Suíça cancela incentivos fiscais para compra de carros elétricos
Os incentivos fiscais são uma das medidas mais comuns para alavancar as vendas de carros elétricos. Numa medida controversa, a Suíça decidiu tributar estes carros da mesma forma que faz para os a gasolina, afirmando que já não são necessárias isenções fiscais especiais.
O Conselho Federal Suíço anunciou esta decisão, afirmando que suspende a isenção de impostos de importação de 4% do país. Esta decisão entra já em vigor no dia 1 de janeiro de 2024. Embora a isenção esteja em vigor na Suíça desde 1997, o governo agora diz que "não é mais necessária" devido às altas taxas de adoção de carros elétricos no país.
O Conselho Federal considera que a isenção de impostos como incentivo já não é necessária, dado o forte aumento da participação dos veículos elétricos no total das importações de automóveis e a convergência de preços.
A medida espera corrigir défices nas receitas fiscais, segundo o comunicado, e garantir financiamento para transportes públicos e autoestradas. Espera-se que a remoção da isenção traga uma receita fiscal adicional de 2 mil milhões de francos suíços (2 mil milhões de euros) para 3 mil milhões de francos anuais.
As importações anuais de carros elétricos para a Suíça cresceram seis vezes entre 2018 e 2022, atingindo 45.000 unidades no ano passado. Os carros elétricos definidos representam já 23% de todas as importações de automóveis.
Os importadores de automóveis suíços não gostaram desta decisão, afirmando que foi "um dia negro para a mobilidade elétrica na Suíça". Peter Gruenenfelder, chefe da associação de importadores de automóveis Auto-Suisse, disse que as novas medidas "contrastam fortemente com as metas de redução de CO2 para veículos novos estabelecidas pelo mesmo governo".
A União Europeia quer as emissões dos automóveis em 55% relativamente aos níveis de 2021 até 2030 e a zero até 2035. Para compensar o preço inicial mais elevado dos carros elétricos, 21 dos 27 Estados-membros da UE oferecem incentivos fiscais na compra de um carro elétrico.
Vinte países também oferecem dinheiro para apoiar na compra, além de outras vantagens como estacionamento e direito de circular em corredores bus. Entretanto, a Alemanha está a reduzir os subsídios aos carros elétricos, à medida que cada vez mais pessoas os compram, afirmando que o programa de subsídios já não se encontra a um nível sustentável.
Este artigo tem mais de um ano
Carros elétricos movidos a carvão…..
Onde até mesmo com carvão são menos nefastos. Que não é o caso da Suíça. Escusa de inventar.
Nem a gás, qt mais a carvão lool
1-Volvo XC40 2018 T3
2-Volvo XC40 Recharge
Percurso. Viseu-Vilamoura pela Deslocação em AE vel. max. 120 kms /h
Consumos XC40 2018 T3:6,7/100, Volvo XC40 Recharge:31,5kWh 100
Emissões declaradas no ISV XC40 2018 T3:145g/km, Volvo XC40 zero emissões (a mentira do século)
Emissões Reais por cada 100 km percorridos XC40 2018 T3: 14,5 kgs CO2, Volvo XC40 13,7 kgs CO2
Tempo necessário para concluir o percurso XC40 2018 T3:4,5 horas, XC40 Recharge: 9 HORAS
Isto sem contar com os custos ambientais associados à bateria.
Quando se faz as contas com numeros errados dá nisso:
6.7 * (2.66 + 0.6) = 21.8 kg CO2 / 100 kms isto sem contar com a produção do motor e do resto.
31.5 kwh * 200 gramas kwh (média Portugal) = 6.3 kg CO2.
Conclusão é só 3.46 vezes menos emissor de CO2.
Como vê, tenta aldrabar as contas não sei para quê.
Não é mentira nenhuma, e se o considera, devia adicionar as emissões ao a combustão que adicionou ao elétrico, senão quem está a criar uma mentira é você.
Ó Xor @JL explique lá a esse prof de matemática que por cada kWh de electricidade produzida a partir do gás liberta 424g de CO2.
Agora vem-me com médias? Esqueceu-se do que estava a falar? Ai o Alzheimer loooloool
Errado, a média tuguesa são 219 gramas kwh.
Vá, pode meter mais umas gramas na conta.
Que interessa só do gás ? se a maior parte é renovável ?
Quanto ao resto tem o relatório da T&E, ou pensa que sabe mais que eles ?
Está-se a queixar de quê? Vc é que veio práqui cag* postas de pescadas que até com electricidade de carvão um elektro polui menos que um combustão.
Apenas lhe lembrei que nem com gás, qt mais com carvão.
Grave numa pedra: “Segundo os seus amigos da T&E cada 1 kWh de electricidade produzida a partir do gás emite 434g CO2 por cada kWh de electricidade produzida”
Quanto à “média tuguesa são 219 gramas kwh.” isso só se for na produção. Não se esqueça que produção e consumo são coisas diferentes! De consumo PT tem necessidades que rondam os +70% fóssil. portanto 219 gr/kWh só nos seus sonhos!
De qq forma o para o caso é irrelevante. O que estava em cima da mesa era a sua afirmação estapafurdia. Se com gás mal consegue como quer conseguir com carvão que emite mais do dobro em comparação com o gás?
Haja bom senso!
Diesel tb safa 😛
https://www.instagram.com/reel/Cy2EBwbLc8H/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Postas de pescada não, um facto, não tem como não o negar nem vir com contas e argumentos errados.
Como viu, até com carvão e tem muito menos emissões com gás natural.
Errado, o consumo de energia fossil está aqui, escusa de continuar a inventar.
Não é nos meus sonhos é nos relatórios da EDP e até da REN, 70% renovável como pode ver a seguir:
https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-mensal/
O consumo não gera emissões, só os veiculos a combustão geram emissões no consumo, já nem isto sabe ?
Sobre o instagram, até nisso são melhores:
https://thedriven.io/2018/12/14/diesel-charge-evs-remote-locations-greener-than-you-think/
São melhores são, Model S 6,014 L/100km, BMW D 4,5 L/100km.
Eficientes à brava esse elektros looolooolool
E o estudo não e isento. Se fosse um estudo isento era o dobro.
Sim, como vê são melhores.
Não é nenhum estudo, são números dessa ocorrência.
Não tem nenhum bmw d.
São nrs de alguém (estudo ocorrência_chame-lhe o que quiser) que tem interesse em provar umas solução para atravessar a Austrália em carro eléctrico!
Não tem alusão a BMW D? Vá lá ver novamente (“4.392 litres/100km – about the same fuel efficiency as a diesel BMW 3 series.”)
Não foi solução, foi um desenrasque, também lá está escrito.
“the BMW i3 came in as the most efficient, recording a fuel consumption rate of 4.392 litres/100km – about the same fuel efficiency as a diesel BMW 3 series.”
Yamahia, isso é que são aldrabices da tua parte:
A viagem em si demora cerca de 4:45 a 5h (velocidade legal), uns 525km, para esses carros em questão:
– o modelo a gasolina não tem que parar para reabastecer se sair totalmente cheio e for com o pé muito (muito) leve e chegar praticamente vazio. Na realidade toda a gente deve parar pelo menos 1x (mínimo dos mínimos) e nesse caso para chegar com gasolina a casa e ir ao WC. Paragem entre abastecer algo, pagar e ir ao WC: 15 minutos. Portanto entre 5:00-5:15h
– elétrico: não é um modelo ideal para longas viagens, consegue uns 300 km reais ou menos. Se fizerem uma única paragem de uns 50 minutos ou melhor, 2x 25 minutos (e enquanto carrega WC e comer algo), já chega. Portanto umas 6h.
Diferença numa viagem grande ~1h ou 20% mais.
Diferença no resto do ano: como carrega em casa, não há perda de tempo. Se o ICE precisar de 15 minutos cada mês para abastecer, gasta 3h/ano a carregar. Portanto a diferença é que o ICE gasta mais tempo ao ano com essas coisas.
Relativamente à poluição, num VE é sempre menor, mas até se carregarem com painéis solares fica zero…
@O impostor. Não é aldrabice nenhuma.
A aldrabice vem desta industria. O Rogério dos carrosEV (canal YT de PT) testou esse carro (XC40 Recharge) neste percurso e de boa fé contou e filmou a odisseia. Coincidência ou não, esse vídeo que já estava online há uns meses, mal começou a ser discutido neste espaço, foi apagado. Imagino eu por pressões da malta elektra amiga do ZéBigodes. Portanto já está mesmo a ver a origem da aldrabice e das sucessivas tentativas de branqueamento da coisa.
Agora para se saber se é verdade ou mentira, é contactar o Rogério por email carrosevportugal@gmail.com . Ele se for homenzinho vai confirmar.
Qt à questão do alcance o XC40 2018 T3 baseado na consulta às suas características chega e sobra para fazer Viseu-Vilamoura. Pessoalmente para estas coisas uso um que faz ida e volta com uma perna às costas. E ainda dava para ir pá night no Porto.
Qt à questão de parar, há quem não goste de parar (é o meu caso) e se tiver que parar há-de ser num sítio que me agrade e não onde o carro indica. Isto de ser escravo dos carros tem que se lhe diga lool
Mas se quiser mais uma odisseia com um elektro e das situações patéticas associadas, tem aqui um para se entreter.
https://youtu.be/Y9kdy-3MJiE?si=pok-8Cvfgw6BcZ7x
Este o ZéBigodes não conseguiu mover influências para que fosse apagado. Imagino eu porque não está a lidar com bonecos. Então manda os ponta de lança reclamar que vão deixar de assinar o canal e deixar de ver os vídeos deles loool
Não sei quem é o Rogério dos carrosEV, nem tem ele que ser isento ou fazer bem as coisas. Eu tenho um carro a Diesel que faz 1100 km com um depósito (se eu for simpático até faz 1200km) e tenho um Tesla que faz quase 400 em AE. Se fosse em trabalho ou algo urgente em que tenho que ir e vir muito rápido, aí iria no diesel, fora isso eléctrico sem pestanejar.
Um diesel é para comer km, um elétrico para conforto e poupar dinheiro, um gasolina…uma má decisão se não für para fazer muito poucos km ao ano
Razão automovel ? estiveram a fazer tempo e a jantar ? LOOOL, eles próprios assumiram que não precisaram de tanto tempo.
Mas ainda liga a novatos ?
Então porque não usou as características do XC40 electrico para calcular a viagem ? os a combustão cumprem o WLTP, os eléctricos não ? que grande aldrabice sua.
Curioso como refila tanto com algo que nao gosta e não quer, acaba por ser uma pessoa estranha.
Novatos? Qd se chama novatos a gajos que percebem de carros…
E estudaram os processos antes de se fazerem à estrada é de rir. Fará se não percebessem isso é que era. Havia de sair daí uma coisa esperta ahahah
Até podem perceber de culinário e serem novatos na mesma.
Uma avaria não é o normal.
Tanto que não estudou ou ganhou prática que nunca mais voltou a acontecer.
não percebo as contas que se fazem na net. tenho um automóvel eletrico e a única coisa de que me arrependo é de não o ter comprado há mais tempo. tenho um diesel e posso dizer que o elétrico fica com o consumo a metade dos custos do diesel. carregar , carrega em 45 minutos mas posso e carrego geralmente em casa.
Sim, essa é a verdade de quem os tem, mas quem não tem faz tudo para os outros não quererem, vá-se lá saber porquê ?
JL, simples:
– quem não tem porque não pode, tem inveja de quem tem ou está para ter e inventa umas coisas
– quem não tem porque para eles um carro precisa de fazer muito ruído e deitar fumo como sinal de força, não gosta de perder com um eléctrico silencioso, logo diz que são maus por X ou Y.
Seja como for, ainda faltam uns anos até um elétrico poder fazer 600 km a velocidades de autoestrada (120-140 km/h), coisa que num diesel é fácil. Mas um gasolina normal nunca fez e Miguel se queixou.
Grande verdade.
“– quem não tem porque não pode, tem inveja de quem tem ou está para ter e inventa umas coisas”
@O impostor até estavas a ir benzinho mas agora estragaste tudo, já parece a conversa dos putos dos iphones loool
“poder fazer 600 km a velocidades de autoestrada (120-140 km/h), …Mas um gasolina normal nunca fez e Miguel se queixou.”
Quem disse? Antes de ter o Zagoil ia pra Almeria num gasosas e para lá abastecia em Málaga e para cá era em Albufeira. Em qq dos casos dava mais de 650 kms. Velocidades bem acima dessas e carro bem carregado! A limitação não era por causa de consumo excessivo, era mesmo pq o depósito do gasosas é mais pequeno. Com um depósito do mesmo tamanho, o gasosas chegaria lá na mesma sem parar para abastecer, embora com menos uns litros que o diesel, mas nada do outro mundo.
Carros a combustão movidos a… ar e vento?
Tecnicamente isso é na mesma energia solar…
🙂
Carvão, Óleo, Gás, Solar, Hídrico, Eólico, Térmico, Lágrimas das Petrolíferas…
O meu carro anda com qualquer coisa e a companhia elétrica muda para mim para o que for mais barato. 😀
Primeiro incentiva-se, depois vem o passo seguinte, penalizar quem não aderiu…
E depois vão aumentar o IUC desses carros e depois vão aumentar a tarifa da energia eléctrica e depois… e depois… e depois…
Já não é preciso incentivos as pessoas já os compram mesmo sem eles, ao primeiro tinha lógica mas com os números atuais não existe lógica gostar dinheiro dos contribuintes a financiar as vezes carros acima de 50.000€.
Sou a favor que se financie ainda mais um tempo para os carros até 25.000€ para forçar também os fabricantes a reduzir margens.
Carros elétricos, novos, até 25.000€, por mim podiam financiar eternamente 😛
Para um carro destinado à classe média assalariada o limite são 20 mil. E é muita guita num país em que as pessoas são miseravelmente pagas. 25 mil só para a burguesia exploradora. O estado tinha que prescindir do IVA para os tornar acessíveis à classe média.
Classe média assalariada? Deve ser um novo termo técnico para “não tenho guito mas quero ser da classe média”
Ainda bem que estou na burguesia exploradora, assim tenho guito e sou da classe média…
E a seguir lá vem o IUC e outra coisa qualquer para compensar a perda do ISV
Talvez seja o Costa a ir para a Suíça.
Acho que Portugal deve fazer campanha em favor do Costa, para os prémios Nobel da PAZ, depois de uma declaração dele, acabou com duas guerras, Ucrânia e Palestina, pelo menos já não são noticia nas Tvs, como tal acho que acabaram 🙂 🙂
Este comentário merecía um prémio!
Da mesma forma, dar o Nobel da Medicina ao Puttin… Acabou com a Covid…
explica em português o que queres dizer, o pessoal não está a entender, ou então estas sintonizado no canal erredo
Subsidios e incentivos devem, a meu ver, ser sempre temporários. Tenho EV e aproveito estes incentivos mas sou da opinião que devem ser temporários (nomeadamente o IUC, que tanto se fala).
EM Portugal isto também vai acontecer e já começaram alguns incentivos a desaparecer ou a mudar para 2024 (acho que os 4000€ que são “devolvidos” a quem compra EV vai acabar em 2024 e ser trocado por outra coisa mais “barata”).
Tenho é pena que outras coisas que são “temporárias”, em Portugal, também não acabem – como as taxas “extraordinárias”, “temporários” e “provisórios” que se tornaram permanentes ( sobretaxa do IRS, a taxa adicional de solidariedade e a contribuição extraordinária de solidariedade por exemplo).
Enfim, um estado pesado e gordo precisa sempre de dinheiro dos contribuinte.
Sério? Então não vêem que esses carros poluem ZERO?
Onde é que falam em poluição ?
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É o q mais se vê praí. Sempre a enganar o próximo. Isso é muito feio 😛
Feio é não ver que os outros também poluem!
Quando é que tiras o raio das palas e olhas à tua volta?
Queremos subsídios
https://th.bing.com/th/id/R.9b7580feffa59de15ce754f42e3b87f9?rik=x%2f%2fiW4G2A1yo3w&pid=ImgRaw&r=0
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https://milta.co/wp-content/uploads/2017/08/100-electric-cars-that-produce-zero-emissions-are-entirely-exempt-from-road-tax-whereas-hybrids-aren%E2%80%99t..jpg
É uma injustiça cortarem-nos os subsidios.
@Yamahia quantos anos tens? Andas na primária?
A sério que o teu argumento são os stickers “Zero emissions”? Sabes o que é marketing? Nas letras pequeninas deve indicar ‘emissões zero, ou perto disso, em condução’
O pessoal não é assim tão tapado como tu pensas e não sabe que o fabrico das baterias também provoca poluição.
E esses são todos zero emissões, só alguém com eles tapados é que vê aí um escape.
Volto a perguntar: onde é que no artigo falam em poluição?
Nada polui zero
É fácil testar quanto poluem.
basta colocar 2 carros ( 1 eléctrico e um a combustão) a trabalhar dentro de um espaço fechado. E medir a qualidade do ar passado umas horas. Isso dá para mais ou menos ver a diferença entre ambos.
Em Portugal para o ano também vai ser assim, acabam os incentivos, e começam a taxar o IUC aos elétricos…
Errado, por cá vão continuar, já foi confirmado.
Lamento desiludir os seus desejos.
Somos uns mãos largas e muito ricos. Na Alemanha e Suíça são muito pobres.
Na alemanha vão continuar tambem.
Suíça, são, e como se vê já nem precisam.
Na Alemanha vão baixar. Baixa para 3000€ e só para carros até 45000€.
Acho muito bem. Chega para mais carros e para carros mais baratos
Não de acordo com o OE2024, o qual será aprovado.
Todos os que são contra os subsídios já podem migrar para a Suíça mas antes talvez devam confirmar …
Pelo sim…
Pelo não…
Sem pelo ….
😉
HAHAHAHA ! !
Se o Governo tem um receita X de impostos com os combustiveis, se essa receita diminuir, certamente vai buscar esse dinheiro a outras áreas ou seja preparem-se para novos impostos na energia eletrica. É só sumar 1+1.
exacgto. quem pensa que isto das taxas e impostos tem a ver com “salvar o planeta” e diminuir poluição é, simplesmente, ingénuo. É apenas uma desculpa para ir buscar mais euros aos bolsos dos outros.
Porque é que o tabaco paga mais imposto que o pão?
Deve ser porque a agricultura do tabaco polui mais que a agricultura dos cereais.
Errado.
Fixe, essa já produzo, também me livro desses impostos.
Cerca de 9t de co2 para serem fabricados está longe de ser zero. O consumismo também polui . Mas em circulação também não são isentos de poluir – não há comparação com os fósseis, mas daí a dizer zero vai uma grande distância…
Onde está o tubo de escape no VE? O Zero emissions tem a ver a emissão de carbono na condução.
Soa a marketing? Soa mas as pessoas não são assim tão tapadas…
Os a combustão também têm umas toneladas de emissões durante o fabrico, no entanto nunca se fala dessas emissões, e não são essas emissões que figuram nos documentos e nos impostos, portanto os ve são sim zero emissões.
Se pensarem bem talvez concluam que misturar coisas das quais mostram nada saber é só estupidez e especulações descabidas …
Só Portugal continua a dar o mesmo incentivo 🙁 Se podem comprar carros elétricos então também podem pagar os impostos que vem com eles.
Acho que o pessoal se esqueceu de contabilizar toda a poluição associada á produção de um veículo, seja ele movido a gás, gasolina, diesel etc.. ou seja, o homem faça ele o que fizer estará sempre a poluir o planeta, evidentemente, uns mais que outros.