Rivian – A “Tesla das Pick-Up” anuncia a R1S com 660 km de autonomia
O mercado dos veículos totalmente elétricos continua a crescer e as ofertas são cada vez interessantes. No segmento das carrinhas Pick-Up, uma das marcas de referência é a Rivian que quer ser a Tesla neste segmento e para tal anunciou já a R1S que irá garantir 660 km de autonomia.
A produção deste veículo totalmente elétrico deverá começar apenas em 2020.
Baptizada com o nome R1S (S de SUV), esta Pick-Up é totalmente elétrica e tem sete lugares (a versão com o pack de bateria de 180 kWh apenasterá 5 lugares). A R1S está disponível com 3 configurações no que diz respeito ao pack de baterias:
- 105 kWh, conseguindo ir dos 0 a 100 km/h em apenas 4.9 s e terá uma autonomia na ordem dos 386Km
- 135 kWh, conseguindo ir dos 0 a 100 km/h em apenas 3 s e terá uma autonomia na ordem dos 500Km
- 180 kWh, conseguindo ir dos 0 a 100 km/h em apenas 3.2 s e terá uma autonomia na ordem dos 660Km
A R1S tem como base a plataforma do R1T e nesse sentido as especificações são bastante idênticas como mostra a imagem seguinte.
Recentemente a Rivian informou que o preço da R1S começará nos $72,500 (sem incentivos fiscais) e que a sua produção começará mesmo em 2020 nos Estados Unidos. As pré-encomendas começaram já este mês, segundo a empresa.
Este artigo tem mais de um ano
Vamos embora Paris – Dakar com ela mostra o que vales.
Não chegava ao fim da primeira etapa….
Parece a mistura intemporal de um Range Rover com um Jeep Cherokee……
É difícil ver um eléctrico que sobressaia de um carro a combustão……. ainda para mais utilizando design dos anos 90!!!!!!
Isso é coisa para passar e bem o 100 mil euros em Portugal.
Pick-up?!?! Onde está a caixa de carga!?!?!!
Há uma confusão de conceitos no artigo. SUV e pick-up são coisas diferentes. O veiculo do artigo, R1S, é um SUV e o modelo R1T é a pick up, que não aparece em nenhuma imagem do artigo.
600km autonomia*
* A descer, com os vidros fechados, sem rádio, ar condicionado ou qualquer ventilação, sem carga ou passageiros, rádio desligado e a evitar arranques bruscos.
Pois, por norma quando se fala em autonomia do carro a combustão também é com a/c ligado, a subir a Serra da Estrela, com 10 passageiros e a puxar um reboque com 3 toneladas. Por norma é assim, as vezes põem só 2 toneladas no reboque.
Isto há com cada um…
As autonomias são sempre medidas em condições normais.
Se você percebesse apenas um bocadinho, via que este carro tem uma media de consumo abusivo de 27.27kW.h aos 100km. Por exemplo um Nissan Leaf faz médias de 12kW.h. Um Nissan Leaf com uma bateria de 180kW.h fazia qualquer coisa como 1500km.*
*não fazia os 1500km porque o peso que uma bateria destas acrescentava ao carro ia fazer com que o consumo fosse mais elevado, ainda assim certamente que fazia mais de 1000km com uma só carga.
E se o Leaf trouxesse um atrelado para essas baterias 😀