Tesla Cybertruck: pickup com design futurista que vai circular na Terra… e em Marte!
Era com muita curiosidade que milhões de fãs aguardavam a chegada da nova pickup da Tesla, a Cybertruck. Elon Musk, ao longo dos últimos meses e especialmente nas últimas horas, desvendou várias informações... Inclusivamente que será a carrinha oficial de Marte!
Mas antes de chegar ao nosso planeta vizinho, conheça todos os pormenores sobre este veículo elétrico da Tesla. Inserido num segmento competitivo, promete a versatilidade e poder de uma carrinha com o desempenho de um carro desportivo!
A Tesla Cybertruck era aguardada há vários meses. No nosso mercado, e restantes mercados europeus, as pickup são pouco comuns e normalmente adquiridas apenas por empresas. Contudo, nos EUA a realidade é diferente e as carrinhas deste segmento são bastante populares e procuradas.
Nesse sentido, a fabricante do Model S e Model 3 decidiu mudar a sua abordagem. O seu CEO, Elon Musk, foi desvendando vários pormenores ao longo dos últimos tempos. A boa parte deles estava relacionada com o design, em que afirmava ter um estilo digno do filme 'Blade Runner' e que se havia inspirado no Lotus Esprit S1 do filme de James Bond 'The Spy Who Loved Me'.
Cybertruck design influenced partly by The Spy Who Loved Me https://t.co/HKBzxFNfzm
— Elon Musk (@elonmusk) November 21, 2019
Para além disso, e ainda antes da apresentação oficial, Elon Musk voltou a deliciar os seus seguidores no Twitter ao indicar que uma versão especial da Cybertruck será a carrinha oficial de Marte!
Tesla Cybertruck (pressurized edition) will be official truck of Mars
— Elon Musk (@elonmusk) November 21, 2019
Assim sendo, e como planeado, a Tesla Cybertruck foi apresentada ao mundo. O aspeto que mais se destaca é naturalmente o seu design. Obviamente não será do agrado de todos, mas sem dúvida que é arrojado e diferente de tudo o que temos atualmente no mercado! Com a apresentação oficial, a imagem apresentada por Elon Musk há uns meses faz agora mais sentido.
O exterior da carrinha é composto por um exoesqueleto em aço inoxidável (inox) que a Tesla denomina por Ultra-Hard 30X Cold-Rolled.
Segundo a fabricante, tal concede ao veículo uma estrutura rígida, quase impenetrável que se revela segura para os passageiros e resistente aos elementos.
Destacando a durabilidade e resistência aos 'elementos', Elon Musk quis demonstrar a resistência dos vidros da sua pickup. Durante a apresentação, foram atiradas duas esferas de metal aos vidros e o resultado foi no mínimo caricato.
Propositado ou não? Isso só Elon Musk e os seus colaboradores na Tesla é que saberão!
De modo a poder apreciar o design arrojado da Tesla Cybertruck, fique com a seguinte galeria de imagens.
As especificações da pickup Tesla Cybertruck...
Tal como os restantes veículos da gama atual, a pickup será movida através de motores elétricos alimentados por baterias. A Tesla colocou desta vez três opções ao dispor do consumidor: um único motor no eixo traseiro (RWD), dois motores com tração integral (AWD) e ainda três motores com AWD.
As diferenças entre as motorizações distinguem-se sobretudo na performance, autonomia e capacidade de carga. O modelo de topo, com três motores, consegue transportar mais de seis toneladas de carga, tem uma autonomia superior a 800 km e completa um arranque dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos!
Para além das motorizações, a suspensão adaptativa é de série em todos os modelos. No interior contamos ainda com lotação para seis pessoas, sistema de infoentretenimento típico da Tesla com ecrã de 17" e ainda Autopilot.
No mercado norte-americano, a Tesla Cybertruck terá a concorrência da famosa Ford F-150. A oferta da Tesla tem um preço que começa nos $39.900 na versão base.
A versão com dois motores custa mais cerca de $10.000 e a versão com três motores custa mais $30.000 do que o modelo base. A encomenda da carrinha pode ser feita já a partir do website.
A produção da pickup - que Elon Musk afirma bater a Ford F-150 num cenário de guerra e um Porsche 911 em linha reta - arranca em finais de 2021, enquanto a versão de topo com três motores apenas será produzida a partir de 2022.
O que acha da nova pickup da Tesla? Será que este conceito terá argumentos para se destacar da feroz concorrência? E quanto ao design, aprova ou acha demasiado peculiar? Deixe a sua opinião nos comentários!
Para além da pickup, Elon Musk quer uma base em Marte...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tesla
Neste artigo: carro eletrico, Cybertruck, Elon Musk, Marte, mobilidade elétrica, motores, pickup, Tesla, Tesla Cybertruck
Acho que o design é demasiado futurista para o gosto do publico em geral.
Tambem nao consigo perceber com se usa a area de carga, tem corbertura de vidro (como se retira?) ? A cobertura é opcional?
Isso depende se há sobras dos acidentes com as na as na spaceX.
Está “carrinha” foi claramente construída com restos da space shuttles
No video do youtube dá para ver essa parte, metem uma moto4 lá dentro. o viro é retratil
Quando me mudar para Marte. Compro um. lol
Tesla Cybertruck Event
https://www.youtube.com/watch?v=0y3wE0pgXcM
Viram a cara do Elon quando o vidro do carro partiu? lol
Ele depois disso ficou muito envergonhado. Mal conseguia falar.
e?
Até eu ficava
A imagem tem problemas de renderização ou limites de polígonos??
Só vejo uma cena esquisita.
Acerca do vidro.
“Propositado ou não? Isso só Elon Musk e os seus colaboradores na Tesla é que saberão!”
Não, não foi propositado. Colaboradores disseram que nos testes aquilo nunca aconteceu.
Que coisa tão feia!
Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Isto é um carrinha e não um utilitário.
Futurista ou não, pela sua utilidade, baixo custo e sobretudo o preço, acredito que vai vender bem no segmento comercial onde se insere.
Nem com todo o absinto o Fernando pessoa ia gostar desta coisa!
Já não está vivo.
Acorda para a vida.
Uns adaptam-se e outros morrem.
Lol, posso bem morrer sem comprar uma porcaria destas!
Então podes ir indo.
@Pedor ja vais tarde. boa viagem
Se fosse mais redonda em cima e não regras e aquele bico até nem era muito mau. Porque até aumenta a resistência ao ar e aumenta os consumos.
Até pode ser muito a frente em tecnologia, mas fazer um caixote com rodas? Podiam fazer algo futurista mas bonito.
Pessoa
Prefiro a Rivian R1T.
Faz-me lembrar um Lamborghini Countach.
Quando vi pela primeira vez fiquei “que m**da é esta?” mas depois de o ver mais algumas vezes passei a adorar o design. Parte de eu adorar poderá ser por ele ser tão diferente, faz o resto parecer tão aborrecido.
LOL o EM tem que ser nomeado o tipo mais caricato e pseudo revolucinário do momento. A carrinha vai andar em Marte? Se ela alguma vez andar nos EUA já vai ser bom… Projectos são muitos e os investidores que se cuidem, pois acho que temos uma nova WeWork.
Dê lá ai exemplos desses projectos que não foram ou estão a ser concluídos. Se diz que são muitos vai ser fácil encontrar exemplos.
Podia fazê-lo, mas consigo não vale a pena perder tempo… aliás o caracteres que já gastei nesta resposta só por si são uma inutilidade
Mais, se conseguisse ler o que eu escrevi não encontaria uma única referência a projectos “que não foram ou estão a ser concluídos”. Estas são palavras suas que eu não disse.
“Se ela alguma vez andar nos EUA já vai ser bom” e “Projectos são muitos”. Conhece algum projecto do Elon Musk que não tenha sido concluído ou não esteja a acontecer? A pergunta foi simples e a resposta também podia ser, se existisse. Ou seja, os caracteres que gastou na “resposta” ao meu comentário foram realmente uma inutilidade. Pena que pareça que são todos os caracteres em todos os seus comentários que são inúteis.
Nada no seu comentário acrescentou qualquer informação ao artigo e quando foi questionado para acrescentar algo, reagiu mal. Muito fraquinho como comentador.
“No nosso mercado, e restantes mercados europeus, as pickup são pouco comuns (…)” – convido quem escreveu este texto a visitar o alentejo, principalmente nas zonas rurais.
Já estou a ver os compadres todos a trocarem as toyotas por estas “fantásticas” ferramentas de trabalho!
Gosto do aspeto da mesma, mas infelizmente isto não tem viabilidade nenhuma pelo menos nos próximos anos…
Sou praticante de TT e sei bem o que é estar no mato, levo sempre pelo menis 1 jerrican de gasóleo de 20L para as necessidades… O que é que fazemos com uma besta destas elétrica quando ficar atolada na lama a 50km de uma tomada de corrente elétrica, ….
Repito o que já disse várias vezes, os carros elétricos são para uso exclusivo citatino ou em situações muito controladas de utilização. Agora todo terreno, com situações imprevistas no estado do terreno, atravessamento de curso de aguas, etc.., comparar isto com uma F150 só pode ser uma brincadeira… Quanto a “estoria” dos arranques, os carros não são dragsters… Uma besta destas faz um arranque em torque máximo/velocidade máxima e nem fica com 40km de autonomia, e o Porsche faz os arranques que quiser e dura centenas de km..
Não sou contra os elétricos, mas cada macaco no seu galho. Carros elétricos = cidade, carros gasóleo/gasolina/hidrogénio multiutilização.
Diria que é bastante mais simples fazer um carro elétrico passar sem problemas por dentro de água do que um carro a combustão. Nem que seja por ser necessário o escape de gases.
O jerrican de 20 L de gasóleo que o Carlos Braga aponta como solução de uma emergência (falta de combustível) pode ser subsistido, no contexto de um carro eléctrico, por um gerador a gasolina portátil. Dessa forma, goste-se ou não da solução, o problema fica igualmente resolvido.
mas em vez de levar apenas o jerrican. tem que se levar o jerrican e o gerador a gasolina.
Parece-me que isso está implícito. De qualquer forma o problema fica resolvido. Eu só apontei uma solução do problema que Carlos Braga apresentou, que dessa forma fica solucionado, sendo o que ele apontou não é argumento para não comprar uma pickup eléctrica (da Tesla ou de outra marca quando surgir). Com isto não estou a defender em particular a pickup da Tesla.
Meter um jerrican num depósito demora 1 minuto e segues viagem.
Esperares que o carro carregue % suficiente para andares demora bem mais, ainda para mais com geradores (ou tens um bem potente, ou estás tramado)
Nesse caso parece que se poderá resolver o problema, basta gerir a carga da bateria e iniciar a carga com o gerador antes da bateria chegar ao fim, dessa forma a pickup vai estar sempre disponível para circular evitando qualquer paragem(caso a pickup permita carga em andamento).
Bem, isso é um híbrido!
Duvido muito que seja possível carregar a bateria em andamento.
Respondendo ao Cortano (resposta de 22 de Novembro de 2019 às 23h33) , que duvida que seja possível carregar a bateria em andamento, isso já ocorre com os híbridos (como até apontou indirectamente) ou eléctricos, que quando travam carregam de volta a bateria. No caso que eu sugeri a fonte carrega não é a da regeneração da travagem mas sim através de um gerador. Para a bateria é indiferente de onde vem a electricidade, é apenas uma questão de engenharia.
Nota: não consigo responder directamente do comentário do Cortano postado no dia 22 de Novembro de 2019 às 23h33, por isso tive responder à minha resposta.
@Pedro:
Sim, mas isso suponho serem sistemas diferentes.
O que não sei é se com o cano ligado à ficha ele carrega.
De qualquer maneira, qual o interesse em transformar um eléctrico num híbrido?
Para isso comprar-se logo um híbrido.
sim realmente comparar este com um F150 ‘e ridículo..o Cybertruck ‘e bem superior.
Suponho então que faz mais de 500km nos percursos todo o terreno? Tendo em conta que a descer as baterias recarregam presumo que nesse aspecto os elétricos serão melhores? Em termos de resistência mecânica os diesel e a gasolina estão bem desenvolvidos mas será a mecânica de um elétrico mais duradoura em TT? O principal é deixarmo-nos de radicalismos e ter em conta que há mercado e melhores opções para cada tipo de utilização e se em alguma situação um elétrico para além de mais racional mais ecológico noutras fariam pouco sentido. Convém lembrar que quanto maior a escolha melhor o consumidor é tratado. Embora ache imprescindível a autonomia possível de um motor a combustão a suavidade, a tranquilidade, a facilidade de carregar em casa, a ausência de vibração, as revisões muito mais em conta são muito aliciantes. O melhor seria mesmo ter sempre 2 carros, mas suponho que o elétrico ficará sempre a ganhar. Por algum motivo os fazem feios, por algum motivo os fazem caros, por algum motivo os fazem limitados. E quando a nossa opção está limitada são eles que ditam as leis.
Vão vender que nem pães quentinhos
Um verdadeiro tiro no pé
Porra,que isto mais parece um carro de guerra.Foge… 😐
Até pode ser muito a frente em tecnologia, mas fazer um caixote com rodas? Podiam fazer algo futurista mas bonito.
É futurista… Baseado no filme Blade Runner. 😀
Elon Musk sempre a vender banha da cobra. Há que manter os investidores interessados senão acabou-se a Tesla.
Carros elétricos não são o futuro, passar de petróleo (combustível fóssil limitado) para lítio (metal também limitado), invistam nos carros a hidrogénio, é fácil e barato produzir hidrogénio (por exemplo eletrólise), deixe assim de haver dependência de países estrangeiros. Não emitem gases nocivos (Toyota Mirai). Não é necessário estar 1 hora à espera de carregar, basta abastecer o depósito com o hidrogénio e está pronto a voltar à estrada.
Parei em “invistam em”.
Claramente és um tipo que vai sempre atrás dos outros kkkk
– investe tu ora essa.
Elon Musk sempre a vender banha da cobra. Há que manter os investidores interessados senão acabou-se a Tesla.
Carros elétricos não são o futuro, passar de petróleo (combustível fóssil limitado) para lítio (metal também limitado), invistam nos carros a hidrogénio, é fácil e barato produzir hidrogénio (por exemplo eletrólise), deixe assim de haver dependência de países estrangeiros. Não emitem gases nocivos (Toyota Mirai). Não é necessário estar 1 hora à espera de carregar, basta abastecer o depósito com o hidrogénio e está pronto a voltar à estrada.
Errata
onde se lê: «a versão com três motores custa mais $20.000 do que o modelo base»
deverá ler-se: «a versão com três motores custa mais $30.000 do que o modelo base»
Ou seja, o modelo base com 1 motor custa $39900, o de 2 motores $49900 e o de 3 motores $69900!
Isto sem contar com os 6500€ ($7000 US) de “Full-Self Driving”, em valor especial para reservas actuais de quem depositar 100€ (ou $100)!
Ver em: https://www.tesla.com/cybertruck/design
Para ver todos os preços escolher como país “US”.
O preço da versão mais cara é 69.900usd portanto mais 30k que a versão base e não mais 20k.
Miguem repara nos pormenores ?
Todo o desninhe desta pickup é por uma razão pártica , não se pode ver numa maneira simplista se repararmos nos pormenores assemelha-se carro anfíbio como também conte aerodinâmicas mais semelhantes a uma aeronave sem asas .
Todo aquele aspecto , principalmente nos guarda lamas o formato indica que se poderá se caracolar a algo .
“caracolar a algo”
acoplar a algo
Continuo sem saber a tecnologia das baterias. Numa altura em que a maioria dos construtores aposta na eletrificação outros negam a a sua versatilidade e rentabilidade nos SUVs Devido ao tamanho peso e claro autonomia.
Capaz de 800km??? Como?
Finalmente algo diferente, disruptivo e incomodativo. Fogões eléctricos eram estranhos e descontextualizados. Mas todos os usam. E também podem ser usados em modo off-road!
Até o DeLorean é mais bonito que esta caixa de sardinhas mas enfim… Depende dos gostos. Ao menos não falta tecnologia.
Se fosse mais redonda em cima e não tivesse e aquele bico até nem era muito mau. Mas assim aumenta a resistência ao ar e aumenta os consumos.
Grande treta.. o gajo deu com o mertelo na porta da frente e no entanto o vidro da porta de trás tbm partiu .. hahahaha
K desculpa foleira
Essa é a teoria da pessoa que fez o video. A versão “oficial” é que nos ensaios atiraram varias vezes a bola e o vidro não partiu. Foi até publicado um video de um desses arremessos durante o ensaio e o vidro realmente não parte.
O que eu acho é que no ensaio, como se vê no video do mesmo, a porta não estava completamente fechada, o que permite ao vidro flectir, ao mesmo tempo que algum to impacto também é transmitido à porta que recua. No evento o arremesso foi feito com a porta fechada e o vidro bem encaixado no aro da porta. Isso não permite ao vidro flectir muito nem passa energia para o movimento da porta. Foi a “morte do artista”.
Essa é a teoria da pessoa que fez o vídeo. A versão “oficial” é que nos ensaios jogaram várias vezes a bola e o vidro não se partiu. O vídeo de uma dessas tomadas foi até publicado durante o ensaio e o vidro não quebra.
O que eu acho é que no ensaio, como vocês podem ver no vídeo, a porta não estava totalmente fechada, o que permite que o vidro se flexione, ao mesmo tempo que algum impacto também é transmitido para a porta que recua. No evento o pitch foi feito com a porta fechada e o vidro bem encaixado na moldura da porta. Isso não permite que o vidro dobre muito nem passe energia para o movimento da porta. Foi a “morte do artista”.
https://www.turbo1.co/2020/03/tesla-model-3-2020-review.html
Errata
onde se lê: «a versão com três motores custa mais $20.000 do que o modelo base»
deverá ler-se: «a versão com três motores custa mais $30.000 do que o modelo base»
Ou seja, o modelo base com 1 motor custa $39900, o de 2 motores $49900 e o de 3 motores $69900!
Isto sem contar com os 6500€ ($7000 US) de “Full-Self Driving”, em valor especial para reservas actuais de quem depositar 100€ (ou $100)!
Ver em:https://www.news000k.com/
O preço da versão mais cara é 69.900usd portanto mais 30k que a versão base e não mais 20k.
https://www.news000k.com/2021/07/Ferrari-Roma-2021.html
https://www.news000k.com/2021/07/Ferrari-Purosangui-2022.html
https://www.news000k.com/2021/07/Bentley-Bentayga-2021.html
https://www.news000k.com/2021/07/Bentley-Continental-GT-2022.html
https://www.news000k.com/2021/07/Rolls-Royce-Ghost-2021.html
Essa é a teoria da pessoa que fez o vídeo. A versão “oficial” é que nos ensaios jogaram várias vezes a bola e o vidro não se partiu. O vídeo de uma dessas tomadas foi até publicado durante o ensaio e o vidro não quebra.
O que eu acho é que no ensaio, como vocês podem ver no vídeo, a porta não estava totalmente fechada, o que permite que o vidro se flexione, ao mesmo tempo que algum impacto também é transmitido para a porta que recua. No evento o pitch foi feito com a porta fechada e o vidro bem encaixado na moldura da porta. Isso não permite que o vidro dobre muito nem passe energia para o movimento da porta. Foi a “morte do artista”.
https://www.motorzeen.com/the-new-tesla-cybertruck/