Tesla está a instalar antenas Starlink nos Superchargers, as estações de carregamento
Elon Musk tem estado a criar um verdadeiro império de empresas, que aparentemente consegue partilhar entre si os serviços que cada uma oferece. Desde a Tesla até à Starlink, todas estão a conseguir interligar-se de forma única.
A mais recente integração parece estar a chegar, com origem na Tesla. A gigante automóvel está já a usar os serviços da Starlink, tendo iniciado a instalação das antenas da empresa de acesso à Internet nos seus pontos de carregamento, os Superchargers.
Superchargers da Tesla com Starlink
Dependentes do acesso à Internet para muitas das suas funcionalidades, os carros da Tesla dependem também dos Superchargers, os pontos de carregamento da Tesla. Esta rede de carregamentos dedicada aos carros da marca podem em breve ganhar novas funcionalidades.
Os relatos são ainda escassos, mas começam a ganhar forma e a mostrar uma novidade que poderá estar disponível para todos os utilizadores. O acesso à Internet irá estar presente nos Superchargers, ainda sem que se saiba a utilização que irá ter.
Antenas da Starlink nas estações de carregamento
Vários utilizadores do Reddit estão a relatar que nos Superchargers que usam os pratos das antenas da Starlink estão a ser montados. Estes podem já ser vistos em vários locais destes postos de carregamento, esperando-se que em breve estejam massificados.
Existem muitas formas como a presença da Starlink nos Superchargers pode ser usada. A mais lógica será garantir a expansão da rede para locais com condições mais limitadas, em especial no acesso à Internet, para garantir a recolha de dados de faturação.
@dirtytesla @Gfilche @Erdayastronaut looks like Tesla started to add starlink dishes to supercharger stations. This one is at a 250kw supercharger in Lisbon CT. First starlink dish I’ve seen in person. It be a great idea for Tesla to use V3 charger as ground stations in emergency pic.twitter.com/huwbmLyQiM
— Brandon Starr (@BStarr119) November 13, 2021
Acesso à Internet para utilizadores
Por outro lado, e para os utilizadores dos carros que estão a carregar nos Superchargers da Tesla, a utilização pode também ser benéfica. O acesso à Internet não é garantido nestes carros e assim poderá ser garantida, para usar o sistema de entretenimento dos carros da Tesla.
Esta é uma iniciativa importante e relevante para a Tesla e para os Superchargers. A facilidade de utilização do acesso à Internet da Starlink mostra-se aqui essencial e certamente que esta união passará a ser padrão nestes postos de carregamento.
Este artigo tem mais de um ano
Vais ser este o grande trunfo da Tesla sobre a concorrência. Tesla não é só carros electricos, é todo um ecosistema.
Por acaso não é… É que a empresa irá passar a cobrar 180 dólares, anualmente, pelos serviços de assistência e pelos updates on the air.
Que modo mais barato podem usar, para realizar essas operações, via wifi, em vez dos cartões de operadoras de telemóvel?
Quando o carro vai carregar é feito o download e instalação do update, a Tesla ganha milhões e o cliente paga o extra. Ao mesmo tempo podem vender cobertura wifi para quem quiser usar, naquelas zonas.
Mas é por cobrar que não é um ecosistema que eu saiba a apple cobra e bem pelo ecosistema deles
– Os updates OTA, so sao feitos por WiFi e não por LTE
– Os 10E/mes ja sao comprados passado o primeiro ano da compra do carro, para manter o premium connectivity
– Neste momento o carro comunica com o SUC e os pagamentos sao tratados pelo carro, não pelo carregador.
– Isto parece estar mais relacionado com a possivel abertura da rede a outros fabricantes e ai sim, as autoriazoes para o carregamento tem de ser feitas pelo carregador, tal como acontece com ouros carregadores.
Não vale a pena perder tempo a responder ao Manuel Costa. Atira postas de pescada para o ar só para contrariar. Mas não sabe népia do assunto.