Rede de carregamento rápido da Tesla está a crescer! Europa já tem 1.000 estações
A rede de carregamento rápido da Tesla, Supercharger, está a expandir-se e, além das 2.000 estações, na América do Norte, já tem 1.000 na Europa.
Pelo mundo, a Tesla deverá ter mais de 5.000 estações de carregamento rápido com a sua assinatura, a conhecida rede de Superchargers. Dessas, 1.000 já cantam na Europa, e 2.000, na América do Norte.
We’re now operating 1000+ Supercharger sites across Europe ⚡️
This means you could go from:
Amsterdam to Florence Paris to Saint-Tropez London to Monaco Berlin to Lake Garda
Or just a visit to your parents ☺️
— Tesla Europe (@teslaeurope) June 16, 2023
De acordo com o InsideEVs, não é certo quantas estações de carregamento rápido a Tesla estará a operar, na China. No entanto, a fonte recorda que, no final de 2022, eram mais de 1.500 estações e cerca de 10.000 pontos de carga. Portanto, eventualmente, será atingido o marco americano.
Além das estações, a fabricante assegura também pontos individuais. No dia 9 de abril, globalmente, contava com 45.000 pontos de carga. Em breve, devemos ver esse número aumentar para 50.000.
Segundo a Tesla, mensalmente, na América, a rede de Superchergers está a distribuir energia suficiente para muitos milhões de quilómetros de condução.
How it started: How it's going: pic.twitter.com/oBCIGwNEnk
— Tesla Charging (@TeslaCharging) May 1, 2023
Para já, esta é a quantidade de estações de carregamento rápido que a Tesla opera, pelo mundo:
- Europa: 1,000+ em 16 de junho de 2023, 2023
- América do Norte: 2,000 em 3 de junho de 2023
- Global: 5,000+ em 1 de maio de 2023
Recorde-se que, conforme já vimos, a Ford e a General Motors anunciaram a mudança para o conetor de carregamento NACS (North American Charging Standard) da Tesla, na América do Norte, em breve, por forma a assegurar que os seus clientes têm acesso à rede de Superchargers da Tesla.
Se esta adaptação se expandir, com outras fabricantes a tomarem a mesma decisão, podemos vir a testemunhar um aumento significativo de novas instalações da Tesla.
Este artigo tem mais de um ano
Menos em portugal que o governo proibe a abertura de estações já construidas, continuamos a ser os mais atrasados da europa
Fonte? Arial 14?
Fonte? Supercharger de matosinhos por abrir há mais de um ano
https://sicnoticias.pt/opiniao/2022-01-29-o-que-se-passa-afinal-com-os-supercarregadores-da-tesla-
https://www.motor24.pt/sites/welectric/o-que-se-passa-com-a-rede-de-carregamento-da-tesla/1556395/
Obrigado pelas fontes, pois não estava a par.
Mas lendo os artigos dá para ver que são apenas algumas excepções que não estão a cumprir a lei. Pode-se discutir o porquê de demorarem tanto tempo.
Oh Y… pq que defendes o indefensável? Não te cansa defender uma marca que ta-se a borrifar para o nosso mercado?
Once again, para parecerem ricos não precisam de eletrodomesticos com rodas, basta uma maça meia comida no bolso e se vier com um conta tempo, uiiiiii!!! São iguais ao Cristiano ou ao Messi e sem gastarem 50mil€
@King Banido eu não estou a defender ninguém. Só pedi fontes para perceber se o governo estava mesmo a proibir a abertura de estações.
Por acaso é o contrário, o nosso mercado que se diz o melhor do mundo é que se está a borrifar para a tesla.
Bom, só por vir com preconceitos já perdeu toda a razão.
Se fosse so o de Matosinhos, em Castelo Branco está 8 prontos a usar a mais de 2
anos
Alcácer tem 4 que ainda estão por ligar. A mobi-e veio complicar tudo isto.
Aqui tem uma fonte.. do próprio club Tesla Portugal a dizer que não abre um Supercharger há 2 anos! (Basta pesquisar um pouco em vez de fazer figura triste com a piadinha) https://twitter.com/tesla_club_pt/status/1669041410476056577?s=20
Obrigado pelo link.
E não é piadinha porque deu para esclarecer o ponto. Não há proibição nenhuma porque há superchargers disponíveis. Pode-se discutir o porquê de haver algumas excepções e estar a demorar tanto tempo para se tornarem legais.
Por o modelo da tesla não se encaixa nas regras da Mobi-e, por pouca palavras, a mobi-e obriga a que todos os carregadores de acesso público têm de estar ligados à sua plataforma, entre outros requisitos, a tesla ainda não desenvolveu essa parte só para abrir meia duzia de pontos, onde à volta do mundo abre sem quaisquer complicações, onde até estabelecimentos pedem para instalar lá pontos de carregamento. Enfim, burrocracia à Portuguesa.
Não se trata do governo proibir. Trata-se da Tesla se adaptar às leis portuguesas, estejam elas bem ou mal feitas.
Está adaptada as leis de todos os países ao tugao que deve se achar o maior pais da europa é que não esta adaptada ahah é o que é quem perde é o consumidor porque a tesla está a cagar se para Portugal somos um mini mercado daqui a nada fecham todos os carregadores em Portugal e acabou-se a historia. Peço desculpa mas com estas empresas temos de abrir um bocadinho as pernas se queremos deixar de ser os mais atrasados da Europa, a tesla equacionou abrir uma fabrica ca em Portugal nós colocamos tantas restrições e tantas burocracias que olha vão abrir no pais vizinho, no meu ponto de vista é vergonhoso isto acontecer
Não. Não temos que abrir as pernas. E se a Tesla se está a c… para mercados como o nosso… boa viagem.
E não foi pelas restrições que a Tesla não abriu em Portugal. Simplesmente os outros deram melhores condições fiscais e de investimento.
É exatamente esse primeiro paragrafo que faz de nos os mais atrasados da europa, não temos de abrir as pernas mas dar biliões a TAP todos os anos já temos está certo.
Pois exatamente restrições e complicações ao investimento o pais vizinho dá vantagens fiscais para uma empresa grande começar a operar no pais nós não damos essas vantagens fiscais porque temos de dar o dinheiro a TAP
O nosso mercado para a Tesla até era vantajoso. Para cumprirem a lei vão ter que aumentar os preços de carregamento até ganham mais €€€€€
A Espanha que pensava que estava na corrida para esta nova fábrica da tesla na Europa, tb já foi descartada.
Local provável: França. Até porque tem a benção da Alemanha (lobby) para “equilibrar” o facto desta já ter uma fábrica. Assim, os dois maiores ficam em igualdade.
Simples geopolitica onde países como Portugal e Espanha nem aparecem no mapa. O que faz todo o sentido.
Nota: vide a notícia aqui no PPL que a Intel já decidiu uma fábrica na Alemanha (30.000 milhões euros).
Principais razões, para além de outras: centralidade europeia, excelente rede ferroviária, aérea de distribuição (industrial não de pessoas!), volume do apoio direto do país e estabilidade fiscal que priviligia os investimentos,,,que geram emprego e geram receitas! Coisas que os dois únicos paises socialistas da UE (portugal e espanha) nem imaginam o que seja.
Pedro, lá porque o governo esbanjou dinheiro na TAP, na Efacec e outras , não quer dizer que eu tenha que aceitar exceções às leis em benefício de determinada empresa.
Se as leis estão erradas (e estão), que se alterem para todos e não se abram exceções para alguns.
Ou acha que a Tesla (ou outras) abre uma exceção para si se tiver um problema no carro após 50 Km do término da garantia?
O estado não tem de fazer exceções às leis, tem é de adaptar as leis ao mercado, é para isso que servem as leis, se serve para todos no mundo, só não serve para nós ? é como dizer que todos estão errados e nós no canto da Europa é que estamos certos.
Obviamente que não vai abrir uma exceção para mim até porque tem 0 a ganhar com isso, no entanto não será preciso enumerar as vantagens que teríamos em ter uma fabrica destas cá, acho que o governo pode abrir estas exceções porque o país tem muito a ganhar com isto.
Depende porque está bloqueado:
– Se for por questões burocráticas como a aprovação do departamento x ou y do governo, dou toda a razão à Tesla.
– Se for porque querem abrir os super carregadores com a porta deles ou outras questões monopolistas, esquece lá isso. Que voltem por onde vieram.
Se for esquece, que abram em CCS na mesma.
Na Europa a Tesla já usa a porta CCS, por isso estar a abrir os carregadores a outras marcas.
Só nos EUA usa a porta proprietária.
Sim, mas isso nada me garante que pretendem abrir na Europa postos de carregamento com a porta dos EUA e enviam um adaptador aos veículos existentes…
Não era nada de espantar que tentassem fazer isto.
Na Europa só 2 portas estão homologadas e nenhuma é a da tesla, ficha tipo 1 e tipo 2, ambas com opção de CCS.
Sendo assim estou esclarecido 🙂
PS: Acho que as portas são ChaDeMo, Type 2 e CSS2 e não o tipo 1.
🙂
O CCS é a junção da carga DC tanto do tipo 1 e do tipo 2.
Sim, esqueci me do ChaDeMo, também está homologada na Europa, essa só faz carga DC, e é a única homologada para V2G. Só é usada por fabricantes japoneses.
Isso é que é gastar dinheiro em adaptadores loolooloool
Adaptadores ? isso já vem no carro.
Os Tesla nao trazem para carregar nos Ionitiy,quer carregar paga um extra num adaptador.
Os Tesla não trazem adaptador para os novos de nivel 4 da própria Testa. Quer usar?paga!!!
O gajo da Tesla engana-se nas actualizaçoes de SW e os carros já só aceitam carregamentos da rede proprietária. Quer carregar?Chame o reboque para o levar aos supercharger ali a 200 kms looolooolool
E por ai vai
Sois autenticas marionetas nas mãos desta nova industria eheh
Não é bem assim, todos os teslas a partir de 2017 trazem CCS, onde inventou isso, se falar dos anteriores sim, e custam 150 euros.
Não é verdade, todos os a partir de 2017 são compatíveis.
O gajo da tesla engana-se ??? essa é outra invenção ? você é muito criativo.
Você é uma marioneta neste mundo ? talvez, como vê nem acerta uma, lamento, compre um ve e pronto, deixa de ser uma, até passa a conhecer melhor este mundo em vez de passar horas a inventar.
Sim “enganan-se”
Tome lá
https://twitter.com/PlaidMotor/status/1360660561789415428?s=20
Tristeza loolool
Tem a certeza que sabe ler ?
AMEN! Muito bem dito! Até já escrevi a Deco e ao governo português há meio ano, mas óbviamente sem resposta.
A Tesla conseguiu um bom negócio nos EUA ao assegurar o seu carregador como standard, que diga-se de passagem é muito mais ergonómico e fino que os cabos CCS que são um bisonte…
Pena que por cá tenhamos que usar o CCS2 e isto não ser universal.
Com a parceria com outras marcas como a Ford, por exemplo, o standard da Tesla poderá vir a ser o oficial
Ford, MG, Rivian… a próxima é a Hyundai.
Daqui a uns tempos iremos ter a mesma situação do cabo usb-c universal e o lightning da apple….
Porque é que não se aposta logo em postos universais? Ou cada marca irá ter os seus? Isso para além de impraticável no futuro, já não faz sentido hoje.
Em portugal ja deviam ter obrigado metade da populacao a mudar para eletrico. Com subsidios e ajudas não ha desculpas, o meu model 3 teve 8000 euros do estado. Concorram e aproveitem, gasta zero de combustivel pois carrego no lidl e em casa com paineis solares também financiados pelo estado e europa
Compras-me um e ja agora uma vivenda com uns paineis solares pois atirar uma extensão para a rua do prédio não dá muito jeito. Portugal não é só Lisboa e Porto. Aqueles subsidios que acabam logo? Que só dá para meia duzia de pessoas, além de que deves pensar que todos nadamos em dinheiro, muita gente está a entregar casas ao banco pois mal consegue pagar e vamos todos andar de electrico. e rede para suportar muitos utilizadores? Por metado do valor compras um carro que dá para o mesmo e não tens que andar dependente de fichas. É muito bonito falar.
Pois, se gastasse combustível era um híbrido.
8 mil€ de desconto em 50mil€? Não obrigado, mil vezes comprar um Diesel 1.6 por 25mil€, andar de carro durante 10 anos e ainda nem cheguei aos 50mil€iniciais de um Tesla…
Só quem se arma em ricalhão é que equaciona os Teslas, pois nem mesmo os ricalhaços a sério querem saber desses eletrodomésticos com rodas.
Se querem parecer ricos, porque que nao compram antes os Iphones desta vida? Mais baratos e pequenos! Cabe num bolso!
Antes pagar €22.000 por um Dacia Spring Extreme do que andar novamente à Diesel…
Que atraso de vida, o tempo que perdi em Bombas de combustível durante toda a minha vida é só ridículo.
Ouchhhh essa doeu… só dizes isso porque tens como carregar em casa :/
Eu não gosto de eletricos como carro principal e tenho garagem, apenas usaria como trabalho-casa, para isso sim são muita bons, mas agora quando se dá 50mil€para trabalho-casa, ai já só se é estupido.
Conheço uma pessoa com um Tesla e carrega em postos, tudo porque nao tem garagem e não passa um cabo pela rua, por isso, seguindo a tua teoria, ele perde 10x mais de tempo do que eu a encher o deposito, certo? Logo… mesmo em eletricos podes perder tempo, até superior a um a combustão.
Nem me refiro aos non ultra fast charge, se fores a um posto lentinho, bem que podes esticar as pernas e até ir almoçar.
Mas como no teu caso aparentas ter garagem, sim, é um atraso de vida o tempo perdido quando podemos deixar a carregar durante a noite, lá nisso tens toda a razão!
O sonho de muitos é ter como carro para deslocações casa-trabalho-casa um grande Sedan ou SUV que diga-se de passagem não são nada práticos para andar na cidade. Por isso não te admires que existe muito boa gente que é capaz de pagar isso por um carro seja ele a combustão ou elétrico.
Eu é que desde que tenho BEV não quero outra coisa.
O plano original era para ter um BEV para deslocações casa-trabalho-casa e assim arranjei um pequeno citadino mas que agora passou a fazer quase todas as viagens sendo um “pau para toda a obra”. Só não vou de férias com ele porque não possui CCS (e a bateria é pequena) se não lá ia eu com ele…
Então na cidade não ter caixa de velocidades é a melhor coisa do mundo e nem se compara a caixas automáticas. E acelerando o Bicho deixa tudo para trás e a minha e minha esposa que até andava com um Sedan de 170cv exclamou: “isto acelera de c****!!”.
Neste momento estou a poupar à vontade €150 só em combustível e quando ficarem mais baratos só quero despachar o outro diesel pois de certeza vou ter um BEV para viagens longas.
Desculpa, mas dar 50000€ por um carro para trabalho/casa pode fazer todo o sentido. Depende do nº de km que faz e do tempo ao volante. Imagine fazer 80000km por ano.
@Paulo Santos…Mais vale trocar de trabalho, loool
Não gosta ? podemos saber qual a sua experiência com eles ? ou é só por conhecidos ?
@Paulo Santos 80000 kms por ano ? não é muito, tenho um que em 4 anos ficou perto dos 200 mil.
Não é muito? 160 kms dia para ir e vir do trabalho? Escolhe outro loooloolool
JL, em 4 anos faço 320k. E após ter utilizado vários tipos e gamas de automóveis ao longo dos anos, sei que existem diferenças entre carros de 30k e mais de 50k ao fim de um certo tempo
Faz esses kms e anda num a combustão ? Que perda de dinheiro que para mim não faz sentido.
Por acaso eram mais, cerca de 200:
Há aqui quem faça mais.
Mas tem razão; num a combustão é para esquecer; num carro cheio de vibrações, barulho e ter de comandar o motor e a caixa, realmente isso é para quem faz poucos, a segurança e conforto de um ve é imbatível.
@JL, esta última é para mim? loool
Acha mesmo que é isso que chateia? Fazer 160 kms/dia para ir e vir do trabalho dia num combustão e num elektro já é uma maravilha?! Sério?
Como sabe faço muito mais de seguida, mas é quando quero e não pq sou obrigado. Isso diariamente não é vida, então se cruzar com horas de ponta…Jázusssss
JL, model S, 3 anos e pouco, 250000km.
Mas a nível de conforto, qualquer veículo a combustão de 50~60k também é top
Como sabe ? Já experimentou ?
Nao o faz nem queria fazer porque sabe o sacrifico que é fazer isso num carro a gasóleo, credo, realmente tem razão.
Pois faz, uma vez por ano.
Mas vá, seja homemzinho e não fale daquilo que não conhece.
@PauloSantos
Na cidade até um Dacia Spring é mais confortável que um BMW Serie 5 mesmo que o BMW tenha caixa automática.
Óbvio que para fazer longas viagens o Dacia Spring já não é tão confortável que o BMW, mas para a cidade não venham com histórias, a viagem é MUITO mais suave no Dacia Spring que num carro a combustão, seja ele qual for.
@Yamahia fazer 160km por dia não é vida, mas fazer 1000km sem parar não é problema nenhum, está tudo bem…
Aquela lógica.
@Realista, há uma grande diferença entre ir para a “fiesta” nos tempos livres e ir para o trabalho nos restantes e repetitivos 250 dias.
Justificar a compra de um carro pqvtem que fazer muitos kms para ir e vir do trabalho é só estupido. Mais vale mudar de trabalho não so para não ter que investir num novo carro mas tb pq se perde anos de vida nessas distâncias e a vida é demasiado curta e preciosa para ser desperdiçada dentro do habitáculo de qq carro seja ele BEV ou ICE. Foi por ai que esta “discussão” começou.
@Yamahia, “Justificar a compra de um carro pqvtem que fazer muitos kms para ir e vir do trabalho é só estupido. Mais vale mudar de trabalho…”
Tem noção do disparate que disse?
Acha que quem faz esses Kms por dia (cerca de 300) e gasta mais de 700 euros por mês em portagens, por exemplo, não tem retorno suficiente para justificar essas deslocações?
Acha que é errado trabalhar no litoral mas preferir viver no interior?
Já pensou que, se calhar, a poupança dos Kms percorridos em 3 anos em elétrico daria para comprar um carro a combustão?
E sim, a vida é demasiado preciosa. Mas será que as duas horas perdidas dentro de um habitáculo não poderão ser compensadas de outra forma?
Eu trabalho a 120 kms de onde moro, durante muito tempo fiz todos os dias, apesar de o fazer com veículo eléctrico, que é bem mais confortável e seguro, acaba por cansar.
Entretanto a empresa mudou para fora de Lisboa, acabei por alugar uma casa mais onde fico alguns dias.
Deve ser a maior rede mundial e a mais fiável com melhores funcionalidades, é incrível como até sabemos a qualquer momento quantos carregadores estão a ser usados em cada estação e quais as horas mais movimentadas.
Pena em Portugal a Mobi.e estar feita para dificultar a vida dos portugueses