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Será o adeus ao motor a combustão em 2035? O mundo parece não querer!

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Tiago says:

    Esta senhora consegue sozinha acabar com a Europa e os seus ideais liberais…. não há hora de ir embora

    • JL says:

      Sozinha ? Esta senhora é a porta voz do parlamento europeu, eleita por aqueles que foram votados pelo povo da UE, e portanto é ela que anuncia todas as decisões do mesmo parlamento, sendo assim é a vontade do povo, deixem de ser egoístas.

      • Tug@Tek says:

        Quem decidiu, foi eleito pelo povo Europeu, mas não me me recordo, de esta ideia de lei à data das eleições que a antecederam, entenda-se, fazer parte do programa de algum partido que se apresentou às eleições.
        Por isso entendo que não tiveram, nem têm, legitimidade para em nome do povo Europeu tomar esta decisão.
        Decisões destas, em que está em causa quer se queira quer não, a restrição a um direito, entendo que deveriam ser alvo de referendo Europeu, para que o povo se pronuncie.

        • JL says:

          Claro que não, está ideia existe há mais de 30 anos, não apareceu nas eleições não.

          A decisão já foi tomada há décadas, não entendi essa

          Não entendo porquê, todos vão continuar a comprar o que quiserem.

          • Tug@Tek says:

            Ideias até podem ter, mas a lei foi aprovada em 2023.
            As eleições a que me referi são as imediatamente anteriores.
            Poderei estar errado, mas desde já agradeço se alguém conhecer o programa de algum partido que votou favoravelmente a esta lei a nível europeu, que tivesse esta medida no programa que o partilhe.

            “Não entendo porquê, todos vão continuar a comprar o que quiserem”
            Par que isto seja possível, não podem existir leis destas que o impeçam…

          • JL says:

            Nop, as regras sobre redução de emissões existem há mais de 30 anos, esta é apenas mais uma redução como tantas outras.

            A maioria, já que só passam se forem votadas pela maioria.

            Mas a lei aprovada em 2023 comtempla a compra de carros a combustão, desde que usem combustíveis neutros em CO2.

          • Rui says:

            ERRADO. Todos os europeus vão ser proibidos de adquirirem carros a combustão a partir de 2035. Quem quiser comprar um carro a combustão depois de 2035, não pode, só usados!!!!! Não compra quem quer, é PROIBIDO!

            É isso que está em causa!
            Se esta medida é racional, então não entendo porque é que vamos continuar a comprar navios a combustão, aviões a combustão, camiões a combustão…….

            Faz lembrar a ideia de obrigar todos os pesados de passageiros a terem cintos de 2 e 3 pontos, e quando tiverem 16 anos são abatidos ao activo…… afinal esta lei só se aplica a entidades e não a empresas que fazem transportes públicos!!!!! Alguém recordou ao patetas que nos governam que impor essa medida do nada levava às empresas de transportes públicos a fecharem portas!!!!!
            Agora temos os autocarros a cair de podre das empresas que fazem carreiras públicas e em contraste as empresas e Municípios têem de abater os autocarros aos 16 anos!!!!! Faz todo o sentido!!!!!!

          • JL says:

            Isso é mentira, tem aqui o regulamento, pode ler.

            Porque sem navios não tem transporte de petróleo.

            Os aviões não são a combustão, são a reação.

            https://eur-lex.europa.eu/PT/legal-content/summary/reduction-in-co2-emissions-of-new-passenger-cars-and-of-new-light-commercial-vehicles.html

          • Rui says:

            Está a gozar ou a falar a sério?!
            O que é que entende por nenhum carro a partir de 2035 pode produzir qualquer CO2? Explique-me como é que isto não impede a vende de carros a combustão?

            https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20221019STO44572/proibicao-da-venda-de-carros-a-gasolina-e-gasoleo-a-partir-de-2035

            Um avião gasta ou não gasta combustível derivado do petróleo? Produz ou não produz CO2? Vão proibir os aviões? E os navios? Os navios só transportam petróleo? Desconhecia, pensava que também transportavam mercadorias para todo o mundo bem como passageiros!!!!!

            Só desconversa!
            A UE quer impor os carros eléctricos à força, como se fosse a Europa o principal culpado da poluição mundial!!!!!!

          • JL says:

            Acha que estou a gozar com o regulamento do parlamento europeu ?

            Os aviões podem gastar SAF, s não têm motor a combustão, onde diz que o combustível não pode vir do petróleo ? Essa cabeça anda toda confusa.

          • JL says:

            Onde disse que navios só transportam petróleo ? Então mas como tem uma coisa sem outra ?

            Onde dizem que querem impor ? Quando dão várias soluções ? Não me admiro que os sugiram como alternativa, afinal são melhores em tudo.

      • Sergio says:

        @JL
        Deixe de ser retardado…
        Que me lembre, em democracia, quem elege governantes (sejam nacionais ou europeus) é o povo. O que se passa na UE é um sistema totalitário que ignora a vontade do povo e vota “os meninos/as que lhes interessam”… esta gente chega ao poder devido ao voto de burocratas com demasiados interesses atrás da cortina.

        “Vontade do povo” – vá dormir, amigo :facepalm:

        • JL says:

          Não posso deixar de ser aquilo que nunca fui.

          E foi o povo que elegeu os seus representantes que criam estas soluções.

          Errado, tanto que houve eleições para isso.

          Não esquecer que esta senhora é apenas a porta voz do parlamento, é idêntico ao nosso primeiro ministro, nós não escolhemos o primeiro ministro, escolhemos o partido que vai escolher o primeiro ministro.

          Sim, é a vontade do povo.

      • Profeta says:

        Eleita como JL ? Explica la isso melhor. Eu nao me recordo em Portugal de ter votado para eleicoes Europeias. Nem sei sinceramente como e que funciona la o processo de votacoes. A UE tem movimentos muito sinistros. Se isso e governar para o povo vou ali e ja venho.

      • PorcoDoPunjab says:

        JL, que me lembre, nunca votei nela nem vi a foto dela num boletim de voto.
        Portanto, eu não votei nessa coisa.

        Deixa ver, ah ok, já percebi, eles elegem-se entre eles e depois dizem que foi o povo.
        Está certo.
        Óh Cristo, anda cá ver isto.

        O Kim Gordo da Coreia e o Maduro e o XiPingas então são os maiores democratas do mundo, não são?
        Ao fim e ao cabo foram eleitos por alguém…

        Esses ácidos das baterias produzem vapores que não lhe fazem nada bem.

        • JL says:

          Votar nela ou não, não muda nada, ela é apenas uma porta voz daqueles que você teve oportunidade de votar decidiram.

          Nem por isso, leia para saber como é e evitar de dizer disparates:

          https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20190612STO54308/como-e-eleito-o-a-presidente-da-comissao-europeia

          Mas é assim há muitas décadas, só agora isso vos preocupa e ainda não sabem como é ?

          Sabe o que digo, aqueles 15 ou 30 minutos que preferem ir para a praia em vez de ir votar, afinal eram mais produtivos usados para estas coisas.

          É deixar essas baterias de ácido, e ir para as que não usam acidos.

          • Mike Yeadon says:

            Se votar contasse para alguma coisa, há muito que tinha sido proibido.
            Os fantoches (políticos) que dão a cara não mandam nada. Não passam de maus atores cujos objetivos limitam-se a pensar em si, nos seus e nos graus hierárquicos acima de si, a quem prestam vassalagem como um cão presta ao dono. São gente reles, escumalha do pior, que se acha elite mas que, depois de despidas as máscaras, são parasitagem podre. O esterco de cavalo consegue parecer perfume do mais caro, ao pé destes pestilentos.

          • PorcoDoPunjab says:

            JL, ela não é porta voz de quem eu votei.
            Ela é porta voz de organizações obscuras e seres demoníacos que detestam a civilização Ocidental.
            Klaus Schwab, George Soros, Bill Gaitas e etc são financiadores de muita coisa que se passa nos bastidores.

            Em relação a todos querem vir para cá, imagine lá, porque é que isto estava bem ou menos mal?
            Sim, chegou lá? ok… next.
            Quando isto estiver na lama, tal e qual os países de onde eles são originários, vai continuar com essa ideia?

            Vc já me faz lembrar aquele ranhoso que maltratou o Ventura numa entrevista, que foi mais uma cena tipo Gestapo, e depois quando desceu à terra e viu como as coisas estão, ficou horrorizado e finalmente lá disse algo com pés e cabeça.

            Vc está igual…

            Vá passear por Paris, Londres, Bruxelas, e veja como aquilo está.
            Mande recuerdos…

            Tenha cuidado, parece que nesses países avançados os carros são autónomos e quando aparecem mais que 3 brancos por perto, o veículo arranca sozinho e só pára em cima das pessoas.
            Racismo automobilístico, sei lá…

          • JL says:

            É porta voz de todos os que foram votados, entre os quais aqueles que você votou.

            Isto não está bem, isto está do melhor, dai quererem vir para cá.
            Alguma vez se viveu melhor na Europa ?

            Quando isto tiver na lama já os outros se enterraram há muito.

            Então quem foi esse ?

            Aquilo está melhor do que nunca, dai muitos quererem cá viver.

            Mas isso toda a vida existiu,

            https ://expresso.pt/internacional/2017-08-09-Paris-atropelamento-deliberado-de-brigada-antiterrorista-faz-3-feridos-graves-e-3-ligeiros

            Podemos recuar muito mais, se quiser até vamos à época das torres de Nova Iorque.

    • Grunho says:

      A s.ra ursa está lá pela mão da VW, MB e Bmw, e então agora já não serve?

  2. Mário says:

    Se isto fosse uma política de renome mundial, mas não é, logo vale o que vale e vamos passar uma certidão de óbito á nossa economia. Não è com elétricos que vamos passar a ser competitivos, não é com 60% de carga fiscal nos combustíveis que vamos para a frente. Mas insistem que sim.
    Continuamos na senda da hipocrisia, mas pronto.

    • JL says:

      Então mas é competitivo como ? A importar 5 mil milhões de euros em petróleo todos os anos, vindos de países fora da UE, e a comprar veículos onde a maioria das peças são feitas na china ?

      • Mário says:

        E as dos elétricos não são?

        • JL says:

          Se forem produzidos na Europa não, é isso que resolveram no parlamento, não leu ?

          • Mário says:

            E outra coisa… já que diz que a eletricidade não é subsidiada, porque é que as empresas que instalam éolicas no mar andam atrás dos governos a pedir um subsidiozinho, perdão um incentivo? Quando já falam que o MW produzido pelas eólicas no mar custa entre 200 a 250€ ? Isto não é subsidio… pois não.
            Só é subsidio o que é para lixar quem precisa de um carro para andar.

          • JL says:

            Onde eu disse que não é subsidiada ? consegue dizer, ou é mais uma mentira sua ?

            Não há incentivos para eólicas, onde leu esse disparate ?

            Não, se houvesse era incentivo, mas parece que o seu português continua bem fraco a não saber a diferença entre subsidio e incentivo.

          • Mário says:

            Onde é que você disse? Quantas vezes em tópicos atrás. Até me desmentiu quando eu disse isso a primeira vez que eram mentiras e a energia não é subsidiada nem nada.

          • JL says:

            Sim, onde ? se nãos sabe é porque inventou ou mentiu.

            Então vá lá ler os tópicos e diga onde está, seja homem.

          • Mário says:

            Incentivos para os mesmo de sempre pagarem. Ahhhh já estou a ver….
            e 250€ por MWh é uma pechincha.
            E você deixe de ser criança em que “só o que eu digo e nada mais do que eu digo é que é verdade”.

          • JL says:

            Os mesmos não, os poluidores.

            Se é pechincha para os eléctricos também é para os a combustão, que até gastam mais electricidade, por acaso está nos 68 euros por MWh.

            Quem está a ser criança é você, tanto que já pedi onde disse essas coisas e você não consegue dizer, portanto é uma criança.

      • Manuel da Rocha says:

        E pagar 512500 milhões (valor anunciado, pela REN) para ter 7000000GWh disponíveis, na grelha eléctrica nacional?
        É que 99,5% do país, não tem rede eléctrica, para suportar 2.7 milhões de carros eléctricos, nem 6 milhões, de casas, com 16,9kwh, de potência mínima, já sem falar dos 9800kwh, necessários para 20 pontos de carregamento (sem ser expresso), numa auto-estrada.
        Você aceitar pagar 5000%, da sua factura de electricidade, em troca de só termos EV? É essa a escolha.

        • JL says:

          Então mostre lá o anuncio deles ?

          Eu tenho 3 veículos e tenho potência de 3.45, onde inventou esse valor ? onde está a regra que obriga a ter essa potência ?

          Curioso, porque acabei de receber uma fatura de 8 euros do fornecedor, como obteve esse valor de 5000% ?

  3. Mário says:

    Deixo uma adenda…. E os aviões particulares, os comerciais, os barcos? Esses não emitem CO2 não é? Como pagam as taxas não emitem CO2. Mas claro… Não interessa. E uma ideia de trampa, em que referem que os elétricos deverão pagar menos portagem no futuro é só para rir…. Então não são mais pesados? nao agridem mais o alcatrão?

    • JL says:

      Quais barcos ? Os que transportam petróleo, mercadorias, etc ?

      Mas eles pagam, e quanto mais pagarem mais você paga no combustível.

      Então e o seu diesel que é mais pesado que alguns eléctricos e outros a gasolina, também deve pagar mais portagem ?

      • Mário says:

        É mais pesado? Olhe que não. Deixe de ser tão ideias fixas no elétrico.

      • Mário says:

        E os RoRos onde vêm os elétricos não poluem? Os porta contentores onde vem a quinquilharia que compra? Pois esse não interessa não é?

        • JL says:

          E os que trazem os a combustão, não poluem ?

          Tanto interessa que foram os primeiros a levar com legislação sobre o tema, desde os anos 70…

          Mas se os quer mais limpos, é muito simples, é acabarem com os carros a diesel, e o gasóleo que sobra desses alimenta os navios, o problema da poluição dos navios é apenas culpa dos carros, já que não podem usar o combustível que os carros gastam.

      • Sergio says:

        @JL
        Onde é que o diesel é mais pesado que um eléctrico??? Você está bem da mona???
        Só se estiver a comparar carros de segmentos diferentes, tipo um citadino eléctrico (zoe) contra um diesel executivo (BMW série 7)…
        Digo lhe mais: o meu carro é um 1.9 a diesel de segmento C e pesa menos k um SUV segmento B, destes novos híbridos/eléctricos (Juke, Kauai, Mokka, etc)…
        Que você é fanático por EV’s, já todos percebemos, mas deixe de espalhar falsa informação…

        • JL says:

          Ha muitos diesel mais pesados que eléctricos.

          Se comparar segmentos nem por isso, mas não foi isso que foi dito.

          Depende estamos a falar de que diesel.

          Portanto você é fanático dos a combustão, já todos percebemos.

          Que falsa informação espalhei ?

      • Rui says:

        Não deixa de ser irónico falar no peso de carros a combustão, quando são os eléctricos os carros mais pesados!
        E o problema é tão sério que estão a ponderar aumentar o limite do peso dos automóveis ligeiros, para além dos 3500kg……..

    • Grunho says:

      É preciso atacar a poluição onde ela está, ou seja, nos pobres. Eles não poluem praticamente nada, mas em compensação, são muitíssimos. Srs. capitalistas, estão autorizados a poluir á fartazana, mais e mais, cada vez mais, desde que continuem a ser pouquinhos.

  4. Artilheiro says:

    Ou se arranja condições para isso acontecer, ou então a palavra é não.
    O motores full hybrid vêem ajudar bastante com a questão das emissões, por isso não encontro um motivo razoável, para se acabar com os mesmos.

    • Grunho says:

      Acabam naturalmente quando aparecerem full Electric mais baratos, com autonomia e tempos de carga satisfatórios. A partir daí os HEV já não ajudam nada às emissões.

      • Artilheiro says:

        Concordo. Mas até lá, são a melhor opção.

        • Grunho says:

          Depende, cada carro é um carro cada cálculo é um cálculo. O maior problema é que os HEV não são nada baratos e não existem em segmento A, tipo Twingo ou C1, que são os modelos que emitem pouco. Os MHEV são uma farsa, não são híbridos, servem só para aproveitar as leis fiscais e ambientais.

  5. Yamahia says:

    “…, Ikea, LG Energy Solutions, Uber, Cabify ou Volvo,…”
    Pois claro, todos fazem parte do terrível lobby climático, estão-se bem a borrifar para que a indústria da UE sofra e por consequência milhões de empregos percam:
    LG Energy Solutions-baterias, mercado da electrificação em expansão. Obviavente querem tudo excepto contracção.

    Uber/Cabify frota mais “verde” é greenwashing, ainda engana e capta potenciais clientes que acreditam na ladainha.
    Além de que com o conluio dos governos alucinados podem andar sem restrições pelos centros históricos das cidades desrespeitando tudo e todos.

    Volvo- Diz o que os chinos mandam dizer. A aposta é invadir a UE de lixo elektro.

    IKEA-Greenwashing e fazer valer o rendimento que fez massivamente em parques solares e eólicos
    Querem continuar a abater impunemente floresta

    Iberdrola- idem

  6. B@rão Vermelho says:

    Quem quer um VE e tiver vida, gosto e tempo para quando viaja estar ” constantemente’ preocupado com carregamentos pode e deve comparar um VE, mas também devemos pensar na queles que não têm garagem, não gostam de fazer pausas nas viagens, poderem também eles poderem comprar o carro que mais lhes convém.
    Para andar dentro das cidades não há melhor que um VE, podendo carrem casa é sem dúvida a melhor opção, só compreendo famílias que têm dois carros e substituem 1 caro e não compram um VE ou pela diferença de preço ou por não conseguirem fazer os carregamentos em casa.

    • JL says:

      Eu comprei e não tenho nada disso, qual é que comprou ?

      • Tug@Tek says:

        Nos casos que referiu, que será dessas pessoas, se esta lei absurda, em meu entender, for para a frente ?
        Ficam as pessoas sem meio de transporte próprio ?

      • Mário says:

        Olhe Sr JL estive com um casal amigo que imagine… tem um DACIA e um Mercedes… e olhe que eles são evoluidos qb para dizerem que nos proximos 10 anos não querem elétricos… mas quem não tem mais nada onde gastar o dinheiro compra elétricos que valem 1/4 daqui a 10 anos.
        A menos que tenha uma unipessoal em seu nome e meta lá as despesas… aí vale a pena.

        • JL says:

          Então estão na vontade deles, qual o problema ?

          É um pouco ao contrário, quem compra eléctrico tem mais dinheiro para estragar onde quiser, já que estes custam menos na sua posse.

          Mas alguém compra carro a pensar quanto vai valer daqui a 10 anos ?

          • Yamahia says:

            O carro elektro mais económico não é. Bem pelo contrário.
            Podem dar as cambalhotas q quiserem q vai sempre dar ao mesmo.
            O mais económico é, de longe, manter o carro actual.

          • JL says:

            Isso não é economia, é desperdício.

          • Mário says:

            Não. Quem compra elétrico está a comprar descartável. Olhe que eles têm bastante dinheiro e não querem elétricos para nada. nem andam a destilar ódio a quem não tem um elétrico.
            Vá impor os seus elétricos para os camarões, para a república centro africana… Esses devem estar preocupados com o ambiente.
            E já agora… Já dei a ideia á ren de colocar um poste de 400 kV no telhado de sua casa já que gosta tanto de radiações e diz que os postes nem são precisos. E depois desdiz o que disser

          • JL says:

            Eu já tive antes e é o contrário, quem compra a combustão é compra descartável. todos os anos descarta peças e óleos .

            Mas quem anda a destilar ódio por aqui é quem tem a combustão aos que têm eléctricos, tem aqui vários exemplos.

            “Vá impor os seus elétricos para os camarões, para a república centro africana… ”

            Aqui tem um exemplo disso.

            Pode ser ao Nepal ? e Etiópia ?

            Mas eu tenho um poste bem perto, penso ser de 25 kv, a apenas 5 metros de casa, se quiser posso mandar fotos, a 100 metros tenho vários de 400kv, já que vivo a apenas 1 km de uma das maiores sub-estações do pais.
            Esteja descansado.

            Mas que radiações está a falar ?

            Onde disse isso ?

          • Mário says:

            E antes de ter elétrico andava de quê? Burro e carroça?
            Porque pelo seu ódio, nem num carro a combustão devia tocar.

          • JL says:

            Andava de gasóleo e gasóleo, mas isto agora é uma questão de tradição?

            Ódio? Mas eu não tenho ódio nenhum, onde me viu a dizer mal deles ?

          • Yamahia says:

            “…todos os anos descarta peças e óleos …”
            Só hoje vi 3 teslas quase novos a terem q descartar os braços da suspensão, no outro dia outro foi a bateria lool
            Mais descartáveis que elektros não há.

          • JL says:

            Claro que viu, você vê tudo.

            Há pois, os a congestão, até temos por aí artigos a provar isso.

          • Mário says:

            A diferença é que um amigo meu com um 2.0 tdi de 2015 vende o pelo mesmo preço que o comprou em novo. E você se quiser vender o elétrico tem de implorar para que o comprem.

          • JL says:

            Claro que vende, só mesmo isso vindo de si.

          • Mário says:

            Sim, mas consegue vender pelo valor que o comprou?

          • JL says:

            Claro claro. Looool

          • Mário says:

            Já respondeu á minha questão…. Nem por 1/4 do preço o vai vender ..
            O que lhe falo é verdade. O carro foi comprado com benefício multiusos tendo ficado na casa dos 22 000€
            Ao dia de hoje, o mesmo carro, que só por acaso tem caixa automática, tem ofertas por 20 000€. Contando que tem 200 000 km não desvalorizou.
            E já agora… Porque é que o INEM não tem VMERS elétricas? E andam com as passat de 2007? São uns malvados não acha?

          • JL says:

            Encontre lá um a 1/4 do preço e fico convencido.

            Tão verdade como o que costuma dizer por aqui, já estamos habituados ás suas verdades.

            Então se eu for a um stand e dizer que ele é para multiusos eles vendem mais barato ?

            Claro que não desvalorizou, coloque aqui marca modelo e ano e vamos ver.

            E porque não têm vmers a gás, gasolina, hibrida ?

            Também não andam em passat do ano 2007, portanto isto deve ser mais uma das suas verdades.

          • Mário says:

            Quer uma prova das Passat? Venha a Coimbra e veja. Mas claro é orgulhoso o suficiente para admitir que errou.
            Ainda hoje a empresa que ganhou o transporte público de passageiros aqui anda com autocarros novos…. A gasóleo veja lá..que mauzoes. Dei lhes o seu contacto porque pelos vistos eles não sabem fazer contas e comprar 200 ou 300 autocarros eletricos

          • Mário says:

            Então mas não sabe que quem tem atestado multiusos tem isenção na compra de um carro novo?

            Principais isenções e benefícios fiscais com o AMIM

            Isenção do ISV (Imposto Sobre Veículos)
            Pessoas com deficiência motora com AMIM ≥ 60% podem ficar isentas do ISV na compra de veículos.

            Isenção do IUC (Imposto Único de Circulação)
            Também prevista para veículos de pessoas com deficiência, desde que cumpram condições específicas (por exemplo, categoria do veículo, valores de emissão de CO₂).

            O veículo tem de ser desalfandegado em nome da pessoa que tem o atestado

          • JL says:

            Sei pois, mas esse carro só pode ser usado por essa pessoa.

            Se não é assim está numa ilegalidade.

            Mas a sério que esse é o argumento que usa para dizer que o carro não desvalorizou ? Ora isso num eléctrico era igual, ou não ?

            E o veículo só pode ser conduzido por essa pessoa.

          • JL says:

            Quero, venham elas .

            Mas diga lá onde eu sou contra ao uso de veículos a gasóleo ?

          • JL says:

            Por falar nisso, acabei de ver afora um modelo 3 de transporte de doentes, não devia ser a gasóleo ?

          • Yamahia says:

            @JL desperdício é deitar no lixo. Tenha juízo.

      • Manuel da Rocha says:

        Tive 1, por 6 anos, a empresa usou 27… sabe quantos sobram? 4, e já estão prontos a ser abatidos. 940000 euros, a mais, só nos seguros (em 6 anos!!!), consumo energético, na empresa 5300%, o que era, a média, pré 4 carregadores. Nem os 430000 euros, de benefícios fiscais, pagaram a perda que se teve. Valeu perder meio milhão de euros, em nome do ambiente? Segundo vocêm 100%, do mundo devia aceitar isso.
        É o problema dos 10000 milhões, de portugueses, que dizem viver em vivendas, que pagam 200 euros (pagaram 170000 euros em painéis solares e baterias e pagam 9300 euros anuais, do seguro, da casa e 3000 euros do seguro do carro, só que isso é proibido falar) da conta mensal, da electricidade.
        A empresa já desistiu dos EV. Depois do que me aconteceu, ao sair da A23, com 3% de bateria e chegar, a um carregador, quando só tinha condução a 10kmh, jurei que nunca mais iria fazer aquela viagem, que demorou 6 horas, quando o normal eram 150 minutos, com um EV. Nunca mais fiz. Mesmo quando ainda tinha, o EV, da empresa, preferia levar o meu “fóssil”. Ganhei 3 horas (ás vezes mais que isso), para cada lado, além do seguro ser, menos de, metade. E não há problema de só haver carregadores, à entrada, das grandes cidades. Posso sair, da A23, ir abastecer próximo de uma vila, sem precisar de me preocupar com 5000000000 páginas, à procura dos modos de poupança, para chegar, ao posto de carregamento, assinalado, para lá parar, está desligado. 50km mais, para o próximo.

      • JMarston says:

        Mas tu vives num mundo de fantasia…

    • Grunho says:

      Para andar nas cidades VE não é mau de todo, mas bom mesmo é bicicleta elétrica. Divide por 20 ou por 30 a factura da energia e por 100 ou 200 a factura do carro.

  7. Tug@Tek says:

    Esta lei é absurda, por vários motivos, dos quais destaco 2

    1- Não é exequível em 2045 existir uma rede elétrica e carregadores elétricos suficiente para os muitos milhões de veículos que seriam necessários. E já estou a dar 10 anos posteriores a 2035, partindo do principio que quem comprou um carro a combustão o terá por 10 anos…

    2- Tem o efeito contrario ao objetivo. Quem tem carros a combustão e não tem possibilidade ou condições de ter um VE, vai manter os veículos por mais anos, impedindo a renovação para tecnologias mais eficientes…

    • JL says:

      1- Será que leva tanto tempo ? Quem comprou antes pode continuar a usar, quem não comprou pode comprar depois, mas usam outro combustivel.

      2- Também acredito que sim, já que gastam o dinheiro todo neles, dai os eléctricos serem mais rentáveis.

      • Manuel da Rocha says:

        Ora a REN já mostrou, os dados, precisamos de 500000 milhões, SÓ PARA PORTUGAL!!!, para termos a grelha energética capaz. Além de só produzidos 23%, da energia necessária, para isso. Aceita que se construam 3 reactores nucleares, perto da sua cidade, para compensar isso? 99,9999% dos portugueses, não aceitam.
        Só para ter 80% de EV, em circulação, é preciso modernizar tantas unidades energética, que nem em 2070 estão feitas. Quer ir passar uns dias a Penamacor? Não pode. O seu EV de 200000 euros, não pode ser carregado lá, pois a rede não suporta, mais carregadores, até chegar, à Guarda.
        Ou pode carregar, na cidade, achar que os 600km que lhe dizem que um carregamento é capaz de percorrer, em modo ultra poupança (sem GPS, sem localizador, sem serviços web e com luzes mínimas), até ao dia que anda 230km, a 129kmh e vê o aviso que está com 20% de bateria e deve parar, nos próximos 10km para recarregar 50%.

      • Mário says:

        São, de facto, rentáveis… mas convém olhar para os números com realismo. No meu caso concreto, o equivalente elétrico ao carro que tenho seria, por exemplo, o Hyundai Kauai. A diferença de preço ronda os 20 mil euros.

        Agora, pense comigo: sabe para quanto tempo de gasóleo equivalem 20 mil euros? Para toda a vida útil do carro que possuo atualmente.

        Ou seja, na prática, seja a gasóleo ou elétrico, o que acontece é que com o elétrico estou apenas a antecipar custos que, de outra forma, se iriam diluir ao longo dos anos. No fundo, não é propriamente uma poupança, é apenas uma forma diferente (e mais pesada no início) de pagar os mesmos custos.

        • JL says:

          Qual é o carro que tem ?

          Quantos KMS faz por ano ?

          20 mil euros não pode ser, não existe tanta diferença.

          Antecipar custos como ? Veio dizer há dias que comprou um novo.

      • Mário says:

        Tirando que o elétrico ao fim de 10 anos ja não tem a autonomia de um a combustão.
        Dá para ir ao pão e pouco mais.

  8. Rui says:

    É engraçado quando todos questionam a liberdade de escolha do consumidor ou de cada um, e depois temos decisões destas a imporem uma escolha!!!!

    Não me lembro nunca de ter sido imposto o que quer que seja, no passado tinhamos Beta ou VHS, venceu a tecnologia com menor qualidade, paciência! Tivemos Disquetes de 5 1/4, 3 1/2 (que usei bastante), também usei as disquetes da Iomega de 100 mega quando a alternativa eram as disquetes de 1,44mega, CD, DVD, Blue Ray…… não me recordo de nos imporem nada!

    Os carros a combustão poluem, obrigaram a colocar catalisador, filtro de partículas……. do outro lado temos aviões, navios, tractores sem nada disso!!!!!

    Mas claro, só os carros é que poluem!
    Já agora, como as baterias dos eléctricos poluem bastante, também vão ser proibidas?

    • JL says:

      Impedem a escolha como ?

      Se só lhe vendiam uma tecnologia, então foi imposto, segundo a sua teoria.

      AH não se lembra, mas eu lembro, de várias maneiras, proibição de carros com motor carburado, sem filtro de partículas, sem catalizador, etc.

      Ah, afinal sempre proibiram algumas coisas.

      Poluem ? talvez por poluírem bastante menos, porque tudo o que o ser humano cria polui, os servidores de dados e instrumentos que usa para escrever aqui também polui, será que vão proibir isso ?

      • Mário says:

        Não se trata apenas de uma questão de escolha. Quando uma tecnologia é beneficiada fiscalmente e outra é, em simultâneo, constantemente penalizada, isso não é neutralidade — é uma forma indireta de impor uma opção.

        Veja-se o exemplo: os elétricos não pagam IUC, beneficiam de isenções várias, enquanto os carros a combustão estão sujeitos a 60% de impostos nos combustíveis, a agravamentos no ISV e até no próprio IUC.

        Ora, se um lado é incentivado e o outro lado é sucessivamente castigado, isso não é propriamente “liberdade de escolha”. É antes criar condições artificiais que empurram para uma solução em detrimento da outra.

        • JL says:

          Mas a tecnologia mais beneficiada nem são os eléctricos, por isso estes terem incentivos, para ficarem o mais próximo dos a combustão.

          Mas a electricidade não tem impostos ? Por acaso até tem mais, são cerca de 73%.

          Continua a ser liberdade de escolha, porque cada um escolhe o que quer, e segundo você no post anterior disse que não era rentável, portanto agora contradiz-se a si próprio.

          Porque não comprou um a gasolina ? Também foi empurrado para um diesel ?

          • Yamahia says:

            Onde estão esses 73% de impostos na electricidade?
            Na realidade, o imposto na electricidade ronda apenas os 20% (considerando os dois escalões de IVA, até 100 kWh e acima dos 100 kWh), mais o IEC, que é cerca de 1 € por MWh.

            Como se não bastasse, há um sem nr de Chico espertos que têm a distinta lata de usar a tarifa social para carregar os carros
            Enfim, não ponham mão nisto q não é preciso.

            De resto, não há sector que receba tanto como o sector elektro. Chupam tudo, e é por isso que sectores fundamentais como a saúde e a educação estão no estado em que estão. Uma verdadeira vergonha, ao nível do 3⁰ mundo.

          • JL says:

            Basta carregar nos postos e tem mais que essa conta.

            Há pois, os combustíveis, que além de gastarem mais eletricidade ainda levam com subsídios.

            É porque gastam muito pouco, porque se gastassem muito não tinham direito a ela.

          • Yamahia says:

            Não são impostos. São custos de operação. VC confunde tudo caramba.
            VC que as linhas de rede à borla, carregadores à borla, terrenos à borla, IT à borla. Quer tudo à borla. Como não é à borla diz que são impostos looolloolloool

      • Rui says:

        Quando se impede a venda de carros novos que produzam CO2, a partir de 2035, como é que essa medida não impede a vende de carros a combustão?

        • JL says:

          Porque podem ser vendidos carros novos com uso exclusivo de combustíveis neutros.

          Sabe tanto e não sabe isto ?

          • PTO says:

            Apenas por curiosidade, já existe alguma estimativa em qual seria o custo por litro desses combustíveis neutros? Ou ainda não existe nenhum?

          • JL says:

            Sim, a Porsche fala em 10 a 12 euros o litro, outros falam em mais, até já temos por aqui um artigo a falar em 8000 euros o litro.

          • PTO says:

            10 a 12 euros o litro é um preço incomportável.

            A ser assim isso nem sequer é alternativa aos atuais modelos de combustão, é só para “inglês ver”:

            Dificilmente um construtor vai produzir viaturas para combustíveis com esse preço ao litro pois praticamente ninguém os comprará.

          • Yamahia says:

            Qq carro pode usar sintéticos. Não é preciso fabricar nada diferente.
            Aliás, em parte já todos os usamos sob a forma de incorporação de biocombustíveis no gasóleo e na gasolina. Mas pagamos imposto máximo na mesma. Hipócritas lol
            No Brasil já usam combustível neutro (álcool) há muito e é mais barato que a gasolina.
            Na UE temos veículos que já usam apenas HVO é o caso da solução da Repsol com um valor entre ~ 1,20 € e 1,40 €/litro até 2030, apesar de pagar na mesma o imposto petrolífero à taxa maxima. Hipócritas 2 loolool
            A GALP tbm já anunciou a sua:
            https://www.galp.com/pt/pt/empresas/blog/blog-post/gasoleo-renovavel
            Ambos comem com a pastilha dos impostos atribuídos aos outros sob o pretexto de uniformização de impostos sobre o combustível rodoviário.
            Venho só lembrar que a eletricidade usada na estrada, vista por esse prisma, não deixa de ser um combustível rodoviário looolloolloool
            Basta economia de escala para que o valor baixe consideravelmente e abaixo do valor dos tradicionais antes de impostos. Aos sintéticos só falta a escala. Quando esta for uma realidade, o valor ficará abaixo de 1€ por litro antes de impostos
            https://observador.pt/opiniao/combustiveis-sinteticos-e-outras-reflexoes-a-alternativa-esquecida-a-que-bruxelas-teve-de-ceder-provisoriamente/

    • Grunho says:

      A liberdade de escolha dos consumidores implicaria que pudessem escolher em igualdade de imposto entre gasóleo e gasolina. Isso nunca aconteceu. O resultado foi carros pequenos a gasolina para consumidores do proletariado e classe média assalariada e gasóleo para carros de alta cilindrada da burguesia exploradora.

      • Pobre nao aproveita a vida says:

        Caraca, ate na Europa existe essa injustica e desigualdade que tem igual no Brasil. Tô chocado

      • Yamahia says:

        @Grunho,
        Vê lá se metes na tua cabeça o seguinte:

        -Quem acabou com o carro a gasóleo para o “proletariado” foi a UE ao impor restrições que tornaram os carros pequenos a gasóleo demasiadamente caros para o proletariado. Aliás, a 1ª vez q ouvi falar num manco ( ndr 3 cilindros) foi um tdi.

        2-Antes de impostos o gasóleo é mais barato em PT e já agora tbm em ES

        3-Se o gasóleo é castigado com um pouco menos impostos, isto só se fica a dever às leis bacocas da UE que pune o CO2 essencial à vida na terra.
        De facto o gasóleo emite menos CO2 por km percorrido.
        Não há volta a dar e a UE caiu na sua própria armadilha. Sobretudo em PT que já inventou mais de mil taxas sobre o CO2 dos combustíveis rodoviários.
        Isso não impede que o gasóleo pague mais em impostos que produto, tal como a gasolina. Ora isto é uma aberração tanto num como noutro caso. O verdadeiro inimigo aqui é o carro elektro. Não vale pena andar a dividir para reinar. Estás a fazer o jogo deles.

        4-Houve um tempo onde o gasóleo era tratado como resíduo da gasolina que ainda o é só que agora tem um destino sustentável. Do barril aproveitavam a gasolina para os carros e o querosene para iluminação e o resto era descartartado nos rios, mar ou queimados a céu aberto.

        5-Os carros a gasóleo vieram, portanto, prestar um serviço para a contribuir para a preservação da natureza e do bem estar da biodiversidade.
        Obviamente que, com o aumento da procura, o gasóleo ganhou valor de escala. Ainda assim, é raro o país em que este esteja mais caro que a gasolina.

        P.s. Sou isento, tenho um zagoleo e um gasosas. Portanto a mim tanto se me dá no q concerne ao valor por litro. Considero que em ambos os casos estamos a ser roubados.

  9. Manuel da Rocha says:

    Em 1991, ainda sem a UE, a maioria das empresas, europeias, e as 800000 associações ambientalistas, anunciaram que “Com o GPL, é possível cortar 2 graus, à subida da temperatura e poupanças de 96%, nas despesas, com deslocações rodoviárias” (Quercus, 1991).
    Chegámos, à EXPO98, continuava-se a vender essa ideia. Já se tinham resolvido, os problemas, dos parques de estacionamento, subterrâneos, não aceitarem carros a GPL (ainda hoje, milhares, de hipermercados, não permitem). Hoje, ronda os 1,7%.
    Os EV vieram anunciados como 50000000000% mais eficientes mas, a UE, quis acelerar a produção energética, sem mexerem nas grelhas energéticas. Só em 2023, é que aceitaram isso… que nem em 2060, a Europa, teria grelhas, capazes, de suportar 80% de veículos EV.
    Por cá, vemos, o governo, a colocar 400 milhões (mais 59000 milhões, para empresas, em benefícios fiscais, até 6 anos) para que se troquem fogões, fornos e esquentadores, a gás (butano, propano ou natural, que há aí 5000 milhões, de portugueses que afirmam que só há gás natural, no mercado) por equipamentos eléctricos (cuidado que só podem comprar categoria A, que custam 100%, a mais, na melhor das melhores hipóteses), para quem o fizer, descobre que precisa aumentar a potência, da electricidade, que usa. 10,35kVA já não chega, para uma família de 4, com 2 carros EV, até 13,8kVA pode ser pouco, nalgumas horas… tem de passar para 17,25kVA. E lá se vão 22 euros mensais, sem o consumo.
    É aqui que as grandes cidades, já possuem grelhas capazes de suportar os EV (nem 20% mas, já é o mais elevado, possível). Basta afastar 10km, do centro energético, já não há capacidade. E irá demorar décadas, a criar esses suportes. Muitas cidades, nem são capazes de suportar 100000 pontos de carregamento, privados… quanto mais 600000, como é requerido, pela legislação europeia. As redes, de média e alta tensão, vão exigir investimentos gigantescos, além da criação de milhões de pontos, de ligação, média-baixa.
    Lembram-se das notícias (só em 2024 foram 327, em Londres) dos incêndios, nos postos de transformação média-baixa? É devido a não estarem dimensionados, para as potências procuradas, pelos clientes. Isso tem de ser pago. Ou vemos, o preço da potência disparar 600%-4000%, em cada factura, de electricidade, para pagar isso, ou só lá para 2070, é que temos isso, resolvido. Depois há a energia necessária… os apoiantes EV anunciam “80% a menos de energia consumida”, na realidade são 5423% a mais, no consumo energético, se se passarem os 80%, de EV. Ora, Portugal não consegue produzir 25%, disso. Que vamos fazer? 8000000km2 de novos painéis solares? Encher 65000000 hectares, por cima das albufeiras, para produzir electricidade? Mais 14 milhões, de geradores aéreos? Ou apoiar, Espanha, na construção de 15 novos geradores nucleares, de nível 5? Esta última é a mais barata… 380000 milhões de euros. Problema é 99,99%, da população, ser contra a energia nuclear.

  10. Mike Yeadon says:

    O objetivo é claro e é só um. Limitar a nossa mobilidade. Quando a id digital e o euro digital tiverem o crédito social associado, com a respetiva taxa de carbono, só os muito ricos poderão continuar a consumir como se não houvesse amanhã. Acho que a generalidade das pessoas não quer assumir que isto é o que nos espera. Não se percam nas flautas dos JLs. Essa gente é paga para andar em todo o lado onde seja possível comentar, para desviar as atenções daquilo que realmente importa. São pagos para isso. Não o fazem de borla. Ou achavam que os comentários apenas nesse tema eram por acaso?

    • JL says:

      Se quisessem limitar a sociedade proíbiam os eléctricos e deixavam só os a combustão, onde facilmente controlam o fornecimento de combustível.

      Se são pagos onde está o dinheiro ? quanto você recebe para dizer o contrário ? eu alinho nisso, passo já a dizer mal dos evs.

  11. PorcoDoPunjab says:

    2035? Nessa altura o que menos vos irá preocupar é se o carro é eléctrico, electrizante ou trans ou fóssil.
    Outras coisas mais urgentes terão que ser resolvidas primeiro, ou talvez não.
    A UE, de facto, só presta para fazer reuniões e ser lambe cus do Trump.
    Rigorosamente isto e apenas só isto.

    Vcs andam todos a dormir ou então estão hipnotizados.
    Acredito mais na segunda hipótese.

  12. JMarston says:

    2035: adeus aos motores elétricos.

  13. PorcoDoPunjab says:

    JL, vou-lhe contar aqui um segredo, fica só entre nós, pq vc parece que ainda não percebeu o caminho que isto está a tomar.
    Antes de prosseguir, não seja tuga e pense além do dia de hoje.
    Faça planos para daqui a 10 ou 15 anos, seguindo no caminho que estamos a trilhar actualmente.
    Assim é que se gere um país devidamente, fazer planos a longo prazo.

    Ora vamos lá então, aqui há uns anos, a Senhora Merkel teve um ideia genial.
    Uma vez que os fabricantes de automóveis alemães estavam com falta de escravos, perdão, trabalhadores baratos para as suas fábricas e siderurgias e demais indústria pesada, a Merkel teve uma ideia brilhante, “e porque não importar hordas de Sírios, Afegãos, e demais semelhantes?”
    Aliás, na altura todos diziam que essa gente eram todos cardiologistas, engenheiros e coisas assim.
    Difícil de perceber como um país tipo Afeganistão produz tantos cardiologistas, mas adiante.

    E assim foi, venham todos, disse ela. Lembra-se disso?
    Em plena estação de Munique uma multidão abanava bandeiras do welcome refugees ao mesmo tempo que hordas de homens, todos em idade militar, desciam do comboio, tudo a rir.
    Eu quando vi isto abanei a cabeça e disse logo para mim mesmo, ” esta gente não sabe o que está a fazer e vai sobrar para todos”.

    O que é estranho é os refugiados serem, na maioria, homens novos.
    Do alto da minha ignorância pensei que refugiados fossem maioritariamente mulheres e crianças.

    Passados uns meses alguém foi dizer à Merkel algo do género ” Oh Dona Chanceler, estes tipos não querem trabalhar.
    Só querem é subsídios e andar a vadiar”.
    Aliás, são tão ruins que nem para acartar portas de carros servem.

    Normal, um cardiologista não está habituado a transportar portas de ferro…

    E ela pensou assim, óh Jarbas, eu agora não posso voltar atrás e reconhecer que fiz um erro.
    Jamais humilhar-me assim.

    Tive outra ideia genial, já que esta gente não presta, e não nos servem para nada, vamos espalhá-los pelo resto do continente.
    A primeira vez que a ouvi a dizer que os outros países tb teriam que os receber, ri às gargalhadas, porque eu já antevia que o resultado fosse esse.

    O que aconteceu depois já todos sabemos…
    Europa de Leste em bloco recusou e foi penalizada nos subsídios e a parte ocidental está como está.
    UK irreconhecível, França perdida e Alemanha igual.

    Portugal fez o que fez porque não temos soberania.
    Fazemos o que nos mandam, e mais nada.

    Por este caminho eu vou-lhe dizer o que vai acontecer.
    Perda de identidade e coesão social.
    Essa gente é violenta e vão-nos impor a sua cultura medieval.
    É só serem em número suficiente e verá…
    Depois criam um partido político e quando forem maioria todos votam naquilo e aí já fostes…

    Depois pega nas malinhas e no carro eléctrico e põe-se a andar, se o deixarem e se tiver para onde ir.

    Em algumas zonas de França nas cantinas da escola já não aparece carne de porco, sabia disso?
    Salas de aulas em que o pobre francês é agredido por toda a escória, porque é ele e mais outro e o resto é magrebinos.

    Sabia que os Generais Franceses já disseram ao Macron que se continuar assim o poder vai ser ocupado por eles e uma limpeza terá que ser feita?
    Não sabia? Pois já sabe agora…

    Em algumas vastas zonas a França já não existe… marselha, arredores de paris, aquilo é tudo menos francês.

    E até lhe digo mais, vc pensa que os Chineses e os Russos não estão a contar com esta invasão como algo de muito favorável para eles a médio e longo prazo?
    Tudo isto vai enfraquecer a Europa ainda mais até que se vai chegar ao ponto em que ninguém quer defender isto para nada porque já não é a Europa onde nascemos.
    Paris é Al Paris e por aí adiante.

    E se pensa que uma europa com os nativos em minoria, e a serem cada vez menos, terá desenvolvimento, desengane-se.
    Estamos a cometer suicídio colectivo.
    O que se passou na queda do Império Romano é o que nos está a acontecer tb.
    A História repete-se.
    Mais certo é passarmos a ser um Califado e aí sim, seremos um portento civilizacional.

    Ou isto muda, mas muda a sério, ou estamos condenados à desgraça.

    E por aqui me fico, tenho que fazer o jantar.

    • JL says:

      Então quem lhe contou esse segredo ? é que agora já não é segredo.

      Meu caro, problemas sempre enfrentamos, e sempre os resolvemos, a diferença é que agora são muito menos e mais fáceis de resolver.

      Condenados à desgraça não, condenados a viver cada vez melhor, é o que tem acontecido nas ultimas décadas.

      • PorcoDoPunjab says:

        JL, era um segredo de polichinelo.
        É um segredo só para quem não quer saber.

        Por acaso gostaria de saber como vai resolver o problema do terrorismo na Europa e da expansão da islão que está a toda a velocidade.

        Vc parece alienado da realidade.
        Não se preocupe que um dia ela bate-lhe à porta, tipo aquele doido que entrevistou o Ventura.

        Condenados a viver melhor? Quem?
        Alguns sim, certamente.
        A maior parte? A viver na miséria para poder pagar as contas e é se conseguirem.

        Vou só contar-lhe aqui,rapidamente, uma pequena história, real, que se passou na Alemanha.
        Um político do PS lá do sítio andava nas redes sociais, e onde podia, a chamar tudo e todos disto e daquilo porque ninguém queria receber centenas de afegãos nas suas vilas.

        Eis que um dia aconteceu uma tragédia.
        A vila dele, com cerca de 200 pessoas, curiosamente todas brancas, tinha sido escolhida para receber 150 sírios e afegãos.

        Mandou-se ao ar, todo louco,a dizer que não podia ser.
        As dos outros podiam ser invadidas que quem recusasse era fascista.
        Chegou a vez da dele e ficou igual.
        Depois não sei como aquilo ficou…

        Lá está o ditado, pimenta no rabo dos outros é refresco.
        Até que chega a vez dele…

        É um dia de cada vez e o Sol está tão lindo.
        Depois quando se apercebem do buraco onde estão metidos, chapéu…

      • JL says:

        Ah eu é que sou alienado ?

        Não sei se sabe, mas isso sempre existiu, nem aumentou, nem diminuiu.

        É algo com que temos de viver.

        Se não conseguem pagar as contas é porque são esses que têm um problema, porque condições para viver com dignidade existem.

        Por isso não tente meter pimenta nos outros, faça como eu, dou aos outros aquilo que gostava que me dessem…

        • Mário says:

          Ah então segunda você existem condições? Ahahaha. Então quer dizer que um casal que ganhe 2500€ mês os dois tem de conseguir comprar um T2 de 400 mil euros?
          Sim é um alienado. Ah já sei deviam ter comprado um Elektro de 40 000 para poder poupar para o apartamento…. Looooooooool.

          • JL says:

            Sim, muitas condições, passa fome ? então porque anda a gastar dinheiro com internet ?

            E porque haviam de comprar um t2 de 400 mil ? lá está, você só vem confirmar o que disse antes, afinal têm um problema, querem viver acima das possibilidades.

            Sou ? porquê ?

            Mas deviam ter comprado porquê ? alguma vez eu disse o que haviam de comprar ? não vai ser desta que você deixa de ser criança.

    • Yamahia says:

      @PorcoDoPunjab estás lá.
      Abç

  14. Realista says:

    Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye
    Amore, amour, meine liebe, love of my life
    Se o nosso amor findar
    Só me ouvirás cantar
    Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye
    Amore, amour, meine liebe, love of my life

  15. PeterJust says:

    Vocês acham mesmo que daqui a 10 anos, que os carros elétricos serão mais baratos e carregarem em 2 ou 3 minutos, alguém vai querer um carro a combustão?! Tende juizo… Os únicos que poderão ter alguma hipótese serão os exóticos, Lamborguinis e companhia. Para o dia à dia é só estupido ter um carro a combustão, imaginem daqui a 10 anos. Aliás, eu acho que daqui a 10 anos nem sequer vai ser permitido conduzir um carro novo a não ser numa pista, escrevam isto.

    • PTO says:

      O mundo como o conhecemos não sobrevive mais 10 anos, bem antes as sociedades serão destruídas pelos extremismos, ódio e autoristarismos crescentes. E isto é o cenário mais simpático. O outro cenário é que a probabilidade de irmos todos parar a uma 3ª guerra mundial, com destruição maciça do mundo, está apenas à distância de um pequeno deslize ou incidente. Nunca nos últimos 80 anos estivemos tão na iminência de isso acontecer.

      Podes guardar isto que escrevi.

  16. Pobre nao aproveita a vida says:

    Obvio que nao quero e nao queremos a proibicao. Alias, é extremamente euforico e libertario dirigir um carro a combustao esportivo no modo manual. Nada mais libertario e feliz que o prazer de dirigir e viajar com as proprias maos manual sentindo o vento batendo no nosso corpo com um carro esportivo

    • Pobre só se lasca em tudo says:

      Estao cavando a propria cova proibindo restringindo tudo ultimamente. Daqui a pouco nem teremos mais liberdade de escolha. Muito provavelmente fabricas continuarao a fornecer e produzir carros cuatomizados para a oligarquia e os superrico sob encomenda. Ricos e politicos sempre se safam e deixar uma brecha na leis para se protegerem e safarem de tudo e se tornando exessoes a parte dentro da leis nao tendo equidade. Ou ate produzindo documentos falsos. É muito injusto. Alem disso, por ricos podem se preparar e comprar carros esportivos e colecionar um monte carros a combustao esportivos antes de proibir em 2035. Injusto

    • JL says:

      Que proibição é essa ?

      Deve ser por isso que estão a desaparecer.

  17. Rui says:

    Olhem, hoje tivemos uma visita no Concelho do Primeiro-Ministro, Ministro da Agricultura e do Mar e o Ministro da Economia!

    Eu a pensar que ía ver uma enorme frota de carros eléctricos e……. nenhum carro eléctrico!? Não pode ser possível! O governo actual não é climático!!!!!!

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