Tesla está a ser banida das escolas de condução da Noruega e a culpa é dos piscas
Apesar da popularidade da Tesla, na Noruega, as escolas de condução estão a descartar os elétricos da fabricante americana devido aos piscas.
Na Noruega, sendo os elétricos a norma e considerando que a maioria da quota de mercado pertence aos modelos movidos a bateria, os jovens estão a começar a aprender a conduzi-los.
Apesar de a marca mais apreciada ser (não surpreendentemente) a Tesla, algumas escolas de condução estão a abandonar os seus modelos, devido a um recurso que a fabricante introduziu, pela primeira vez, no Model S e no Model X, mas que recentemente apareceu também no Model 3. Segundo o Electrek, trata-se da ausência da manete dos piscas.
Botões da Tesla não convenceram escolas de condução da Noruega
Em vez da normal alavanca que permite acionar os piscas, a Tesla adotou botões e instalou-os no volante, removendo o elemento físico.
Muitos dos meus colegas têm hoje o Model Y como veículo escolar e estão satisfeitos tanto com o carro como com o serviço. Eu estava realmente decidido a usar um Tesla.
Partilhou Jåhn Hansen Øyen, da norueguesa Harstad Traffic School, explicando que estava à procura de um novo veículo para a sua escola e a Tesla estava no topo da sua lista.
Contudo, após testar, percebeu não gostar da forma como os piscas foram instalados, tendo, inclusivamente, detetado um caso em que essa abordagem pode ser perigosa: rotundas.
À semelhança de Portugal, na Noruega é necessário indicar a saída numa rotunda, por via do pisca. Por ter sentido dificuldade no processo de girar o volante, o professor ficou desagradado:
Testei o Model 3 e percebi que perdi o foco e a orientação nas rotundas.
Após partilhar a sua experiência num grupo dedicado a escolas de condução, Jåhn Hansen Øyen percebeu que a sua experiência não havia sido caso único, com outros professores a concordar e a admitir que, com alunos, o cenário fica mais perigoso.
Este artigo tem mais de um ano
As vezes o design tem destas coisas, pouco prático.
Para mim um carro na consola tem que ter botões analógicos mas cada vez mais é uma miragem, também o adoro a tela grande com tudo mas não prescindo do analógico para certas coisas como Volume, AC…
Concordo inteiramente. Os ecrãs tácteis acabam por dificultar mais a operação em andamento porque não existe resposta táctil estando o conductor dependente de olhar para a consola.
Tanto querem poupar que agora os botões touch têm que servir para tudo… Mas não poupam em motores elétricos no porta luvas, nos puxadores das portas, capô, etc.
De qq forma qq um q tire a carta num Tesla, mesmo com manetes, será sp um condutor limitado.
Sabia que na Noruega há carta de codução de carros electricos e carros a combustao com caixa de velocidades manual? E que tendo a de electrico nao pode conduzir carros com mudancas manuais?
E já agora so por curiosidade, também acha que se tirar a carta de condução num BMW iX ou num Audi e-tron o condutor também ficará limitado?
…, tal como num carro de caixa automática.
Não leste o texto? Tenta lá fazer manobra e ao mesmo tempo carregar no botão do volante.
Vindo da empresa de Elon Musk, também conhecido por ter feito uma rede social perder 70% do seu valor, não é nada de admirar. Mas o pior mesmo são os burros que o defendem e, pior que isso, fazem-no de graça.
+1
Contra factos não há argumentos.
por vezes troco musicas ou aumento o volume nas rotundas, meus dedos involuntariamente o fazem.
Acho que este modelo vem dos BMW, raramente vejo um condutor de BMW por pisca…
Amigo,caso não saiba, normalmente os piscas fazem parte de um pacote de extras que o cliente compra. Daí haver carros que piscam outros não.
LOL!! Extras LOL LOL LOL. Então em Rio Maior e Santarém os carros e camiões não trazem esses extras
Tens de abrir melhor os olhos. Tenho um bmw e dou quase sempre os piscas.
Raros são os condutores de BMW e Mercedes que dão piscas.
Regra geral, quanto melhor e mais caro for o automóvel, menos piscas dão, fazem a rotundas por fora, não respeitam os limites de velocidade, entre outras coisas.
Claro, os pobres é que têm de adivinhar onde quero virar, é um bom bom que lhes dou, para os ajudar nas vidas patéticas e pobres deles, assim além de gastarem o ordenado que lhes pago nas raspadinhas, também podem jogar com a vida deles, deviam agradecer-me.
Até ao dia em que bates neles e tens de pagar-lhes o arranjo do carro, o tratamento medico, o processo judicial e suas custas, a indeminização e ainda por cima as multas. Não falo no processo crime que o MP te porá em cima. Resultado ficas pobre e terás saber para onde é que o gajo que te lixou a vida vai 😛
Ai sim? Olha pensava que não era obrigatório fazer piscas (até porque é bastante difícil provar que não se fizeram), bastava seguir o código da estrada e respeitar as distancias de segurança. Mas eu percebo que os pobres nunca saem de casa a horas e andam sempre com pressa. Boa sorte com isso, fia-te nos piscas e quando estiveres numa cama de hospital confia que o SNS te vai por bom, porque nenhuma seguradora te vai cobrir as despesas quando descobrir que estavas colado ao da frente, já eu, agradeço porque me vão pagar um para choques novo.
Neste caso, devia ser proibido, pois se torna perigoso..