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Renault ouve o mercado e corta no preço de quatro SUV

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Aristides Barros says:

    se o fazem é porque devem estar aflitos para conseguir atingir os objectivos para 2024…

    • TT says:

      Se visses o relatório de contas da Renault apresentado há dias sabias que é precisamente o contrário, estão a cima de todos os objectivos traçados

  2. Silva says:

    Seria interessante ter ao lado o preço anterior , e poder ver quanto é que corta no preço.

  3. kmlml says:

    não consigo gostar de SUVS…

  4. Jo says:

    Mais uma grande falácia na apregoada proteção ambiental com redução de emissões, então à que construir SUV, menos aerodinâmicos, menos estáveis em curva, não fosse toda a tecnologia para lhe corrigir essa deficiência, no geral mais pesados e mais poluentes que um carro com maior aerodinâmica.

    • Vítor M. says:

      É o que as pessoas querem. Quem manda é o consumo.

      • Mike says:

        Se as construtoras não tivessem entrado na moda dos EUA, o consumidor não teria um SUV para comprar, logo não é o consumo que manda, mas sim os construtores e as instituições europeias… Por um lado asfixiam as empresas para atingirem metas ambientais mais “verdes”. Mas por outro lado aprovam a venda de SUV’s, que já é sabido que é responsável por um aumento de emissões de CO2 no segmento dos transportes. Mas parece que os respectivos governantes começam a aperceberem-se disso e já começam a aplicar taxas maiores para este tipo de segmento começar a ser menos atractivo…

        • Vítor M. says:

          😀 esse exemplo atualmente já não faz sentido. Hoje é o consumo, são os utilizadores que escolhem. E vemos isso na mais variada oferta. Os SUVs trazem mais conforto, mais espaço familiar, espaço de bagagem e são relativamente económicos, com as novas motorizações e mais ainda com a eletrificação. Estamos a falar que atravessam praticamente todos os segmentos. As pessoas querem SUVs. E hoje um SUV já não é sinónimo de mais poluente. Estamos a falar no nosso mercado português (não no americano).

          Os governos aperceberam-se de quê? Eles nem taxam devidamente os vários segmentos, é um negócio 😉 como é, por exemplo, a classificação da categoria nas autoestradas 😉 o ter ou não via verde é que vai definir de poluiu mais ou menos? 😉 Sabemos que não é nada disso. E há outros exemplos… possivelmente mais escandalosos.

      • Mike says:

        Aqui o resultado do estudo, os SUV’s emitem em média mais 20% de CO2 comparado a um veículo convencional, seja ele eléctrico ou a combustão: https://www.iea.org/commentaries/suvs-are-setting-new-sales-records-each-year-and-so-are-their-emissions

        • Vítor M. says:

          Repara, no meu comentário eu excluí logo o mercado americano. E esse relatório diz logo isso mesmo. Olha só o que é dito, para percebermos que nada tem a ver com o nosso mercado:

          SUVs accounted for 48% of global car sales in 2023, reaching a new record and further strengthening the defining automobile trend of the early 21st century – the shift towards ever larger and heavier cars. There are various driving forces behind this trend, from the appeal of SUVs as a status symbol and their potential enhancements in comfort, to the marketing strategies of leading automakers.

          “status symbol” 😉 aqui em Portugal não estamos a falar dos Lincoln Navigator, Cadillac Escalade, Lexus LX 570, Ford Expedition, GMC Acadia, Dodge Durango, Jeep Grand Wagoneer, Nissan Pathfinder, Subaru Ascent, entre outros deste calibre 😀 que isto sim, isto é peso, dimensão, consumos, emissões… tudo à grande. mas o nosso mercado é completamente diferente,

          • Mike says:

            Os países membros da IEA (do artigo que mencionei, são maioritariamente europeus, pelo que o estudo engloba a Europa.
            E sim, os governos de diversos países europeus estão a tomar medidas contra os SUV’s, como é mencionado no artigo:

            “To respond to some of these challenges, countries such as France, Norway, and Ireland have either established or are exploring legislative frameworks to reign in demand for SUVs. Major cities like Paris and Lyon are implementing higher parking charges specifically targeting SUVs in urban areas.”

  5. Rui says:

    Uma questão para a Renault, não acham um exagero, um Espace híbrido com motor de 3 cilindros e 1200ccm custar 50.000€!?!?!?!?!?!

  6. rui says:

    a cena com todos esses carros é que têm prestações sofríveis, só um ou outro tem motor que baixe os 0-100 dos 9 segundos até o Renault 5 eletrico consegue superar nesse aspeto e não é a versão Alpine…

    • Vítor M. says:

      Mas a estrada é uma pista? Se cada vez mais a ideia é a segurança, conforto e economia, que importa chegar dos 0 aos 100 em 3 ou 5 segundos? Isso não faz sentido.

      • rui says:

        Não tens de estar numa pista para tirar proveito de um motor melhor, um carro como o Captur facilmente ganha 500 kilos de peso com ocupantes e bagagem, pode ter dificuldades em realizar uma manobra de ultrapagem de um veiculo lento (camião, trator ou um velhote que não tem qualquer presa).
        Está provado que carros mais rapidos acabam por ser mais seguros nessas situações.
        depois tens situação de auto estrada com subidas acentuadas.

        • Vítor M. says:

          Não, nas manobras eles são rápidos, repara que dos 0 aos 100 não é o mesmo nas manobras, no entrar num cruzamento. Porque nestas ações, eles não são lentos, são seguros e rápidos qb. Agora, na deslocação até aos 100 km/h, o assunto é diferente. E numa ultrapassagem, ele não está parado, não está nos “zero”. Não ficas mal, e isso é mais do que testado. Aliás, eu já conduzi carros que dos zero ao 100 faziam facilmente até aos 3,5 segundos, e em certas situações, no arranque ali instantâneo, até era perigoso, pela imensa velocidade desproporcional oferecida. Portanto, o mais rápido torna-se mais perigoso em certas situações.

          • rui says:

            Tambem não digo para ir para os 3 segundos, mas um captur nas mecanicas mais comuns está entra os 13 e 14 segundos…

          • Vítor M. says:

            É como tudo. Nessa ótica já antes era assim. O que mudou? Aliás, com a eletrificação, os carros até ficaram mais rápidos no arranque, devido (em muitos dos novos modelos) à ajuda do motor elétrico.

  7. TugAzeiteiro says:

    A indústria automóvel nos últimos 4 anos andou a aumentar disparatadamente o preço dos carros todos… Dizem eles que é por causa dos custos de produção… LOL. O Problema agora é que as vendas não estão a correr bem… o grupo Stellantis (Carlos Tavares) nos EUA está de baixo de fogo por não terem vendas… na Europa são os problemas com os motores Puretech… Em Paris SUV’s são taxados diariamente na entrada à capital! Ora se pensarmos que a Renault tem 7 modelos de SUV… pois… complicado!! Vejam ainda este exemplo… um Captur custa a partir de 23mil Eur. no entanto o modelo esticado, o Symbioz, custa a partir de 34 mil Eur. Atualmente valores de 30 a 40mil Eur. só se compra “carrinhos”… no entanto as casas estão muito mais caras, a alimentação igual, portanto onde é que se poupa? Nos carros… que estão igualmente caros e sem qualidade!

  8. Ricardo says:

    Eu estou farto de suvs

  9. Ricardo Fraga says:

    Em geral o mercado dos elétrico e hibridos está caro e os SUVs mais caros estão. Mas é um SUV que me atrai neste momento. Digam lá o que disserem é mais confortável tem mais espaço e dá para curtas e longas viagens. Mas os preços é que ainda me desencorajam a avançar.

    • rui says:

      Nenhum SUV ganha em espaço e conforto versus uma state do mesmo segmento…

      • Antonio+Vasco says:

        Vê se logo que não tem um SUV, já tive uma dezenas de carrinhas, mas entrar e sair de um SUV e fazer viagens de + 100km não tem nada a ver , são muito mais confortáveis; meter tirar cadeiras de bebê, então nem se fala..
        E se fôr eléctrico, é muito mais seguro a curvar e a travar que um ICE, pelo menos o Y que tenho

        • rui says:

          Ok, eu estava a escrever aquele comentario e a pensar “Model Y capaz de ser a exepção aqui) mas tradicionalmente um SUV é pior que uma carrinha do mesmo segmento, o conforto de rolamento é pior pois a suspensão tem de compensar a altura do carro de forma a manter segurança, entrar e sair não digo que não seja diferente, mas pelo menos para mim não compensa todas as perdas vs um carrinha…

  10. Ricardo says:

    Não sei quanto foi a descida, na volta umas migalhas, mas no site da Renault fala por exemplo, Renault Captur a partir de 23.500 €, e não 23.200 euros conforme vocês referem.

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