Tesla alarga o acesso aos Superchargers a carros de outras marcas na Europa
A rede de Superchargers é uma das infraestruturas mais importantes da Tesla. Estes carregadores foram criados para uma utilização exclusiva dos carros da marca, garantindo o carregamento rápido em muitos pontos do globo.
Contudo, esta exclusividade tem vindo a ser substituída pela disponibilidade de carregamento a outros carros fora da marca Tesla, com a Europa agora a beneficiar deste alargamento.
Superchargers para carros de outras marcas
Não é de agora que a Tesla mostrou vontade de abrir a rede de Superchargers a carros elétricos de outras marcas. Este é ainda um programa piloto e que procura avaliar se esta mudança é benéfica tanto para a marca e para os seus carros, como para outros utilizadores de outras marcas.
Esta rede tem crescido no território europeu e em cada vez mais países deixou de ser um exclusivo para carros da Tesla. A lista e já longa e abrange agora 15 países onde alguns pontos de carregamento da marca são abertos a outros carros.
Países com Superchargers aberto a carros de outras marcas
- Países Baixos
- França
- Noruega
- Alemanha
- Reino Unido
- Espanha
- Suécia
- Bélgica
- Áustria
- Dinamarca
- Finlândia
- Luxemburgo
- Suíça
- Islândia
- Itália
Vários países no programa da Tesla
A mais recente adição a esta lista foi a Itália, onde alguns carregadores da Tesla estão agora acessíveis a todos os veículos elétricos para que o carregamento seja realizado sem quaisquer limitações.
A Tesla prevê aumentar esta disponibilização dos seus carregadores com o tempo. Está ainda a avaliar o congestionamento destes e a sua utilização ao longo do tempo. Apenas vão ser incluídos novos locais se houver capacidade disponível para tal.
Simples usar esta rede para fazer carregamentos
Para usar estes carregadores da Tesla, os utilizadores precisam usar a app da marca e com a criação de um perfil na mesma. Haverá aqui uma área dedicada ao carregamento de carros não-Tesla e que deverá ser usada. É aqui também que será feita a cobrança dos carregamentos.
Esta é uma mudança importante da Tesla e uma abertura que beneficiará todas as partes. Esta rede de Superchargers aumenta os pontos de carregamento e aumenta ao mesmo tempo o retorno da marca nestes locais.
Este artigo tem mais de um ano
Interessante com o aumento da segurança de quem viaja com outras marcas, pois a certeza de carregamento sem os receios de estar a funcionar, etc, reduz totalmente. Claro que importaria que a rede aumentasse globalmente.
Por outro lado, a Tesla passa a ter outra importante fonte de receita (bom para o negócio).
Outro aspecto importante, para o utilizador, é que o pagamento é por Kwh efectivamente carregado, não importa o tempo (como acontece cá no burgo na Mobi.e). Vantagem desda forma de faturar: quem usa com carro de menor capacidade de carregamento (por ex. de 50 Kwh) vai pagar a energia abastecida e nada mais. Excelente!
Não deixem os carros a ocupar um lugar de carregamento quando precisam de ir fazer outras coisas. Esse locais de carregamento não são lugares de estacionamento sem limite de tempo – acho muito bem que um carro carregado pague muito mais por minuto do que um carro que está efectivamente a carregar….
Quem usa um carro de menor capacidade não vai ter tempo de ir ao cinema e ainda fazer as compras do mês antes da carga estar completa. Se resolver fazer tais actividades (independentemente da capacidade da bateria) deve pagar bem por isso: o que carregou no seu veiculo + o que outro poderia ter carregado + uma taxa pelo incomodo de ter impedido outro veículo de ser carregado (que deveria reverter a quem não conseguiu carregar mas sendo ‘impossível’ que seja visto como ‘penalização’).
Mas como o ‘povo’ abusa… Assim que as queixas começarem a aparecer a Tesla também vai mudar isso num instante.
Não foi dito nada disso, ou percebeu mal.
“Esse locais de carregamento não são lugares de estacionamento sem limite de tempo”:. os SUC não têm cinemas (em regra), quanto muito restaurantes, etc.
O uso dos SUCs (caso não saiba) só com aplicação da Tesla (está no texto). E sempre que carregamento fica completo (gerido pela App/SUC) passa a suportar um fee (bem caro) caso mantenha o carro sem retirar. A App avisa quase nos 100% e nos 100%.
É outra dimensao, nada a ver com a Mobi.e.
O seu escrito não tem nada a ver com este ecosistema.
“Outro aspecto importante, para o utilizador, é que o pagamento é por Kwh efectivamente carregado, não importa o tempo (como acontece cá no burgo na Mobi.e).”
O tempo importa pelos factores que eu referi. Seja cinema, compras, porque apanhou um uber (ou até foi a pé) para outro sitio qq ou se deixou dormir num qualquer lugar como a cadeira mais proxima… Na minha opinião devem pagar (e bem) pelo tempo que estão a ocupar um lugar de carregamento com as baterias carregadas.
Mas talvez tenha percebido mal…
O tempo nos carregadores tesla só conta depois de carregado, é uma taxa aplicada por minuto por estar a ocupar o lugar, isto conta até para os teslas sem excepção.
Ainda bem que assim é RC…
Concordo.
Menos em Portugal…porque “não deixam”… >:-[
E a Mobi.E já devia ter aprendido e implementado a mesma medida de se pagar uma “taxa” após o carregamento concluído…€1/min após o carregamento, era mais do que justo!
Iam ver como nem largavam a “mangueira”, com medo de lhes ser cobrado €1 a mais, só por se atrasarem… 😀
Exacto,em Portugal é de 50 cêntimos por minuto após 100 % carga, e 1 euro se todos os stalls ou carregadores do local estiverem ocupados.
É que não há motivos para se esquecerem, qualquer carro hoje em dia avisa o dono que o carregamento foi finalizado.
Não é teste piloto da Tesla. A abertura às outras marcas dos superchargers foi imposto à Tesla!
Foi ? onde posso ler isso ?
Para mim só se der vantagens a Tesla criando novos postos , caso contrário mantinha fechado a terceiros , os carregadores estão sempre em espaço privado