Tesla perde certificações de alguns recursos de segurança avançados nos EUA
A Tesla está a apostar na capacidade das suas câmaras para a assistência ao condutor e para aumentar as capacidades de segurança no que toca aos requisitos de condução autónoma nos seus novos carros. Assim, a empresa retirou o radar desta equação apostando só no seu conjunto de câmaras, a que designou de Tesla Vision. Contudo, o regulador norte-americano, NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) retirou à marca, para estes novos carros, certificações de segurança.
Os novos Teslas sem sensores de radar esperam por uma atualização para preencher certas exigências.
Tesla Vision ainda está à prova
Esta semana, a Tesla anunciou que os veículos Model 3 e Model Y construídos para os EUA agora passam a ser vendidos sem sensores de radar, uma vez que contarão exclusivamente com o Tesla Vision para permitir várias assistências ao condutor.
De acordo com Elon Musk, o processamento de visão aprimorado torna as câmaras uma opção melhor do que o radar. Contudo, ainda existem muitas dúvidas relativamente à eficácia do sistema exclusivamente com câmaras em situações adversas, como muita chuva, frio ou nevoeiro.
A Tesla referiu ainda que, por enquanto, estes novos veículos terão limitações em diversos recursos como Auto Summon, Condução Inteligente (Autosteer) e Evitar saída de emergência na faixa de rodagem.
Informação Tesla:
- O Autosteer será limitado a uma velocidade máxima de 120 km/h e uma distância de seguimento mínima mais longa.
- Smart Summon (se equipado) e Evitar saída de emergência na faixa de rodagem podem ser desativados na entrega.
A Tesla afirmou que as características serão ativadas posteriormente através de atualizações de software. A Reuters informa, no entanto, que a NHTSA não está a rotular os novos veículos como estando equipados com características de segurança como aviso de colisão frontal, aviso de saída da faixa de rodagem, travagem iminente de colisão e suporte dinâmico de travagem.
O relatório assinala que a Tesla aparentemente informou a NHTSA sobre a mudança e ainda mantém as suas classificações de cinco estrelas para segurança em caso de colisão e capotamento.
No website da NHTSA, divide os veículos em 2021, cedo ou tarde, como se pode ver para certas edições do Model Y e do Model 3 produzidas depois de 27 de abril.
Quando o estado no sítio mudar, provavelmente dependerá da rapidez com que essas atualizações chegarem, e se forem necessários mais testes uma vez que estejam fora.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Percebo o querer apostar so nas camaras mas sinceramente nao vejo nenhuma outra vantagem a nao ser custos ter uma redudancia é sempre melhor
principalmente em dias onde a visão é pessima como nevoeiro pesado. Radar à frente pelo menos era o ideal, penso eu. Desta forma não é melhor que os olhos humanos, a grande diferença é que será mais rápido atuar e não se distrai como os humanos.
Se o radar é suficiente quando a visão é péssima, não há de ser sempre suficiente?
O melhor da TESLA é que pode desligar os carros à distância, por exemplo para evitar que a malta se reúna para manifestações e coisas do género… é o bom de ter controlo total sobre o veículo.
Não que alguma vez fossem fazer isso, mas se lhes apetecer amanhã (literalmente ou metaforicamente) fazer: podem.