5 dicas para poupar combustível com temperaturas extremas
As temperaturas elevadas que se fazem sentir não fazem propriamente bem a nada. Para quem anda nas estradas, vai valendo o ar condicionado para refrescar. Com o calor há mais desgaste e também alteração em alguns componentes, como é o caso dos pneus. Hoje deixamos 5 dicas para poupar combustível quando estamos perante temperaturas elevadas.
O calor pode aumentar o consumo de combustível por vários motivos, mesmo que não pareça tão óbvio à primeira vista:
- Uso intensivo do ar condicionado
- Alterações na densidade do ar
- Evaporação de combustível
- Maior desgaste de componentes
Dicas para poupar combustível
As dicas que apresentamos não permitirão certamente uma poupança significativa, no entanto, podem ajudar a reduzir o consumo.
- ESTACIONE NA SOMBRA
- Sempre que possível, deixe o carro em locais protegidos do sol. Assim, evita a evaporação do combustível devido ao calor. No caso de veículos elétricos, esta precaução é ainda mais relevante durante o carregamento. A temperatura ideal para abastecer ou carregar situa-se entre os 10 °C e os 30 °C.
- UTILIZE O AR CONDICIONADO COM MODERAÇÃO
- A velocidades inferiores a 80 km/h, opte por abrir os vidros em vez de ligar o ar condicionado. Nos dias mais quentes, não acione o sistema assim que ligar o carro: abra as portas e janelas durante alguns minutos para deixar o ar quente sair e refrescar naturalmente o habitáculo.
- FAÇA MANUTENÇÃO REGULAR
- Garanta que todos os componentes do veículo estão em bom estado. Verifique regularmente a pressão dos pneus, o sistema elétrico, o ar condicionado, o nível de óleo e outros fluidos. Mantenha também os filtros limpos para um desempenho eficiente.
- TIRE PARTIDO DO CRUISE CONTROL
- Se o seu carro estiver equipado com esta função, utilize-a em trajetos longos. Manter uma velocidade constante ajuda a reduzir o consumo de combustível.
- ABASTEÇA NAS HORAS MAIS FRESCAS
- Prefira abastecer de manhã ou à noite, quando a temperatura é mais baixa. Nessas horas, o combustível está mais denso — e como o preço é calculado por litro, acabará por levar ligeiramente mais combustível pelo mesmo valor.
Adotar pequenos cuidados na condução e na manutenção do veículo pode fazer toda a diferença no consumo e na durabilidade. Estacionar à sombra, abastecer nas horas mais frescas, usar o ar condicionado com moderação ajudam a poupar combustível e a proteger o meio ambiente.
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temperaturas extremas???
isso. Grandes temperaturas
O verão agora virou coisa anormal. Enviam mensagens de aviso por causa dos incêndios, por causa do calor, e mais não sei quê.ha mais de 20 anos era apenas verão onde havia calor com temperaturas a rondar as de hoje. Aliás temos o record de temperatura em de Junho em 2003.
As noites eram quentes como são agora.
Mas agora é tudo um show off alarmante.
Tens de voltar à escola para aprenderes sobre máximo, mínimo, média, mediana e tendência.
Quanto ao show off até posso concordar mas isso é resultado de estarmos na silly season mediática.
Não preciso voltar à escola. Tenho bem as memórias marcadas dos verões quentes que já tivemos e que não havia alaridos
Quem é que está a dizer que não houve verões quentes?
É nos lados… 🙂
Ora uma dúvida que tenho…
Com o calor o ar nos pneus não dilatam mais? Devo por um pouco menos ar? Ou não é significativo?
🙂
A resposta é que nao, pois causa aumento dos consumos e desgaste irregular.
Deves verificar a pressão dos pneus quando eles estão frios/temperatura ambiente, podes fazer isso quando tiveres o carro parado por 2h+.
Tenho a 2.6″bar”… Se for a três com o calor não é grave… Depósito sempre cheio, evita vapores…
No caso dos eléctricos o uso do ar condicionado pressupõe um power Bank ou o uso dos vidros abertos
Depende do atrito… Nos aviões não se abrem ianelas
Curioso, porque os que vejo com vidros abertos são os a combustão.
Touché 🙂
Normalmente são azeiteiros ou não têm AC, por isso são pobres ou têm falta de gosto, basta olhares para as marcas e idade dos carros de quem faz essa proeza
Ah agora até lhes arranjam uma desculpa ? Mas se forem de ve já são pessoas ditas normais. Loool
Por acaso vejo muitos carros que não têm razão para isso.
Evaporação de combustível ?
Oh raio, temos por aqui alguém que irá aos arames. Loool
A 80kmh já andam os elétricos para poupar bateria e energia….
Se eles andam a 80, então os a combustão andam a 50.
Por acaso não. Normalmente só vejo empecilhos com um T no carro a 80 na autoestrada ,T de Tesla se é que me faço entender.
Você deve ser como o Yamahia, só tem olhos para esse T.
Depois de amanhã faço um vídeo para se ver quem afinal anda devagar.
Cuidado q as filas nos postos de carregamento estão a durar ≈1 hora. É melhor andar pianinho como todos os elektros.
Ou menos, hoje ainda não houve fila em nenhum.
Então e as filas para abastecer no Algarve como estão ? tenho visto que está complicado.
Evapora mas não se perde. Os vapores são devolvidos ao sistema de admissão. Conforme já estou farto de lhe explicar.
Nos veículos a gasolina, os vapores que se formam no depósito devido ao calor ou à pressão interna não são libertados para a atmosfera. São captados por um filtro de carvão ativado, chamado CANISTER, onde ficam temporariamente armazenados.
Quando o motor está em funcionamento e em condições adequadas (temperatura e rotação corretas), a unidade de controlo eletrónico (ECU) abre a válvula de purga, permitindo que esses vapores sejam sugados para o coletor de admissão e queimados juntamente com o combustível líquido.
Este sistema reduz a poluição, evita odores a gasolina e aproveita vapores que, de outra forma, seriam desperdiçados.
Agora uma aulinha com desenhos a ver se vc chega lá:
https://youtu.be/DTYVrvRQinE?feature=shared
São apenas 15 minutinhos. Escusa de agradecer!
Se não se perdesse não estava ali na lista, não leu o título ?
Não estamoa a falar do tractor do TiManel das Caldas.
Pois não, dai estar no artigo, já agora, em vez dessa pesquisa, coloque: “como eliminar o EVAP ou canister”. LOOOOOOOOOOOOL
Eliminar para quê? Para gastar mais combustível e faralhar o sistema?. Não estou a ver nenhuma vantagem em eliminar o canister!
Eles explicam o porquê do eliminar.
Provavelmente porque o que evapora a mais sai mais barato que os problemas que ele cria.
É tudo uma questão de contabilidade e economia. Looool
Eles quem?
Nc tive problemas com isso.
Nos videos que eu disse para ver.
Se tivesse um carro que fosse usado, provavelmente tinha.
Até nas motas, já eliminou o seu ?
https://www.youtube.com/watch?v=kY1lbxCJLvo
Tanta ‘mierda’ para suprimir 777 gramas e ainda se arriscar a incendiar a mota com tubos de purga que não duram nada comprados na Amazon de terceirizados chinos.
Há malucos para tudo…
Quem tem carro elétrico fica em casa senão perde 30% de autonomia e há maior risco do carro arder na estrada.
Na estrada ou no estacionamento
E o seu, que aconteceu ?
Zero ardidos até agora
Ah então já anda de ve, boa.
O meu está parado desde domingo e perdeu 1%, como fez isso ? Deixou o ar condicionado ligado ?
Lá vem a história dos extremos, hoje em dia, tudo é extremo. No fim, não passa apenas de um troque de política para dividir, reinar e cobrar novos impostos.
É como a burrice de certas pessoas que acham que está tudo bem e podemos continuar a destruir o planeta à vontadinha porque é só uma cena política para cobrar mais impostos…pqp
Nós postos, o combustível está armazenado em tanques subterrâneos a temperatura bastante estável por isso o ganho real abastecendo de manhã ou à noite é nulo.
Eu na minha experiência com todos os meus carros discordo apenas no ponto do Cruise Control… no meu caso todos os meus carros fazem médias instantaneas e finais mais altas com o CC ligado, do que em condução normal!