Tesla Model Y incendiou-se do nada e condutor teve de partir a janela para fugir (vídeo)
Os carros da Tesla são seguros e a cada incidente a empresa desenvolve métodos para que o problema não volte a acontecer. O próprio CEO Elon Musk referiu esse esforço na reação de problemas do género ocorridos no passado. Desta vez foi um Tesla Model Y, novo, que se desligou em pleno andamento e minutos depois, incendiou-se. No relato que se ouve no vídeo, o condutor, provavelmente assustado, referiu que o mecanismo de abertura das portas não funcionou.
O carro disparou vários alertas de erro e o condutor viu-se obrigado a partir a janela dianteira para sair do veículo.
Fogo consome um Tesla Model Y com poucos meses de vida
Apesar de os carros da Tesla serem totalmente elétricos, até nas funções mais convencionais (como na abertura de portas), importa referir que os veículos estão equipados com um sistema manual de abertura de emergência de portas.
Dito isto, voltando ao caso em questão, um condutor de um Model Y, novo, circulava sem problemas até que o seu elétrico parou com indicação de vários erros. O incidente, que aconteceu na sexta-feira passada em Vancouver, Canadá, não registou danos físicos no condutor, apenas na destruição de um Tesla com apenas oito meses.
Segundo o proprietário e condutor, Jamil Jutha, do nada o carro disparou uma notificação de erro e depois desligou-se. Momentos depois, o medo tomou conta dele ao perceber que o habitáculo estava a ficar cheio de fumo. Visivelmente assustado, como é percetível no vídeo, Jutha conseguiu sair do carro pela janela.
Questionado pelos bombeiros se havia mais alguém no carro, ele refere:
Não. Tive de partir a janela para sair do carro. Pontapeie a janela. Parou tudo. A energia não funcionou. A porta não se abriu. As janelas não desceram, por isso pensei que precisava de sair do carro e por isso dei um pontapé.
Conforme referido, a abertura de portas do Tesla é através de processos eletrónicos. Contudo, caso o veículo perca a energia, cada porta está também equipada com um sistema de abertura manual. O botão encontra-se num local bem acessível, conforme mostra a imagem a seguir.
As informações estão devidamente descritas no manual de instruções dos carros da marca americana.
Este caso poderá ser mais um em que o condutor não conhece o procedimento de desbloqueio manual. É frequente vermos testemunhos de pessoas que usam os carros da Tesla e usam até erradamente este botão para tentar abrir as portas. Outros que não sabem para o que serve. Na altura de emergência, ao ser puxado este mecanismos as janelas da porta descem antes de permitir que a porta seja empurrada para baixo - assegurando uma abertura mais segura das portas.
Num vídeo divulgado nas redes sociais, podemos perceber que o carro começa a ficar cheio de fumo, passando depois a um incêndio que teve uma propagação lenta, ao contrário de outros que no passado destruíram os elétricos da marca americana.
Num estado ainda incrédulo o homem refere:
Juro por Deus que o meu carro, de repente, desligou-se. Consegui sair e chamei os bombeiros. Não estou a brincar".
Apesar de ser um problema grave, o cenário é comum a carros elétricos ou térmicos. No entanto, já se nota haver menos este tipo de incidentes, o que nos mostra haver tecnologias mais maduras e seguras.
Este artigo tem mais de um ano
Carros 100% elétricos, podem ficar com eles.
Para além de caros, ainda apresentam alguns riscos, a nivel do sistema de baterias. Se alguma coisa correr mal com as baterias, a hipótese do carro ficar inteiro, é diminuta.
Portanto nesse caso são como os outros, só que a estatística mostra que acontece 60x menos.
Este não foi problema com baterias, isso é algo muito raro.
É verdade. Nunca vi um carro a combustão a incendiar.
E uma coisa chamada extintor não existe??
amigo, esqueça lá o extintor numa situação em que uma bateria pega fogo, aquilo arde até acabar mande-lhe para cima o que quiser.
Que não foi o caso, nesta situação resolvia.
Carros bons…
Mais um dono que não leu o manual, este carro tem abertura manual das portas.
Não deves ter lido a noticia…. tipico.
Eu li, e você ?
O carro tem abertura manual de portas, mesmo que a abertura eléctrica não funcione.
Só que para saber isso é preciso ler o manual.
E ainda me falam nos carros autonomos…
A combustão nem pensar, qualquer coisa e incendeiam se, por isso pensarem neles mas só eléctricos.
Engraçado… Em Portugal veículos de combustão incendeiam-se as centenas por ano e não vejo nada deste espectáculo…
1. Não foi um incêndio de bateria…
2. Claro que qualquer um a primeira coisa é partir o vidro, pois é muito fácil partir o vidro do que usar a abertura manual…
Esta história está muito mal contada… Os vidros dos carros nãos são fáceis de partir, no entanto este senhor preferiu fazê-lo a tentar abrir a porta manualmente…. Claro que partir o vidro é muito mais dramático… Encaixa muito melhor na narrativa de que o carro é inseguro….
Ele não se lembrou e que o carro grava tudo na black box… Vamos saber daqui a uns tempos… Mas esta dramatização está muito anormal orientada para ser normal…
Certo, no pais onde ocorreu este são em média 500 por dia, a combustão.
Viram noticia por isso mesmo, são casos raros….
“referiu que o mecanismo de abertura das portas não funcionou.”
meeeeeee
Pelo que se percebeu, o mecanismo convencional, elétrico, não funcionou. Contudo, o carro tem um sistema manual, de abertura de emergência. Como é explicado no artigo, esse mecanismos desce as janelas ligeiramente e desprende a porta, podendo os ocupantes saírem.
Basta verem um ou usarem… O comando é unicamente mecânico com muito poucas peças… Eu já usei e é muito idêntico ao comando manual de quqluer carro… Por isso acho uma história muito difícil de ser possível… Erro de software possível mas o cam do manual puramente mecânico muita coincidência…
Mas como disse a black box vai explicar o que realmente aconteceu… Espero que se for provado como tudo feito que a nova equipa de lei leve este senhor às últimas consequências… Finalmente a Tesla vai responder aos Bully dos media e afins…. Vai ser épico
A quem diga que os elétricos não produzem fumos, as imagens provam o contrário.
Os Teslas são um perigo!
Problemas todas as semanas.
Comentário pago pela GALP.