Smart é a primeira marca a converter-se para uma oferta apenas de carros elétricos
A aposta das marcas no mercado dos carros elétricos tem crescido nos últimos meses. São cada vez mais as que têm nas suas listas carros 100% elétricos ou híbridos. Mesmo com estas mudanças, poucas são as que se libertam dos motores de combustão.
Com o sucesso da Tesla é normal que outras queiram seguir este caminho. A dar esse exemplo temos agora a Smart a seguir um caminho totalmente elétrico. A marca da Daimler tem agora na sua oferta apenas carros elétricos. Os novos EQ Fortwo e EQ Forfour foram recriados de raiz e são agora totalmente elétricos.
Os novos Smart são totalmente elétricos
Desde cedo que a Smart apostou nos carros elétricos. A sua gama é reduzida e, por isso, foi simples criar propostas que abrangem estas novas tecnologias. Não tinham muita visibilidade e estavam baseado nos modelos tradicionais, o que limitava a colocação de toda a tecnologia envolvida.
Com a apresentação dos novos EQ Fortwo e EQ Forfour tudo muda. Foram totalmente redesenhados e tendo como base a ideia de serem nativamente elétricos. Isto facilitou a colocação do motor, das baterias e de todos os restantes componentes associados, de acordo com com a Daimler.
As especificações do EQ Fortwo e do EQ Forfour
Ao nível de especificações, os novos carros da Smart usam um motor de 41kW, alimentado com uma bateria de 17,6 kWh. Isto garante a estes carros cerca de 150 km de autonomia, na norma NEDC. Na mais recente e mais realista WLTP, estes valores descem para cerca de 100 km.
Em termos de velocidade máxima, estes carros elétricos atingem os 130 km/h. A aceleração é comedida e para chegar aos 100 km/h estes carros demoram cerca de 12 segundos. Não são valores que sejam comparáveis ao que outras propostas elétricas atingem, apesar de que estes são carros para outra utilização.
A marca que agora é 100% elétrica
É importante esta mudança que a Smart está agora a fazer. Principalmente abandona de forma total os motores de combustão e abraçam apenas propostas elétricas. Naturalmente que a sua reduzida oferta facilita este processo, mas é um passo que outras marcas deviam tomar.
Há ainda muito trabalho a ser feito no que toca à conversão das marcas para a realidade dos elétricos. As marcas estão a apostar forte e os resultados parecem promissores, mas tudo vai sobretudo depender dos consumidores e da adesão que tiverem.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Daimler
Parece-me um tiro no pé se mantiverem a politica de preços. Os outros fabricantes estão a dar passos grandes no que a autonomia diz respeito e a smart desenvolve e lança um modelo novo com uma autonomia real que rondará os 90km..
Tinham um que era o único que me convencia o cdi, apenas pelos consumos, mas esta marca é muito cara para comprar meio carro.
É o verdadeiro carrinho de Golf…
Smart não é propriamente o carro ideal para ir de férias com a família. É carro urbano onde 100km é mais que suficiente para percursos diário.
Mas podia ser um pouco mais sim.
Acho que fizeram bem, mais marcas deviam fazer o mesmo. Eu tenho uma mota electrica e chegue-me perfeitamente para andar pela cidade.
Com o lançamento do VW E-up com 260 kms de autonomia por cerca de 21000 euros vai ser muito difícil vender um Smart Mais caro e com autonomia de apenas 100 kms. O Smart Mais barato vai custar sempre custar mais de 21000 euros…
Fazendo as contas assim por alto de cabeça, tem um motor que consome 41kWh pico alimentado com uma bateria de 17,6 kWh e tem 150 km de autonomia?? Qualquer coisa não está bem nestas contas.
É possível mas tem de andar com muita calma!
É bem possível que faça 100km com 11.73Kwh eu com o meu M3P no verão em estrada fiZ Porto-Albufeira com média de 11.50 Kwh e acho que com as atualizações que já teve vou fazer ainda melhor no próximo verão.
O Musk não mandou umas piadas no twitter sobre isto?
não, aproveitou o lançamento do Taycan para mandar umas bicadas à VW, ainda por causa do Dieselgate
Vai-se arrepender.
Uma trotineta tem, quase, mais autonomia…
Deve ser um sucesso de vendas…
A autonomia é ridícula. Não sei o que vai na cabeça de quem desenha estes carros. Ou então são decisões de pessoal de topo que não larga o seu Mercedes com 6000 de cilindrada e pensa que o povo se contenta com uns carrinhos de choque com uns 60 km de autonomia.
É pra cumprir cotas impostas pela máfia da UE.
Carro citadino ideal para fácil mobilidade. O for Four Perfect caixa automática, start stop, tem linhas e engenharia modernas. É confortável e amplo no interior. Não optei ainda pelo eléctrico pela pouca autonomia.
Não posso corroborar os comentários feitos ,que na maioria são desfavoráveis ao Smart EQ.
Sou proprietário de um Smart Forfour EQ há dois meses, já fiz 1800 km,gastei cerca de 25 euros de combustivel e quanto a performances, posso dizer que saí de Coimbra para a Figueira da Foz com a bateria 100% carregada, dei umas voltinhas na Figueira, voltei para Coimbra, fiz cerca de 110 km e quando cheguei a Coimbra ainda tinha 23% de carga que daria para aproximadamente 40 km. Fiz rodo o percurso em modo ECO mas com um desempenho muito bom.
Quanto à aceleração, posso dizer que arranquei num semáforo a par com um BMW de cento e tal cavalos, e dei- lhe umas calcinhas.
Como abono, posso dizer que fui profissional do ramo automóvel e tenho quase quarenta anos de experiência.
Quem não conhece, nao deve comentar.
já agora, o que tem a dizer dizer do comportamento da caixa automática? melhorou/mudaram-na ou ainda é a mesma atroz de sempre?
obrigado desde já
É pouco tempo para eu poser avaliar, mas para já, o comportamento e muito bom.
O carro tem mudancas???
Claro que não… são muito praticamente inexistentes os eléctricos com transmissão…portanto este comentário é suspeito..
Quanto custou o carro?
Cerca de 24.00000€.
Isso porque o BMW não estava para competir com o smart lol. Realmente está gente…
portanto arranca no semaforo e o bmw ficou para tras.lol e por acaso o bmw estava picado consigo?secalhar o bmw de cento e tal cavalos se acelera-se a fundo o smart que faz dos 0-100 em 12segundos fica-se para tras… alem de quem compra um carro destes “smart” nao esta interesado nos arranques que o carro faz mas sim nos consumos,e para um carro de 24mil euros tem que fazer melhores consumos que 150kms. eu aceitava esses consumos a uns anos atras quando nao havia nenhum carro eletrico no mercado.agora acho muito pouco para o que estao a pedir.basicamente é um carro com pouca autonomia eletrica,que tem pouco espaço na mala, mto limitado para 24mil euros.
É pouco tempo para eu poser avaliar, mas para já, o comportamento e muito bom.
Convém esclarecer que:
1 – Os chineses da Geely, adquiriram 9,69% da Daimler em 2018.
2 – A Gelly comprou 50% da Smart para criar uma joint-venture com o grupo alemão.
3 – A nova geração Smart passa a ser exclusivamente eléctrica e fabricada na China.
Crv otima
Que grande monte de Esterco.
25k€ para meio carro e 90km. WTF. São pilhas marca branca só pode.
Para a marca que é, para o preço que o carro vai ter a autonomia é uma podridão, não querem gastar dinheiro num produto top, porque querem é uma margem de lucro alta. Essa autonomia dá para ir ao pao de manha e é melhor andar com calma. Se eu ligar o meu telemovel da Huawei ao carro para o carregar tenho mais autonomia que esses 100km. Vergonhoso para uma mercedes!
Para a marca que é, para o preço que o carro vai ter a autonomia é uma podridão, não querem gastar dinheiro num produto top, porque querem é uma margem de lucro alta. Essa autonomia dá para ir ao pao de manha e é melhor andar com calma. Se eu ligar o meu telemovel da Huawei ao carro para o carregar tenho mais autonomia que esses 100km. Vergonhoso para uma mercedes!