Relatório expõe que a Toyota financiou um dos principais opositores à expansão dos elétricos
Por não esconder as suas intenções e crenças, os consumidores sabem que a Toyota não deposita nos carros elétricos todas as suas fichas. Afinal, há mais alternativas a serem consideradas e, na sua perspetiva, mais profícuas. Um novo relatório expõe, agora, que a fabricante japonesa financiou legisladores americanos que negam a existência de uma emergência climática e um dos principais opositores à expansão dos carros elétricos.
O Toyota Prius apareceu no mercado há cerca de três décadas, mas continua a ser associado à ação ambiental e ao consenso de que as emissões de combustíveis fósseis, incluindo as dos veículos, devem ser reduzidas.
Uma vez que os carros elétricos não são, para a Toyota, a única solução viável, a fabricante tem testado outras alternativas, como a tecnologia híbrida e o hidrogénio.
Um relatório divulgado ontem pelo grupo Public Citizen mostra que a Toyota terá investido na sua descrença relativamente aos carros elétricos a bateria.
O documento indica que a fabricante japonesa passou os últimos anos a financiar os legisladores americanos que negam a existência de uma emergência climática e um dos principais opositores à expansão dos carros elétricos.
Toyota está a atrasar o crescimento dos carros elétricos?
No relatório, intitulado Driving Denial, Adam Zuckerman, ativista sénior da campanha dos veículos limpos, explica como a Toyota emergiu nos últimos três ciclos eleitorais como o principal financiador dos negacionistas do clima no Congresso, doando a 207 dos seus ativistas.
Os principais beneficiários da Toyota que negam o clima incluem:
- O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Mike Johnson, que recebeu 10.000 dólares da fabricante durante o ciclo de 2024 - o valor máximo permitido;
- E o deputado Jason Smith, que recebeu 7000 dólares, depois de pedir o fim dos créditos fiscais de carros elétricos e exigiu que a Agência de Proteção Ambiental (em inglês, EPA) fosse eliminada.
De acordo com o Public Citizen, entre 2020 e 2024, o comité de ação política (em inglês, PAC) da Toyota contribuiu com dezenas de milhares de dólares para legisladores de direita, incluindo:
- O deputado James Comer;
- David Schweikert;
- E Cathy McMorris Rodgers.
A Toyota deu um total de "808.500 dólares às campanhas de candidatos ao Congresso que negam ou questionam a existência de mudanças climáticas".
Apesar da reputação da fabricante japonesa como inovadora em matéria de carros híbridos, "a maior fabricante de automóveis do mundo passou discretamente os últimos anos a construir uma poderosa operação de influência nos Estados Unidos, num esforço para atrasar a transição para os carros elétricos", disse Zuckerman.
O financiamento de um pequeno exército de legisladores que negam o clima, ao mesmo tempo que fazem lobbying agressivo contra padrões mais fortes de emissões e economia de combustível, é uma combinação volátil destinada a reverter as políticas que protegem as nossas comunidades e o planeta.
Além de financiar as campanhas de legisladores que negam que as emissões de combustíveis fósseis estão a aquecer o planeta e a contribuir para incêndios florestais mais extremos, furacões e outras catástrofes, o relatório indica que a Toyota tem, também, feito pressão direta contra as regulamentações climáticas.
Em vez de abraçar um futuro de energia verde, a Toyota tem feito um lobby agressivo para atrasar e enfraquecer a ação climática.
Lê-se no relatório da Public Citizen, que indica que a ofensiva da Toyota deu resultados, pois, "durante a administração Biden, o lobby da Toyota e de outros forçou a EPA a enfraquecer um ambicioso plano para limitar as emissões dos veículos".
As mudanças retardam a adoção de limites de poluição de veículos mais rigorosos, tornando mais fácil para os atrasados em matéria de mobilidade elétrica, como a Toyota, cumprir os regulamentos sem construir veículos elétricos.
Enquanto defendia ser líder climática global, nas últimas décadas, a Toyota foi nomeada pela InfluenceMap como a terceira pior empresa do mundo em lobby anticlimático, atrás das gigantes dos combustíveis fósseis Chevron e ExxonMobil.
De acordo com o relatório, o abandono da inovação em matéria de carros elétricos por parte da fabricante de automóveis e a adoção da negação do clima levanta a questão:
"Daqui a 20 anos, o que é que o mundo vai pensar da Toyota?"
Fonte: commondreams.org
Neste artigo: carro eletrico, toyota
Por isso sou a favor do lobby regulado como na América, todos sabem quem faz lobby para quem e os valores pois é tudo público.
Aqui em PT fazem na mesma o lobby, mas é tudo as escondidas e isso só faz crescer a corrupção.
Temos de colocar isto no contexto dos lobbies americanos. Na verdade, não se sabe se o dinheiro foi para reforçar a causa contra os elétricos se foi para tentar demover esses movimentos. Nenhuma delas me surpreenderia, por acaso. E na verdade, 800 mil dólares é pouco dinheiro quando falamos neste tipo de lobby.
Ah ok, assim se começa a ver os contornos de toda esta “indústria” por detrás da negação, tal como se vê por cá.
Sim, porque os contornos da “industria do litio” não existem… nem lobbie, nem pagamentos absurdos, nem apoios desmesurados…
Nesse caso nem se aplica só para os carros, mas sim para a todas as industrias que o usam.
E nesse caso não é para demover outras industrias, como ocorre aqui.
Mas o facto é que se aplica na totalidade à indústria automóvel electrica. E sim é para demover as outras industria dos automóveis a combustão.
Ou os incentivos e apoios à aquisição de um automóvel eletrico, não prejudicam a industria associada aos automoveis a combustão?
Oi ?!?!
Então os telefones, os a combustão, e todo o resto da indústria que usa lítio deixou de o usar ? Como ?
Devem prejudicar mais os incentivos que os a combustão ainda têm.
Como se não houvesse uma frente cerrada para demover as pessoas de comprarem veículos a combustão alocando para isso rios de dinheiro… mas as pessoas é que devem ser tolas por nem todas irem nessas cantigas!
E pelos menos destes (da Toyota) o dinheiro saiu dos seus bolsos, já quando é o inverso… a promoção da crise climática, o dinheiro sai dos bolsos dos contribuinte (dos nossos bolsos) e em quantidades bastante maiores, aliás, em quantidades tão grandes que seria necessário acrescentar muitos zeros a esses miseres 800k… mas isto já não o deve preocupar.
Há? Onde ?
Então qual é a diferença ? Os governos não fazem promoções climáticas.
Nem estou admirado com a sua resposta. O JL só dá mesmo conta daquilo que belisca a electrificação de veículos. Tudo o resto, pelos vistos, passa-lhe ao lado… ou faz-se desentendido. É pena!
Com valores tão baixos “oferecidos” não vão lá não…
O lobby regulado põe as claras quem vais ajudar quando votas nessas pessoas. Recebes, vais ter que dar.
A Toyota como marca não fica bem vista, porque não acreditar nos electricos é legitimo. Se não tem a tecnologia e preferem acreditar em outras é uma escolha de negocio mas negar as alterações climaticas é irresponsavel. Agora os consumidores que façam as vossas escolhas! Eu sou cliente Toyota e não me caiu bem, repensar onde pretendo entregar o meu dinheiro. As alterações climaticas são evidentes.
«A Toyota como marca não fica bem vista, porque não acreditar nos electricos é legitimo.» — Que frase estranha para se escrever. Se a Toyota, na sua própria opinião, está a fazer algo de legítimo então só poderia ficar bem vista. Ainda se fosse algo de ilegítimo…
Quanto a essa de «negar as alterações climaticas é irresponsavel»… nunca li, vi, ouvi ou de alguma forma dei conta de alguém que as negasse e, apesar do que aí escreve, aposto que o Lourenço também não. Elas são por demais evidentes, ninguém as nega.
O que é negado, ou melhor, o que é debatido é a responsabilidade por essas alterações, a origem dessas alterações, o que realmente está por detrás dessas alterações… em suma: o que faz realmente mover o clima. E este debate, esta discussão sobre o clima ou qualquer outro assunto em verdadeira investigação é perfeitamente legítima na ciência. A ciência não é imutável, a ciência evolui assim como o conhecimento que dela deriva.
Por mais ataques que a ciência sofra por parte das agendas ambientalistas, políticas ou até económicas… apenas os dogmas da fé não aceitam discussão mas isto já é (ou deveria ser) outro assunto completamente diferente.
O mal não está em debater assuntos, o mal está em tratar a ciência do mesmo modo que fervorosos religiosos tratam de assuntos religiosos.
Isso já está mais que explicado, o que acontece é que uns negam por interesse e por lobby e outros não querem saber.
Sou obrigado a concordar, essa gente gasta mais em cafés.
Resumindo:
“entre 2020 e 2024, o comité de ação política (em inglês, PAC) da Toyota deu um total de 808.500 dólares às campanhas de candidatos ao Congresso que negam ou questionam a existência de mudanças climáticas”.
Isso dá 202 mil dólares/ano – são uns trocos. Musk deu 280 milhões de dólares para a eleição de Trump, que também nega ou questiona as alterações climáticas.
De facto a democracia tem atalhos curiosos… Onde há homens, dinheiro e poder há esquemas. Que bom que era se fossemos governados por homens sérios e com princípios…
Diz-me a última vez na história que isso aconteceu xD
Fiquei a gostar ainda mais da Toyota e da luta pela erradicação da geração woke electrificada.
O que é isso ?
Curioso, porque entro no site da Toyota e só vejo carros electrificados.
+1
Sou de esquerda mas esta Geração woke eletrificada e os neo-fachos por mim podiam ir todos para os EUA.