Tesla já vendeu mais carros elétricos este ano que toda a sua concorrência direta junta
As vendas de carros elétricos parecem não abrandar e Portugal não é exceção. Há cada vez mais veículos destes a circular nas estradas do nosso país, mostrando a força destas propostas. Os números de vendas de setembro são conhecidos e sabe-se agora que a Tesla já vendeu mais carros elétricos este ano que toda a sua concorrência direta.
Setembro traz novos recordes de vendas
A informação partilhada pela UVE tem por base (principal) os dados da ACAP já revelados recentemente. No caso dos carros elétricos os dados são claros e mostram que em cada 5 novos automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal em setembro, 1 foi um veículo 100% elétrico.
As vendas de veículos elétricos novos em Portugal, continuaram a crescer de forma sustentada, tendo sido vendidos quase 50.000 unidades no total dos primeiros nove meses deste ano. A este ritmo, este ano serão batidos todos os recordes de vendas de carros elétricos em Portugal.
Cada vez mais carros elétricos vendidos
Ao analisarmos os veículos 100% elétricos, já se venderam em Portugal 29.501 unidades em apenas nove meses do ano. Isso ultrapassa claramente os 21.744 carros elétricos vendidos na totalidade do ano de 2022. Venderam-se quase o dobro dos BEV vendidos na totalidade de 2021 e mais do triplo dos BEV vendidos em todo o ano de 2020.
No que toca a marcas, a Tesla já vendeu 6125 carros elétricos em Portugal desde o início do ano. Esta marca sozinha conseguiu colocar no mercado português mais carros do que as três concorrentes mais próximas. A BMW vendeu 2163 carros elétricos, para a Peugeot foram 2049 e no caso da Volkswagen foram 1900. As vendas destas três marcas somadas perfazem 6112.
Tesla domina em todas as áreas em Portugal
Mesmo se forem somadas as vendas de carros elétricos e híbridos, a Tesla mantém a liderança de vendas nos primeiros nove meses do ano, com as já referidas 6125 unidades. A BMW fica na segunda posição, com 6109 e a Mercedes no terceiro lugar, com 5662.
Este é um cenário positivo e que mostra a adoção dos carros elétricos em Portugal. O ano de 2023 deverá trazer novos máximos e assim cimentar a posição de marcas como a Tesla neste campo. A marca de Elon Musk tem de enfrentar uma concorrência forte e que em breve crescerá.
Este artigo tem mais de um ano
Se fosse eu a mandar proibia ja os carros a combustao nas cidades ou taxava a entrada nas cidades de forma a limitar a circulação de carros a combustão.
Eletricos não são o futuro, é o presente!
Vou comprar pipocas e já venho….
Há cidades em que se paga para entrar de carro, mas é qualquer um. Quem não quer pagar usa transportes públicos. Isto é fora de Portugal. Em Portugal fora Lisboa e Porto os transportes públicos são péssimos, e não há grandes alternativas ao automóvel.
Ha milhares de carros a combustao a entrar e a sair das cidades com uma unica pessoa, será isto normal ou simplementes comodismo/luxo?
Estou plenamente convencido que ha muito que fazer em termos de educação ambiental e racionalização de recurosos.
Como a maioria das pessoas não aprendem por sí, vêm os governos e colocam taxas para disciplinar.
Nem a proposito.
Hoje no expresso ha uma noticia que Estocolmo vai proibir carros a gasol e a pitrol ja a partir de 2025, lol
Para mim não entrava era nenhum carro. Bev ou combustão pouco importa. Os bev, devido ao peso, até castigam mais os já fracos alicerces que suportam o piso das zonas historicas.
A rua da Prata é exemplo do que está para vir.
então também tinha que se proibir os autocarros se o carro elétrico estraga os alicerces os autocarros estragam o centro da terra ahahah
E um autocarro é mais leve que um bev ? LOOOL
Não mas 4 BEV já pesam mais que um autocarro. Imagine a Rua da Prata cheia de BEVs engarrafados.
Partiam aquilo tudo looolooolool
1 Bev nao pesa 5 toneladas, além disso não andam em cima uns dos outros. Então e 3 autocarros nessa rua ? Foi abaixo.
Enfim; quando querem inventar são muito criativos mas pouco lógicos na física.
Um autocarro 12 toneladas 4 BEVs 12 toneladas
Desde quando 4 BEVs pesam 12 toneladas ? E cabem no espaço de um autocarro ? Pois não.
12 toneladas vazio + 80 * 70 kilos = ~ 18 toneladas.
Tire lá uma tonelada a cada BEV que eu esvazio um pouco o autocarro. Looool
Podia ser que desta vez o povo viesse em força à rua!
Já se eu mandasse proibia todos os carros nas cidades, combustão e eléctricos.
E só deixava comprar carro quem perante uma análise rigorosa conseguisse justificar ter um.
Quem mora nos grandes centros urbanos fica logo proibido de comprar carro, ou no máximo apenas um para todo o agregado familiar e por morada fiscal.
Bom ponto.
Cada cidade teria um numero limitado de carros que seriam propriedade de empresas de car sharing.
Mobilidade dentro da cidade teria de ser assegurada por essa frota.
Alem disso deveriam taxar incrementalmente as empresas que se instalam nos grandes centros urbanos em prol da periferia ou interior.
A concentracao de pessoas a viver no Porto, Lisboa e no Barreiro é insustentável.
Eu já ajudei à festa!
Agora uma pergunta pertinente que me fez um conhecido que você no estrangeiro:
– não tem tesla (logo não usa os supercargadores da tesla sem limitações fronteiriças)
– como faz ele para vir com o seu elétrico e carregar em Portugal, se os carregadores não aceitam pagamento como cartão de crédito?! (E óbvio não tem contratos de via verde, acp, EDP, etc. para pedir um cartão compatível)
Eu quando vou a outro país uso os carregadores tesla, logo nunca me preocupei com isso, mas é ao contrário???
Em Portugal tem um sistema único. Diz-lhe para instalar a EVIO (tá com bom preço) ou a MIO (conforme o dia) e pronto carrega em QUALQUER posto do país. Não precisa de andar com 20 cartões diferentes nem à procura de superchargers.
pequena correção: não é MIO, é MIIO. de resto, tudo correto.
Com cartão MIIO não carrega dos carregadores Tesla, mesmo com todas as restrições é o melhor sistema de carregamentos em portugal, sempre a funcionar, vários carregadores (entre 10-20)(Superrapidos 150Kw para cima) os outros tens 2 com sorte e no máximo carregam a 50Kw
É um complicação é verdade devia ser 10 vezes mais simples, o mais longe que fui com o meu model 3 foi espanha mas é a coisa mais fácil do mundo é arranjar um supercharger tesla chegar la e meter o cabo e isto é uma mais valia nas vendas sem os superchargers a tesla não vendia nem metade
A relação qualidade/preço continua a ser a melhor, por isso não admira que vendam muito
Enquanto se vir carros da mesma gama a custar mais 15 ou 20 mil, não há contestação possível
Só quem já andou num Tesla é que irá compreender isto.
Felizmente, cada vez mais gente vai experimentando os Teslas e ficando convencido.
A Tesla consegue esta proeza gastando praticamente 0 (zero) de orçamento em publicidade. É simplesmente brilhante!
Quantos desses já fazem parte da lista dos salvados?
É que esses continuam a ser considerados activos.
São veículos que já poluir a o equivalente a 6 anos de um carro a combustão mas nem um ano compensaram a poupança no ambiente e nunca irão poupar
Que fontes tem para afirmar isso ?