Robotáxi da Volkswagen avança na Europa e está em testes em Wolfsburg
A Volkswagen deu início à próxima fase de testes do seu robotáxi, colocando o veículo de pesquisa autónomo, o Gen.Urban, a circular no tráfego urbano real. Após intensas avaliações em ambientes controlados, o Gen.Urban está agora a operar numa rota de quase dez quilómetros, desenhada para replicar cenários de trânsito quotidiano, incluindo cruzamentos, rotundas e zonas de construção.
Robotáxi Gen.Urban em testes reais em Wolfsburg
O projeto de pesquisa, liderado pela Volkswagen Group Innovation, não se foca apenas no desempenho tecnológico do veículo. Tem como objetivo principal compreender a fundo a experiência do passageiro num veículo de condução autónoma, especialmente num concept sem o volante ou os pedais tradicionais.
A equipa multidisciplinar, que integra designers, especialistas em fatores humanos e engenheiros de software, está a recolher dados exaustivos sobre o comportamento e a interação dos utilizadores. O Dr. Nikolai Ardey, Chefe da Volkswagen Group Innovation, enfatizou a importância desta abordagem centrada no ser humano.
Comentou que a chave para uma experiência positiva do cliente é construir confiança. Isto será conseguido através de interação significativa, uma atmosfera descontraída e sistemas de assistência inteligentes que respondam precisamente às necessidades dos passageiros. Em última análise, a tecnologia deve ajustar-se às pessoas, e não o contrário.
Volkswagen quer compreender condução autónoma
O veículo foi concebido para oferecer uma experiência altamente personalizada. Os passageiros podem adaptar o interior digital, desde a temperatura à iluminação ambiente, e a Inteligência Artificial é utilizada para ajustar o amplo ecrã frontal a um tema individual.
A segurança é uma prioridade máxima. Embora o Gen.Urban circule de forma autónoma, um condutor de segurança treinado está sempre presente no lugar do passageiro, pronto para intervir a qualquer momento através de um painel de controlo especial com joystick.
A fase atual de testes deste robotáxi, planeada para durar várias semanas, envolve inicialmente colaboradores do Grupo Volkswagen como participantes. Os insights obtidos com o Gen.Urban irão informar futuros conceitos de experiência do utilizador e design de interiores em todas as marcas do Grupo, moldando a próxima geração de mobilidade autónoma.






















Lol
– O robotáxi da VW está em testes. Não tem volante nem pedais, mas um motorista de segurança vai no banco da frente, no lugar do passageiro, com um comando especial, incluindo um joystick. Terminada a fase de testes, e cumprida a legislação, sai o condutor de segurança, passando o robotáxi, de nivel 4, a conduzir autonomamente, com um monitor à distância.
– A Tesla tem licença para operar robotáxis em Austin, Texas, de nível 2, com um condutor de segurança no banco da freente (foi apresentado no lugar do passageiro, mas passou já para o do condutor)
Os robotáxis, de nível 4 e que, ppr isso, circulam atualmente sem condutor de segurança:
– Waymo – Phoenix, San Francisco e Los Angeles
– We Ride + Uber – Abu Dhabi (EAU)
– Baidu Apollo Go – Várias cidades chinesas (Pequim, Wuhan, Chongqing, Guangzhou e Shenzen
– AutoX – Shenzhen