Tesla expande rede de Superchargers em Portugal
A Tesla está a reforçar a sua rede de Superchargers, em Portugal, sublinhando o seu compromisso em fornecer uma infraestrutura de carregamento rápida, acessível e eficiente para os condutores de veículos elétricos.
No início deste mês, informámos que o caminho para o desenvolvimento da rede Tesla Supercharger tinha sido desimpedido, pela entrada em vigor do novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica, alinhado com o regulamento europeu AFIR.
Na altura, vimos que este eliminou barreiras como a obrigatoriedade de integração na rede MOBI.E e contratos prévios.
Em apenas três semanas, a Tesla alcançou um crescimento recorde na sua rede de Superchargers, marcando uma nova era para o carregamento de veículos elétricos, em Portugal.
Mealhada e Fátima: os maiores Superchargers do Sul da Europa
Hoje, a Tesla inaugurou a sua maior estação de Supercharger no Sul da Europa: o Supercharger da Mealhada, agora ampliado para 40 postos de carregamento, incluindo a mais recente tecnologia V4. Este é, também, o maior hub de carregamento rápido, em Portugal.
Paralelamente, a Tesla ampliou o Supercharger de Fátima com 18 postos adicionais, elevando o total para 32 postos, tornando-o o segundo maior Supercharger no Sul da Europa.
Outras expansões importantes incluem:
- 12 novos postos em Alcantarilha;
- 8 em Loulé;
- 4 em Alcácer do Sal.
Estas expansões contribuíram para mais de 60 novos postos de carregamento na rede de Superchargers da Tesla, num aumento de 70% no número total de vagas em todo o país, em apenas três semanas.
Nas próximas semanas, Alcácer do Sal ganhará mais 18 postos de carregamento.
A par destas inaugurações, a Tesla irá atualizar várias estações existentes até ao final do ano, substituindo os carregadores V2 mais antigos por equipamentos V4 de última geração.
Além disso, duas novas estações serão inauguradas, em breve, em Castelo Branco e Matosinhos, reforçando ainda mais a cobertura nacional.
Abertura gradual a todos os veículos elétricos
À medida que a Tesla abre progressivamente a sua rede de Superchargers a todas as marcas, os condutores portugueses beneficiarão de um carregamento mais acessível do que nunca.
Com a tecnologia V4, carregar e pagar é simples: os clientes podem pagar diretamente com um cartão contactless, com os preços claramente indicados por kWh - sem necessidade do uso de qualquer aplicação.
Estas ações irão expandir ainda mais a cobertura nacional e melhorar a conveniência de carregamento para todos os condutores de veículos elétricos, uma vez que a rede de Superchargers da Tesla será progressivamente aberta a veículos elétricos de todas as marcas.
O processo é rápido, fácil e completamente descomplicado, permitindo-lhes carregar e partir sem pensar duas vezes.
📍 Encontre todos os Superchargers da Tesla, em Portugal, aqui.






















A aguardar os anti-musketa
Só falta começarem a pagar a TAR ME.
Agora já não é preciso, a mobie vai ser extinta.
Já pagam a tar normal.
Não diga disparates. É claro que a TAR ME é bastante mais cara que a outra, 10 a 15 cents por kWh no mínimo. O princípio desta obrigatoriedade era viabilizar a existência de PRs e PCRs em locais afastados dos grandes centros. Um princípio louvável, diga-se.
Se assim não fosse, um OPC não iria aguentar o custo da potência contratada necessária para ter esse tipo de postos em zonas remotas e pouco solicitadas.
A Tesla gozou com o sistema, meteu-se fora da Mobi.E, não pagou TAR ME, vendeu mais barato que todos os outros e, no processo, travou a eletrificação equilibrada do país. Agora que a lei mudou, devem começar a pagar. E é com retroactivos. Deverão estar em dívida dezenas de milhões. Isso inviabilizou a abertura de milhares de postos nas terra do interior de Portugal.
Se tivesse sido comigo já lhes tinha fechado a torneira há muito. Enquanto não pagassem não operavam. Simples!
O melão com que estás, até inventas coisas como da TAR ME. Depois dizes uma coisa ridícula e completamente absurda que ” a Tesla travou a electrificação equilibrada do país”, quando foi exatamente ao contrário, foi impedida de abrir novos postos e ficaram com os equipamentos prontos e sem nunca os poder usar, em Matosinhos e Castelo Branco, tudo porque não alinharam fazer parte do esquema da Mobi.e Tu fazes parte dos que mamavam à grande com as taxas e taxinhas sempre que se ia carregar e agora tás lixado porque se acabou a mama.
Devias levar com um processo por calúnias, tudo o que dizes sobre a Tesla é falso. Pena te esconderes atrás de um Nick.
Diz lá onde é que posso ir ter para me e explicarem esta incongruência.
https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-expande-rede-de-superchargers-em-portugal/comment-page-1/#comment-3748373
Só naquela…
Que eu saiba o preço da electricidade em ES é mais barata q em PT, marginalmente mas tem uma diferença.
Então basta olhar para os preços que a Tesla pratica em Espanha a comparar com aqueles que pratica em PT para perceber que a Tesla fugiu à TAR ME em PT.
Por ex, Sevilha “não Tesla” paga 0,53 enquanto em Fatima paga 0,41€.
Claro que fugiu à tar me, não estando dentro da mobie paga a tar normal, que até é mais cara.
A TAR ME é mais cara, não insista no disparate.
Não, não é.
Aqui tem uma, valor da tar +- 8 centimos kwh.
Fatura de um utilizador recebida este mês.
https://ibb.co/dRpnF1h
Essa factura é para quê? Para demonstrar que andar de elektro é mais caro que andar de combustão?
Mostra 200€ para 2000 kms (400 kWh).
Com esse dinheiro faço 2670 kms. 😛
É só mais uma prova que a ME é mais cara. LOL
A TAR descrita nessa factura é a TAR que todo o comércio paga desde restaurantes, passando por Hoteis, (logo Tesla) e não inclui a TAR ME
Portanto a TAR ME, não está discriminada numa parcela dedicada nessa factura .
Essa comparticipação está embutida nos custos do posto (OPC) e é cobrada pelo CEME aos utilizadores na factura.
Serve para socializar a rede de carregamento, ou seja, permitir a existência de carregadores rápidos em locais remotos ou com pouco movimento, onde o valor do termo fixo para potências elevadas inviabilizaria o rendimento do OPC. Ou em alternativa vender o kWh ao dobro do q custa na ionity.
Portanto, das duas uma. Ou a Tesla aumenta em PT para os preços que pratica em ES e fica em paridade com o restante oferta em PT, ou não aumenta e continua a não contribuir para socializar a rede e vai obrigar a que os outros façam o mesmo no decorrer dos próximos 18 meses. O que implica que desaparecem os postos rápidos no interior por não ser possível suportar-los.
Não, era mais barata.
A Tesla nunca se meteu fora da mobie porque nunca lá esteve
Não é o OPC que paga a tar, é cliente final.
Qualquer cliente de energia eléctrica paga Tar, portanto escusa de andar a inventar.
O que inviabilizou a instalação de novos postos foi a mobie e as complicações da lei, tanto que se pode ver que ao mudar a lei e anunciar a extinção da mobie, eles começaram a abrir, e os próximos são da ionity entre outros.
O catedrático da ME tinha logo de vir mandar um bitaite…. qual TAR qual carapuça?
Só mesmo com a obrigatoriedade de cumprir com o regulamento europeu é que foi possível acabar com a barreira da mobi.e .
Se o regulamento fosse para daqui a 10 anos, bem que tínhamos que levar coma mobi.e mais 10 anos.
Em certa medida sim, mas em fevereiro do ano passado a AdC apresentou as suas recomendações relativamente a este sector de atividade e já era evidente que as coisas iriam mudar, o novo governo fez o resto.
Também liberalizaram o mercado de combustíveis e foi o que se viu.
Na energia vai ser igual.
Curioso, porque estão sempre a culpar o governo da subida da preços, quando este ainda alivia os impostos, que é um subsídio…
“hub de carregamento rápido, em Portugal.”
E o maior da península Ibérica.
Não é. Apenas é o maior da Tesla.
A Tesla cá aproveita-se da falta de concorrência e da TAR ME que andaram a fintar anos. Em Espanha, onde há investimento público e privado mais a sério, não há “gabarolice Tesla” eles não estão sequer no top 3
Em ES, a Tesla já nem cheira o pódio Iberdrola e Endesa X estão a abrir hubs com quase o dobro dos pontos.
E já existe Iberdrola perto de Madrid com 47 e Endesa em Pozuelo com 46
Não, o maior da Tesla fica em França se não estou em erro.
A Tesla tem concorrência e paga tar como qualquer cliente de energia eléctrica.
A ionity é uma delas.
Fixe, agora vai ser um fartote de operadores a virem para cá.
Portanto, França fica na peninsula Ibérica agora? 😀
(PS: ler acima, antes de começar a escrever sem pensar como faz sempre )
Eheheheh
Outro que não sabe ler, eu disse da península ibérica, depois disse que o maior da Tesla é em França.
Epá, eu gostava de saber quem tu és, o porquê desse ódio à Tesla? Essa da TAR ME não tem pés nem cabeça, só na tua cabeça. A Tesla e a Ionity foram barradas pelo poderoso lobby da Mobi.e de entrarem no mercado. By the way, tenho um BYD Seal, gosto do carro e não odeio a concorrência e quero um mercado livre, aberto a todos e não a meia dúzia que faziam parte do esquema.
Ó pá! Desde quando EVSE são carregadores? Ou não sabes a diferença?
Esses Hubs que referes são ridículos na potência global disponibilizada
Esperam-se subidas de 62000% na venda de EV, para os próximos meses. 40000000000000000 de perfis já assinaram a petição para acabar com os “carros fósseis” em 2028 e, o estado, disponibilizar 500000 milhões de euros, para subsidiar 6 milhões de automóveis, EV, em Portugal, com valor médio de 80000 euros.
Lá vêm os números inventados.
Já li algures que os V4 que estão a ser instalados na Europa são somente a caixa do V4 mas o interior é uma versão actualizada dos V3 (um V3.5).
O que até faz mais sentido dado que nenhum Tesla a venda na Europa carrega a mais do que 250kw.
Isto é 800v?
Escolheram Fátima pelas velinhas todas que o JL lá acendeu?
Eles permitem até 1000v.
Não, porque foi também o primeiro em Portugal.
Eu não tenho os seus costumes.
de acender velas? sempre que vou a Fatima acendo uma vela..
e a malta sem cabos refrigerados, sopra?
Para quê cabos refrigerados ? Quando maior a tensão menor essa necessidade.
O @Zé está certo. Aqueles carregadores de 1MW “pó saine” são pesados como tudo. Uma das causas é a necessária passagem de líquido refrigerante pelas “mangueiras”
Mas ninguém falou em carregadores de 1MW, a Tesla não tem nada disso, ele falou em tensão (volts).
Permitem até 1000? Mas não dão mais q 150. Vá lá 204 por uns segundos qd aquilo está vazio e não tem mais ng a puxar.
Os 250 anunciados nunca foram vistos. Perderam-se no caminho.
Os V4 dão 250 kW, foram, você dificilmente vê, não tem nenhum.
https://ibb.co/23zfk2cw
Mas os da Porsche não dão 800v? Afinal qual é que é mesmo fast?
Os da Porsche, ou seja, da ionity também dão 800v, aliás, a maioria dos CCS2 dão 800v ou seja, 1000v.
O fast tem a ver com a potência, que são os votls x amperes.
Os da ionity instalados em Portugal chegam todos aos 1000v e até 350 kW de potência.
Esse não está a 250, continue a tentar. Ainda não vi nenhum a 250 . Esse é o tal pico que dá depois de ligar uma bateria quase vazia e é só por uns segundos. Ainda ele não tinha guardado o telemóvel já isso estava abaixo de 200. E com a bateria a 50% já isso mal chega a 100.
A propósito, recentemente houve queixas de que os V4 em Fátima não estavam a passar dos 85kWh independentemente do estado da bateria.looolloolloool
tendo em conta que os que fazem 250 só foram ativados a uma semana ou duas podem ainda não estar a 100%, os anteriores só davam 150 ou 75 se cheio..
Carreguei nos antigos com potências de 170kW várias vezes…
Ninguém quer saber. As vendas de elétricos estão a cair há anos.
O cliente abriu os olhos.
Um lunático… Estão? Aonde?
https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2025/trends-in-electric-car-markets-2
Estão a cair ou a subir ? O que está a cair são as vendas de veículos a combustão.
@Tiago, não perdes nada.
Este Yamaha mais um cromo da internet, qualquer notícia sobre VEs ou relacionados, lá aparece no top dos comentários.
Só diz asneiras atrás de asneiras, como se fosse o maior conhecedor da ME, quem anda nisto há anos só dá vontade de rir.
Não anda só por aqui, lembro-me de ter aparecido pelo fórum zwane, a fingir que estava interessado em comprar VE, mas curiosamente tudo o que já tinha lido ou falava era negativo, vamos perceber como 🙂
Manda bitaites sobre o Mobie, a dizer mal claro está, agora que as coisas estão a mudar, vem dizer mal da Tesla, enfim, um verdadeiro cromo.
Ena, até no zwane andam alucinados ?
LOOOL
Mas havia algo positivo para dizer sobre mobie? E sobre tesla?
É preciso andar a sniffar lítio a 10% com redução de cobalto…
Há muito de positivo, para os negacionistas não, daí o “negacionistas”.
Até nos carregadores do continente já houve alterações, baixaram o preço dos rápidos em 3 cêntimos o minuto.
Até 25 kw passou de 0.15 para 0.12 €/min
Até 50kw passou de 0.27 para 0.24€/min.