Rumor: parceria Apple, Hyundai, Kia para o ‘Apple Car’ pode estar em perigo
Foi no final do ano que passou que o projeto Titan, aquele que supostamente será o carro elétrico e autónomo da Apple, começou a mexer mais que nunca. A Hyundai assumiu a posição de possível parceiro ao revelar o seu envolvimento no projeto. Contudo, um novo relatório da Reuters diz que os executivos da Hyundai estão divididos sobre uma possível parceria com a Apple.
Os responsáveis da empresa poderão não estar confortáveis em fabricar a tecnologia para a Apple que a irá vender como marca própria. O acordo poderá estar a perder-se.
Hyundai não quer fabricar o carro elétrico para a Apple?
No passado dia 8 de janeiro, o Korea IT News informou que a Apple e a Hyundai uniram-se para produzir veículos elétricos.
A 10 de janeiro, foi relatado que a Apple e a Hyundai tinham já planos para assinar um acordo de parceria para a produção de carros elétricos autónomos até março e iniciar a produção por volta de 2024 nos Estados Unidos.
Posteriormente, a 19 de janeiro, o eDaily da Coreia afirmou que a fabricante automóvel pretendia fazer a transição da parceria "Apple Car" da empresa para a marca Kia. Esta ação seria uma compensação como parte de um acordo que poderia levar a produção aos Estados Unidos.
O relatório acrescentou que a Hyundai decidiu que "não é adequada" para o negócio de automóveis da Apple. Isto porque a marca quer continuar a fabricar e a apresentar os produtos como marca Hyundai. Além disso, a empresa automóvel supostamente não quer tornar-se um fabricante de equipamentos originais para veículos Apple.
“Estamos a agonizar-nos sobre o assunto, se é bom ou não. Não somos uma empresa que fabrica automóveis para terceiros.
Disse um executivo da Hyundai “ciente das discussões internas” à Reuters.
A Hyundai é tradicionalmente conhecida pela sua relutância em trabalhar com estranhos. Aliás, a empresa tem tradição no fabrico de motores, transmissões e até mesmo da produção de muitos outros componentes.
Embora as ações da Kia e da Hyundai tenham disparado por causa das negociações, há a considerável oposição em se tornar uma fabricante fornecedora da Apple, o que poderia impedir qualquer acordo com a gigante americana, referiram os responsáveis da marca sul-coreana.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Com jeitinho a Apple tinha o lucro todo e a Hyundai apenas com a parte para pagar aos funcionários! Júlios como eles são, não me admirava nada que fosse isso!
Pois… patentes de mecanica automovel a preço de saldo.
Pode ser, mas vou mais para a capacidade de produção. Isto porque a ser verdade, a Apple, tal como acontece nos outros segmentos, faz um contrato de “X milhões de unidades dos componentes”, e a empresa tem de cumprir. Se for apenas produtora para terceiros, tipo uma Foxconn, sigam, é fabricar até não poder mais. Se for uma produtora e consumidora, como uma Samsung, é fazer contratos mediante o que já conhece do seu consumo.
Aqui, a Hyundai tem “receio” de se comprometer e depois não conseguir colocar os seus carros por falta de capacidade de produção. Ao invés disso, tem a Apple a encharcar um mercado.
Se a Apple nos EUA, para lá das outras grandes marcas, invadir o mercado com o seu produto, qual será a margem da Hyundai nesse mercado? Seguramente vai encolher bastante e a empresa pode passar a depender das encomendas da Apple 😉
Para de fazer negócio é sempre preciso chegar a acordo…
Faz a Hyundai muito bem… Que sejam veiculos Hyundai e não Apple.
Aqui não se trata de componentes para telefones. É o Know How, a tecnologia e acima de tudo a infrastutura.
Tudo pontos em que a Apple tem ZERO conhecimentos!
Mas tem muito dinheiro e é o dinheiro que faz rodar a roda 😉
Se a Apple tem tanto dinheiro, que monte várias fabricas a nível mundial e construa os seus próprios veículos.
Da mesma forma podem fazer com os componentes que precisam para construir o seu hardware. Depois veremos se têm assim tanto dinheiro.
+1
e se há marca no mercado que está mais proxima a nivel te tecnologia da Tesla é a Hyandai, em termos de powertrain. É inacreditável a falta de inodiedade deste blog, cada vez está pior.
Tudo o que apple faz está num patamar inalcançável para os outros mesmo em áreas que não tem qualquer experiência lool cada vez mais decadente a ovelhinhas jasus
*Hyundai
A Hyundi também tem muito dinheiro 😀
De acordo com dados da statista.com o “Global revenue” da Apple em 2019 foi de “260 billion U.S. dollars”, enquanto no mesmo período o da Hyundai foi “US$2.2 trillion” 😉
*Hyundai
Óbvio, então porque achas que estão com dúvidas? 😉
Muito bem, foi ao fundo mais uma tentativa da apple de construir carros, e’ uma historia triste…
A apple queria o bolo todo… tramou-se! Com os gigantes automóveis não se brinca!
Tramar não se tramou, até porque ainda estará a auscultar o mercado. E quem se tramou, numa primeira fase, foi a Hyundai ao anunciar algo que fez as suas ações subir e que agora poderá ver as suas ações a perder valor porque está com “dúvidas” do que anunciou. Não foi a Apple a anunciar, o que parece haver aqui uma precipitação por parte da marca sul-coreana.
Agora, a Apple, na minha opinião, deverá andar a auscultar o mercado nas melhores marcas a fabricar automóveis e que tenham a linha de fornecimentos completa. Isto é, que fabriquem tudo o que um carro precisa (os componentes preponderantes), que neste caso serão o motor e a bateria (além dos sistemas de refrigeração, segurança, navegação, etc).
Depois a Apple altera o design exterior do carro e os interiores. A marca coreana produz à medida do que a Apple entregar para fabrico. A esta altura do Project Titan, a Apple terá já uma ideia e tecnologia para o habitáculo e para a gestão tecnológica do carro. Eeventualmente terá já o sistema operativo pronto, além de outro software.
Claro que a Hyundai vai ganhar muito dinheiro, eventualmente vai passar a ser uma das maiores marcas a fabricar do mundo. Mas pode aqui ter de lutar para manter a própria marca forte no mercado onde a Apple vai vender, isto é, nos maiores mercados do mundo (americano, europeu, asiático).
Imagina a Apple com um carro elétrico com a excelente construção da Hyundai e com tecnologias desenvolvidas pela Apple com integração num sem número de serviços da própria empresa. Quantos carro venderá? Não é fácil e eles na Coreia devem estar a ponderar isso.
Mas, a Apple, como é normal, deve ter já várias alternativas. Vamos ver os próximos capítulos.