Renault ouve o mercado e corta no preço de quatro SUV
Num mercado em ebulição, a Renault decidiu baixar o preço a quatro dos seus mais emblemáticos SUV: Captur, Arkana, Austral e Espace. Afinal, este é o segmento com maior crescimento em Portugal e na Europa. Qual será o encanto para os consumidores dos SUV?
Quem não gosta de um SUV? São carros que combinam as características de um automóvel familiar, com a robustez e a altura ao solo de um todo-o-terreno, estando a conquistar os consumidores um pouco por toda a Europa.
Além disso, o sucesso dos SUV também se explica pelo seu design apelativo e pela capacidade de oferecer espaço e funcionalidade para as famílias, sem esquecer a crescente importância dada à segurança rodoviária.
E sim, não tenhamos dúvidas, Portugal não é exceção. O mercado tem vindo a crescer consistentemente, com muitos portugueses a optarem por este tipo de veículo na hora de comprar um carro. A diversidade de modelos disponíveis, desde SUV compactos até modelos de maior dimensão, permite que os consumidores encontrem uma opção que se adeque ao seu estilo de vida e necessidades diárias.
E como a concorrência é grande, as marcas têm vindo a movimentar-se no mercado, de forma a posicionarem-se na dianteira, investindo forte na componente tecnológica e no ajuste de preços.
Foi o que fez a Renault. Na imensa planície alentejana, mais concretamente no Alandroal, apresentou o novo posicionamento da sua gama de SUV, com ofertas para todos os segmentos e com novos preços.
Não, a marca francesa não entrou em saldos. Apenas aponta baterias a um mercado em efervescência e onde não quer ficar para trás.
Os números não mentem, as pessoas gostam dos SUV
É que por toda a Europa, os SUV já representam uma parte substancial das vendas de automóveis novos. Em 2023 foram a tipologia mais vendida no continente, com 51% das vendas totais. Portugal não ficou isolado e, em quatro anos, o volume de vendas destes carros cresceu 18%, representando atualmente cerca de 48% do mercado total de automóveis novos.
Muito versáteis, estas viaturas oferecem uma posição de condução elevada, melhor visibilidade e uma clara sensação de segurança. Além disso, oferecem um conforto comparável ao dos automóveis de luxo, sem comprometer a capacidade de enfrentar terrenos mais difíceis.
Com o pujante calor do Estio a fazer-se sentir no interior alentejano, e onde só as águas da imensa albufeira do Alqueva dão tréguas à canícula, a Renault anunciou novos preços para um quarteto dos seus mais emblemáticos SUV: Captur, Arkana, Austral e Espace.
Refira-se, desde já, que ao experimentarmos estes SUV pelas estradas alentejanas (entre bom alcatrão, paralelo irregular e caminhos de terra), todos os modelos apresentaram um comportamento exemplar. Mesmo a nível de consumo, considerando que com temperaturas a rondar (e às vezes acima) os 40 graus, não houve outro remédio que não ter o ar condicionado a funcionar em permanência.
Renault reposiciona a gama
Mas como é que a Renault consegue, de um momento para o outro, baixar os preços a uma parte significativa do seu catálogo?
Bem, não há grandes segredos. Como referem os responsáveis da marca, trata-se de otimização dos recursos produzidos, ou seja, as novas plataformas, onde se produz mais do que um modelo, permitem uma outra economia de escala e, assim, estes pequenos ajustes quando o mercado assim o exige.
Vamos então perceber quais modelos em causa, assim como os novos preços com que pode contar ao dirigir-se a um concessionário Renault.
Captur
Um dos maiores sucessos de vendas da marca francesa e um dos carros preferidos pelos portugueses. Recentemente, foi apresentada a nova versão, que está no mercado com novas configurações.
O preço a partir de 23.200 euros.
Arkana
O look desportivo, não obstante levar com facilidade 5 pessoas, faz com que este modelo seja muito procurado, fruto das suas inovações tecnológicas e da eficiência a nível de consumos.
O preço a partir de 31.290 euros.
Austral
Quem conduz um Austral rapidamente percebe que está num carro diferenciado. É um modelo de eficácia, com um dos desempenhos mais eficientes da sua categoria.
O preço também foi ajustado e cifra-se agora nos 34.490 euros.
Espace
É umas das mais felizes propostas da Renault nos últimos tempos. O verdadeiro carro familiar, pleno de conforto, e com um comportamento em estrada absolutamente exemplar.
O preço? Agora está nos 43.580 euros.
A “luta” no mercado dos SUV está ao rubro e, com toda a certeza, a marcação cerrada entre as diferentes marcas vai continuar. A Renault já deu um passo em frente, posicionando-se de forma clara para atacar a liderança.
Os próximos capítulos? Bem, prognósticos, só no fim do jogo...
se o fazem é porque devem estar aflitos para conseguir atingir os objectivos para 2024…
Se visses o relatório de contas da Renault apresentado há dias sabias que é precisamente o contrário, estão a cima de todos os objectivos traçados
Seria interessante ter ao lado o preço anterior , e poder ver quanto é que corta no preço.
+1…
não consigo gostar de SUVS…
Mais uma grande falácia na apregoada proteção ambiental com redução de emissões, então à que construir SUV, menos aerodinâmicos, menos estáveis em curva, não fosse toda a tecnologia para lhe corrigir essa deficiência, no geral mais pesados e mais poluentes que um carro com maior aerodinâmica.
É o que as pessoas querem. Quem manda é o consumo.
Se as construtoras não tivessem entrado na moda dos EUA, o consumidor não teria um SUV para comprar, logo não é o consumo que manda, mas sim os construtores e as instituições europeias… Por um lado asfixiam as empresas para atingirem metas ambientais mais “verdes”. Mas por outro lado aprovam a venda de SUV’s, que já é sabido que é responsável por um aumento de emissões de CO2 no segmento dos transportes. Mas parece que os respectivos governantes começam a aperceberem-se disso e já começam a aplicar taxas maiores para este tipo de segmento começar a ser menos atractivo…
😀 esse exemplo atualmente já não faz sentido. Hoje é o consumo, são os utilizadores que escolhem. E vemos isso na mais variada oferta. Os SUVs trazem mais conforto, mais espaço familiar, espaço de bagagem e são relativamente económicos, com as novas motorizações e mais ainda com a eletrificação. Estamos a falar que atravessam praticamente todos os segmentos. As pessoas querem SUVs. E hoje um SUV já não é sinónimo de mais poluente. Estamos a falar no nosso mercado português (não no americano).
Os governos aperceberam-se de quê? Eles nem taxam devidamente os vários segmentos, é um negócio 😉 como é, por exemplo, a classificação da categoria nas autoestradas 😉 o ter ou não via verde é que vai definir de poluiu mais ou menos? 😉 Sabemos que não é nada disso. E há outros exemplos… possivelmente mais escandalosos.
Aqui o resultado do estudo, os SUV’s emitem em média mais 20% de CO2 comparado a um veículo convencional, seja ele eléctrico ou a combustão: https://www.iea.org/commentaries/suvs-are-setting-new-sales-records-each-year-and-so-are-their-emissions
Repara, no meu comentário eu excluí logo o mercado americano. E esse relatório diz logo isso mesmo. Olha só o que é dito, para percebermos que nada tem a ver com o nosso mercado:
“status symbol” 😉 aqui em Portugal não estamos a falar dos Lincoln Navigator, Cadillac Escalade, Lexus LX 570, Ford Expedition, GMC Acadia, Dodge Durango, Jeep Grand Wagoneer, Nissan Pathfinder, Subaru Ascent, entre outros deste calibre 😀 que isto sim, isto é peso, dimensão, consumos, emissões… tudo à grande. mas o nosso mercado é completamente diferente,
Os países membros da IEA (do artigo que mencionei, são maioritariamente europeus, pelo que o estudo engloba a Europa.
E sim, os governos de diversos países europeus estão a tomar medidas contra os SUV’s, como é mencionado no artigo:
“To respond to some of these challenges, countries such as France, Norway, and Ireland have either established or are exploring legislative frameworks to reign in demand for SUVs. Major cities like Paris and Lyon are implementing higher parking charges specifically targeting SUVs in urban areas.”
Que medidas?
Uma questão para a Renault, não acham um exagero, um Espace híbrido com motor de 3 cilindros e 1200ccm custar 50.000€!?!?!?!?!?!
O que é 50k?. O meu CEO ganha isso por mês, e é dos mais fraquitos.
a cena com todos esses carros é que têm prestações sofríveis, só um ou outro tem motor que baixe os 0-100 dos 9 segundos até o Renault 5 eletrico consegue superar nesse aspeto e não é a versão Alpine…
Mas a estrada é uma pista? Se cada vez mais a ideia é a segurança, conforto e economia, que importa chegar dos 0 aos 100 em 3 ou 5 segundos? Isso não faz sentido.
Não tens de estar numa pista para tirar proveito de um motor melhor, um carro como o Captur facilmente ganha 500 kilos de peso com ocupantes e bagagem, pode ter dificuldades em realizar uma manobra de ultrapagem de um veiculo lento (camião, trator ou um velhote que não tem qualquer presa).
Está provado que carros mais rapidos acabam por ser mais seguros nessas situações.
depois tens situação de auto estrada com subidas acentuadas.
Não, nas manobras eles são rápidos, repara que dos 0 aos 100 não é o mesmo nas manobras, no entrar num cruzamento. Porque nestas ações, eles não são lentos, são seguros e rápidos qb. Agora, na deslocação até aos 100 km/h, o assunto é diferente. E numa ultrapassagem, ele não está parado, não está nos “zero”. Não ficas mal, e isso é mais do que testado. Aliás, eu já conduzi carros que dos zero ao 100 faziam facilmente até aos 3,5 segundos, e em certas situações, no arranque ali instantâneo, até era perigoso, pela imensa velocidade desproporcional oferecida. Portanto, o mais rápido torna-se mais perigoso em certas situações.
Tambem não digo para ir para os 3 segundos, mas um captur nas mecanicas mais comuns está entra os 13 e 14 segundos…
É como tudo. Nessa ótica já antes era assim. O que mudou? Aliás, com a eletrificação, os carros até ficaram mais rápidos no arranque, devido (em muitos dos novos modelos) à ajuda do motor elétrico.
A indústria automóvel nos últimos 4 anos andou a aumentar disparatadamente o preço dos carros todos… Dizem eles que é por causa dos custos de produção… LOL. O Problema agora é que as vendas não estão a correr bem… o grupo Stellantis (Carlos Tavares) nos EUA está de baixo de fogo por não terem vendas… na Europa são os problemas com os motores Puretech… Em Paris SUV’s são taxados diariamente na entrada à capital! Ora se pensarmos que a Renault tem 7 modelos de SUV… pois… complicado!! Vejam ainda este exemplo… um Captur custa a partir de 23mil Eur. no entanto o modelo esticado, o Symbioz, custa a partir de 34 mil Eur. Atualmente valores de 30 a 40mil Eur. só se compra “carrinhos”… no entanto as casas estão muito mais caras, a alimentação igual, portanto onde é que se poupa? Nos carros… que estão igualmente caros e sem qualidade!
Eu estou farto de suvs
Em geral o mercado dos elétrico e hibridos está caro e os SUVs mais caros estão. Mas é um SUV que me atrai neste momento. Digam lá o que disserem é mais confortável tem mais espaço e dá para curtas e longas viagens. Mas os preços é que ainda me desencorajam a avançar.
Nenhum SUV ganha em espaço e conforto versus uma state do mesmo segmento…
Vê se logo que não tem um SUV, já tive uma dezenas de carrinhas, mas entrar e sair de um SUV e fazer viagens de + 100km não tem nada a ver , são muito mais confortáveis; meter tirar cadeiras de bebê, então nem se fala..
E se fôr eléctrico, é muito mais seguro a curvar e a travar que um ICE, pelo menos o Y que tenho
Ok, eu estava a escrever aquele comentario e a pensar “Model Y capaz de ser a exepção aqui) mas tradicionalmente um SUV é pior que uma carrinha do mesmo segmento, o conforto de rolamento é pior pois a suspensão tem de compensar a altura do carro de forma a manter segurança, entrar e sair não digo que não seja diferente, mas pelo menos para mim não compensa todas as perdas vs um carrinha…
Não sei quanto foi a descida, na volta umas migalhas, mas no site da Renault fala por exemplo, Renault Captur a partir de 23.500 €, e não 23.200 euros conforme vocês referem.
No site o preço não estará ainda atualizado.
Então posso concluir que a redução foi de 300 euros, tanto alarido para isto.
Tanto? Algum, em todos os modelos. Se é tanto, isso já é na tua ideia. E cada cabeça sua sentença.