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Rede de carregamento rápido da Tesla está a crescer! Europa já tem 1.000 estações

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Pedro says:

    Menos em portugal que o governo proibe a abertura de estações já construidas, continuamos a ser os mais atrasados da europa

    • Mr. Y says:

      Fonte? Arial 14?

    • Paulo Santos says:

      Não se trata do governo proibir. Trata-se da Tesla se adaptar às leis portuguesas, estejam elas bem ou mal feitas.

      • Pedro says:

        Está adaptada as leis de todos os países ao tugao que deve se achar o maior pais da europa é que não esta adaptada ahah é o que é quem perde é o consumidor porque a tesla está a cagar se para Portugal somos um mini mercado daqui a nada fecham todos os carregadores em Portugal e acabou-se a historia. Peço desculpa mas com estas empresas temos de abrir um bocadinho as pernas se queremos deixar de ser os mais atrasados da Europa, a tesla equacionou abrir uma fabrica ca em Portugal nós colocamos tantas restrições e tantas burocracias que olha vão abrir no pais vizinho, no meu ponto de vista é vergonhoso isto acontecer

        • Paulo Santos says:

          Não. Não temos que abrir as pernas. E se a Tesla se está a c… para mercados como o nosso… boa viagem.
          E não foi pelas restrições que a Tesla não abriu em Portugal. Simplesmente os outros deram melhores condições fiscais e de investimento.

          • Pedro says:

            É exatamente esse primeiro paragrafo que faz de nos os mais atrasados da europa, não temos de abrir as pernas mas dar biliões a TAP todos os anos já temos está certo.
            Pois exatamente restrições e complicações ao investimento o pais vizinho dá vantagens fiscais para uma empresa grande começar a operar no pais nós não damos essas vantagens fiscais porque temos de dar o dinheiro a TAP

          • Toni da Adega says:

            O nosso mercado para a Tesla até era vantajoso. Para cumprirem a lei vão ter que aumentar os preços de carregamento até ganham mais €€€€€

          • Américo Mendes says:

            A Espanha que pensava que estava na corrida para esta nova fábrica da tesla na Europa, tb já foi descartada.
            Local provável: França. Até porque tem a benção da Alemanha (lobby) para “equilibrar” o facto desta já ter uma fábrica. Assim, os dois maiores ficam em igualdade.
            Simples geopolitica onde países como Portugal e Espanha nem aparecem no mapa. O que faz todo o sentido.

            Nota: vide a notícia aqui no PPL que a Intel já decidiu uma fábrica na Alemanha (30.000 milhões euros).
            Principais razões, para além de outras: centralidade europeia, excelente rede ferroviária, aérea de distribuição (industrial não de pessoas!), volume do apoio direto do país e estabilidade fiscal que priviligia os investimentos,,,que geram emprego e geram receitas! Coisas que os dois únicos paises socialistas da UE (portugal e espanha) nem imaginam o que seja.

          • Paulo Santos says:

            Pedro, lá porque o governo esbanjou dinheiro na TAP, na Efacec e outras , não quer dizer que eu tenha que aceitar exceções às leis em benefício de determinada empresa.
            Se as leis estão erradas (e estão), que se alterem para todos e não se abram exceções para alguns.
            Ou acha que a Tesla (ou outras) abre uma exceção para si se tiver um problema no carro após 50 Km do término da garantia?

          • JL says:

            O estado não tem de fazer exceções às leis, tem é de adaptar as leis ao mercado, é para isso que servem as leis, se serve para todos no mundo, só não serve para nós ? é como dizer que todos estão errados e nós no canto da Europa é que estamos certos.

          • Pedro says:

            Obviamente que não vai abrir uma exceção para mim até porque tem 0 a ganhar com isso, no entanto não será preciso enumerar as vantagens que teríamos em ter uma fabrica destas cá, acho que o governo pode abrir estas exceções porque o país tem muito a ganhar com isto.

          • Realista says:

            Depende porque está bloqueado:

            – Se for por questões burocráticas como a aprovação do departamento x ou y do governo, dou toda a razão à Tesla.
            – Se for porque querem abrir os super carregadores com a porta deles ou outras questões monopolistas, esquece lá isso. Que voltem por onde vieram.

            Se for esquece, que abram em CCS na mesma.

          • JL says:

            Na Europa a Tesla já usa a porta CCS, por isso estar a abrir os carregadores a outras marcas.

            Só nos EUA usa a porta proprietária.

          • Realista says:

            Sim, mas isso nada me garante que pretendem abrir na Europa postos de carregamento com a porta dos EUA e enviam um adaptador aos veículos existentes…

            Não era nada de espantar que tentassem fazer isto.

          • JL says:

            Na Europa só 2 portas estão homologadas e nenhuma é a da tesla, ficha tipo 1 e tipo 2, ambas com opção de CCS.

          • Realista says:

            Sendo assim estou esclarecido 🙂

            PS: Acho que as portas são ChaDeMo, Type 2 e CSS2 e não o tipo 1.

            🙂

          • JL says:

            O CCS é a junção da carga DC tanto do tipo 1 e do tipo 2.

            Sim, esqueci me do ChaDeMo, também está homologada na Europa, essa só faz carga DC, e é a única homologada para V2G. Só é usada por fabricantes japoneses.

          • Yamahia says:

            Isso é que é gastar dinheiro em adaptadores loolooloool

          • JL says:

            Adaptadores ? isso já vem no carro.

          • Yamahia says:

            Os Tesla nao trazem para carregar nos Ionitiy,quer carregar paga um extra num adaptador.
            Os Tesla não trazem adaptador para os novos de nivel 4 da própria Testa. Quer usar?paga!!!
            O gajo da Tesla engana-se nas actualizaçoes de SW e os carros já só aceitam carregamentos da rede proprietária. Quer carregar?Chame o reboque para o levar aos supercharger ali a 200 kms looolooolool
            E por ai vai
            Sois autenticas marionetas nas mãos desta nova industria eheh

          • JL says:

            Não é bem assim, todos os teslas a partir de 2017 trazem CCS, onde inventou isso, se falar dos anteriores sim, e custam 150 euros.

            Não é verdade, todos os a partir de 2017 são compatíveis.

            O gajo da tesla engana-se ??? essa é outra invenção ? você é muito criativo.

            Você é uma marioneta neste mundo ? talvez, como vê nem acerta uma, lamento, compre um ve e pronto, deixa de ser uma, até passa a conhecer melhor este mundo em vez de passar horas a inventar.

          • Yamahia says:

            Sim “enganan-se”
            Tome lá
            https://twitter.com/PlaidMotor/status/1360660561789415428?s=20
            Tristeza loolool

          • JL says:

            Tem a certeza que sabe ler ?

        • Ruffy Uzumaki says:

          AMEN! Muito bem dito! Até já escrevi a Deco e ao governo português há meio ano, mas óbviamente sem resposta.

  2. Realista says:

    A Tesla conseguiu um bom negócio nos EUA ao assegurar o seu carregador como standard, que diga-se de passagem é muito mais ergonómico e fino que os cabos CCS que são um bisonte…

    Pena que por cá tenhamos que usar o CCS2 e isto não ser universal.

  3. Luis says:

    Daqui a uns tempos iremos ter a mesma situação do cabo usb-c universal e o lightning da apple….
    Porque é que não se aposta logo em postos universais? Ou cada marca irá ter os seus? Isso para além de impraticável no futuro, já não faz sentido hoje.

  4. José incrivel says:

    Em portugal ja deviam ter obrigado metade da populacao a mudar para eletrico. Com subsidios e ajudas não ha desculpas, o meu model 3 teve 8000 euros do estado. Concorram e aproveitem, gasta zero de combustivel pois carrego no lidl e em casa com paineis solares também financiados pelo estado e europa

    • Infinity says:

      Compras-me um e ja agora uma vivenda com uns paineis solares pois atirar uma extensão para a rua do prédio não dá muito jeito. Portugal não é só Lisboa e Porto. Aqueles subsidios que acabam logo? Que só dá para meia duzia de pessoas, além de que deves pensar que todos nadamos em dinheiro, muita gente está a entregar casas ao banco pois mal consegue pagar e vamos todos andar de electrico. e rede para suportar muitos utilizadores? Por metado do valor compras um carro que dá para o mesmo e não tens que andar dependente de fichas. É muito bonito falar.

    • David Guerreiro says:

      Pois, se gastasse combustível era um híbrido.

    • King Banido says:

      8 mil€ de desconto em 50mil€? Não obrigado, mil vezes comprar um Diesel 1.6 por 25mil€, andar de carro durante 10 anos e ainda nem cheguei aos 50mil€iniciais de um Tesla…

      Só quem se arma em ricalhão é que equaciona os Teslas, pois nem mesmo os ricalhaços a sério querem saber desses eletrodomésticos com rodas.

      Se querem parecer ricos, porque que nao compram antes os Iphones desta vida? Mais baratos e pequenos! Cabe num bolso!

      • Realista says:

        Antes pagar €22.000 por um Dacia Spring Extreme do que andar novamente à Diesel…

        Que atraso de vida, o tempo que perdi em Bombas de combustível durante toda a minha vida é só ridículo.

        • King Banido says:

          Ouchhhh essa doeu… só dizes isso porque tens como carregar em casa :/
          Eu não gosto de eletricos como carro principal e tenho garagem, apenas usaria como trabalho-casa, para isso sim são muita bons, mas agora quando se dá 50mil€para trabalho-casa, ai já só se é estupido.

          Conheço uma pessoa com um Tesla e carrega em postos, tudo porque nao tem garagem e não passa um cabo pela rua, por isso, seguindo a tua teoria, ele perde 10x mais de tempo do que eu a encher o deposito, certo? Logo… mesmo em eletricos podes perder tempo, até superior a um a combustão.
          Nem me refiro aos non ultra fast charge, se fores a um posto lentinho, bem que podes esticar as pernas e até ir almoçar.

          Mas como no teu caso aparentas ter garagem, sim, é um atraso de vida o tempo perdido quando podemos deixar a carregar durante a noite, lá nisso tens toda a razão!

          • Realista says:

            O sonho de muitos é ter como carro para deslocações casa-trabalho-casa um grande Sedan ou SUV que diga-se de passagem não são nada práticos para andar na cidade. Por isso não te admires que existe muito boa gente que é capaz de pagar isso por um carro seja ele a combustão ou elétrico.

            Eu é que desde que tenho BEV não quero outra coisa.

            O plano original era para ter um BEV para deslocações casa-trabalho-casa e assim arranjei um pequeno citadino mas que agora passou a fazer quase todas as viagens sendo um “pau para toda a obra”. Só não vou de férias com ele porque não possui CCS (e a bateria é pequena) se não lá ia eu com ele…

            Então na cidade não ter caixa de velocidades é a melhor coisa do mundo e nem se compara a caixas automáticas. E acelerando o Bicho deixa tudo para trás e a minha e minha esposa que até andava com um Sedan de 170cv exclamou: “isto acelera de c****!!”.

            Neste momento estou a poupar à vontade €150 só em combustível e quando ficarem mais baratos só quero despachar o outro diesel pois de certeza vou ter um BEV para viagens longas.

          • Paulo Santos says:

            Desculpa, mas dar 50000€ por um carro para trabalho/casa pode fazer todo o sentido. Depende do nº de km que faz e do tempo ao volante. Imagine fazer 80000km por ano.

          • Yamahia says:

            @Paulo Santos…Mais vale trocar de trabalho, loool

          • JL says:

            Não gosta ? podemos saber qual a sua experiência com eles ? ou é só por conhecidos ?

          • JL says:

            @Paulo Santos 80000 kms por ano ? não é muito, tenho um que em 4 anos ficou perto dos 200 mil.

          • Yamahia says:

            Não é muito? 160 kms dia para ir e vir do trabalho? Escolhe outro loooloolool

          • Paulo Santos says:

            JL, em 4 anos faço 320k. E após ter utilizado vários tipos e gamas de automóveis ao longo dos anos, sei que existem diferenças entre carros de 30k e mais de 50k ao fim de um certo tempo

          • JL says:

            Faz esses kms e anda num a combustão ? Que perda de dinheiro que para mim não faz sentido.

          • JL says:

            Por acaso eram mais, cerca de 200:

            Há aqui quem faça mais.

          • JL says:

            Mas tem razão; num a combustão é para esquecer; num carro cheio de vibrações, barulho e ter de comandar o motor e a caixa, realmente isso é para quem faz poucos, a segurança e conforto de um ve é imbatível.

          • Yamahia says:

            @JL, esta última é para mim? loool
            Acha mesmo que é isso que chateia? Fazer 160 kms/dia para ir e vir do trabalho dia num combustão e num elektro já é uma maravilha?! Sério?
            Como sabe faço muito mais de seguida, mas é quando quero e não pq sou obrigado. Isso diariamente não é vida, então se cruzar com horas de ponta…Jázusssss

          • Paulo Santos says:

            JL, model S, 3 anos e pouco, 250000km.
            Mas a nível de conforto, qualquer veículo a combustão de 50~60k também é top

          • JL says:

            Como sabe ? Já experimentou ?

            Nao o faz nem queria fazer porque sabe o sacrifico que é fazer isso num carro a gasóleo, credo, realmente tem razão.

            Pois faz, uma vez por ano.

            Mas vá, seja homemzinho e não fale daquilo que não conhece.

          • Realista says:

            @PauloSantos

            Na cidade até um Dacia Spring é mais confortável que um BMW Serie 5 mesmo que o BMW tenha caixa automática.

            Óbvio que para fazer longas viagens o Dacia Spring já não é tão confortável que o BMW, mas para a cidade não venham com histórias, a viagem é MUITO mais suave no Dacia Spring que num carro a combustão, seja ele qual for.

          • Realista says:

            @Yamahia fazer 160km por dia não é vida, mas fazer 1000km sem parar não é problema nenhum, está tudo bem…

            Aquela lógica.

          • Yamahia says:

            @Realista, há uma grande diferença entre ir para a “fiesta” nos tempos livres e ir para o trabalho nos restantes e repetitivos 250 dias.
            Justificar a compra de um carro pqvtem que fazer muitos kms para ir e vir do trabalho é só estupido. Mais vale mudar de trabalho não so para não ter que investir num novo carro mas tb pq se perde anos de vida nessas distâncias e a vida é demasiado curta e preciosa para ser desperdiçada dentro do habitáculo de qq carro seja ele BEV ou ICE. Foi por ai que esta “discussão” começou.

          • Paulo Santos says:

            @Yamahia, “Justificar a compra de um carro pqvtem que fazer muitos kms para ir e vir do trabalho é só estupido. Mais vale mudar de trabalho…”

            Tem noção do disparate que disse?
            Acha que quem faz esses Kms por dia (cerca de 300) e gasta mais de 700 euros por mês em portagens, por exemplo, não tem retorno suficiente para justificar essas deslocações?
            Acha que é errado trabalhar no litoral mas preferir viver no interior?
            Já pensou que, se calhar, a poupança dos Kms percorridos em 3 anos em elétrico daria para comprar um carro a combustão?
            E sim, a vida é demasiado preciosa. Mas será que as duas horas perdidas dentro de um habitáculo não poderão ser compensadas de outra forma?

          • JL says:

            Eu trabalho a 120 kms de onde moro, durante muito tempo fiz todos os dias, apesar de o fazer com veículo eléctrico, que é bem mais confortável e seguro, acaba por cansar.

            Entretanto a empresa mudou para fora de Lisboa, acabei por alugar uma casa mais onde fico alguns dias.

  5. JL says:

    Deve ser a maior rede mundial e a mais fiável com melhores funcionalidades, é incrível como até sabemos a qualquer momento quantos carregadores estão a ser usados em cada estação e quais as horas mais movimentadas.

  6. Jota says:

    Pena em Portugal a Mobi.e estar feita para dificultar a vida dos portugueses

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