Tesla chega aos 9000 Superchargers na Europa! E em Portugal?
A gigante Tesla tem vindo a aumentar a sua rede de Superchargers (supercarregadores). Segundo os números mais recentes, a empresa de Elon Musk atingiu os 9000 Superchargers na Europa.
Apesar de o número de Superchargers estar a aumentar bastante em toda a Europa, onde se insere Portugal, no nosso país a rede de carregamentos da Tesla não tem crescido.
Uma das vantagens dos carros da Tesla é poderem usar de forma exclusiva a sua rede de carregadores, os Superchargers. Espalhados por muitos locais, permitem carregar de forma mais rápida estes carros.
De acordo com os últimos números da gigante dos carros elétricos, no mundo existem mais de 35.000 unidades de carregamento. só na Europa existem 9 mil pontos de carregamento, que estão divididos por 800 estações de carregamento. Destas 800 estações na Europa, 250 já permitem a carga de qualquer veículo.
Comparado com a principal rival, a Ionity, propriedade dos grupos BMW, Mercedes, VW, Hyundai/Kia e Ford, com o suporte financeiro da BlackRock, esta continua a oferecer apenas 1823 postos de carga, espalhados por 423 estações, com uma média de somente 4,3 carregadores por estação, revela o Observador.
O crescimento de pontos de carregamento tem acontecido em todos os 30 países europeus em que a marca está representada, mas Portugal não tem seguido a tendência, pois a Tesla está impedida de abrir mais pontos de carga devido à regulamentação nacional. Segundo é revelado aqui, apenas existem 11 estações de carregamento.
Só em Espanha, o construtor norte-americano inaugurou quatro novas estações nos últimos dois meses.
Este artigo tem mais de um ano
O poderoso lobby do estado impede a concorrência privada. Conseguiram bloquear durante 2 anos a abertura do posto de carregamento de Matosinhos, até a Tesla ser obrigada a ceder á empresa estatal que controla o sector e que não permite que uma empresa ofereça preços mais baixos de eletricidade aos seus clientes.
é triste..
Chama se fazer as coisas em condições. O Sr. Conhece a SIBS? Pois saiba que se não houvesse sibs , caso fizesse um levantamento de dinheiro num multibanco que não fosse o do seu banco tinha que pagar, á semelhança do que acontece na Alemanha por exemplo. A Mobie mais não é que uma sibs para a mobilidade elétrica.
Se concordo como as coisas estão, claro que não, mas também o ódio cego já cheira mal.
Vá se fosse outro partido a fazer isto já não havia problema, exemplo.psd, il, chega. Mas como é o ps é fixe dizer mal.
Uma coisa não implica outra. Tens inúmeros países que não se pagam os levantamentos.
E os custos de uma conta bancária em Portugal não são os mais baratos. E parte da razão por qual isso acontece é devido à SIBS que limita qualquer tipo de concorrência.
Já para não falar que em muitos sítios em Portugal (fora de Lisboa / Porto), certos comerciantes só aceitam cartões multibanco. Se tiveres um cartão Visa/Mastercard não consegues pagar. Mais uma das consequências do monopólio da SIBS, um sistema proprietário nacional que não funciona com cartões dos restantes países.
Moeda única, mas pagamentos electrónicos fragmentados.
@Keyboard cat, isso não se deve ao monopólio, mas sim aos contratos firmados entre o comerciante e o seu banco. Não tem nada a ver com sibs.
Diga antes com as comissões cobradas pela UNICRE com a aceitação de cartões de marcas internacionais.
Agora já não é tão acentuado, mas há 4/5 anos era normal a taxa de serviço ao comerciante por aceitar um cartão multibanco era de 0.8% sobre o valor da compra, e um cartão de crédito ser 3%. Com a pandemia as taxas tenderam a uniformizar-se.
Em adição, possuo um cartão de crédito Unibanco que funciona nos dois sistemas. Caso o comerciante não aceite cartão de crédito, ele funciona na mesma e vai beber ao plafond de crédito.
o que a sibs tem haver com o não pagar taxas? vá-se informar primeiro em vez de falar barbaridades
Decreto-Lei n.º 3/2010, de 5 de janeiro
Resumo
Consagra a proibição de cobrança de encargos pela prestação de serviços de pagamento e pela realização de operações em caixas multibanco.
Hugo, o Socialismo tem dessas coisas… empobrecer os bancos dos liberais.
Era muito fácil, cediam na abertura á mobie, eu tenho um tesla, carrego ao preço X, se tenho outro, carrego ao preço 3X. Simples.
O continente tem postos de carregamento não mobie e ninguém quer saber.
Não sei se a SIBS é 1 bom exemplo, é outro monopólio que tem impedido/dificultado imensas empresas tech financeiras de entrar em PT. A própria Revolut já apresentou queixas da SIBS em tribunal.
Os bancos já tentaram várias vezes cobrar taxas, o governo não deixou, mas não é por haver SIBS que não pagamos taxas.
Um monopólio por decreto não me parece ideal, existem outras formas de garantir um mercado regulado e eficaz. E qual o partido em poder parece-me irrelevante para a questão, se fosse outro partido qualquer estava igualmente mal.
Exato, disse o mesmo acima. E no interior do país é uma miséria. Só consegues pagar em metade dos estabelecimentos, o resto só aceita multibanco.
“ Em Portugal, o cartão só é aceite se possuir uma das marcas admitidas na rede de Caixas e Terminais de Pagamento Automáticos – MULTIBANCO, American Express, Maestro, MasterCard, Visa ou Visa Electron. No caso dos cartões duais ou mistos, a marca internacional é lida com prioridade nas transações em que esteja contratada essa marca. No estrangeiro, se o cartão tiver a marca American Express, Maestro, MasterCard, Visa ou Visa Electron, é aceite em todos os terminais que tenham contratado a sua aceitação com um representante da marca em causa.”
Abc
Agradeçam á Mobi.e criada para “o desenvolvimento dos carregamentos eléctricos” mas que nada faz a não ser ganhar dinheiro em cada carga efectuada á custa de outros. Acabem com a mobi.e e tudo muda. É de louvar nos últimos 2meses a Espanha ter inaugurado 4 SuC Tesla, mas em França no dia 31 de junho abriram 5 no mesmo dia, 104 carregadores e no mês de junho em França abriram um total de 11 SuC Tesla…
Ainda não aprenderam que desde que liberalizado os combustíveis foi sempre a subir, e agora querem fazer o mesmo com os carregamentos elétricos, andam todos a dormir, ou juntem mais tabaco que está muito forte.
E já agora relembro para irem ver as declarações do antigo ministros do ambiente, ele diz com todas as letras que os carregamentos nos postos públicos são a exceção a regra é para carregar em casa.
E quem não pode carregar em casa, pois ai sujeita-se a ter de pagar
Bem vindos à Tugolandia haver a Nice day
Fora os que já estão construidos e barrados ao publico com fitas à anos
Há…