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Renault Austral: O SUV que quer agarrar os portugueses

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ruy says:

    Os motores são fracos e uma configuração melhorzita cai logo nos cinquenta e poucos mil. Nada competitivo.

    • Vítor M. says:

      Tem a ver com o nível tecnológico e com a estratégia da marca. Estamos a falar num E-Tech Full Hybrid 200 Iconic Esprit Alpine carregado com tecnologia e bom equipamento. Agora, o carro não vem vazio, traz um conjunto de motorização interessante e 32 ADAS… e tudo se paga muito bem. Se fores despindo o SUV, ele fica cada vez mais barato e por pouco mais de 30 mil euros já tens a entrada de gama. Agora… o mercado dos SUVs está muito competitivo, de facto.

  2. Luis Rosalino says:

    Uma Pergunta se alguem se predispor a responder: pq q não existe mais oferta de carros de fábrica a gpl?

    • TugAzeiteiro says:

      Muito provavelmente por causa da quota que as construtoras têm de cumprir sob as emissões dos seus modelos… assim lançam híbridos e plug-ins com consumos daqueles feitos em condições ideais, como eles dizem, e voalá..

    • Gonçalo says:

      Para mim hoje em dia o GPL é o melhor combustivel que há por ai, uma das razões de haver poucas marcas a apostar é porque o GPL não se usa no resto da europa por exemplo na alemanha é o GNC que é parecido mas não funciona em carros a GPL existem muitos carros para GNC por exemplo até o audi g-tron existe não se vende por ca porque nao temos GNC só GPL e uma marca apostar especificamente no GPL torna-se dificil embora a renault e a dacia já tenham bastantes modelos

  3. Paulo says:

    Em relação aos consumos, ou a marca se enganou ou vocês pisaram bem. Tudo depende da forma como se conduz. A condução na cidade com híbridos é boa se tiver a bateria cheia com poucas subidas e percursos médios. Quando acaba, entra o motor forte e feio, não só para aquecer o motor bem como carregar a bateria. E então nestes dias frios não existem milagres. Tenho um Toyota Rav4 motor 2.5L e hibrido e desde que comprei no ano passado estou com media acumulada de 4,9L/100. Nestes dias frios de manhã ando a fazer 5.8 a 6.7 dependendo dos percursos. A meio do dia ja faço muito menos . Na auto estrada 5.8, estradas nacionais 5.4. Nada mau. Faço sempre mais de 800 kM com um deposito de 55 litros 🙂

    • Pedro says:

      Eu tive uma experiencia similar à sua quando conduzi um veiculo Toyota Rav4 Hibrido na Irlanda.

    • Vítor M. says:

      A nossa condução não foi para conseguir uma média o mais baixo possível. Fizemos uma condução normal, mas a explorar as potencialidades do SUV. E sim, tens toda a razão: tudo depende da forma como se conduz. Por isso deixamos os consumos anunciados e os nossos.

      O tempo esteve frio, como todos sabem, e isso tem influência, conduzimos também com o AC ligado algum tempo desses quilómetros.

      De notar que o Austral pesa entre 1373 kg e 1546 kg no caso dos Mild Hybrid de 12V e os cerca de 1600 kg no E-Tech Hybrid.

    • donkeykid says:

      Bom dia,

      Realmente também me pareceu estranho o consumo.
      Com um Kia Niro HEV (140cv) em cidade/estrada nacional sem abusos não consigo fazer mais de 5L, em autoestrada 6 ou 6.5…
      Uma das vantagens que vejo é o facto de ter caixa dct em vez do cvt

      Abraço

  4. TugAzeiteiro says:

    A indústria automóvel está mesmo a querer matar o carro a combustão não está? É que com estes preços fica difícil justificar a não compra de um Tesla Model Y de 46mil€! (Fazendo os cálculos ao custo total para manter durante 10 anos os dois) Ainda sou do tempo em que um Qashqai andava entre os 21 a 25mil€.. agora nos últimos anos aumentou tudo no mínimo 10mil€… deve ser da guerra….

    • ironico says:

      Sim realmente no mercado dos SUV o tesla model y faz todo o sentido …

    • Mr. Y says:

      Ou andas muito distraído mas as vendas de carros a combustão está condenada a longo prazo. Daí que está a acontecer uma transição para os carros eléctricos, por isso, aplica-se a lei da oferta e da procura.

    • Gonçalo says:

      sim é verdade os carros aumentaram estupidamente nos ultimos anos e os teslas eram caros mas com estas descidas de mais de 10 mil euros deixaram os europeus de calças para baixo, na minha opinião a tesla andava a planear isto há anos deixou os europeus aproximarem se a fazer carros com margens minimas e agora baixam os preços em 10 mil € e tiram o mercado todo aos europeus, não me admira nada que agora venha aí um tesla mais pequeno por 25/30 mil euros para dar a tacada final nos utilitários europeus

  5. ironico says:

    Sim realmente no mercado dos SUV o tesla model y faz todo o sentido …

  6. Infinity says:

    So se for para agarrar os portugueses a créditos pois quem vai adquirir este tipo de viatura vão ser as empresas

    • Vítor M. says:

      Não é de todo um carro com foco nas empresas. É um familiar, um veículo com conforto e versatilidade que os SUV (cada vez mais populares no nosso mercado) proporcionam.

      • Infinity says:

        34000€ por um carro que gasta em media 8L/100 é mesmo para o bolso de qualquer familia neste país, por menos dinheiro compra-se algo mais em conta e que leva a familia toda na mesma

        • Vítor M. says:

          Repara, estás a falar e bem nas tuas escolhas, que não são as dos portugueses. São as tuas. Os SUVs vendem-se cada vez mais e provavelmente na tua opinião, um qualquer do segmento A ou B chegava e sobrava. Mas, lá está, é a tua opinião, como eu tenho a minha e o mercado tem a sua em geral e em particular.

          • Infinity says:

            Gostava de ver um inquérito das pessoas que comprariam este tipo de carros, atencao estou a falar de viaturas de segmento C a rondar esse valores e motorização

          • Vítor M. says:

            Então, não tens visto o crescimento do segmento C? Cada vez há mais SUVs, achas que não se vendem?

          • Infinity says:

            Eu nao disse que não se vendem, apenas acho muito €€€ para o segmento C

          • Vítor M. says:

            Nisso também acho, aliás, todo o mercado automóvel sofreu um aumento considerável após ano pandémico. Isto porque a falta de componentes durante o ano de 2021 e 2022 aumentou consideravelmente os preços. A falta de carros até fez disparar o preço dos usados.

  7. BrunoM says:

    Assim de repente vejo logo um problema, é classe 2 nas portagens, o que face à concorrencia (peugout 3008, citroen C5, ) é uma enorme desvantagem. No renault Arkana não cometeram este mesmo erro.

  8. Ricardo Fontes says:

    Bem bonito, caro para o meu bolso mas se tivesse disponibilidade agora era o que era. Actualmente faz mais sentido que um elétrico. Gostei do estilo Alpine.

  9. Klimane says:

    2 sistemas. Um que requer manutenção anual e um que provavelmente tem peças a custar um rim, tipo alternador de 2500€.
    Para mim não é alternativa e perto está o dia em que os híbridos foram a pior aposta para o cliente particular. Um carro a gasolina a beber 8 aos 100 em cidade com um motor raquítico e com uma pseudo ajuda híbrida. Ainda não há alternativas credíveis porque as construtoras estão a queimar os últimos cartuchos. O elétrico nunca será a única solução mas para o uso diário, económico, ambiental e racional é a melhor alternativa. O resto é para tapar os olhos.

  10. André says:

    Mild hybrid 1.5 dci ou 1.6 dci? Pois a Renault já nao é o que era. Basta ver o ds5 hybrid 2.0 com media de 3.5litros! A norma nova é gastar quanto mais melhor e daí chamar ecologista. Vejo motores com 15 e 20 anos com a mesma potência alguns até mais a gastarem menos.

  11. Joao says:

    Não consigo entender dar 50k por um Renault com um modesto 1.3 e muito menos esta moda dos SUVs. A moda dos monovolumes ainda tinha sentido agora os SUVs…

  12. Costa says:

    Há uma coisa que continuo sem perceber na estratégia da Renault e da Nissan.

    Andam a lançar carros e mais carros, carregados de tecnologia, híbridos em vários formatos, full hybrid, mild hybrid, com gerador …….

    Mas colocam-nos, num mercado com poucas capacidades financeiras como é o nosso, em preços próximos de concorrentes que têm, por exemplo, híbridos plugin que acabam por conseguir consumos muitos inferiores ou até conseguem mesmo circular xx kms em modo elétrico.

    Veja-se o caso do Kia Sportage PHEV, que é mais caro, é certo, mas pode-se carregar em casa e consegue circular até 75km em modo elétrico em circuito urbano ou circular em estrada/autoestrada com o motor elétrico a apoiar muito mais o motor a combustão.
    Este Kia acaba por ser um carro que para muitos condutores permitiria circular em modo elétrico diariamente, sem gastar um pingo de gasolina e nas viagens maiores recorrer ao motor a combustão mas com um consumo muito baixo.

    Pior ainda, este Austral Full Hybrid tem um preço muito perto por exemplo do Kia Niro EV, totalmente elétrico.

    Dei os Kia apenas como exemplo, provavelmente existirão outros exemplos similares.

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