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Tesla dominou totalmente as vendas de carros elétricos em Portugal no mês de agosto

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: UVE

Autor: Pedro Simões


  1. TslaBull says:

    Dominou e vai continuar a dominar! Na minha opinião a Tesla já fez “Gameover” a todas as outras marcas! Vai ser muito difícil algum fabricante automóvel conseguir sequer igualar a avançada tecnologia (software/FSD) que a Tesla oferece…
    Só não vendem mais porque ainda são consideravelmente caros para o comum utilizador, mas é só esperarmos algubs uns anos (poucos), porque vem aí modelos muito mais baratos, especialmente assim que o preço das baterias por kW/hora baixar.

    • Filipe F. says:

      Calma, se fores ver por exemplo nos paises nordicos da Europa, onde adoram ecologia e carros eletricos, a Polestar já passou a Tesla em vendas nos ultimos meses, apesar de ser pouco falado cá. Portugal não é a realidade, e com as marcas europeias a começarem a ter o seu portefolio a sério, a Tesla irá começar a perder quota de mercado, e isso já está a acontecer noutros paises europeus.

      Atenção, acho bem que assim seja, porque a Tesla é marca premium pelo menos em preços, e vender mais que Renaults e etc, acaba por ser o eletrico do povo, o que nao é suposto. É bom que com a massificação dos eletricos a Tesla fique com o status de premium e de carro que não é para todos, pois o que diz esta noticia é que na verdade eletrico do povo é a Tesla e isso é que não está nada bem.

      Sobre a tecnologia da Tesla, acredito que ainda vá estar uns anos a frente no que toca principalmente na motorização (eficiencia vs potencia e autonomia), mas no resto o caso muda de figura rapidamente.

      Os numeros de agosto sao faceis de justificar. A tesla é por encomenda, e com a pandemia esteve tudo em standby de entregas como se vê pelos graficos em que este ano nos meses de pandemia matricularam-se menos tesla que no mesmo periodo do ano passado. Agora deve ter chegado um navio cheio deles de clientes que estavam a espera e deu-se o boom de entregas

      • TslaBull says:

        De facto o Polestar 2 teve mais vendas na Noruega e na Suécia, mas só no fim do ano é que podemos fazer as contas porque normalmente é no Q4 que a Tesla constuma ter mais vendas. Também temos de ter em conta que a Polestar é basicamente uma marca de luxo da Volvo (são empresas independentes mas teem muito em comum, e o maior mercado da Volvo é na Escandinávia). Os Teslas que chegam á europa são produzidos em Freemont na Califórnia, e nem sempre estão a chegar navios carregados, a fábrica da china só vende na China e a da Europa ainda não está pronta.
        O carro está bonito mas tb é só isso, não é tão eficiente com um Model3 porque foi utilizada a plataforma do Volvo XC40, (ainda) não tem over-the-air updates, não tem uma rede de estações de carregamento (nem sequer falam disso) não tem software próprio (Android), power train mais fraca, tem menos autonomia, etc…

        Acho que estás um pouco equivocado. O objectivo da empresa não é ter um carro premium, é sim ter um carro acessível a todos que não tenha emissões. Mas para chegar a esse ponto a melhor estratégia é começar pelos mais caros/premium e ir descendo até a um carro barato (entretanto já fizeram € e já tem uma marca de prestígio)
        “Build sports car
        Use that money to build an affordable car
        Use that money to build an even more affordable car
        While doing above, also provide zero emission electric power generation options”

        “principalmente na motorização (eficiencia vs potencia e autonomia), mas no resto o caso muda de figura rapidamente.” – O que faz a diferença aqui é o software, qd comprei o meu Model3 tinha menos autonomia do que tem agora, cada vez que recebo um novo update parece que tenho um carro novo…) Essa é a diferença, e é aqui que fica difícil para as outras construtoras competirem. Tens o caso do ID.3 que foi adiado o lançamento por razões de software e ainda não está perfeito, ou Audi eTron que tem 95kWh e menos autonomia que o Model X que tem 75kWh e já foi lançado em 2015.
        A Tesla não é uma construtora automóvel, é uma empresa de Software! Essa é a diferença.

        Mais uma vez não concordo com a tua opinião, a Tesla exatamente por vender os carros Online é que foi a única empresa automóvel que teve lucros e mais vendas (a nível global) durante a pandemia. Eu recebi o Model 3 durante um lockdown, e por essa razão alteraram a maneira como entregar o carro, não estive em contacto com 1 única pessoa, chave(cartão) no carro, papeis para assinar e um email com videos e todas as instruções necessárias para aprender préviamente a utilizar o carro antes de o ir buscar. Serviço 5*

        • Paulo says:

          Não sei qual o modelo 3 que tem mas no SR+ também notei nessa atualização o incremento de potência, pelos testes em banco de testes o model 3 SR+ passou a ter 287 CV, mantendo, no entanto, a aceleração original de 5,6 s dos 0-100Km/h

        • ze says:

          Tsabul. Deixa ver se entendi.. Software…… Isso cheira me a obsolencia programada, certo?

      • IonFan says:

        Enquanto a Giga Berlin não estiver a produzir Model Y e Model 3, vai haver sempre sazonalidade de entregas. É difícil extrapolar os dados por um trimestre, quanto mais por um mês. Isto é válido tanto para os meses bons como para os maus.

    • Hélio Musco says:

      Sai um Model3 para este senhor, sff!

  2. Luis A says:

    Parece-me que a qualidade de construção ainda está abaixo da dos concorrentes.

    • TslaBull says:

      Tens razão mas tb acho que seja normal dado ao poucou tempo que a Tesla tem como construtora automóvel. Mas tem melhorado bastante e a um ritmo rápido, se assim continuar é capaz de igualar ou até mesmo ser melhor comparando com grandes marcas Alemãs.
      De notar que a nível the chassi, já estão mais avançados.

      • Filipe F. says:

        Ainda ha pormenores para uma marca já com vários anos nisto e que deu tudo durante anos em 1 ou 2 modelos apenas, que são de lamentar.
        A questão da agua entrar na mala em dias de chuva no model 3, ou mais recentemente e com videos a mostrar isso apesar de aqui nao ter sido noticiado, os parachoques do model S simplesmente cairem com o peso da agua quando se esta a andar em dias de bastante chuva (onde a agua aparentemente, ia acumulando no interior do parachoques (agua essa que vinha da deslocação do veiculo na estrada encharcada, pela zona inferior) e o mesmo caia em andamento, a questao da forra dos pilares so com alguma pressao quase se soltar, etc. Tudo pormenores, que nao se devem a falta de conhecimento, mas sim de má qualidade de materiais ou montagem.

        • Abreu says:

          A Tesla ainda tem um logo caminho pela frente, no meu ponto de vista devia haver modelos para os EUA e modelos para a Europa mais compactos, pois as estradas na Europa são mais estreitas.

          A montagem e os materiais deixa muito a desejar deviam ter umas aulas na Alemanha para aprender a fazer carros premium

        • IonFan says:

          A partir do inicio de 2019 o Model 3 passou a trazer uma borracha extra na bagageira para impedir a água de entrar. O meu é de 2019 e não entra água. Além disso há outras marcas com muito mais experiência que cometeram o mesmo erro: https://youtu.be/bkSuyXnCSO4

          A questão do pára-choques acontecia nos primeiros modelos (como era o que aconteceu recentemente). Não tenho a certeza se corrigiram, mas acho que nunca aconteceu a nenhum mais recente.

          A forra dos pilares sai com pressão em qualquer carro moderno. Os airbags precisam que se soltem em caso de acidente.

      • Vasco says:

        As únicas marcas que ganham ( talvez ) à Tesla em conforto e qualidade de construção ( sem copiar ), são a Mercedez e BMW.
        O resto das outras marcas, ou não são tão boas, ou copiam e dependem de outras para competirem.

        • Paulo Santos says:

          Pois eu tenho um E300 Hybrid e um Model S de 2019 e não vejo diferenças no conforto. Nem na qualidade de construção.
          Nota-se sim a ausência de alguns pormenores que não escapam a marcas já batidas, como por exemplo a iluminação noturna na consola central.

    • Miguel Nóbrega says:

      Tem muito marketing e os carros são bonitos, não passa muito disso.

    • IonFan says:

      “Parece-me”? Recebeste um este mês e tinha problemas?

  3. Paulo says:

    No meu caso, porque tenho um Hyundai a combustão Bi-fuel, andei indeciso entre o Hyndai Kauai, mas para a minha utilização pessoal, faço maioritariamente autoestrada litoral Zona de Lisboa – Porto ou Lisboa – Algarve mais deslocações ao Algarve optei pelo Tesla SR+, é o mais fraco de todos em performance da Tesla, mas porque tenho supercarregador em Alcantarilha a 150KW e agora um novo em Loulé a 250KW, escuso de usar os carregadores públicos que ainda têm velocidades máximas de 50KW e que muitas vezes estão ocupados ou avariados. Fiz em 1 ano 21500Km e gastei 0€ de eletricidade em deslocações longas. Optei pelo Tesla Model 3 SR+ o com menos autonomia de todos porque mesmo assim consigo, com ar condicionado ligado, a velocidades 120 a 130, autonomia de 310 a 315km. Por isso, entre o Hyundai com autonomia ligeiramente melhor em vez de 410km tem 450 WLTP , entre os 44 500€ do Hyundai e os 47 800€ do Tesla, optei pelo Tesla, pela velocidade de carregamento em Portugal, pelo inexistente em eletricidade nos supercharger (para já carregamentos a custo 0) e consegui poupar 1250€ relativamente se carregasse nos PCR da rede publica. Depois prefiro a mala do Tesla em relação ao kawai, a aceleração é bem melhor, velocidade não interessa porque entre 165km do Kauai e os 225 do SR+ tanto faz porque o limite é 120 e agora com os novos radares de velocidade média ainda menos diferença faz e no Tesla tenho atualizações OTA, tem um infoentretenimento que dá para ter youtube, netflix, etcno Kauai apenas mostra informações do carro. Num ano de uso e 21000km ainda não fui à Tesla até porque na Tesla não existem revisões obrigatórias. Para mim. e é a minha opinião inteiramente pessoal, e para a minha utilização tive de optar pelo SR+.

    • Tiago Pires says:

      Por acaso, tb vou optar pelo Model 3 SR+ porque pretendo fazer viagens em autoestrada e porque não quero ter alternativa aos postos ditos públicos e enquanto for gratuito o carregamento aproveito. A autonomia é importante e na casa até aos 49000€ as opções, tirando o KIA e a Hyundai os outros têm dificuldades em chegar aos 250km de autonomia a 130km/s. Como pretendo em carro maior mais familiar do que o Hyundai, o Tesla nessa gama de preços é a melhor opção para mim pessoalmente também. Em performance, mesmo o SR +, não tem concorrência nos carros com menos de 50 000€ elétricos. Só não sei se não virão baterias com maior autonomia em breve pelo mesmo preço depois do Tesla Battery Day

    • IonFan says:

      Eu tenho um LR AWD e confesso que, agora que tenho conhecimento de causa, a autonomia de um SR+ chega perfeitamente.

      • Paulo says:

        Acabei de chegar a Armação de Pêra. Ainda tenho 140km de autonomia. Sai na Marateca da autoestrada e o resto foi nacional ou seja 270 Km até Armação e autonomia total de 410 Km. Não gosto de pagar 0€ de eletricidade e depois pagar 20€ de portagem. Apanhei temperatura exteriores de 39ºC no Alentejo. Pela aplicação vejo que em Alcantarilha estão 6 dos 8 carregadores disponíveis e em Loulé 5 dos 8 disponíveis. Com 6 carregadores disponíveis consigo carregar perto dos 140KW, vou lá a Alcantarilha carregar um pouco durante 10 minutos, que fica a 3 km daqui de Armação. O LR AWD já acelera em 4,4 S dá mais gosto.

        • IonFan says:

          Esse carro tem uma eficiência fenomenal.

          Os 4.4s são fixes para mostrar aos amigos e pouco mais. A aceleração do SR+ já é no território de desportivos de topo e também deixa qualquer um impressionado.

          • Paulo says:

            Uma curiosidade. quanto estive a carregar, durante os 10 minutos, estive a ver uma série do Netflix no ecrã do carro, de ficção cientifica mas na TV, com IP de casa, não encontro a série, já não é a primeira vez que vejo algo no carro e em casa não está disponível. Fico a pensar se o carro não usa uma VPN e se consegue aceder a coisas que com o IP nacional não se consegue

          • IonFan says:

            @Paulo, penso que por razões de segurança, todo o tráfego de rede passa pela nave mãe, que no caso da Europa na Holanda. Se reparares, no Youtube é o “NL” e tem anúncios da Holanda.

            Mas isso a mim não me acontece e é estranho que te aconteça. O Netflix guarda esses dados no utilizador. Estás a usar o mesmo utilizador no carro e em casa?

          • Paulo says:

            Estou a usar o mesmo utilizador o que é estranho

          • Paulo says:

            Esquece 🙂 já apanhei a série pensei que fosse por causa da vpn do carro mas voltei a fazer o login no pc e já apanhei na pesquisa

          • IonFan says:

            Ainda bem. Eu não uso muito, mas tinha quase a certeza que funciona bem.

  4. Há cada gajo says:

    Carrinhos a pilhas…

  5. ze says:

    Aqui na noticia nao diz se algum operario a ganhar o SMN comprou algum… Mas os meus botoes dizem que nao.,…..

  6. Samuel MG says:

    Para mim Tesla nem pensar. Prefiro o Kona (Kauai).

    • IonFan says:

      Há os fãs, que podem escolher qualquer um, mas preferem a marca. Há os que não querem saber da marca e escolhem que melhor lhes serve. E depois há os haters, que a única coisa que ganham com isso é ter menos uma opção de escolha.

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