Tesla: Incêndios nos carros levam a empresa a melhorar o software das baterias
Os vários incêndios nos carros elétricos da marca estão a obrigar a Tesla a melhorar o software das baterias. Segundo informações, a Tesla esteve nos locais onde se deram os incêndios, recolheu dados sobre os possíveis problemas e está a agilizar o que poderá solucionar este grave problema.
Desta forma e após mais um incidente, a Tesla confirmou que está a lançar uma atualização de software de BMS para rever as “configurações de gestão de carga e térmicas”.
Conforme temos visto nos últimos tempos, vários veículos Tesla Model S incendiaram-se, aparentemente, por conta própria. Assim, sem qualquer acidente associado, sem qualquer problema extra, os carros sofreram fogo espontâneo que os destruiu totalmente. Além de acompanhar estes problemas, a Tesla diz agora que vai já atualizar o seu software de gestão da bateria.
Mais um caso de incêndio de um Tesla Model S
O caso mais recente aconteceu no passado dia 12 quando um Tesla estacionado num shopping de Hong Kong explodiu. Após cerca de 30 minutos do proprietário ter chegado ao local, o veículo entrou em chamas e ficou praticamente destruído.
Segundo informações, as imagens do circuito fechado de videovigilância do espaço comercial, registaram três explosões separadas por alguns minutos. Chamados ao local, os bombeiros demoraram cerca de 45 minutos para conter e apagar o incêndio.
Desta forma e somando os vários incêndios recentes, a marca teve que intervir de forma mais proativa.
Reações da Tesla
Após estes incidentes, a empresa, que tem acompanhado de forma próxima os acidentes, referiu que:
A nossa equipa estava no local para oferecer suporte ao nosso cliente e determinar os factos deste incidente. Estamos contentes que todos estejam seguros.
Enquanto a nossa investigação com as autoridades está em andamento, descobrimos que apenas alguns módulos de bateria foram afetados e que a maioria da bateria não está danificada. As baterias da Tesla são projetadas com um design de última geração, de modo que, em casos muito raros, quando ocorre um incêndio, ele propaga-se muito lentamente e ventila o calor para longe do habitáculo, alertando os ocupantes de que há um problema dando-lhes tempo para sair do veículo.
A segurança dos nossos clientes é a nossa maior prioridade e, se identificarmos um problema, faremos o que for necessário para resolvê-lo.
Onde está o problema que provoca estes incêndios?
Após o incidente, a Tesla confirmou que esta vai lançar uma atualização de software de BMS. Este software de sistema de gestão da bateria será assim sujeito a uma revisão das “configurações de gestão de carga e térmicas”.
À medida que continuamos a nossa investigação da raiz do problema, com muita cautela, estamos a rever as configurações de gestão de carga e térmicas nos veículos Modelo S e Modelo X através de uma atualização de software (OTA) que começará a ser lançada hoje, para ajudar a proteger ainda mais a bateria e melhorar a longevidade da bateria.
Referiu também a empresa no seguimento das suas declarações a seguir ao incidente de Hong Kong.
A Tesla reiterou que a empresa acredita que os seus veículos são "10 vezes menos propensos a experimentar um incêndio do que um carro a combustível":
Atualmente, temos mais de meio milhão de veículos na estrada, o que é mais do que o dobro do que tivemos no início do ano passado, e a equipa de especialistas em baterias da Tesla usa estes dados para investigar exaustivamente os incidentes que ocorrem e entender a raiz do problema. Embora incidentes de incêndio envolvendo veículos da Tesla já sejam extremamente raros e os nossos carros tenham 10 vezes menos chance de sofrer um incêndio do que um carro a combustível, acreditamos que o número certo de incidentes a serem aspirados é zero.
Por conseguinte, se avaliarmos os dados mais recentes podemos verificar que os Model 3 ainda não tiveram qualquer problema. Deste modo, poderemos, nesta altura, afirmar que a evolução dos componentes e tecnologias está a surtir efeito desejado. Os veículos com incidentes a registar são os Model S e os Model X.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Twitter
Fonte: Bloomberg
Poderiam incluir um moderno sistema de extinção automática de incêndio, sem recurso a essas modernices de software, mas utilizando mesmo o contacto das chamas para activar o sistema.
Alguem me fazer luz sobre o problema? a tesla investiga e descobre que tem que melhorar o software, certo? mas ainda não conseguio determinar o que provocou o incêndio?
se sabe que tem que melhorar o software de certeza que já descobriu a raiz do problema certo? se não a sua actualização ainda pode fazer pior. Porque só com certezas se pode fazer actualizações seguras de como resolver as coisas.
Tendo a tesla sabendo que foi um problema foi deles vai se descartar com a desculpa da garantia, ou nunca vai dizer os resultados da investigação?(não se o carro tem ou não garantia)
A bateria está na garantia. Os Model S têm 8 anos com km ilimitados de garantia e foram lançados em 2012.
Para que queres uma bateria se o carro está desfeito a cinzas?!? 😀
Da sempre jeito em casa 😀
Para quando faltar a luz ainda deve dar para uma boas horas
Não quero a bateria. quero um carro novo porque a bateria estava na garantia. So para dizer que a Tesla assume estes incêndios e repõe o carro, nem havia outra forma…
O problema é o abuso, nada é espontâneo!!!
Ludricous mode por exemplo é brutal para o sistema, carregamentos de alta velocidade – supercharges 250 kw por exemplo em portugal os mobi são só de 50 kw.
A nissan por exemplo ao 2º supercharge seguido bloqueia o carro… dai os ajustes através do software.
“Tesla preocupada com o elevado número de incêndios espontâneos tenta resolução por alterações ao software” vs “Tesla: Incêndios nos carros levam a empresa a melhorar o software das baterias”. Sinta a diferença e porque é que se escolhe um ou outro.
Só que o primeiro estaria errado. O numero não é elevado. Se compararmos a relação entre carros a circular e incêndios, os Tesla tem 10x menos incêndios do que o resto dos automóveis. Claro que, como empresa que se preocupa com a segurança, para a Tesla 1 incêndio já é demais.
Não é elevado? Poça se não é!!! Até porque o número de casos versus os que apresentaram os Nissan é um absurdo.
E depois se realmente não fossem muitos a Tesla deixava andar.
Primeiro a bateria dos Nissan não é comparável à da Tesla. São químicas diferentes que permitem que a Tesla tenha mais densidade energética. Depois a comparação tem que ser ser feita com carros com motor de combustão. E essa a mudança que estamos a assistir.
Parece que, no total houveram 16 incêndios nas baterias de Teslas. A maioria foi devido a acidentes violentos, onde também é provável que qualquer outro carro se incendiasse. Com mais de 600.000 carros vendidos, não me parece ser um numero elevado…
A Boeing tambem teve problemas com as baterias que sobreaqueciam. Os carros eletricos são maravilhosos mas ninguem ainda explicou como se comportam em caso de acidente. E ainda se incendeiam do nada.
Andamos obcecados com Tesla, pplware? Que tal uma noticia de outras marcas que estão a apostar em eléctricos? Como a Polestar por exemplo.
Penso eu de que…a recente enxurrada de posts, “anti-tesla”, só pode querer dizer uma coisa o “cheque” ou a transferência bancaria estao atrasados ?
Pode nao ser mas que parece…parece, pois andei eu e os outros a levar durante anos AQUI com todas as “curas para os males do Mundo”, condensadas e dependentes da aquisição de um Tesla, e eis que de repente se fez luz, e os Tesla, ardem, tem avarias, acidentes, com todos os outros aliás…
Hummm, cheira mesmo a falta de “guito”.
Logo agora que eu estava quase, quase a decidir-me abrir os cordoes a bolsa…e o raio do carro já nao presta.
Vou entao procurar outra marca alternativa, alguém me sabe dizer onde ?
Hum, será que a mercedes , vw e outras marcas fazem o mesmo ? v ão aos locais verificar porque é que os seus carros tiveram combustão espontânea.
Não dá!! Só a Mercedes precisava de milhares para dar conta do recado!!!!
Uma notícia que vale o que vale. Como disse o Elon, milhares de carros incendeiam-se todos os anos com vítimas mortais envolvidas e ninguém fala disso. Arde 1 ou 2 carros por mês e fazem um drama durante 1 mês.
É só para vender noticia, enfim, e ainda há meia duzia que acredita que só acontece com carros eléctricos.
Nos 3 anos de 2014 a 2016. só nos Estados Unidos, arderam 171.500 viaturas, mas sim, arder um Tesla ou um carro eléctrico é que é noticia, sim, têm razão, é algo anormal.
https://www.usfa.fema.gov/downloads/pdf/statistics/v19i2.pdf