Tesla Semi: Foi finalmente entregue o primeiro camião elétrico aos seus clientes
A Tesla tem mais uma vitória para partilhar com os seus clientes, o Tesla Semi. O camião elétrico da marca, foi finalmente entregue aos clientes e está assim pronto para trabalhar e ser usado para transportar as cargas mais pesadas.
Foram precisos vários anos e vários reagendamentos para chegar ao dia de hoje, em que chegou finalmente ao mercado. Tal como os restantes elétricos da marca, espera-se muito desta nova proposta da Tesla e do que será capaz de oferecer.
Foi num evento bem ao estilo da Tesla que o Semi foi finalmente entregue ao primeiro cliente, marcando mais um momento importante na cronologia deste fabricante, que tem alargado a sua oferta.
A Pepsi é a primeira marca a ter acesso à nova proposta da Tesla e recebeu o seu primeiro Semi da Tesla no Semi Delivery Event. Este aconteceu na Gigafactory do Nevada e marca o início da relação destas marcas. A Pepsi tem uma encomenda de 100 destes camiões elétricos.
Foram necessários vários anos para que o Tesla Semi chegasse às estradas americanas. Apresentado pela primeira vez em 2017, estava preparado para ser entregue 2 anos depois. A verdade é que foi reagendado várias vezes até que finalmente agora está no mercado de forma real e oficial.
O Semi está preparado para ter muitas caraterísticas únicas para um camião. Estão equipados com recursos aprimorados de piloto automático, bem como sistemas de apoio à condução, sensores de ponto cego e registo de dados para gestão das frotas destes veículos.
Estará equipado com uma bateria enorme de 1MW, o que garante uma aceleração dos 0 aos100 km/h em apenas 20 segundos, o que é impressionante, visto que esses veículos podem rebocar até 36 toneladas. Em termos de carregamento de bateria, a Tesla garante que podemos obter 80% em apenas 30 minutos.
Esta proposta está ainda limitada aos EUA e não se conhecem planos da Tesla para alargar a sua oferta. O Semi certamente que será uma proposta única e que vai mudar os transportes e como estes acontecem. É mais um concorrente num mercado que se está a abrir aos elétricos e ao que estes podem oferecer.
Este artigo tem mais de um ano
*1MWh
A tesla vai conquistar o mundo, todos vao ter de mudar para eletricos ou multas e prisao pesadas! Convertam se ou ajoelhem!
Seu malvado
Vamos ver se não é igual ao Lego como o model 3 😛
Mais um passo de gigante no sector dos transportes.
Parabéns à Tesla por revolucionar o mercado.
Se isto for mesmo como eles dizem acho que até ficou melhor do que eles penssavam ao inicio fazer uma viagem de 800km é incrivel sendo que um motorista nem pode conduzir esse numero de horas sem parar. Se agora resolverem o problema dos carregadores para o semi rapidamente pode-se tornar num dos maiores produtos para a empresa
Nem todos os camiões são utilizados em longas viagens.
Estes camiões podem estar a utilizados em rotas especificas, género – Fabrica – Centro de distribuição -Fabrica.
Muitas empresas fazem isto, e se tiverem carregadores em ambas as localizacoes podem carregar enquanto fazem a carga/descarga.
+1
O grande feito da Tesla e Musk é a disrupção, sempre na positiva.
Espero que o Semi seja o produto com mais sucesso e destaque da Tesla!
Já é possivel saber a tara do veículo?
Pelo que consta, com base num carregamento que fizeram com ele de umas barreiras de betão, é uma estimativa de entre 11 e 12t de tara no trator
Obrigado
Nos EUA, pode circular com as 36 Ton de carga, dado o teste realizado…é o que importa no mercado local às empresas.
Só virá para a Europa, quando tiver de ser, pois o mercado local é bem significativo, basta olhar para a dimensão do país.
O que me parece mais signifcativo, se for bem aceite nos EUA, será o potencial rombo que fará nas vendas das marcas tradicinais, por lá.
Vamos vendo, pois é um passo interessante no segmento, de tão específico.
Pois é
Este é muito bonito ao contrário da pick-up que parece um veículo de guerra.
Se o carregamento se proceder como no elétricos ligeiros em que 60% da bateria (20%-80%) e carregado em 1/2h e tendo em conta que a bateria é de 1mW, teríamos de ter carregadores a debitar pelo menos 1,2mWh para fazer esse serviço, além disso teríamos de conhecer também a curva de carga da bateria, pois em muitos veículos ligeiros publicitam 100kWh em DC, mas devido a curva de carga o máximo por vezes é de uns 70kWh e nunca consegue fazer as cargas a essas velocidades pois os carregadores públicos funcionam sempre muito abaixo do publicitado, mas tiver carregadores privados no início da destino da carga capaz de carregar a essa velocidade e conseguir cumprir os Km anunciado em autonomia será um grande passo sim senhor.
Corrijo um piso do meu antigo post, não é uma máximo de 70kWh mas sim uma média de 70kWh pois ele aos 10% começa em 100, mas a cada 15% +/- vai descendo 10kWh e apartir de 85% está nos meros 7,4kWh fazendo a média da velocidade de carga anda pelos 70kWh +/-.
Fica corrigido o meu engano
500 milhas? Deve ser para rir!
Isso não é nada no mundo dos transportes de mercadorias.
800 quilómetros para um pesado não é mau, grande parte deles não fazem isso por dia. A distribuição, por exemplo, poderá ser uma excelente área para estes camiões. Havendo o carregamento rápido, até poderá ser também uma boa opção para transporte de mercadoria de médio curso.
estás a gozar certo, fazes ideia de como funciona o mundo dos camionistas ?
Primeiro é muito dificil um motorista fazer esses km por dia há uma coisa que se chama tacografo que têm de fazer pausas regulares e têm de dormir portanto dizeres que 800 km não é nada só mostra o teu desconhecimento sobre este mundo, com esta autonomia eles vao sempre ter de parar primeiro pelo tacografo do que pela autonomia o que é o ideial se tivessem de parar pela autonomia era estar a perder dinheiro, e sim existem camiões de 2 motoristas para estar sempre a andar mas há cada vez menos e um camiao destes tambem nao pretende atacar este mercado.
Em segundo tens ideia de quanto tempo demora a carregar/descarregar um camião destes?
Cuidado com o q diz.
Esse camião não cnseguiria fazer alguns serviços, nomeadamente na área dos perecíveis.
Pense por exemplo no peixe fresco de Lisboa pra Barcelona que tem q ser entregue em 12 oras de modo a manter as suas popriedades organolépticas.
Dependendo da qualodade do peixe,
um atraso de algumas horas pode significar um prejuízo equivalente ao valor de 2ou 3 camiões desses.
Tacógrafo? Sabe q dependendo da urgencia da csrga é possível seguirem 2 motoristas?.
Portanto meta lá o argumento do tacógrafo no saco e no fundo vc é q não percebe grd coisa disto.
Não leste ou não sabes ler? fui explicito no comentário quando disse que sim podem haver 2 motoristas mas que esses serviços são cada vez mais raros, nos tempos que correm muitas vezes é mais barato despachar de avião de carga do que usar um camião de 2 motorista fica um serviço bem mais caro no entanto tal como disse este não é o segmento deste camião o segmento deste camião é o bolo de 80% do mercado que sao camiões de 1 motorista com rotas médias/longas.
Nem vou discutir mais, porque pelo comentário nem sequer deve ter lido o que eu disse, tive mais de 15 anos neste meio e eu é que não percebo grande coisa disto ahah
Então recorrer à carga aérea sai mais barato que um camião com 2 motoristas?
Cada vez enterras-te mais.
É melhor não comentares mais é , eheheh
Sim muitas vezes sim, o transporte aereo baixou muito nos ultimos anos enquanto um camião com 2 motoristas só tem ficado mais caro, para alem disso muitas vezes as empresas metem na balança um camiao com 2 motorista mesmo que fique ligeiramente mais barato não há milagres vai demorar horas a chegar enquanto o transporte aereo é muito mais rápido portanto sim muitas empresas hj em dia recorrem ao transporte aereo quando se trata de cargas urgentes.
Eu pergunto-me se não fazes minimamente ideia do que estas a falar para que comentar ? É que isto é totalmente irrelevante para o assunto estamos a falar de um camião eletrico que quer competir em 80% do mercado e não em nichos de mercado estás a trazer para cima da mesa uma questão que é um nicho de mercado hoje em dia que nem é o objetivo deste camião
Há algo que ainda preocupa muitos fornecedores, que é apenas haver um lugar no semi truck. Muitas empresas transportadoras têm 1 a 2 ajudantes por veiculo (cargas e descargas), neste caso será dificil. Não percebi ainda esta decisão.