Será que os carros elétricos aguentam tanto calor? Tesla levou os seus carros para o deserto
O calor é um dos maiores inimigos dos carros elétricos. Será que em temperaturas abrasadoras do deserto eles não se incendeiam? Num vídeo recente a empresa de Elon Musk mostra um teste de durabilidade aos Tesla Model S, Model 3, Model X e Model Y, nas altas temperaturas dos Emirados Árabes Unidos.
Tesla testa os seus elétricos no forno do deserto
Qualquer marca de automóveis que tenha um pouco de respeito por si própria e pelos seus clientes tentará sempre melhorar os modelos que fabrica, mesmo depois de os colocar à venda. E uma das formas de melhorar um automóvel é testá-lo vezes sem conta até que algo se avarie, para que o fabricante possa resolver o potencial problema antes que qualquer cliente o encontre.
É por isso que vemos frequentemente fotografias de espiões de protótipos camuflados a serem submetidos a testes em tempo frio. Mas, como mostra o vídeo acima, um carro novo também tem de ter um desempenho impecável em condições de calor extremo.
Publicado ontem pela Tesla no seu canal oficial do YouTube, o vídeo documenta a forma como os engenheiros de qualidade do fabricante americano de veículos elétricos testaram a durabilidade do Model S, Model 3, Model X e Model Y nas altas temperaturas do Dubai e arredores, onde os termómetros atingem frequentemente mais de 50 graus Celsius durante o verão.
Como se isso não fosse suficientemente extremo, a humidade também pode atingir 80 a 90%, tornando-a uma combinação insuportável para os seres humanos. Os automóveis, no entanto, têm de ser capazes de funcionar como anunciado, oferecendo conforto no interior.
Como salienta um dos engenheiros no vídeo, a Tesla - tal como muitos outros fabricantes de automóveis - também efetua testes em condições meteorológicas frias no norte da Europa durante o inverno. Apesar disso, os clientes raramente (ou nunca) se deparem com condições tão extremas.
Portanto, se o automóvel conseguir lidar com as estradas geladas da Noruega e o calor abrasador dos Emirados Árabes Unidos, então deverá ser suficiente numa auto-estrada nos desertos da Austrália ou numa estrada rural na Suécia.
Este artigo tem mais de um ano
Testes feitos pela Tesla valem zero!
Verdade, eles que me deem um para as mãos para testar brevemente nos dias de 40 graus cá em Portugal.
A sério ? então nas outras marcas quem testa em primeiro lugar os carros ? a concorrência ?
Quem faz os testes da Mercedes, BMW ou outros?
Eles fazem os testes para eles não é para ti ahahhah eles queres tirar dados e conclusões dos testes para usarem no negocio deles não é para te darem a ti ahah quem é que achas que faz os testes aos mercedes e aos bmw é o pingo doce ?
Ai Maria Maria, mais valia poupares na internet.
Com tantas aldrabices que se tem visto das mais variadas ” grandes ” companhias de certo será só mais uma …
Já podem participar no Dakar.
os eletricos ate gostam do calor, a bateria de litio é mais eficiente quando quente.
levem para o alasca a temperaturas negativas e ai vemos o verdadeiro problema
Noruega / Alasca ? Qual a diferença ?
Todos os teslas têm gestão ativa de temperatura.
Os testes de frio são feitos no canada pelo menos os da tesla tambem há videos desses testes