Starlink, esquece lá o WhatsApp. 😀
Por isso é que não consegues contacto…
Até com a starship se consegue.
Já anunciou a venda de ações à mais de um mês.
O Elon vendeu 8700 milhões de dólares de acções… porque tem de pagar quase 6000 milhões de dólares de impostos (nos EUA os impostos são pagos até ao fim de Fevereiro do ano seguinte).
Mas, não perde 1 cêntimo. É que tem 55000 milhões de dólares de opções de compra, vai já recuperar as acções que vendeu e com descontos de 98,95%. E ainda tem as opções que acabam em 2028, com preços 60% abaixo dos actuais.
Parece que já comprou 13 milhões de ações usando opções. Comprou mais do que vendeu, o que demonstra que continua a apostar tudo na empresa!
Não estás bem informado, informa-te para não escreveres baboseiras
Tem mais a ver com a SolarCity…
Full Self-Driving ou Fool Self-Driving ?
Nada disso, o sistema é fantástico. Apenas ainda não está capacitado com tecnologia que permita essa “confiança” e há condutores a colocar a sua vida em risco e a de terceiros. Fora isso, ainda não há nenhuma outra marca que ombreie com a Tesla neste capítulo.
A Mercedes vai avançar com sistema de condução autónoma de nivel 3 na gama EQS.
Mas já avançou?
“A Mercedes-Benz garantiu a aprovação regulatória para a utilização dos seus sistemas de condução autónoma de Nível 3 na Alemanha, tornando-se na primeira marca do mundo a cumprir com os requisitos legais exigidos para sistemas com aquela complexidade técnica para automatização de condução.”
Lelo, mas conseguiu na própria Alemanha que concerteza quer incentivar a sua marca a evoluir.
A Tesla fez o mesmo na América e foi o que foi…
A ver vamos como corre. Na minha perspectiva, espero que não tão bem…
Está errado Vítor, brevemente estará no mercado o sistema de Mercedes que é verdadeiramente de nivel 3 e que permite ao condutor estar efetivamente a fazer outra coisa sempre que o carro circule a menos de 60km/h. Conduzo diariamente um model 3 com full self driving, e posso garantir que o sistema de Tesla está bem longe disso. Fica aqui uma referência: https://www.caranddriver.com/news/a38475565/mercedes-drive-pilot-autonomous-germany/
certo Tiago, mas o brevemente estará… é futuro. Eu falo no presente, mas sei o que está a dizer. Claro que não espero outra coisa do mercado tecnológico, claro que não e as grandes marcas não vão ficar eternamente a ver a Tesla dar caras. Mas, até ao momento, o melhor que existe é da Tesla.
Também é normal que dentro de poucos anos outras empresas, depois de verem o que a Tesla conseguiu, deem um passo adiante. Mas até agora quem desbravou todo este caminho foi a Tesla.
Sobre essa tecnologia, sim eu já tinha visto, penso que escrevemos quando começou há uns anos a ser desenvolvida e aguardo com muita curiosidade. 😉
Eu posso garantir que qualquer sistema actual seja HW ou SW é completamente fraco e obsoleto em comparação com os sistemas futuros.
Pois, o meu telefone de hoje, daqui a uns tempos está obsoleto. LOOOL
O que é que andas a fumar Tiago?
Aquela IA ainda tem muito que aprender …
A verdadeira IA ainda não existe, ainda estamos a centenas ou milhares de anos de distância de a ter. O que temos hoje é o Deep Learning e Machine Learning que estão muito longe da perfeição e nunca serão perfeitos. A moda de meterem IA em tudo para vender, é uma aldrabice.
Deves ser um expert
Para conduzir um tesla e não ter acidentes é necessário o FSD desligado e ter os pés nos pedais e as mãos no volante 😛
Desligar o FSD não diria, mas estar atento à condução, isso sim, até porque com o FSD ligado, o condutor tem um sistema de segurança ativo de alta tecnologia. Não pode é “dormir ao volante”.
Desligar o FSD não vá dar ideia ao Elon Musk de fazer com que o FSD sobreponha-se ao condutor!!
FSD Level 5 e apenas com camaras numca sera possivel e mesmo FSD Level 3 apenas sera possivel com bom tempo e um pouco nublado (sem Sol estremamente forte ou chuva ou neve). já esta na altura de acabarem com essea mentira duma vez por todas. Até mesmo com Lidar e todos os outros sensores sera extremamente dificil chegar a FSD Level 5 se não impossivel… a unica solução passa por modificações nas estradas, software identico em todos os veiculos e bem mais simplificado.
Veremos…
Na minha humilde opinião considero título do artigo incorreto, não podemos afirmar que foi causado pelo FSD, até prova em contrário. Não seria a primeira vez que acontecia o condutor acusar a sistema sem estar ativo para se livrar de custos. Mas o software recolhe muita informação, vamos ver o que eles dizem
A Tesla leva o desenvolvimento destes sistemas como quem desenvolve o Windows 11.
Manda para fora, e os early adopters são beta testers mesmo sem consentimento.
Um carro pode matar pessoas, este tipo de desenvolvimento tem de ser feito in-house e jamais deveria ser publicitado como é.
Para terem menos falhas catastróficas a Tesla agora avalia os condutores e decide quem será o Beta tester, sem saber um desses bons condutores pode encontrar uma situação como acima e morrer.
Um carro não é um gadget, devia ser proíbido fazer testes na estrada com pessoas normais sem consentimento.
E se verem pelo twitter, o outro condutor tambem vinha a filmar e já reportou á Tesla, ainda sem resposta.
O incidente foi dia 22/11.
Eu continuo na minha, para mim é a maior estupidez do mundo colocarem os carros em modo full driving…ainda hj gostava de tentar perceber o porquê de quererem colocar esta tecnologia em prática, quando já se provou que além de ter problemas, não tem senso e sentido nenhum.
Se estes sistemas podem salvar vidas ( como os números demonstram) acho que vale a pena continuarem a melhorar o software! É óbvio que tem as suas falhas como qq tecnologia quando é nova! É uma questão de tempo
FSD, Fake Self-Driving.