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Starship da SpaceX voltou a explodir, mas o sonho de ir a Marte continua de pé

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Nuno says:

    Incrível mais um teste que foi ainda mais longe que o primeiro esperemos que o 3 já chegue a sub orbital. A novidade hot stagging funcionou na perfeição

  2. Rodrigo says:

    Mais um grande passo foi dado, Marte está cada vez mais perto.

    • André R. says:

      Ui ainda tens muitos grandes passos a dar…
      Colocar naves lá em cima é o menor dos caminhos…

    • Naodou says:

      Primeiro ele ainda tem de explicar muito bem como vai meter 100 pessoas na nave, mais mantimentos e evitar a radiação. É que pra lua nave está protegida pela terra.

    • Manuel da Rocha says:

      Ainda faltam 4 a 8 anos para o Super Heavy, conseguir colocar a Starship fora da órbita da Terra.
      É que, voltou a acontecer o mesmo do 1 teste: a Starship foi largada 12km abaixo da altitude prevista. E a SpaceX percebeu isso, quando o Super Heavy se endireitou em vez de rodar horizontalmente, para o pequeno boostback.
      Só que o dano estava feito, a Starship empinou demasiado, para tentar compensar a falta de velocidade e altitude, conseguiu mas, ficou sem combustível, como iria sobrevoar a Europa e Ásia, a FAA (americana) obrigou a que o sistema de autodestruição incluísse a norma que se não fosse possível chegar aos 180km, fosse activado, para evitar despenhar-se nalguma cidade europeia ou asiática.
      É daí que SpaceX não tem dado informações, pois terão recebido dados que a Starship teria estado com 73 graus de inclinação, quando o limite era 35 graus.
      Versão 8434437338993330(9) do Super Heavy vai precisar de, pelo menos, mais 6 Raptor2, além de mais 1 milhão de litros de combustível, para conseguir atingir o objectivo base de colocar a versão lander (a mais pequena das 198000 versões que a SpaceX prevê poderem fazer) que será usada pela missão Artemis 3. A SpaceX anda a correr nestes testes, pois o contrato para a aterragem, desde Novembro de 2025 até Maio de 2027, na Lua, exige que façam 4 voos de teste: 1 orbital, 1 em redor da lua, 1 com aterragem e descolagem da Lua (e possível adocagem com a Gateway 1) e uma com 5 a 7 pessoas a bordo, em redor da Lua e regresso à Terra, em trajectória balística, para testar o sistema de emergência. A SpaceX anda a tentar juntar a órbita lunar e alunagem, numa só missão e, se for possível e permitido, usarem uma segunda Starship, para testar a adocagem, com passageiros a bordo, para o regresso à Terra. O que daria menos 1 a 3 anos, de testes. E o tempo necessário está a ficar mais pequenos. A SpaceX contou que a Artemis 1 falhasse. Assim ganhariam mais 23000 milhões de dólares e 5 a 10 anos, para o Super Heavy e Starship. Só que a missão funcionou, até melhor que o previsto. E a Artemis 2 terá de ser realizada 12 a 24 meses, antes da Artemis 3, por disposições financeiras e logísticas. Se a SpaceX não conseguir cumprir o contrato vai perder muito dinheiro.

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Outra vez ?? Mas quantas vezes já explodiu este tipo de nave ?? Já foram umas poucas. 😐

  4. HR says:

    Eu diria… estamos cada vez mais longe…
    Em 2016, durante um Congresso Internacional Astronáutico no México, Musk anunciou que a primeira aterrissagem não tripulada em Marte ocorreria em 2022, com uma missão tripulada prevista para 2024.
    Estamos a chegar ao final de 2023.

  5. Nuno says:

    Mas quem estara por trás destes financiamentos gigantescos??? Para além dos carros eléctricos, o que realmente Elon Musk inovou de útil??? Parece-me uma big big fraude, mas ainda gostava de saber o que esta por trás!

    • Azeite says:

      Ja fez mais do que Jesus Cristo.

    • David Guerreiro says:

      A SpaceX é uma empresa privada, mas tem investidores. Além o dinheiro que recebe dos clientes como a NASA, e do serviço Starlink.

      • Nuno says:

        Mas que investidor investe nalguma coisa que só dá prejuízo de milhões??? Noutra empresa qualquer já estava decretada falência, sabem o preço de cada foguetão?? Este senhor apenas teve sucesso nos carros e mesmo assim, o futuro o dirá, mas pelo menos aparentemente e até ver deverá ser sustentável, o resto nunca fez nada nada nada que se aproveitasse, mas é apelidado de “visionário”, haja paciência!!!! Tem torrado milhões e milhões em coisas totalmente inúteis, pelo menos até agora, mas ainda vai a tempo de realmente fazer alguma coisa em que a humanidade possa realmente o apelidar de VISIONÁRIO.

        • Rui says:

          Prejuízo? A spacex? Cada piada que se houve…
          O starlink por exemplo já tem lucros, e só para não falar daquele negócio altamente lucrativo chamado meter satélites e pessoas em órbita, que eles dominam completamente o mercado…

        • Gonçalo says:

          Prejuízo?? aahah a spacex sozinha lança mais satélites que os outros todos juntos, o que inovou? começou a aterra foguetões e reutiliza-los por isso hoje em dia tem particamente o monopólio dos lançamentos os outros é que andaram a dormir

          • Manuel da Rocha says:

            Mas, dá prejuízo. É que 89% das missões são para o Starlink, propriedade da mesma empresa. Daí não precisarem de dizer que já perderam 70000 milhões de dólares. Foi por isso que o Elon vendeu outras coisas, para financiar o Super Heavy, para ser a opção ao SLS.
            Além de que a SpaceX ainda não apresentou as contas. O Space Shuttle também seria “barato” mas, cada regresso precisava de revisões e alterações, que correspondiam a 15% do preço de uma nova nave. A SpaceX reutiliza e precisa de fazer essas revisões. Com quase 32000 funcionários, já subiram o preço, para os contratos com a NASA e o ministério da defesa americana, em 800%. Esse aumento, brutal, levou o DoD (ministério da defesa americano) a atrasar 3 lançamentos do X-37. É que tinha previsto pagar 70 a 100 milhões, por cada missão, só que a SpaceX anda a pedir 480 a 800 milhões, dependendo se é pelo Heavy (o mais barato) ou o Falcon 9 (que é preciso para lançar 73000 satélites até 2028, daí o Super Heavy e a Starship serem úteis, pois cada lançamento levaria 150 a 300 satélites, enquanto o Falcon só consegue colocar 40 (versão 2) em órbita). Assim o próximo X-37 vai no Heavy e a SpaceX ainda vai aproveitar para largar mais 10 a 12 Starlinks.

          • Gonçalo says:

            Hj em dia um falcon9 tem um turn around time de 2 semanas em que não é necessário mudar praticamente nada já há boosters com 15 missões, 89% das missões é para starlink porque eles querem porque hoje em dia o rendimento do starlink é mais de 1 milhão por mês, tal como ja foi dito hoje em dia o starlink já está a dar lucro à spacex porque se não desse eles já teriam desistido assim como as reutilizações. É claro que ele aumentaram os preços é obvio, eles conseguem fazer a 1/3 do preço da concorrência mas não são parvos eles só têm de ser ligeiramente mais baratos que a concorrência, o SLS vai ter um custo estimado de 2 biliões por lançamento a starship até pode custar 100 milhões por lançamentos mas eles podem cobrar à nasa 1.5 biliões qualer das formas fica mais barato à nasa, a spacex hoje em dia tem monopolio dos lançamentos pelos preços que consegue fazer

    • David says:

      Vale o que vale…
      Facto foi que foi o único a fazer frente à indústria automóvel e à indústria petrolífera…

    • jaugusto says:

      Tipo efacec uma grande e revolcionária empresa nacional …

      • SANDOKAN 1514 says:

        Sim, sim, e excelente revolucionário a roubar fundos da comunidade europeia, projetos 2020 e não só.

      • Rui says:

        So a tesla recebeu um empréstimo do estado tal como a gm e a Ford, só a tesla pagou de volta de forma antecipada e com juros…
        A spacex o dinheiro recebido pelos governos foi sempre em troco de serviços a prestar e até agora compriu sempre, apenas alguns atrasos aqui e ali…

  6. PJA says:

    Sim, está bem escrito.

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